[TÓPICO OFICIAL] Football Manager

slitaz159

know-it-all Member
Registrado
ATENÇÃO!!!!

A pedido dos membros jogadores de Football Manager aqui do fórum, criei esse tópico com a intenção de reunir todos os jogos da franquia Football Manager em apenas um tópico oficial. Desta forma a discussão sobre as diversas versões do game ficam centralizadas em apenas um tópico e fica mais fácil reunir os membros para trocar ideias sobre o jogo aqui no fórum, visto que não foi criado tópico da versão 2017 e ainda tem gente que joga o 2016 abaixo (meu caso). Atualizarei sempre essa postagem inicial, dentro do possível, com as últimas notícias sobre a última versão do game e suas features.

Football-Manager-2021-New-Features-Wishlist.jpg
Quais as novidades do FM2021?
Que novidades podemos esperar? Algumas serão tornadas públicas a partir do final de agosto, porém podemos entretanto prever outras, muito solicitadas pela comunidade e que encontram eco nos ouvidos dos criadores do jogo.

1. Brexit e as licenças de trabalho
Para começar, o Brexit irá certamente reduzir as opções de estrangeiros na Premier League, potencialmente de forma mais acentuada em comparação com o FM2020. Todos os contratos atuais de jogadores estrangeiros deverão manter-se iguais até ao seu término, no entanto, posteriormente terão de ser renovados o que poderá ser mais difícil. Isto será certamente um “turn off” para todos aqueles que gostavam de jogar naquela que é tida como a liga de futebol mais competitiva do mundo.

2. Novos talentos
Como é apanágio do jogo é expectável que muitas das novas promessa do futebol mundial surjam no jogo ou vejam os seus atributos consideravelmente melhorados, designadamente promessas como Youssoufa Moukoko do Dortmund, Samuele Vignato do Chievo, Torben Rhein do Bayern Munique ou Álvaro Carrillo do Real Madrid.

Existe um processo de licenciamento de novos talentos para o novo FM21. São jogadores entre os 15 e os 18 anos de idade na sua maioria, mas alguns de 19 anos. O limite é a idade de 20 anos completos até 30 de junho de 2020. Alguns são grandes promessas, como Youssoufa Moukoko do Dortmund, Samuele Vignato do Chievo, Torben Rhein do Bayern Munique e Álvaro Carrillo do Real Madrid.

3. Utilizar duas formações durante o jogo
A comunidade de FM tem sido particularidade incisiva na possibilidade do jogo permitir a utilização de duas formações diferentes, a aplicar em função do momentos do jogo: uma para quando se tem a bola e outra para quando se a perde. Automaticamente, a disposição da equipa em campo mudaria consoante se tem a bola ou não, como de 4-3-3 para 3-4-3, por exemplo. Esta é uma das novidades que é esperada no novo Football Manager 2021.

4. Treinar equipas de sub-23
Muitos fãs do FM pedem que na nova versão de 2021 seja possível começar o modo carreira a treinar uma equipa sub-23. Se tal opção fosse possível, daria a expetativa aos jogadores de poderem cimentar o seu conhecimento tático do jogo sem se preocuparem com o financiamento do clube e os problemas que estão “atrelados” às equipas principais. Será esta uma das novidades do novo jogo?

5. Efeito Jamie Vardy
Todos sabemos que a carreira de Jamie Vardy, jogador do Leicester City, se transformou quase de um dia para outro, apesar de ter começado a carreira de futebolista em circunstâncias pouco habituais – como futebolista amador. Uma das alterações que a comunidade tem vindo a pedir é que seja concedida a possibilidade de um jogador de um jogador dos escalões mais baixos poder ascender ao futebol do topo mundial.

Embora os atributos dos jogador melhorem em função de várias condicionantes, designadamente o treino e o tempo de jogo, não nos recordamos de uma situação em que, no jogo, um jogador da 5.ª divisão tenha ascendido à 1.ª liga. É a isto que chamamos “É o efeito Jamie Vardy”.

6. Vestuário dos treinadores
No Football Manager poucas são as opções de vestuário para os treinadores, a isso acresce que a personalização das opções existente é muito limitada. Uma das exigências dos jogadores é que a Sports Interactive resolva isso no FM21. Atualmente, praticamente todos os treinadores usam roupas muito parecidas, o que impede um nível mais elevado de personalização na hora de escolher o vestuário.

7. Mercado de transferências mais realista
Um maior realismo no mercado de transferências será uma das apostas na nova versão do Football Manager, tal como tem sido a praxe nas últimas que foram lançadas. Apesar de grandes melhorias nos últimos anos, ainda acontecem coisas estranhas durante a janela de transferências, como jogadores sem experiência nenhuma a serem vendidos por montantes altíssimos. É esperado um upgrade no mercado de transferências.

Fonte: https://footballmanager.pt/football-manager-2021-data-de-lancamento-e-principais-novidades
910933d83129c0d7b31309a7a8dd05fab6773239.jpg
Nome: Football Manager 2018
Desenvolvedor: Sports Interactive
Distribuidor: SEGA
Gênero: Esporte/Manager
Lançamento: 10/11/2017

Sinopse:
É dito que o futebol é um jogo de opiniões, mas é a sua que conta por aqui!

Agora o jogo está nas suas mãos; de quem você assina e quem vende, a como você gerencia seu orçamento. Você vai construir táticas em torno dos jogadores à sua disposição ou treiná-los para obter a melhor performance? Quem você escolhe e quem você banca afeta a harmonia da equipe, e cabe a você gerenciar sua estratégia.

Seja o melhor e se torne a estrela do show! Aparecendo nas manchetes dos jornais e dominando as tendências nas mídias sociais; deixe sua marca na história do futebol, se você tiver sucesso, é claro. Com uma profundidade de gerenciamento única! e escolhas que definem cada etapa do seu potencial, é hora de decidir o tipo de gerente que você é!



Destaques:


  • Experimente modo de gerenciamento dos maiores países do futebol;
  • Ganhe o título com qualquer um dos melhores 2500 clubes do mundo;
  • Movimente e conheça o mercado de transferência com mais de 600.000 jogadores e funcionários reais;
  • Tenha uma experiência diferente de qualquer visão que você possuía antes! E tenha garra para ser o melhor!
Algumas novidades da versão 2018:



fm-2019-capa-500x500.jpeg

Nome: Football Manager 2019
Desenvolvedor: Sports Interactive
Distribuidor: SEGA
Gênero: Esporte/Manager
Lançamento: 06/09/2018
Sinopse:

Football Manager 2019 resgata a tradição da série de buscar o máximo de realismo e profundidade possível na simulação de uma partida de futebol e da rotina de um verdadeiro treinador do esporte. Com ampla repaginação gráfica, o jogo possui o melhor visual já visto na série, e também a interface mais amigável em seus menus.

A intenção de deixar o jogo mais acessível para novatos é evidente na opção de autopreenchimento do elenco com as melhores peças à disposição do treinador, tudo de acordo com a sua tática favorita. Assim, é possível estudar as melhores composições de atletas com uma bem-vinda ajuda da inteligência artificial.

Como de praxe na série, é possível gerenciar o comportamento do time até mesmo durante as partidas, com comandos diretos para apertar a marcação ou jogar mais recuado e seguro. É preciso ainda gerenciar a moral da equipe, ter bom relacionamento com os atletas e escolher um capitão que tenha o maior impacto possível para motivar seus companheiros de equipe.

A edição 2019 também inaugurou um novo sistema de treinamento subdividido em 11 opções distintas, culminando em 40 sessões de treinamento possíveis para aprimorar o posicionamento tático, defesa, ataque, goleiros, entre outros. Além disso, é possível melhorar a moral do time realizando eventos em grupo para os atletas socializarem entre si.

Além de aumentar o número de times e atletas oficialmente licenciados, Football Manager 2019 também é o primeiro capítulo da série a contar com a intervenção do VAR, o árbitro de vídeo, durante as partidas. O único problema é que, apesar das tentativas de tornar o jogo mais inclusivo, ele ainda pode ser intimidador para os jogadores mais casuais graças à profundidade de suas mecânicas.

fonte

Algumas novidades da versão 2019:


 
Última edição:
Bom, to no FM 2016 aqui. Ano 2022 com Pumas do México. Venci Concacaf e campeonato Mexicano, no mundial perdi pro Cruzeiro na semi-final jogando melhor. Depois posto uns prints aqui.
 
Bom, to no FM 2016 aqui. Ano 2022 com Pumas do México. Venci Concacaf e campeonato Mexicano, no mundial perdi pro Cruzeiro na semi-final jogando melhor. Depois posto uns prints aqui.

Pô, perder pro crüzeiro não dá em!? Hahahaha... Eu to jogando o 18 já, achei o melhor dos últimos três anos mas o sistema novo de scout ficou uma bosta.
 
Pô, perder pro crüzeiro não dá em!? Hahahaha... Eu to jogando o 18 já, achei o melhor dos últimos três anos mas o sistema novo de scout ficou uma bosta.

E esse esquema de gerenciamento do plantel, como ficou? Agora tem uma menu de hierarquia pra informar quem é menos importante e quem é mais influente dentro do elenco, pelo que vi. Achei interessante pelo lado de que fica mais fácil manejar o "ego" do grupo, mas espero que eles não tenham problematizado ainda mais a questão extra-campo, é um saco jogador que é quinto reserva, contratado com esse estatuto, ficar cobrando titularidade, é até ilógico.
 
E esse esquema de gerenciamento do plantel, como ficou? Agora tem uma menu de hierarquia pra informar quem é menos importante e quem é mais influente dentro do elenco, pelo que vi. Achei interessante pelo lado de que fica mais fácil manejar o "ego" do grupo, mas espero que eles não tenham problematizado ainda mais a questão extra-campo, é um saco jogador que é quinto reserva, contratado com esse estatuto, ficar cobrando titularidade, é até ilógico.

Eu achei bem legal, se você querido pelos principais líderes do elenco os problemas são bem mais fáceis de serem resolvidos... Ainda não joguei tempo suficiente pra ver o impacto disso no save nem como os jogadores estão se comportando mas muita gente disse que ainda tem os reservas que sempre reclamam e os caras que ganham 10k e na hora de renovar querem ganhar 110k.
 
Eu achei bem legal, se você querido pelos principais líderes do elenco os problemas são bem mais fáceis de serem resolvidos... Ainda não joguei tempo suficiente pra ver o impacto disso no save nem como os jogadores estão se comportando mas muita gente disse que ainda tem os reservas que sempre reclamam e os caras que ganham 10k e na hora de renovar querem ganhar 110k.

Essa parte dos salários eu acho realista, o que eu acho sem noção é tu contratar um jogador pra ser reserva e ele cobrar titularidade. Pra que diabos servem os estatutos de lugar no time? :apelo:
 
Alguns prints do meu save:

E05DDB01CABAD46522D9E5D844F35BF3CF01AD33


D3A610D45FC743474731278A57F7D5A1CF583228


68201F3941BD37D26D0EDCB2D50D7E337CD93D71
 
Essa parte dos salários eu acho realista, o que eu acho sem noção é tu contratar um jogador pra ser reserva e ele cobrar titularidade. Pra que diabos servem os estatutos de lugar no time? :apelo:

Pô véi, não acho realista não, o cara querer um aumento de 100k de uma vez é absurdo demais, se for o jovem craque do time, futura estrela pode até ser mas acontece demais com jogadores da base que acabam de subir e jogadores pra compor elenco... Até que aqui quando eu coloco o status de reserva ou rotação não tem tanta reclamação, mas que é bizarro um reserva reclamando de falta de jogo é.
 
Pô véi, não acho realista não, o cara querer um aumento de 100k de uma vez é absurdo demais, se for o jovem craque do time, futura estrela pode até ser mas acontece demais com jogadores da base que acabam de subir e jogadores pra compor elenco... Até que aqui quando eu coloco o status de reserva ou rotação não tem tanta reclamação, mas que é bizarro um reserva reclamando de falta de jogo é.

Sim, jogar em clubes menores é complicado com esse negócio de querer dobrar salário toda hora. O segredo é fazer contrato longo, pegar newgens com PA alto (GenieScout ehhe), desenvolver e vender, remontando o time da mesma forma. Uma coisa que eu sempre faço nos contratos é pagar salario fixo e "nada mais", sempre excluo bônus por partida, por determinado numero de atuações e jamais coloco porcentagem de aumento salarial por ano. Fazendo isso, já dá uma boa margem pra controlar as finanças.
 
Sim, jogar em clubes menores é complicado com esse negócio de querer dobrar salário toda hora. O segredo é fazer contrato longo, pegar newgens com PA alto (GenieScout ehhe), desenvolver e vender, remontando o time da mesma forma. Uma coisa que eu sempre faço nos contratos é pagar salario fixo e "nada mais", sempre excluo bônus por partida, por determinado numero de atuações e jamais coloco porcentagem de aumento salarial por ano. Fazendo isso, já dá uma boa margem pra controlar as finanças.

Genie Scout salva mesmo hahaha... Sobre os salários, eu vi um guia no fmscout.com se não me engano, e o cara da muitas dicas boas, principalmente pra quem joga LLM, sobre bonus, empresários etc. Vale a pena ler.
 
Genie Scout salva mesmo hahaha... Sobre os salários, eu vi um guia no fmscout.com se não me engano, e o cara da muitas dicas boas, principalmente pra quem joga LLM, sobre bonus, empresários etc. Vale a pena ler.

Sempre leio as postagens de lá. Aprendi coisas interessantes, como onde determinado atributo pode influenciar e em qual situação é útil.
 
Sim, jogar em clubes menores é complicado com esse negócio de querer dobrar salário toda hora. O segredo é fazer contrato longo, pegar newgens com PA alto (GenieScout ehhe), desenvolver e vender, remontando o time da mesma forma. Uma coisa que eu sempre faço nos contratos é pagar salario fixo e "nada mais", sempre excluo bônus por partida, por determinado numero de atuações e jamais coloco porcentagem de aumento salarial por ano. Fazendo isso, já dá uma boa margem pra controlar as finanças.
Po brother, tem casos que esses bônus podem ser bem interessantes de serem usados. Bônus por gol marcado pra jogador que nao é de fazer mt gol, que é mais das assistências, ou que nao joga mt perto do gol. Bônus após 5 internacionalizaçoes pra jogador que vc duvida mt que seja convocado 5 vezes. Bônus após 50 partidas pelo campeonato pra jogador que 1: vc pretende vender dentro de 1-2 anos e nao espera que ele atinja essa meta. 2: vc espera estar em condiçoes financeiras bem melhores dentro de 2 anos de modo que nao seja uma despesa pesada no seu balanço... Enfim
Essas artimanhas podem te ajudar a oferecer um salário-base menor pro cara te dando mais espaço no orçamento salarial pra fazer outras coisas. A sua despesa mensal com salários nao vai ser todo mes exatamente igual (até pq tem meses com 4 domingos outros com 5) mas tirando isso a diferença vai ser inexpressiva. E tem empresários tb que nao te deixam escolham, impondo certas cláusulas no contrato tipo bônus por partida, gol, clean sheet (caso de defensor e goleiro) e aumento salarial anual (caso de jovens) que nao tem como fugir.
 
Po brother, tem casos que esses bônus podem ser bem interessantes de serem usados. Bônus por gol marcado pra jogador que nao é de fazer mt gol, que é mais das assistências, ou que nao joga mt perto do gol. Bônus após 5 internacionalizaçoes pra jogador que vc duvida mt que seja convocado 5 vezes. Bônus após 50 partidas pelo campeonato pra jogador que 1: vc pretende vender dentro de 1-2 anos e nao espera que ele atinja essa meta. 2: vc espera estar em condiçoes financeiras bem melhores dentro de 2 anos de modo que nao seja uma despesa pesada no seu balanço... Enfim
Essas artimanhas podem te ajudar a oferecer um salário-base menor pro cara te dando mais espaço no orçamento salarial pra fazer outras coisas. A sua despesa mensal com salários nao vai ser todo mes exatamente igual (até pq tem meses com 4 domingos outros com 5) mas tirando isso a diferença vai ser inexpressiva. E tem empresários tb que nao te deixam escolham, impondo certas cláusulas no contrato tipo bônus por partida, gol, clean sheet (caso de defensor e goleiro) e aumento salarial anual (caso de jovens) que nao tem como fugir.

Aumento salarial anual eu nem contrato, essa clausula é a regra pra quebrar orçamento.
 
Problema desses FM é que se tornaram altamente complexos, sem que houvesse informação suficiente para entendê-los. Algo como um bom feedback.

Por isso ainda jogo meu CM0102 modificado para 2017 todo atualizado. Muito superior em qlq aspecto.
 
Problema desses FM é que se tornaram altamente complexos, sem que houvesse informação suficiente para entendê-los. Algo como um bom feedback.

Por isso ainda jogo meu CM0102 modificado para 2017 todo atualizado. Muito superior em qlq aspecto.

Eu discordo, acho que tem muita informação sim, o grande problema é que não temos tanto tempo assim pra dedicar como no passado, eu pelo menos não tenho hahahaha!
CM01/02 é o melhor jogo da história e eu gosto de jogar ele com a database original, puta saudosismo hahaha
 
Eu discordo, acho que tem muita informação sim, o grande problema é que não temos tanto tempo assim pra dedicar como no passado, eu pelo menos não tenho hahahaha!
CM01/02 é o melhor jogo da história e eu gosto de jogar ele com a database original, puta saudosismo hahaha
Não vejo muito feedback. É muita coisa pra fazer também, um exagero. Acabamos sendo manager, presidente, preparadores, assistentes... Um exagero. Eu queria muito conseguir jogar, mas não dá. Tornou-se complexo demais.
 
Não vejo muito feedback. É muita coisa pra fazer também, um exagero. Acabamos sendo manager, presidente, preparadores, assistentes... Um exagero. Eu queria muito conseguir jogar, mas não dá. Tornou-se complexo demais.

De fato é coisa demais mesmo, tem a opção de deixar algumas funções com o assistente técnico mas nem sempre ele faz como queremos aí dá merda hehe... Mas é bem isso mesmo, é muita coisa pra se fazer e pouco tempo pra executar.
 
Aumento salarial anual eu nem contrato, essa clausula é a regra pra quebrar orçamento.
Se tratando de jovens eu acho que dá pra contratar, ainda mais se tiver potencial bom. Eu nao jogo com times pequenos mas com qualquer time que tiver uma folha salarial pelo menos 200 mil euros/semana (isso já é pouquissimo na europa) e vc contratar um jovem com potencial pra desafiar lugar no time principal que esta pedindo 1,5k€/semana e aumento salarial anual de 30%, é um aumento bem inexpressivo, ele vai ganhar 2,0k€ no 2 ano, 2,75k€ no 3 ano e 3,75k€ no 4 ano (isso arredondando pra cima os valores). Quatro anos, é o suficiente pra esse jovem que vc tenha contratado digamos com 16-17 anos estar com 20-21 anos e aí sim vc renovar o contrato com ele eliminando essa cláusula de aumento salarial anual. Pelo menos é assim que eu penso, geralmente com jovens sub21 os empresários impoem essa cláusula, principalmente se vc estabelecer no contrato que são jovem ou jovem promessa (ou seja, nenhum dos 4 status que geralmente jogam partidas oficiais: jogador-chave, equipe principal, rotação e reserva). Agora, claro que se alguém ficar contratando 20 newgens por temporada essa cláusula pode se tornar um peso no orçamento, mas com essa dificuldade que vc mesmo ja citou de manter um elenco com mais de 22 jogadores satisfeitos no FM eu duvido que tenha alguém que contrate tantos newgens assim, a nao ser por questões de puro profit.
 
Se tratando de jovens eu acho que dá pra contratar, ainda mais se tiver potencial bom. Eu nao jogo com times pequenos mas com qualquer time que tiver uma folha salarial pelo menos 200 mil euros/semana (isso já é pouquissimo na europa) e vc contratar um jovem com potencial pra desafiar lugar no time principal que esta pedindo 1,5k€/semana e aumento salarial anual de 30%, é um aumento bem inexpressivo, ele vai ganhar 2,0k€ no 2 ano, 2,75k€ no 3 ano e 3,75k€ no 4 ano (isso arredondando pra cima os valores). Quatro anos, é o suficiente pra esse jovem que vc tenha contratado digamos com 16-17 anos estar com 20-21 anos e aí sim vc renovar o contrato com ele eliminando essa cláusula de aumento salarial anual. Pelo menos é assim que eu penso, geralmente com jovens sub21 os empresários impoem essa cláusula, principalmente se vc estabelecer no contrato que são jovem ou jovem promessa (ou seja, nenhum dos 4 status que geralmente jogam partidas oficiais: jogador-chave, equipe principal, rotação e reserva). Agora, claro que se alguém ficar contratando 20 newgens por temporada essa cláusula pode se tornar um peso no orçamento, mas com essa dificuldade que vc mesmo ja citou de manter um elenco com mais de 22 jogadores satisfeitos no FM eu duvido que tenha alguém que contrate tantos newgens assim, a nao ser por questões de puro profit.

Chegou no ponto certo, falamos dos lucros ehhe
Eu uso GenieScout pra garimpar newgens de PA alto, contrato, empresto eles para se desenvolverem e depois que já estão valendo bom preço vendo pra fazer caixa. Melhor forma de enriquecer um clube no jogo.
 
comprei todos até o 2016, mas to jogando agora CM 01/02 acho que é o melhor da história..não tem os frufru das versões posteriores kkkk

achei um fórum gringo que tem um galerão que joga, deixaram o jogo todo atualizado, recomendo..

e a Eidos liberou a. iso do jogo faz um tempinho, então é de grátis.
 
comprei todos até o 2016, mas to jogando agora CM 01/02 acho que é o melhor da história..não tem os frufru das versões posteriores kkkk

achei um fórum gringo que tem um galerão que joga, deixaram o jogo todo atualizado, recomendo..

e a Eidos liberou a. iso do jogo faz um tempinho, então é de grátis.


manda o forum ai

tem brasileirão?
 
De fato, CM ainda tem uma comunidade bem ativa de jogadores, muito pela objetividade e simplicidade do jogo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo