Freelancer com Linux e Serviços que rodam nele

Vocês costumam a fazer freelancer informal com habilidades relativas a Linux e implentando serviços que rodem nele?
Tinha uma época que eu instalava servidores oracle.

Instalava Centos + Oracle, configurava o banco + alguns serviços e backup.

Hoje em dia vai ficar cada vez mais raro, pessoal ta migrando pra nuvem.
 
Obrigado. Era a resposta eu já esperava, com a cloud. Freelancer informal em redes tem diminúido drasticamente.

Acredito que o mais propenso agora, seja somente atuar como Consultor + CNPJ + Certificados com empresas a base de contratos, ou seja, no formal.
 
Última edição:
Obrigado. Era a resposta eu já esperava, com a cloud. Freelancer informal em redes tem diminúido drasticamente.

Acredito que o mais propenso agora, seja somente atuar como Consultor + CNPJ + Certificados com empresas a base de contratos, ou seja, no formal.

As empresas ainda precisam desse tipo de serviço, só que agora com a nuvem ficou mais fácil trabalhar. Hoje tenho todos os meus servidores rodando na nuvem da oracle.
 
As empresas ainda precisam desse tipo de serviço, só que agora com a nuvem ficou mais fácil trabalhar. Hoje tenho todos os meus servidores rodando na nuvem da oracle.
Mas esses serviços que você presta. Você presta ...
  • Na total informalidade?
  • Clientes comuns (CPF) ou empresas (CNPJ)?
 
Mas esses serviços que você presta. Você presta ...
  • Na total informalidade?
  • Clientes comuns (CPF) ou empresas (CNPJ)?
Tenho clientes que são empresas, e precisam de NF, e tenho clientes que são pessoas fisicas e não precisam de NF.

E ao emitir NF não quer dizer que tu precisa criar uma empresa, tu pode ir na Prefeitura e pedir uma nota avulsa de serviço. Claro que a partir do momento que tu possui muitos clientes, o ideal é criar uma empresa.

O mais importante é oferecer um serviço e ser pago por ele, não importa se teu cliente é uma empresa ou um programador precisando de uma infraestrutura.
 
Tenho clientes que são empresas, e precisam de NF, e tenho clientes que são pessoas fisicas e não precisam de NF.

E ao emitir NF não quer dizer que tu precisa criar uma empresa, tu pode ir na Prefeitura e pedir uma nota avulsa de serviço. Claro que a partir do momento que tu possui muitos clientes, o ideal é criar uma empresa.

O mais importante é oferecer um serviço e ser pago por ele, não importa se teu cliente é uma empresa ou um programador precisando de uma infraestrutura.
Eu perguntei especificamente, para o caso que o freelancer é servidor público federal. Então, ele deseja atuar totalmente informal.

Você costuma precisar se deslocar para atender o cliente, ou é tudo prestado remoto?
 
Eu perguntei especificamente, para o caso que o freelancer é servidor público federal. Então, ele deseja atuar totalmente informal.

Você costuma precisar se deslocar para atender o cliente, ou é tudo prestado remoto?
Configuração na nuvem é tudo remoto, só é preciso conversar com o cliente pra definir o que ele quer e depois executar o serviço.

Mesmo ele sendo servidor federal, nada impede ele de prestar serviço fora do expediente, claro que se ele quiser ficar 100% informal é uma opção dele.

Na verdade não existe regras, se quiser atender somente remoto, durante a manhã, sem emitir nota, é tudo opção de quem esta prestando serviço, só não pode reclamar que não acha cliente, pois tem gente que vive disso e esta sempre disponivel.
 
Perdão, mas acho que você se enganou.

Um servidor federal fora do expediente somente tem como atuar informalmente.

Para ter CNPJ, ele não poder administrador ou ser o sócio majoritário da mesma (isso considerando que ele quer trabalhar independente).
 
Perdão, mas acho que você se enganou.

Um servidor federal fora do expediente somente tem como atuar informalmente.

Para ter CNPJ, ele não poder administrador ou ser o sócio majoritário da mesma (isso considerando que ele quer trabalhar independente).

Segue informal então!!!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo