• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Fontes qual escolher?

williamalves_silva

Active Member
Registrado
Bom, pessoal

Quero comprar uma fonte de potencia igual ou superior a 600w reais. Gostaria de indição de marcas ou modelos de fontes para que eu possa compra na sta ifigenia em sp, sei que o topico é repetitivo mas fonte é algo importante. Tbm gostaria de saber o que devo olhar em uma fonte, por exemplo verif. na especificação, a amperagem da linha de 12v, nas fontes tem duas ou tres linhas de 12v, somo todos amperes destas linhas de 12v e multiplico por 12 ai dá os watts aproximado da fonte, sei que as especificação são mentirosas nas fontes, por isso gostaria de alguma indição de fontes em torno de 300 reais. Corsair e Zalman vou descartar pois são muito caras. O sistema que vou utilizar é um phenom 9550+M3A+2GB+4870, Futuramente estarei fazendo um up para um phenom II 955+ECS black series+4870+4gb.

Grato
 
Para saber se podes contar com uma fonte e saber quantos Watts reais e "úteis" ela vai entregar para uma config moderna faça o seguinte..
Descubra a potência que ela poderá oferecer em 12 Volts. Como fazer se não está declarada??? descubra a corrente combinada nessa tensão ai de 12 Volts e, por favor, não me venha com soma dos valores dos limites das linhas que é fria. Se o fabricante não disser especificamente quanto é, acredite em mim, é muito melhor trocar logo de fabricante enquanto ainda não investiu nele. Se ele não te ajuda, se não está do teu lado, estará certamente contra ti...
Dou um exemplo:
Antec550W.jpg

Veja ai, se somares as três linhas de 12 Volts terás 18+18+18 = 54 Amperes. Note que o fabricante abaixo dessas 3 linhas, abaixo dos 3 valores de 18 Amperes ele declara que a fonte só conseguirá entregar 504 Watts ali nessas linhas.. Até já temos a potência das linhas de 12 nesse caso, mas se quisesses descobrir a corrente combinada dessas linhas de 12 Volts ela seria igual a 504/12 = 42 Amperes e não aqueles 54 da soma dos limites..

Sabendo pois ou da potência ou da corrente combinada (que multiplicada por 12 dará a potência combinada) , some 50, ou 60 ou 70 Watts e terá a potência total útil dessa fonte. Para fontes de baixa potência, até 400 Watts some 50, Acima de 400 até 700, some 60 e acima de 700 some 70 Watts.
Essa potência extra de 50, 60 ou 70 Watts é o que uma config moderna , média, típica irá demandar de todas as demais linhas, e com certeza todas as fontes do mercado conseguirão entregar essa potência dai, de 50,60 ou 70 Watts.

No caso dessa dai, são 504 Watts + 60 = 564 Watts úteis em uma fonte de 550 Watts. Ótimo, posso contar com ela... Podes ter certeza dessa potência dai.. Querendo ser conservador fique com o limite do fabricante, de 550 Watts..

Veja ai com uma outra fonte:
CoolerMasterRS_460_PMSR.jpg

Fica fácil de saber a potência útil nesse caso pois será 312 + 60 = 372 Watts úteis, embora a fonte carregue no nome, 460 Watts, parte dele inúteis...

Outro exemplo, agora de uma fonte antiga, projetada para atender configs antigas com alta demanda nas linhas de baixa tensão:
TR2_430W.jpg

Com uma só linha de 12 Volts também é fácil.. Potência total útil = (12 x 18)+60 = 276 Watts úteis, embora carregue no nome o valor de 430 Watts

Para terminar, uma velha conhecida de todos:
HuntkeyLW_6450SG.jpg

Veja lá, em 12 Volts 286 Watts... Potência total útil = 286+60 = 346 Watts úteis, como se sabia, nem necessitando ter explodido a mesma, ao testá-la com 450 Watts, que dizia ter como potência...

Olho vivo então...

Se quiseres portanto buscar uma fonte com úteis 600 Watts, busque por alguma que consiga entregar no mínimo (600-70)/12 = 44 Amperes nas linhas de 12 Volts, no modo combinado, ou 530 Watts nesses 12 Volts...

Barbada não???
Abraço..
 
Dou um exemplo:
Antec550W.jpg

Veja ai, se somares as três linhas de 12 Volts terás 18+18+18 = 54 Amperes. Note que o fabricante abaixo dessas 3 linhas, abaixo dos 3 valores de 18 Amperes ele declara que a fonte só conseguirá entregar 504 Watts ali nessas linhas.. Até já temos a potência das linhas de 12 nesse caso, mas se quisesses descobrir a corrente combinada dessas linhas de 12 Volts ela seria igual a 504/12 = 42 Amperes e não aqueles 54 da soma dos limites..

Como faço para descobrir a corrente combinada nas linhas de 12 Volts caso eu não tenha essa potência de 504 Watts declarada pelo fabricante, qual formula usar ao invés de somar os 18 +18 +18 Amperes.
 
Tenho uma Corsair TX 650W, ótima fonte

3 anos de garantia pela WAZ e 5 pela corsair

se a sua placa mae tem conector de 8 pinos na placa mae pegue a TX 750 meu amigo pegou esta e tá rodando 2 GTX 260 liso

abraço
 
Como faço para descobrir a corrente combinada nas linhas de 12 Volts caso eu não tenha essa potência de 504 Watts declarada pelo fabricante, qual formula usar ao invés de somar os 18 +18 +18 Amperes.
Ai meu irmão, não existe fórmula. Esse é um dado de projeto da fonte e quem define a potência possível de ser demandada de um determinado enrolamento não tem a ver somente com aquele enrolamento mas sim com o aprovisionamento de potência, ou seja, potência não se cria. Só sairá da fonte se entrar na mesma.. Toda essa relação de potências de secundário e primário, associada com a escolha dos componentes, mais a bitola do fio do enrolamento é que vai determinar a capacidade de oferta de potência. Se alguém lhe disser alguns números mágicos, de multiplicar isso por aquilo, esqueça e troque de leitura. Não é possível se dimensionar sem os dados de quem fez ou no mínimo testou a fonte, fazendo uma série de simulações até inferir alguma coisa sobre a potência que ela é capaz de oferecer..

Quando o fabricante diz essa potência ou a corrente combinada significa que a fonte não é capaz de entregar mais corrente do que aquela dali???
Não, absolutamente não. Essa declaração dada pelo fabricante significa que ele garante, boata a mão no fogo, pela fonte conseguir entregar aquela corrente, ou potência, mantendo as tensões dentro dos valores especificados e com a respectiva tolerância...

Não é só a questão de potência mas também a estabilidade das tensões dentro da tolerância...
 
lfaller como e´feito o calculo de potencia combinada nas linhas de 12v?
pergunto isso pq ja vi fonte com 3 linhas de 12v de X amperes
e ja vi fontes com 4 linhas de 12v e os mesmos X amperes só q com a mesma potencia na linha dos 12v
 
Grande lfaller...
Eu fico impressionado com a sua dedicação e paciência para ajudar o pessoal daqui sem nunca cobra nada em troca (pq eu ja vi gente em outras sessões cobrando para poder passar informações que fora conseguidas de graça por outro membro... é lamentável isso)... é claro, que não só vc, mas o grupo que "habita" essa parte desse forum... são muito legais os textos e explicações que encontro aqui... gostaria que todo o forum fosse assim... mas nda é perfeito...

só fiquei "triste" em saber, que a minha fonte só tenho 372 Watts úteis... hhaahhahaha
contudo, para a minha atual configuração tá bom demais...

P.S.: o filtro de linha ta uma maravilha... econômia mensal de mais ou menos 25 reais... ahhahahaha obrigado mesmo pelas aquelas dicas e paciências...
 
lfaller como e´feito o calculo de potencia combinada nas linhas de 12v?
pergunto isso pq ja vi fonte com 3 linhas de 12v de X amperes
e ja vi fontes com 4 linhas de 12v e os mesmos X amperes só q com a mesma potencia na linha dos 12v
Esse cálculo não é feito e sim a fonte é projetada para fornecer determinada potência. Toda fonte tem inicialmente uma só linha de 12 Volts. Dessa linha de 12 Volts são derivados tantos quantos se queira ramos de distribuição (o fabricante faz isso) . Cada ramo é amostrado em corrente e essa informação de corrente de cada ramo entra em um CI que tem a finalidade de interagir com o controlador de PWM para bloquear a fonte se transgredida alguma das correntes monitoradas em cada ramo..

Veja então que toda a fonte tem uma única saída de 12 Volts, até mesmo aquelas com duplo transformador como essas dai:
http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/Lafaller1/DuplotrafoDuplaFonteThermaltakeToug.jpg
http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/Lafaller1/DuplotrafoDuplaFonteCorsairHX1000.jpg
http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/Lafaller1/DuplotrafoCoolmaxCUQ-1350B.jpg
http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/Lafaller1/DuplotrafoSilverstoneStriderST1200.jpg
http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/Lafaller1/DuploTrafoSilverstoneOP1000-E1kWPSU.jpg

Desse modo quem define quantas linhas de distribuição cada fonte terá é seu fabricante, na hora do projeto, inclusive podendo usar uma mesma fonte, de uma mesma potência para fazer 4 modelos diferentes de fonte, com 1, 2, 3 e 4 linhas de + 12 Volts, se ele assim desejar. O fato de ter mais linhas não agrega potência, nem tira potência, simplesmente passa a monitorar a linha..
O advento de múltiplas linhas foi introduzido para agregar melhor proteção a fonte, do ponto de vista "catástrofe". Nem diria uma melhor proteção mas sim um controle mais "fino" desse evento.
Imagine que se tenha uma fonte primária, origem, com uma única linha de 12 Volts com digamos 90 Amperes (isso dai são 12 x 90 = 1080 Watts)
Imagine um determinado curto circuito fora da fonte, na placa de vídeo, que teve sua GPU parcialmente em curto vindo a provocar uma demanda de uma corrente de digamos 80 Amperes... A fonte não vai poder desligar, se proteger, nem proteger seu PC nem a placa de vídeo, que pode entrar em combustão até nessa hora, pois ela, a fonte, normalmente pode oferecer mais do que isso, até 90 Amperes. A fonte não vai poder diferenciar se esses 80 Amperes dessa hora são derivados de um curto, de uma anomalia qualquer em uma placa de vídeo por exemplo, ou de uma demanda normal..
Quebrando essa distribuição de energia em vários circuitos todos eles monitorados se pode sim melhor proteger tanto a fonte quanto aos demais componentes. Ficou estabelecido que as fontes não deveriam ter circuitos com capacidade maior que 240 Watts de energia. Isso dai dá 240/12 = 20 Amperes. As fontes então passaram a proteger no máximo cada um de seus circuitos de saída aos 20 Amperes máximos (pode o fabricante colocar menos que 20). Os fabricantes de placas e demais periféricos não fazem dispositivos com demanda maior que esses 20 Amperes, e tudo fica resolvido. Nessa fonte com múltiplos circuitos aquela demanda de 80 Amperes seria considerada fora das especificações (máximo de 20 Amperes) e a fonte seria desligada...
Eu não sei o porque do espanto.. Sua casa a minha casa a casa da maioria de nós é desse modo. Existe na entrada geral, no contador de energia, existe um disjuntor único de digamos 80 Amperes. Se isso bastasse assim ficaria. Um possível curto em uma tomada poderia não chegar a demandar 80 Amperes, de modo a não desligar o disjuntor principal, e sua casa arriscaria a pegar fogo..

Para evitar isso dai, no quadro de disjuntores existe uma série de disjuntores menores, de 20 Amperes por exemplo, que resolvem essa questão. Nas fontes é igual...

Abraço...
 
Ai Lfaller, obrigado pela atenção, é que tinha duvidas quanto a isso, assim como o aristeu, mas agora ja está tudo certo, Valeu!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo