Bom pessoal, no meu caso, eu tenho 03 PCs em casa, para minhas filhas e para mim, tipo "pc gamer de pobre" com consumo máximo em pico de até 300W. Como 2 deles estavam com fontes fracas (potência 300W 80Plus Bronze) resolvi comprar 02 novas mais potentes com o 13° salário do ano... escolhi fontes de 650W para tentar manter os PCs na faixa de consumo dos 250~300W, ou seja, 50% da potência da fonte, aproveitando a faixa de maior eficiência da mesma desta maneira.
Estavam entre as minhas opções:
- Galax Omega GL650S - R$350
- Rise Mode Zeus Bronze 650W - R$300
- Gamdias Cyclops M1-650B - R$415
- Corsair CX650 / CV650 - R$360/R$430
- Gigabyte P650B - R$420
Entre estas, acabei optando por comprar 02 unidades da
Rise Mode Zeus 650W e alguns itens que me levaram a comprar ela foram:
- Testes do Teclab no Youtube com aprovação do Ronaldo em primeiro lugar;
- Preço mais baixo (mínimo de R$50/un mais baixo, logo, 02un resultando em economia mínima de R$100);
- Eficiência (83,6%) mais próxima de Silver do que Bronze (apesar de não ser certificada 80Plus);
- Capacitor primário de melhor qualidade (Nippon Chemi-Con de 105°C);
- Full modular ajuda muito na organização dos cabos;
- Ponte retificadora unida ao dissipador e com uso de pasta térmica;
- Presença de varistor, fusível e outros protetores ausentes em alguns dos modelos citados;
- Ventilador (fan) de rolamento de fluido hidráulico dinâmico;
- Temperatura máxima aferida de 94.3°C em carga máxima;
- Capacitores sólidos no DC-DC;
- PCB Dual Layer;
- Aguentou estável até ~125% de carga (812W) com tensões estáveis e boa supressão de ripple e desligou sem queimar ou explodir.
* Nestes quesitos, ou a Rise Mode possuía componente que julgo importante e que não tinha nas demais ou possuía em melhor qualidade ou maior quantidade.
** Desconsiderei as fontes MSI A650BN e XPG Pylon devido a polêmica de troca de componentes por de menor qualidade após aprovação do Teclab.
*** Apesar de ter uma Gigabyte P650B há cerca de 1 ano em um dos meus PCs de casa e considerá-la muito boa até o momento, devido ao seu erro de projeto por não ter a ponte retificadora unida ao dissipador (isso mesmo, ela está sem contato algum com qualquer dissipador, há cerca de 5mm de distância do dissipador principal), o que poderá reduzir a eficiência e durabilidade devido a temperatura acima do que poderia ser obtida se este erro não existisse ou fosse corrigido.