Fontes - Mistérios, verdades e mentiras da linha de +12V.

J@ckB@uer

Safra 2005
Registrado
Todos nós sabemos da importância de uma fonte de qualidade que possua Watts "reais", também sabemos que numa fonte a maior importância recai sobre a linha de +12V.
Acredito que muitos, como eu, ficam meio paranóicos com a real voltagem da linha de +12V e o quanto ela é estável.
Tenho uma Seventeam 750W com 4 linhas de +12V (com uma potência combinada de 60A nas quatro linhas) e ao visualizar a voltagem dessa linha das mais diversas maneiras, tive uma (desagradável) surpresa. Cada programa, software ou utilitário mostrava uma voltagem diferente em relação ao outro.
Por este motivo resolvi fazer esse tópico.
Abaixo estão screens do programas utilizados e as respectivas leituras, só não tenho screen da BIOS e, por isso, começo com ela.
Na BIOS era indicada uma voltagem de 12.03.


ABIT EQ (reparem que nesse caso a voltagem somente é mostrada com uma casa decimal)




Everest




SISoftware Sandra




ATI Tray Tools (Teste durante alguns minutos jogando Oblivion, reparem na variação! :eek: )



Continua...
 
Continuação...

Com toda essa divergência entre as leituras efetuadas, resolvi comprar um multimetro digital e fazer a real leitura (pelo menos a mais confiável de todas).
Testei navegando pela WEB por alguns minutos e jogando por mais outros diversos minutos. Agora tive uma (agradável) surpresa! :D
Screens abaixo.






De todas as maneiras utilizadas no teste, as que mais se aproximaram da leitura efetuada pelo multímetro foram aquelas feitas pela BIOS e pelo programa próprio da placa-mãe (ABIT EQ). Por outro lado os programas Everest, SISoftware Sandra e ATI Tray Tools indicaram leituras muito diferentes em relação ao multímetro e entre sí, exceto os dois primeiros que, estranhamente, indicaram a mesma leitura (11.43V do Everest e do SIS Sandra).

Conclusão:

Para acabar com o mistério (e a paranóia) utilizem um multímetro! ;)

Abraços!
 
bom pra reforca, mas disso ai ja estamos a saber hehehe :fun:
 
Descobriu a pólvora...
 
Muito bom J@ck :)
Só confirmou oq muitos sabiam, que as fontes Seventeam são muito boas. Parabens pelos teste ;)
 
As Seventeams são muito boas, mas a dele é de 750W da série EAJ, a que estou querendo comprar!!!
 
Descobriu a pólvora...

Vc realmente precisa ser desagradável em todo post que fale de fontes ST?

Falando do tópico. Eu passei pelo mesmo dilema quando adquiri a minha EAG. O Everest dizia uma coisa, a BIOS outra. Então peguei um multimetro e por dois dias seguidos fiquei monitorando a linha de 12V e a de 5V. Resultado, linhas completamente estáveis com todo tipo de aplicativo rodando.

Uma coisa muito importante quando se verifica a voltagem das linhas por softwares é analizar a variação, se ela não ocorrer com frequencia, mesmo que o software mostre uma voltagem meio estranha, pode ficar tranquilo.
 
Ainda não achei soft, exceto a bios da mobo, que mostre corretamente minhas voltagens. Olha só o que o everest (da mesma forma que o sandra) diz da voltagem da minha linha de +12v:

temp3.jpg
 
bom pra reforca, mas disso ai ja estamos a saber hehehe :fun:

Mas esse foi um dos motivos, reforçar (pois nunca é demais), e de tabela fica registrada mais uma experiência vivida por um de nós, dando mais conteúdo pra esse excelente fórum.
Fora que, constantemente, mais alguém se registra procurando ajuda, informação, conteúdo e etc.
Não fiz esse tópico achando que era o primeiro e único a fazê-lo, mas simplesmente por saber que, quanto mais informação melhor.
Aliás o tópico que tive (e tenho) como referência sobre fontes é o excelente tópico criado pelo Wolverine ("Porque usar uma fonte de boa procedência").
O mesmo que, ao contrário de uns, contribuiu com o tópico com uma ótima observação.

Muito bom J@ck :)
Só confirmou oq muitos sabiam, que as fontes Seventeam são muito boas. Parabens pelos teste ;)

Obrigado aí!
Que bom que gostou! :yes:

As Seventeams são muito boas, mas a dele é de 750W da série EAJ, a que estou querendo comprar!!!

Excelente escolha, tô pensando em fazer um mini-review dela. O que acha?
Se lhe interessar, comprei ela na RJCasemod com a Gisele por R$ 499,00 (o melhor preço que encontrei). ;)

[Wolverine];1648025 disse:
Vc realmente precisa ser desagradável em todo post que fale de fontes ST?

Falando do tópico. Eu passei pelo mesmo dilema quando adquiri a minha EAG. O Everest dizia uma coisa, a BIOS outra. Então peguei um multimetro e por dois dias seguidos fiquei monitorando a linha de 12V e a de 5V. Resultado, linhas completamente estáveis com todo tipo de aplicativo rodando.

Uma coisa muito importante quando se verifica a voltagem das linhas por softwares é analizar a variação, se ela não ocorrer com frequencia, mesmo que o software mostre uma voltagem meio estranha, pode ficar tranquilo.

Valeu pela força e pela observação! :yes:
O seu tópico foi e é inspiração de como se fazer um tópico de qualidade e conteúdo, parabêns! :thumbs_up

Descobriu a pólvora...

Bem... Deixa pra lá, não vale a pena... :slap:
 
Parabéns, se fizer um revieew me avise que tenho muito interesse.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo