[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Olá, pessoal! Eu montei meu primeiro PC e estou com muitas dúvidas em relação a fans, conectores, headers e etc.

Resumo: minha placa mãe (Asus TUF Gaming B450M Pro S) só tem 2 chassi fan headers e eu, sem saber, comprei 3 fans.

Lendo sobre, descobri que existem splitters onde você pode conectar dois fans no mesmo header. Os Fans que quero ligar juntos são dois Sickleflow 140. A corrente das duas ventoinhas daria por volta de 0.30A e no manual da placa mãe, cada header suporta até 1A, então na teoria estaria tudo ok.

Pesquisando sobre o tal splitter, eu só consigo achar modelos com apenas um conector 4 pinos (PWM) e o resto com 3. Aparentemente a PWM se torna a "principal" e as outras de 3 pinos viram "slaves". Porém, minhas ventoinhas são de 4 pinos.

Minha dúvida é: existe algum splitter que transforma um header da placa mãe em duas saídas de 4 pinos? Caso não exista, consigo conectar uma das ventoinhas na saída de 3 pinos do splitter? Daria algum problema?

Sei que existem os famosos fan hubs tbm, mas eu não fui atrás pq eu literalmente só preciso de uma entrada a mais.

Me desculpem caso minha dúvida tenha sido boba, eu sou bem leigo. E se existir alguma outra opção, por favor fiquem a vontade pra me falar.

Muito obrigado!
Dê uma olhava nesse:


Existem outros que vem com uma entrada sata, e supre a energia consumida pelas fans. Porém, o grande problema dessas soluções é que você não terá como controlar as fans individualmente. Aumentou uma, aumenta as outras. O ideal nesse caso é ter fans todas do mesmo modelo, aí fica tranquilo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

qual kit de fans recomendam? preciso de 6 unidades com aura sync e bom custo benefício.

pensando em pegar os da Aigo do Aliexpress, oq me preocupa é que pelo que li a mobo não controla a rotação dos fans. (nunca usei controladora para fans)
Dê uma olhada nesse:


Eu comprei uma só do mesmo modelo fora do kit, e fiquei bem impressionado. Além do LED ARGB ser lindo, a fan é silenciosa e tem boa pressão. Parece que cumpre mesmo as especificações. Acabei comprando mais duas, e estou esperando chegar. A primeira paguei R$70,00 com o frete, e as outras duas saíram por R$155,00 com frete (tinha acabado na primeira loja).

Outra opção bem mais cara, e que parece boa também é essa, mas não tenho como atestar ainda pois as minhas não chegaram ainda:


Pelas especificações, produz um pouco menos de vento do que a Sickleflow, mas tem mais pressão. Só testando pra ver se de fato são boas, mas o visual parece ser muito melhor.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera boa noite, estou pensando em pegar outro gabinete maior, um Pichau Gadit X e nele colocar 3 fans na frente para combinar com os 3 que tenho de outros gabinetes antigos, estou em dúvida em relação as fans e não poderia gastar muito com eles. Por isso pensei nestes que estão na média de 30 reais, com o Wave em 22 reais.

Pichau Wave
-Velocidade da Ventoinha: 1300 RPM +/- 10%
-Fluxo de Ar: 41.52 CFM +/- 10%
-Pressão Estática: 2.15mm/H20
-Nível de Ruído: 24.8dB (A)

Pichau Feather X
-Velocidade da Ventoinha: 700 ~ 1800 ± 10% RPM
-Pressão Estática: 2.15 mmH²O
-Fluxo de Ar: 74.5 CFM
-Nível de Ruído: 18 ~ 35.2 DB (A)

DeepCool RF120
-Velocidade: 1300 RPM + 10%
- Fluxo de ar máximo: 48,9 CFM
- Pressão de ar da ventoinha: 1,32 mmAq
- Barulho: 21,9 dB (A)

DeepCool RF120 FS
--Velocidade da ventoinha: 500~1500 RPM±10%
-Máx. Fluxo de ar: 56,5 CFM
-Pressão do ar da ventoinha: 1,66 mmAq
-Ruído: ≤27 dB (A)

Recomendariam algum destes ou outro na mesma faixa de preço?
Das fans que citou em conheço a Pichau Wave e a Pichau Feather X. A Wave vai te satisfazer bem em silêncio, mas a Feather X não sei se é apenas a minha unidade mas não consigo fazer baixar ela pra menos de 900 RPM, e nessa velocidade ela produz ruído muito acima do que deveria. Está encostada por isso.

Uma opção um pouco mais cara, mas muito mais bonita esteticamente, são essas:



Fiquei impressionado com a beleza dos leds ARGB da Sickleflow.
 
Última edição:
Possuo um PC com a seguinte configuração:

Core I5-10400
Fonte CX 550 Corsair
Esse gabinete
RTX 3060 Galax (Chegou essa semana)
Creio que o resto não seja importante

Acontece que, no auge dos meus 16 anos, em 2009, obtive meu primeiro PC "gamer", na época com um Phenom II x2 550 + ATI XFX HD 4870 1gb, pra época era show, mas a maldita VGA atingia 114 °C no Aion (não adiantaba pasta, driver, cooler adicional, nada), esse PC durou uns 3 anos até a placa explodir, depois disso só tive notebook, que eu fazia questão de fazer undervolt pra não explodir também, então, graças à essa placa, agora sou noiado com temperatura.

Essa 3060 vai ficar, na maior parte do tempo, minerando, e eu observei que, de acordo com o HWmonitor, a temp fica em 75 °C no geral e 85 °C no hotspot, quero abaixar isso.

Acho que um dos problemas de circulação é a lateral do gabinete, que é de vidro fechado.

IMG_1137.jpg


Orcei em uma vidraçaria a confecção de uma tampa de vidro temperado com alguns furos de 10mm para sair o ar, além de um filtro para não entrar poeira, o valor do vidro fica em R$ 190,00.

Pensei, também, em colocar algum(ns) fans dentro do gabinete, mas não tenho idéia de onde ou como instalar, faz tempo que não mexo com isso.
IMG_1135.jpg

(Não é muito organizado, mas acho que não atrapalha na ventilação)

Além dessa opção de fazer uma lateral com alguns furos, seria válido trocar de gabinete para melhorar a circulação? Ou alguma modificação que eu faça no gabinete já seria suficiente?

Além, disso, sei que alguma alteração na rotação dos fans da placa ajudaria, mas como vou utilizar ela para minerar enquanto não uso o PC, essa alteração poderia diminuir ainda mais a vida útil dela?

Qual a melhor opção para aumentar a circulação de ar e diminuir a temperatura da 3060?
 
Possuo um PC com a seguinte configuração:

Core I5-10400
Fonte CX 550 Corsair
Esse gabinete
RTX 3060 Galax (Chegou essa semana)
Creio que o resto não seja importante

Acontece que, no auge dos meus 16 anos, em 2009, obtive meu primeiro PC "gamer", na época com um Phenom II x2 550 + ATI XFX HD 4870 1gb, pra época era show, mas a maldita VGA atingia 114 °C no Aion (não adiantaba pasta, driver, cooler adicional, nada), esse PC durou uns 3 anos até a placa explodir, depois disso só tive notebook, que eu fazia questão de fazer undervolt pra não explodir também, então, graças à essa placa, agora sou noiado com temperatura.

Essa 3060 vai ficar, na maior parte do tempo, minerando, e eu observei que, de acordo com o HWmonitor, a temp fica em 75 °C no geral e 85 °C no hotspot, quero abaixar isso.

Acho que um dos problemas de circulação é a lateral do gabinete, que é de vidro fechado.

IMG_1137.jpg


Orcei em uma vidraçaria a confecção de uma tampa de vidro temperado com alguns furos de 10mm para sair o ar, além de um filtro para não entrar poeira, o valor do vidro fica em R$ 190,00.

Pensei, também, em colocar algum(ns) fans dentro do gabinete, mas não tenho idéia de onde ou como instalar, faz tempo que não mexo com isso.
IMG_1135.jpg

(Não é muito organizado, mas acho que não atrapalha na ventilação)

Além dessa opção de fazer uma lateral com alguns furos, seria válido trocar de gabinete para melhorar a circulação? Ou alguma modificação que eu faça no gabinete já seria suficiente?

Além, disso, sei que alguma alteração na rotação dos fans da placa ajudaria, mas como vou utilizar ela para minerar enquanto não uso o PC, essa alteração poderia diminuir ainda mais a vida útil dela?

Qual a melhor opção para aumentar a circulação de ar e diminuir a temperatura da 3060?

Esse gabinete tem o painel frontal sólido, com ventilação mais fechada.
Então seria normal as temperaturas ficarem um pouco acima da média, mas de qualquer forma 75 C é uma temperatura aceitável para a gpu.

Seu gabinete veio apenas com a fan traseira?

Não conheço esse gabinete, mas me faz lembrar do NXZT H500.
Tem reviews que mostram que as fans frontais ou mesmo instalando todas fans não fizeram muita diferença na temperatura da gpu.
Veja reviews aqui e aqui.

Então a quantidade de fans ficaria a critério e bolso de cada um.
Particularmente consideraria instalar 2 ou 3 fans frontais, acho que não precisaria gastar preenchendo todo o gabinete com fans.

Já tive um gabinete que permitia instalar 2 fans de 120/140 na lateral, fotos aqui.
Não vi melhoria nas temperaturas e decidi então nem usar mais essas fans por conta do excesso de poeira na gpu, mesmo usando filtros.
Posteriormente troquei esse gabinete por outro com a lateral de vidro e não notei muita diferença nas temperaturas.

Mas sei que o resultado pode ser diferente para cada gabinete e configuração, então só testando para saber.
Então na dúvida recomendo testar sem a tampa lateral para ver o quanto ela afeta a temperatura.
 
Última edição:
O kit de fans que comprei ao desligar o pc sempre ficam num vermelho fraco. Isso é normal? Ruim demais desligar e o rgb continuar ligado. Não importa em qual efeito esteja quando desliga fica no vermelho meio bugado.
 
Após instalar as 5 fans que comprei, meu sistema de refrigeração ficou assim:

3forntais puxando ar, 2 em cima e atras jogando pra fora. No caso a primeira frontal é a padrão do gabinete e fica a 1200rpm, as outras 5 estou deixando no maximo a 2000rpm, n me incomodo com o barulho, dessa forma o fluxo de ar fica bacana?
 
Boa noite! Comprei um kit com 6 fans (50 CFM) e pretendo instalar 3 na frente pra ventilação e 2 na parte superior para exaustão...

Considerando que tenho um WC que colocaria na parte traseira, o que eu faria com o sexto fan? Um sistema push and pull talvez faria muita diferença...? Como ficaria a ordem dos fans no radiador nesse caso? Sou noob, ajuda aí kkkkk valeu!
 
Boa noite! Comprei um kit com 6 fans (50 CFM) e pretendo instalar 3 na frente pra ventilação e 2 na parte superior para exaustão...

Considerando que tenho um WC que colocaria na parte traseira, o que eu faria com o sexto fan? Um sistema push and pull talvez faria muita diferença...? Como ficaria a ordem dos fans no radiador nesse caso? Sou noob, ajuda aí kkkkk valeu!

O radiador na traseira ou na frente deve ser instalada preferencialmente com a saída das mangueiras viradas para baixo.

No push pull as fans devem soprar sempre em mesma direção.

Você até pode usar fans diferentes no radiador, mas o ideal é que elas sejam iguais e tenham o mesmo controle de rotação.
O radiador por ter os cantos fechados não possui saída para o excesso de ar.
Então a fan mais forte pode eventualmente acabar forçando o motor da fan mais fraca.

Mas de qualquer forma o push pull não costuma fazer tanta diferença assim no desempenho.

Quanto ao posicionamento das fans do radiador na traseira podem ser instaladas como injeção de ar ou exaustão.
Cada um tem seus prós e contras e o resultado pode variar a critério de cada um.
Na dúvida e se tiver curiosidade faça os testes e veja qual das alternativas ficaria melhor para você.

O padrão é a grade traseira ser usada como saída de ar, fazendo com que o ar aquecido do radiador saia direto para fora do gabinete.
Um mero inconveniente seria as fans do topo não beneficiarem muito o cpu, já que elas competem com as fans do radiador, soprando para fora parte do ar.

Outra alternativa é as fans do radiador serem usadas como entrada de ar, beneficiando o radiador com o ar mais frio vindo de fora do gabinete.
O inconveniente seria a poeira entrando pela grade traseira.
 
Bom dia, eu estou trocando de gabinete, provavelmente vou pegar um Galax Nebulosa (recomendaram num tópico de gabinetes que fiz, se alguém tiver alguma outra recomendação, sempre aceito).

Quero comprar as fans separadas (pois o gabinete vem com nenhuma), queria recomendação de fans, esse gabinete pode por:
Ventoinhas Suportadas:
Frente: 2 x 120 ou 1 x 140mm
Superior: 2 x 120
Traseira: 1 x 120 mm

Qual a melhor opção aqui? 2 frontal, 2 no topo e 1 uma traseira mesmo, ou não precisa por tudo, talvez 2 frontal e 1 traseira só etc...
Queria marcas boas também, pesquisei bastante, vi um trio da corsair (esse aqui), vi uns separados de 100 reais cada tbm... então não sei qual pegar.

Outra coisa, minha placa mãe (B450 Aorus M) só tem conector pra 1 fan de processador e 2 fan suplementares. Eu vou levar numa loja para fazer uma limpeza nas peças do computador e para a montagem, o rapaz falou que eles tem jeito la de colocar mais fans conectadas. Eu preciso me preocupar, achar algum conector separado para comprar, ou deixa com a loja e tanto faz?

meu pc:
Placa mãe: B450 Aorus M
Processador: Ryzen 7 2700X
VGA: GTx 970 g1 Gaming
 
Bom dia, eu estou trocando de gabinete, provavelmente vou pegar um Galax Nebulosa (recomendaram num tópico de gabinetes que fiz, se alguém tiver alguma outra recomendação, sempre aceito).

Quero comprar as fans separadas (pois o gabinete vem com nenhuma), queria recomendação de fans, esse gabinete pode por:
Ventoinhas Suportadas:
Frente: 2 x 120 ou 1 x 140mm
Superior: 2 x 120
Traseira: 1 x 120 mm

Qual a melhor opção aqui? 2 frontal, 2 no topo e 1 uma traseira mesmo, ou não precisa por tudo, talvez 2 frontal e 1 traseira só etc...
Queria marcas boas também, pesquisei bastante, vi um trio da corsair (esse aqui), vi uns separados de 100 reais cada tbm... então não sei qual pegar.

Outra coisa, minha placa mãe (B450 Aorus M) só tem conector pra 1 fan de processador e 2 fan suplementares. Eu vou levar numa loja para fazer uma limpeza nas peças do computador e para a montagem, o rapaz falou que eles tem jeito la de colocar mais fans conectadas. Eu preciso me preocupar, achar algum conector separado para comprar, ou deixa com a loja e tanto faz?

meu pc:
Placa mãe: B450 Aorus M
Processador: Ryzen 7 2700X
VGA: GTx 970 g1 Gaming

Eu já vi umas gambiarras de ligar 2 ventoinhas em 1 conector. Eu não gosto de fazer isso. Talvez nem dê problema, mas acho a pior coisa a se fazer

Aqui resolvi meu problema com isso aqui: https://pt.aliexpress.com/item/1005002888505260.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.4bf8b90aNeHYfY

Como não sou adepto de PC aspirador de pó e cheio de ventoinhas (apesar de que já considero o meu meio exagerado com 2 fans frontais), gostei muito de poder desligar totalmente as ventoinhas com esse controlador. Então quando estou apenas mexendo no Windows eu desligo tudo e obviamente deixo só a do processador ligada (até porque ela fica ligada na placa-mãe e não nessa controladora).

Aqui uso 3 fans extras. 2 na frente e 1 atrás. Todos de 120mm. Pra mim é mais que suficiente. As 2 da frente são da Cooler Master Sickleflow. Essa aqui: https://www.pichau.com.br/ventoinha...1TsqUfu667UWzaIaEogPIKPOQgZeYWPRoCKOIQAvD_BwE
A única diferença é que o led da minha não é LGBTQIA+ XYZ e sim branco. É uma ventoinha bem silenciosa. Só aumentou um pouco o preço. Quando comprei paguei R$ 117 em 2, já com o frete incluso. A ventoinha de trás é uma da Cooler Master também, só que sem led. Como eu já tinha ela há mais tempo, não me lembro o modelo.

Única crítica é que como usei muito tempo o gabinete com apenas 1 ventoinha frontal ligada (devido a falta de conector na placa-mãe), o led dela ficou mais fraco. Quando liguei a outra, a diferença foi grande. Achei um defeito ridículo, considerando que não é uma ventoinha vagabunda.
 
Eu já vi umas gambiarras de ligar 2 ventoinhas em 1 conector. Eu não gosto de fazer isso. Talvez nem dê problema, mas acho a pior coisa a se fazer

Aqui resolvi meu problema com isso aqui: https://pt.aliexpress.com/item/1005002888505260.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.4bf8b90aNeHYfY

Como não sou adepto de PC aspirador de pó e cheio de ventoinhas (apesar de que já considero o meu meio exagerado com 2 fans frontais), gostei muito de poder desligar totalmente as ventoinhas com esse controlador. Então quando estou apenas mexendo no Windows eu desligo tudo e obviamente deixo só a do processador ligada (até porque ela fica ligada na placa-mãe e não nessa controladora).

Aqui uso 3 fans extras. 2 na frente e 1 atrás. Todos de 120mm. Pra mim é mais que suficiente. As 2 da frente são da Cooler Master Sickleflow. Essa aqui: https://www.pichau.com.br/ventoinha...1TsqUfu667UWzaIaEogPIKPOQgZeYWPRoCKOIQAvD_BwE
A única diferença é que o led da minha não é LGBTQIA+ XYZ e sim branco. É uma ventoinha bem silenciosa. Só aumentou um pouco o preço. Quando comprei paguei R$ 117 em 2, já com o frete incluso. A ventoinha de trás é uma da Cooler Master também, só que sem led. Como eu já tinha ela há mais tempo, não me lembro o modelo.

Única crítica é que como usei muito tempo o gabinete com apenas 1 ventoinha frontal ligada (devido a falta de conector na placa-mãe), o led dela ficou mais fraco. Quando liguei a outra, a diferença foi grande. Achei um defeito ridículo, considerando que não é uma ventoinha vagabunda.

Obrigado. Vou ver um hub multifan, qualquer um será que já é bom? Vou procurar algum no mercadolivre, pois esperar um vir do aliexpress agora vai demorar ahaehaheeh
No caso dessa fan, o problema é ela ser 140mm, estava procurando de 120mm.
 
Obrigado. Vou ver um hub multifan, qualquer um será que já é bom? Vou procurar algum no mercadolivre, pois esperar um vir do aliexpress agora vai demorar ahaehaheeh
No caso dessa fan, o problema é ela ser 140mm, estava procurando de 120mm.
Esse hub aqui vejo citado com frequência pela galera, tem também os splitters pra ligar 2/3/4 fans em 1 só header da placa-mãe mas aí tem que se atentar as especificações do header e do fan, em geral a maioria suporta 1A, e alguns headers até 2A, mas acho que não compensa pelo preço, pelo menos quando eu procurei antes era chatinho achar esses splitters no Brasil e ficava o mesmo preço ou mais caro que esse controlador da Deepcool

Sobre os fans aí depende de até quanto quer gastar e se faz questão de que tenha LED, RGB ou prefere algo mais sóbrio. Eu sou minimalista e uso apenas o suficiente aqui (2 frontal 1 exhaust), mas cada caso é diferente
Sickleflow 120 é um ótimo CxB por esse preço, bom CFM e é PWM, mas tem LED fixo azul (ou vermelho), tem modelos sem LED e RGB/ARGB acho mas tem que ver os estoques, outro que já vi falar bem são os Pichau Feather X (não só Feather) que é um rebrand dos ID Cooling XF
 
Esse hub aqui vejo citado com frequência pela galera, tem também os splitters pra ligar 2/3/4 fans em 1 só header da placa-mãe mas aí tem que se atentar as especificações do header e do fan, em geral a maioria suporta 1A, e alguns headers até 2A, mas acho que não compensa pelo preço, pelo menos quando eu procurei antes era chatinho achar esses splitters no Brasil e ficava o mesmo preço ou mais caro que esse controlador da Deepcool

Sobre os fans aí depende de até quanto quer gastar e se faz questão de que tenha LED, RGB ou prefere algo mais sóbrio. Eu sou minimalista e uso apenas o suficiente aqui (2 frontal 1 exhaust), mas cada caso é diferente
Sickleflow 120 é um ótimo CxB por esse preço, bom CFM e é PWM, mas tem LED fixo azul (ou vermelho), tem modelos sem LED e RGB/ARGB acho mas tem que ver os estoques, outro que já vi falar bem são os Pichau Feather X (não só Feather) que é um rebrand dos ID Cooling XF

Obrigado.
Sou mais minimalista também, acho bonito os RGB, mas prefiro sem cor aheahehe.
ACho que vou pegar o Sickflow mesmo, pegar uns 4, por 2 na frente, um em cima e um atrás.
Achei esse aqui que é branco, acho que vou pegar

 
Obrigado. Vou ver um hub multifan, qualquer um será que já é bom? Vou procurar algum no mercadolivre, pois esperar um vir do aliexpress agora vai demorar ahaehaheeh
No caso dessa fan, o problema é ela ser 140mm, estava procurando de 120mm.

Imagino que não seja qualquer um que seja bom. Esse aqui eu comprei na sorte, dei um tiro no escuro e me dei bem. Eu queria um que fizesse exatamente isso que ele faz: permitir desligar completamente a ventoinha.
Eu não prestei atenção no tamanho. Foi mal. Mas o meu é de 120mm com led branco.


Obrigado.
Sou mais minimalista também, acho bonito os RGB, mas prefiro sem cor aheahehe.
ACho que vou pegar o Sickflow mesmo, pegar uns 4, por 2 na frente, um em cima e um atrás.
Achei esse aqui que é branco, acho que vou pegar


É esse que é o meu rs. Único defeito dele é que o cooler que eu usei muito tempo enquanto o outro ficou desligado, ficou com o led mais fraco do que quando era novo. Achei bem tosco.
 
Atualmente meu gabinete está desse jeito..
UUTUN9P.jpeg

Eu usava um Phantom 410 e as temps eram muito boa. Mas desde quando peguei esse gabinete ( gamemax DracoXD ) as temps do processador estão super instáveis, fica em torno de 50 graus, sobe pra 60, da uns picos pra 71.. o fato é q além do gabinete muito inferior ao anterior, eu n posso usar os fans q tinha antes pois esse gabinete n suporta fans de 140mm.
A minha duvida agora é se eu troco esse water cooler ou compro um com kit 5 fans q tenha um bom custo benefício pra vê se consigo resolver esse problema das temps do processador.
Qual é a melhor opção?
Se eu for trocar de cooler talvez eu pegue um Scythe Fuma 2 ( achei no ML por R$340,00 ) e se for pegar 5 fans eu teria um valor de cerca de 350 reais pra investir.



Obs: o processador é um Ryzen 3600x
 
Atualmente meu gabinete está desse jeito..
UUTUN9P.jpeg

Eu usava um Phantom 410 e as temps eram muito boa. Mas desde quando peguei esse gabinete ( gamemax DracoXD ) as temps do processador estão super instáveis, fica em torno de 50 graus, sobe pra 60, da uns picos pra 71.. o fato é q além do gabinete muito inferior ao anterior, eu n posso usar os fans q tinha antes pois esse gabinete n suporta fans de 140mm.
A minha duvida agora é se eu troco esse water cooler ou compro um com kit 5 fans q tenha um bom custo benefício pra vê se consigo resolver esse problema das temps do processador.
Qual é a melhor opção?
Se eu for trocar de cooler talvez eu pegue um Scythe Fuma 2 ( achei no ML por R$340,00 ) e se for pegar 5 fans eu teria um valor de cerca de 350 reais pra investir.



Obs: o processador é um Ryzen 3600x
Antes de trocar seu wc, veja se não tem como deixar ele na parte de cima, do jeito que está, o ar que pode entrar eu acho que vai pra bomba (a não ser que entre ar direto pelo radiador). Caso queira ler mais sobre, tem esse vídeo explicativo. Se trocar seu wc dessa posição, pode aproveitar e pegar essas duas fans de baixo (que parecem estar jogando o ar pra baixo), e deixar na frente, soprando ar pra dentro. E também, pelo que dá pra ver na imagem, a frente desse gabinete é em vidro, fica até injusto vc querer comparar com um phantom 410 e querer resultados semelhantes.

Se isso não resolver, testa com o gabinete aberto ou pelo menos sem a tampa da frente antes de sair comprando cooler novo, pois pode ser o gabinete atrapalhando, e não o wc.
 
Última edição:
Antes de trocar seu wc, veja se não tem como deixar ele na parte de cima, do jeito que está, o ar que pode entrar vai pra bomba (a não ser que entre ar direto pelo radiador). Caso queira ler mais sobre, tem esse vídeo explicativo. Se trocar seu wc dessa posição, pode aproveitar e pegar essas duas fans de baixo (que parecem estar jogando o ar pra baixo), e deixar na frente, soprando ar pra dentro. E também, pelo que dá pra ver na imagem, a frente desse gabinete é em vidro, fica até injusto vc querer comparar com um phantom 410 e querer resultados semelhantes.

Se isso não resolver, testa com o gabinete aberto ou pelo menos sem a tampa da frente antes de sair comprando cooler novo, pois pode ser o gabinete atrapalhando, e não o wc.
Infelizmente não tem como colocar o radiador na parte de cima, os fans não passam por causa da altura dos módulos de memória.
Os fans de baixo realmente estão jogando o ar pra baixo, mas n tem como deixar eles em outra posição por conta do modelo. Talvez o ideal seria mudar eles pra parte de cima e usar modelos diferentes ( digo os modelos mais tradicionais ) na parte de baixo jogando o ar pra cima.

O gabinete já fica aberto na lateral, e deixei sem a tampa da frente como vc disse. A temp mínima caiu 2 graus.
Acha que vale a pena e fazer o teste de mudar a posição dos fans de baixo? ( passar eles pra parte de cima )
 
Infelizmente não tem como colocar o radiador na parte de cima, os fans não passam por causa da altura dos módulos de memória.
Os fans de baixo realmente estão jogando o ar pra baixo, mas n tem como deixar eles em outra posição por conta do modelo. Talvez o ideal seria mudar eles pra parte de cima e usar modelos diferentes ( digo os modelos mais tradicionais ) na parte de baixo jogando o ar pra cima.

O gabinete já fica aberto na lateral, e deixei sem a tampa da frente como vc disse. A temp mínima caiu 2 graus.
Acha que vale a pena e fazer o teste de mudar a posição dos fans de baixo? ( passar eles pra parte de cima )
Sujeira no radiador, fans com pouca pressão, ou encaixe do bloco no processador presumo que vc já deve ter dado uma olhada, não sei se teria outra coisa pra testar fora isso.
Só não entendo como o gabinete afetou as temperaturas dessa forma, vc não chegou a bater ou derrubar o wc? Ou olhou se a pressão dos coolers são menores que do outro gabinete?

Não sei se chega a atrapalhar a ventilação da placa de vídeo(seria uma exceção), mas tirar as fans de baixo e por em cima, seria apenas pra fazer o fluxo de ar seguir um único sentido.
 
Infelizmente não tem como colocar o radiador na parte de cima, os fans não passam por causa da altura dos módulos de memória.
Os fans de baixo realmente estão jogando o ar pra baixo, mas n tem como deixar eles em outra posição por conta do modelo. Talvez o ideal seria mudar eles pra parte de cima e usar modelos diferentes ( digo os modelos mais tradicionais ) na parte de baixo jogando o ar pra cima.

O gabinete já fica aberto na lateral, e deixei sem a tampa da frente como vc disse. A temp mínima caiu 2 graus.
Acha que vale a pena e fazer o teste de mudar a posição dos fans de baixo? ( passar eles pra parte de cima )
Coloca as fans de baixo pra jogar o ar pra cima, ou coloca elas na parte de cima tirando o ar.
 
Sujeira no radiador, fans com pouca pressão, ou encaixe do bloco no processador presumo que vc já deve ter dado uma olhada, não sei se teria outra coisa pra testar fora isso.
Só não entendo como o gabinete afetou as temperaturas dessa forma, vc não chegou a bater ou derrubar o wc? Ou olhou se a pressão dos coolers são menores que do outro gabinete?

Não sei se chega a atrapalhar a ventilação da placa de vídeo(seria uma exceção), mas tirar as fans de baixo e por em cima, seria apenas pra fazer o fluxo de ar seguir um único sentido.
esses testes eu já fiz tudo, o radiador está bem limpo até. sobre a pressão dos coolers eu n sei dizer, mas parece q estão normais.
Esses fans da gamemax n parecem ser eficientes, e uma coisa q pensei foi em trocar os fans do radiador e por outros mais eficientes ( atualmente os que estão no radiador são os que vem de fabrica no wc ).
talvez o problema seja esse da circulação de ar que está bem ruim. Esses fans MasterFan MF120 prestam?
Coloca as fans de baixo pra jogar o ar pra cima, ou coloca elas na parte de cima tirando o ar.
a opção seria somente colocar ele na parte de cima, deixar ele embaixo e inverter a posição n dá.
mas pretendo passar eles pra cima sim, só estou fazendo alguns outrs testes antes
 
Chegou a hora que ninguem quer.. Depois de uns 3 anos, minhas Sickeflow estão fazendo ruidos, e uma ja parou,e logo lgoo vem as proximas... Vi que os preços estão insanos.. mas qual o custo x beneficio hoje?
 
esses testes eu já fiz tudo, o radiador está bem limpo até. sobre a pressão dos coolers eu n sei dizer, mas parece q estão normais.
Esses fans da gamemax n parecem ser eficientes, e uma coisa q pensei foi em trocar os fans do radiador e por outros mais eficientes ( atualmente os que estão no radiador são os que vem de fabrica no wc ).
talvez o problema seja esse da circulação de ar que está bem ruim. Esses fans MasterFan MF120 prestam?

a opção seria somente colocar ele na parte de cima, deixar ele embaixo e inverter a posição n dá.
mas pretendo passar eles pra cima sim, só estou fazendo alguns outrs testes antes
Bom, vou ser sincero, não sei qual pressão de fan é boa pra wc, sei que a medida é aquela de XX mmH2O, então considere pegar uma com um valor bom dentro do seu orçamento, claro que, tem que levar em consideração as outras coisas também, mas a ênfase pra uma fan de radiador eficiente é essa pressão.
 
Bom, vou ser sincero, não sei qual pressão de fan é boa pra wc, sei que a medida é aquela de XX mmH2O, então considere pegar uma com um valor bom dentro do seu orçamento, claro que, tem que levar em consideração as outras coisas também, mas a ênfase pra uma fan de radiador eficiente é essa pressão.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu comprei 3 Corsair AF 120. Vou usar elas no radiador, com isso o gabinete vai ficar Full fan. Se n resolver eu vou deixar esse negócio quente assim mesmo e trocar de gabinete futuramente. Pelo menos serviu de lição e na próxima eu compro um outro nzxt, q além de ter um designe q gosto muito é 100% garantido de ter qualidade.
 
Pessoal estou procurando gabinetes e acabei encontrando o Mancer Warg que vem com 2x 200mm 3pin - ARGB 5v e uma controladora também, sabem me dizer se os fans são bons?
 
Bom dia pessoal, comprei um gabinete, o Aerocool Aero One Frost, ele vem sem as fans da frente, qual recomendam com bom custo benefício?
 
Bom dia pessoal, comprei um gabinete, o Aerocool Aero One Frost, ele vem sem as fans da frente, qual recomendam com bom custo benefício?
XPG Vento, tem a versão PRO, ARGB e Preta, elas são PWM 3 pinos.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo