Fonte com ventilação pra dentro ou para fora do gabinete

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos grinna
  • Data de Início Data de Início

grinna

Jesus te Ama!!!
Bem pessoal não sei aqui é o local certo mas tenho uma duvida, comprei um gabinete Cooler master storm enforcer e a fonte fica em baixo , mas é melhor colocar a fan pra dentro do gabinete ou para fora, qual das opções a ventilação vai ficar melhor

Bem pessoal não sei aqui é o local certo mas tenho uma duvida, comprei um gabinete Cooler master storm enforcer e a fonte fica em baixo , mas é melhor colocar a fan pra dentro do gabinete ou para fora, qual das opções a ventilação vai ficar melhor

Sempre a fonte ''sopra'' para fora amigão ! :joia:

Fonte pra fora, pra fora. Assim ela fica no canto dela, sem atrapalhar a refrigeração de ninguém...

Um amigo meu com HAF922 usa a fonte com o fan voltado para cima. Pois, como ele usa o gabinete no chão, a quantidade de poeira que a fonte suga é muito grande. Antes ele tinha que limpar a cada duas semanas. Agora, conta ele, limpa apenas 2 ou três vezes ao ano. Acho que é mais ou menos neste sentido que o amigo perguntou. Como o sistema de refrigeração do gabinete é bacana, ele nem se importou com o fato de a fonte captar um ar um pouco mais quente do que a temperatura ambiente.

Um amigo meu com HAF922 usa a fonte com o fan voltado para cima. Pois, como ele usa o gabinete no chão, a quantidade de poeira que a fonte suga é muito grande. Antes ele tinha que limpar a cada duas semanas. Agora, conta ele, limpa apenas 2 ou três vezes ao ano. Acho que é mais ou menos neste sentido que o amigo perguntou. Como o sistema de refrigeração do gabinete é bacana, ele nem se importou com o fato de a fonte captar um ar um pouco mais quente do que a temperatura ambiente.

O maior problema é na hora de fazer manutenção ou adicionar algo novo ao pc... e se cai um parafuso dentro da fonte pelo bendito buraco do fan? E pior, e se o cara não perceber que foi para dentro da fonte e apertar o botão power?

Não diga que não acontece porque aqui mesmo já caiu mais de uma vez parafuso encima da fonte (que está com seu fan devidamente para baixo), maldita mão boba :haha:

Pra cima ela consegue puxar mais ar, de forma mais silenciosa e com menos poeira, tudo ao mesmo tempo, já testei das duas formas aqui em diversos cases e sempre dá nisso, CM690, 700D, ATCS 840, HAF 912. Porem fica bem mais suscetível ao acaso como o Jorno mencionou!

O risco ao realizar manutenções no gabinete aumenta, sem dúvidas. Numa hora destas o cara deve usar um disco de papelão e prendê-lo a fonte com fita adesiva. É uma estratégia.:hmm:
Aqui em casa eu retiro tufos e tufos de poeira da fonte. O meu case é um CM690 e ele fica no chão. Mas Infelzimente não posso mudar a posição da fonte, pois iria atrapalhar a organização dos cabos.

Edit:

Encontrei este excelento artigo do mestre faller sobre aterramento:
forum.clubedohardware.com.br/aterramento-aterra-atualizado/659241

Última edição:
O risco ao realizar manutenções no gabinete aumenta, sem dúvidas. Numa hora destas o cara deve usar um disco de papelão e prendê-lo a fonte com fita adesiva. É uma estratégia.:hmm:
Aqui em casa eu retiro tufos e tufos de poeira da fonte. O meu case é um CM690 e ele fica no chão. Mas Infelzimente não posso mudar a posição da fonte, pois iria atrapalhar a organização dos cabos.

Se você tem problemas com tufos de poeira na fonte, isso aqui deve ajudar:

Filtro de Alumínio para Fan 120mm - Akasa GRM120-AL01-BK - www.justshop.com.br

Coloque na entrada de ar do gabinete logo a baixo da fonte, mas lembre de limpá-lo de 1 a 2 vezes por mês, dependendo de quão grave for o problema com a poeira ai.

Sempre soprando pra fora como o pessoal falou (fan virado para baixo)

O gabinete tem filtro de ar para fonte mesmo assim é melhor usar pra cima ou para baixo?

O gabinete tem filtro de ar para fonte mesmo assim é melhor usar pra cima ou para baixo?
SEMPRE pra baixo! Senão ele vai pegar ar quente de dentro do gabinete!

Mais um motivo para deixar para baixo.

Vale lembrar que o fan da fonte suga o ar para dentro dela, que sai pela parte gradeada que fica a tras do gabinete.

Partindo do principio que o ar quente sempre sobe e o ar frio desce, caso vc coloque a fonte como exaustor na parte de baixo vc vai aumentar mais ainda a temperatura dentro do gabinete.

Antes com o gabinete com fonte na parte de cima a fonte era usada tbm como exaustor retirando o ar quente por ela e jogando para fora pela grade do fundo.
Porém com a invenção desses gabinetes novos com a fonte embaixo a fonte perdeu essa função e o cooler dela agora serve apenas para refrigeração da mesma(cooler virado para baixo), o que pro Brasil é uma coisa meio inutil já que a parte baixa acaba acumulando muita poeira fazendo necessárias limpezas constantes.

Tenho minhas duvidas de qual configuração é a melhor para o mesmo, mas com certeza gabinetes com fonte inferior tem que ter o cooler virado para baixo.

Abraços

Partindo do principio que o ar quente sempre sobe e o ar frio desce, caso vc coloque a fonte como exaustor na parte de baixo vc vai aumentar mais ainda a temperatura dentro do gabinete.

Antes com o gabinete com fonte na parte de cima a fonte era usada tbm como exaustor retirando o ar quente por ela e jogando para fora pela grade do fundo.
Porém com a invenção desses gabinetes novos com a fonte embaixo a fonte perdeu essa função e o cooler dela agora serve apenas para refrigeração da mesma(cooler virado para baixo), o que pro Brasil é uma coisa meio inutil já que a parte baixa acaba acumulando muita poeira fazendo necessárias limpezas constantes.

Tenho minhas duvidas de qual configuração é a melhor para o mesmo, mas com certeza gabinetes com fonte inferior tem que ter o cooler virado para baixo.

Abraços
A fonte com o fan pra baixo o ar não vai passar pelo gabinete! Não sobe ar quente nenhum! É o ideal! A fonte em cima ou com o fan virado pra cima ela pega o ar já quente de dentro do gabinete, o que prejudica a ventilação da prórpia fonte!
Quanto a poeira nada que uns filtros não resolvam! Aliás a grande maioria dos gabinetes (como o meu!) já vem com filtros removíveis de fácil limpeza.

Users who are viewing this thread

Voltar