• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Fonte com quase 10 anos de uso, dá ruim?

S1SMO

Hungry Member
Registrado
Saudações colegas, montei um setup novo com os seguintes itens;

Ryzen 5 5600x
Placa mãe Asus TUF gaming B550M - plus
16 gb memória de 3000 mhz
Air cooler scyther Fuma 2
o vídeo vou manter a minha GTX1660 TI mesmo.

A questão toda é que tinha uma fonte corsair CM 750 modular aqui parada a algum tempo e resolvi montar a maquina com esta fonte, porem esta fonte sempre teve um problema, toda vez que o computador precisa reiniciar ou tem alguma queda de energia, quando tento ligar novamente a fonte simplesmente só acende as luzes da p. mãe e roda os cooler por um breve momento, só volta funcionar se ficar muito tempo sem esta conectada a energia (horas, dias), parece que é um problema que acontece com mais pessoas que tiveram a mesma.

Enfim voltei a usar uma fonte OCZ das antigas aqui de 600 w, era uma fonte bem conceituada antigamente, apesar dos cabos serem bem curto e esta funcionando deu muito trabalho adaptar no novo gabinete.
Estou com medo pois esta fonte tem sei lá quase 10 anos de uso, eu estaria correndo algum risco com esta fonte, sei lá queimar alguma coisa na maquina, é seguro?
 
Eu tinha uma OCZ ModXStream 600W, mas como usava com uma HD 6970 (só ela puxava 180~200W em full load), a fonte passou a não funcionar bem em altas cargas depois de 5 anos. Mas não estragou nenhum componente do PC, apenas dava tela azul e reiniciava de vez em quando...

Se essa fonte aí estiver funcionando bem, acredito não ter problemas, pois a 1660 TI consome menos de 100W se não me engano. Se o seu modelo de fonte possui 2 barramentos 12V, é preciso ficar atento pra não exceder o limite caso faça um upgrade.

É meio difícil avaliar só pelo tempo de uso, no meu caso a fonte não aguentou muito tempo porque estava próximo do limite em um dos barramentos 12V (HD6970 + periféricos no Molex/SATA).
 
Muito obrigado, é incrível o que esta fonte já aguentou e ainda funciona, agora a corsair cm 750 não durou 1 ano e meio 💩.

Só preciso que esta OCZ segure mais 2 meses funcionando plena, dai irei comprar outra e aposenta-la.
 
Só preciso que esta OCZ segure mais 2 meses funcionando plena, dai irei comprar outra e aposenta-la.
Recomendo pegar uma fonte mais nova mesmo, não entendo muito de eletrônica mas ouvi dizer que os capacitores de filtragem vão perdendo eficácia com o tempo... gerando mais ripple.
 
nossa, 10 anos de uso considero nova. a minha aqui está com 8 e pretendo usar ela num setup novo que estou montando. fonte dessas boas tipo as da corsair nunca ví dar problema.
 
cara eu tive uma experencia parecido com uma fonte XFX 850w black edition, depois de 8 anos ela começou a não segurar mais algo acima dos 650w
quando o pc tinha picos de energia que sempre era nessa faixa ai o pc reiniciava, foi eu trocar a fonte e o problema foi resolvido
essa mesma XFX segue em outro pc que demanda apenas 400w de pico, ta la firme e forte.
 
Minha AX760 depois de 8 anos tá abrindo o bico... Meu PC sempre ficou ligado 24x7 na torrentes da vida....
 
Minha AX760 depois de 8 anos tá abrindo o bico... Meu PC sempre ficou ligado 24x7 na torrentes da vida....
usou ela sempre em 110 ou 220? sera q em 220 fonte dura mais por ser melhor eficiencia e em tese forcar menos os componentes?
 
usou ela sempre em 110 ou 220? sera q em 220 fonte dura mais por ser melhor eficiencia e em tese forcar menos os componentes?

A minha AX760 foi realmente pro céu... peguei uma TX650 aqui e o meu PC que tava desligando do nada, tá redondo agora...

Usei sempre em 110v. Agora o cartão de crédito vai chorar com o preço das fontes... :(
 
É tudo uma questão de sorte. Se a fonte funciona há 10 anos e não deu pau é sinal de que foi construída com componentes de ótima qualidade.
A minha fonte da assinatura já tem mais de 6 anos e meio e continua firme e forte, por isso, vou mantê-la.
Se vc não joga diariamente, mas, apenas esporadicamente, não precisa se preocupar.
 
Uma boa fonte pode até morrer, mas a probabilidade de levar embora alguma outra coisa é mínima, pra não dizer inexistente.

Fiquei 11 anos com uma Seventeam modelo 750 ZA-F (modular). Meu PC deu um pau que não conseguia descobrir o que era. Como a fonte era a coisa mais antiga e aparentemente era a culpada, acabei pegando essa XFX da assinatura. Resultado: gastei dinheiro a toa e não resolveu o problema. Depois vendi a Seventeam e até pelo menos 1 ano atrás (com 13 anos de uso) que foi quando tive a última notícia dela, ela ainda tava funcionando perfeitamente com uma GTX 980.
Mas é fato que fontes ficam mais fracas com o tempo, porém, se a potência dela sobra muito para o PC que ela carrega, pode durar 10 ou mais anos tranquilamente.
 
Passei minha AX760 que está desligando em alta carga para um PC de escritório que tenho aqui (Phenom II X6)... lá ela tá dando conta... kkkkk
Pro i9 9900K, peguei uma Core Reactor 750W... :)
 
Minha Corsair HX1000i já passou dos 12 anos e ainda roda com eficiência nos 900w.

Não sei como é a fabricação/geração destas mais novas já que as antigas eram feitas pra alto consumo (sli/cross) e vejo tambem que a garantia hoje de alguns modelos é 7 anos contra os 10 anos da Corsair de antes.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo