Fonte precisa de tempo para poder iniciar?

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Volps
  • Data de Início Data de Início

Volps

Gato insano

Então, tenho uma EVGA 650GD 80+ Gold e esses dias eu venho notando uns comportamentos esquisitos.
Nunca parei para perceber isso, pq geralmente eu deixava meu pc ligado direto no filtro de linha (é um iClamper 8, umas das versões um pouco mais antigas), mas agora que eu tô puxando as tomadas, depois que deu uns problemas de energia aqui na vizinhança (sim, fiquei com o c* na mão), eu comecei a perceber uma demora de 5 segundos, aproximadamente, para eu conseguir dar start no pc.

As voltagens, segundo o Aida64 estão normais e segundo o OCCT também
83KyHtQ.png
PYzePDi.png

Antigamente eu só chegava em casa, como já estava ligado direto na tomada, era só apertar o power e o pc ligava, mas agora, tendo que ligar tudo e tal, eu percebo esse delay.
É normal a fonte ter esse delay de alguns segundos para poder ligar?

Ela ainda está na garantia, se for problema dela, eu poderia enviar para a EVGA dar uma conferida...

Se entendi bem, você pressiona o botão "Power" do gabinete, e a fonte leva 5 segundos em média para receber o sinal "Power_OK"?

Não se baseie em valores mensurados por software. Aida64, inclusive, não é um programa confiável nem para medir temperatura, quanto mais voltagem. A BIOS é mais precisa.

Se entendi bem, você pressiona o botão "Power" do gabinete, e a fonte leva 5 segundos em média para receber o sinal "Power_OK"?

Não se baseie em valores mensurados por software. Aida64, inclusive, não é um programa confiável nem para medir temperatura, quanto mais voltagem. A BIOS é mais precisa.
Opaa, boa noite.

Eu nem sabia se tinha como olhar esse tempo de segundos para a fonte receber o sinal. kkkk
Eu só dei uma conferida nas tensões pelo AIDA64 + OCCT pra não tá usando multímetro fio por fio, até pq minha fonte tem os cabos todos pretos e meu multímetro é analógico, aí tu já imagina a agonia que é pra saber qual cabo tem X tensão.

Mas enfim, voltando ao tópico: como eu disse, meu pc fica totalmente desligado, fora da tomada quando está sem uso.
Após o dia de trabalho, eu chego em casa a noite e coloco na tomada para usá-lo.
Se eu colocar na tomada, altenar a chave para I e pressionar o botão de ligar rapidamente, ele não liga.
Tipo, eu meio que tenho que colocar na tomada, alternar a chave para I, esperar alguns segundos (5-10), meio como se fonte estivesse carregando, tipo notebook sabe? Aí sim, apertar o botão power para ele ligar.

Opaa, boa noite.

Eu nem sabia se tinha como olhar esse tempo de segundos para a fonte receber o sinal. kkkk
Eu só dei uma conferida nas tensões pelo AIDA64 + OCCT pra não tá usando multímetro fio por fio, até pq minha fonte tem os cabos todos pretos e meu multímetro é analógico, aí tu já imagina a agonia que é pra saber qual cabo tem X tensão.

Mas enfim, voltando ao tópico: como eu disse, meu pc fica totalmente desligado, fora da tomada quando está sem uso.
Após o dia de trabalho, eu chego em casa a noite e coloco na tomada para usá-lo.
Se eu colocar na tomada, altenar a chave para I e pressionar o botão de ligar rapidamente, ele não liga.
Tipo, eu meio que tenho que colocar na tomada, alternar a chave para I, esperar alguns segundos (5-10), meio como se fonte estivesse carregando, tipo notebook sabe? Aí sim, apertar o botão power para ele ligar.

Ah tá, entendi melhor agora. Se for apenas isso, é completamente normal. Noto o mesmo comportamento, embora o intervalo seja bem menor.

Todo PC leva um certo tempo para energizar os componentes, mesmo que não tenha pressionado o botão "Power" do gabinete ainda.

Se você mantiver a fonte sempre ligada na chave, isso não ocorre, certo? Se isso te incomoda, você pode mantê-la ligada, visto que o consumo será mínimo.

Ah tá, entendi melhor agora. Se for apenas isso, é completamente normal. Noto o mesmo comportamento, embora o intervalo seja bem menor.

Todo PC leva um certo tempo para energizar os componentes, mesmo que não tenha pressionado o botão "Power" do gabinete ainda.

Se você mantiver a fonte sempre ligada na chave, isso não ocorre, certo? Se isso te incomoda, você pode mantê-la ligada, visto que o consumo será mínimo.
Oopa. Então, não me incomoda muito, só me causou um pouco de receio, se talvez a fonte estivesse morrendo, sabe?

Tenho um amigo tinha uma fonte que deu problema de maneira parecida, ela tinha que realmente carregar, tipo deixar ligada uns 10 minutos, pra daí ligar o pc. Era como se tivess dando carga em bateria de notebook. T_T

Aí tipo, se não fosse normal, como ela tá na garantia ainda, eu poderia falar com o pessoal fabricante poder dar uma olhada nela e tal.

Mas enfim, sendo normal, eu não vejo problema em esperar alguns segundos para iniciar o PC. Seria pior se voltasse a dar problema na rede elétrica aqui da vizinhança novamente e o PC ir todo de ralo por conta disso.

Users who are viewing this thread

Voltar