Bem pessoal não sei aqui é o local certo mas tenho uma duvida, comprei um gabinete Cooler master storm enforcer e a fonte fica em baixo , mas é melhor colocar a fan pra dentro do gabinete ou para fora, qual das opções a ventilação vai ficar melhor
Um amigo meu com HAF922 usa a fonte com o fan voltado para cima. Pois, como ele usa o gabinete no chão, a quantidade de poeira que a fonte suga é muito grande. Antes ele tinha que limpar a cada duas semanas. Agora, conta ele, limpa apenas 2 ou três vezes ao ano. Acho que é mais ou menos neste sentido que o amigo perguntou. Como o sistema de refrigeração do gabinete é bacana, ele nem se importou com o fato de a fonte captar um ar um pouco mais quente do que a temperatura ambiente.
O risco ao realizar manutenções no gabinete aumenta, sem dúvidas. Numa hora destas o cara deve usar um disco de papelão e prendê-lo a fonte com fita adesiva. É uma estratégia.
Aqui em casa eu retiro tufos e tufos de poeira da fonte. O meu case é um CM690 e ele fica no chão. Mas Infelzimente não posso mudar a posição da fonte, pois iria atrapalhar a organização dos cabos.
SEMPRE pra baixo! Senão ele vai pegar ar quente de dentro do gabinete!O gabinete tem filtro de ar para fonte mesmo assim é melhor usar pra cima ou para baixo?
O gabinete tem filtro de ar para fonte mesmo assim é melhor usar pra cima ou para baixo?
A fonte com o fan pra baixo o ar não vai passar pelo gabinete! Não sobe ar quente nenhum! É o ideal! A fonte em cima ou com o fan virado pra cima ela pega o ar já quente de dentro do gabinete, o que prejudica a ventilação da prórpia fonte!Partindo do principio que o ar quente sempre sobe e o ar frio desce, caso vc coloque a fonte como exaustor na parte de baixo vc vai aumentar mais ainda a temperatura dentro do gabinete.
Antes com o gabinete com fonte na parte de cima a fonte era usada tbm como exaustor retirando o ar quente por ela e jogando para fora pela grade do fundo.
Porém com a invenção desses gabinetes novos com a fonte embaixo a fonte perdeu essa função e o cooler dela agora serve apenas para refrigeração da mesma(cooler virado para baixo), o que pro Brasil é uma coisa meio inutil já que a parte baixa acaba acumulando muita poeira fazendo necessárias limpezas constantes.
Tenho minhas duvidas de qual configuração é a melhor para o mesmo, mas com certeza gabinetes com fonte inferior tem que ter o cooler virado para baixo.
Abraços