• Assim como acontece todos os anos, abrimos a seção Black Friday: ACESSE CLICANDO AQUI. Portanto o For Sale ficará fechado durante a Black Friday e Cyber Monday.

Frequência de Memórias x FSB da CPU

Fenris

Que fofo =)
Fui informado hoje sobre a seguinte coisa:

A CPU que vou comprar (Athlon XP 2100+) é 266 de FSB (eu pensava q era 333 :p) e eu ia comprar uma pente de memória pc3200...
Então me disseram que iria existir uma certa incompatibilidade entre essas peças, pois o FSB da CPU seria muito mais lento que a frequência... Não que não iria funcionar, sim iria, mas iria criar uma certa instabilidade no sistema... O sistema ficaria propício a ter quedas...

Eu quero saber se é assim mesmo ou se eu posso comprar dois pentes de 400mhz (pro dual-ddr da minha futura MOBO :D) que não vai ter problema.

[]s, Valeu :)

Jj - Sc

New Member
não tem problemas não é so vc colocar ela pra trabalhar a 266 ...
ou 333 de acordo com sua mobo :), pode comprar tranquilo...

ABraços
te mais

clobbY

caseMoDDer
Ela poderá funcionar normalmente à DDR333. O que mudará, talvez, é a bandwith de comunicação do barramento local (memória -> chipset -> processador, e vice-versa), pois o barramento utilizado pelo processador será um gargalo no conjunto.

O clock não terá limitações, no quesito padrão (DDR333).

Fla3DMadness

Active Member
Fenris, vc vai jogar dinheiro fora comprando memória de 400mhz... no máximo eu diria pra vc comprar uma memória de 333mhz pensando em destravar o processador e colocar ele pra rodar com FSB de 333mhz pois a nForce2 tem bom desempenho só quando trabalha com o FSB em sincronismo com a memória, ou seja, se vc ficar com o FSB em 266 vai ter desempenho melhor com memória 266 também do que com memória 333.
[]´s

Flávio

clobbY

caseMoDDer
Originally posted by Fla3DMadness
Fenris, vc vai jogar dinheiro fora comprando memória de 400mhz... no máximo eu diria pra vc comprar uma memória de 333mhz pensando em destravar o processador e colocar ele pra rodar com FSB de 333mhz pois a nForce2 tem bom desempenho só quando trabalha com o FSB em sincronismo com a memória, ou seja, se vc ficar com o FSB em 266 vai ter desempenho melhor com memória 266 também do que com memória 333.

A maioria das Mainboards tem um desempenho de bandwith menor, quando se utiliza assincronismo (DDR333, no caso) do que se utilizassem DDR266. É isso que você quis dizer, correto?

Fenris

Que fofo =)
Se eu destravar o meu XP 2100+ e coloca-lo em 333Mhz isso vai ser como um overclock?
Vou ter aumento consideravel na temperatura?

[]s

clobbY

caseMoDDer
Originally posted by Fenris
Se eu destravar o meu XP 2100+ e coloca-lo em 333Mhz isso vai ser como um overclock?
Vou ter aumento consideravel na temperatura?

[]s

Sim, vai ser um Overclock, o que eu acho díficil de chegar, dependendo da mainboard. Qual você vai pegar?

Não tanto.. Mas terá aumento sim de temperatura (uns 5º C mais ou menos, dependendo do cooler).

Fla3DMadness

Active Member
Não exatamente.... se vc pega uma placa por exemplo com chipset KT333 ela tem performance um pouco maior usando memória 333 mesmo com o fsb em 266. Agora o nForce2 não, é o contrário, ela perde desempenho usando memória 333 com fsb 266 e comprovado em todos os testes que eu li... é uma peculiaridade desse chipset que por sinal está explica em um PDF que eu achei lah no site da nVidia que da uma verdadeira aula sobre memórias e sobre o nForce2, pra quem estiver interessado e manja de ingles vale a leitura, são 2,3mb em pdf: http://www.nvidia.com/docs/lo/2281/SUPP/nForce2_Synchronous_Mode.pdf
[]´s

Flávio

Fenris

Que fofo =)
Originally posted by clobbY
Sim, vai ser um Overclock, o que eu acho díficil de chegar, dependendo da mainboard. Qual você vai pegar?

Não tanto.. Mas terá aumento sim de temperatura (uns 5º C mais ou menos, dependendo do cooler).

Vou pegar a A7N8X, tá chegando amanhã aki... :D Vou poder colocar esse FSB em 333?

Flávio: Valeu velho, mas .pdf num abre aki... :)

Fla3DMadness

Active Member
Meu deus fenris, se mata! :D :D :D Vai dizer que tu nunca pegou um arquivo em pdf? Em qualquer canto deve ter um "Acrobat Reader", qualquer CD de placa mãe, placa de video, qualquer coisa vem sempre arquivos em pdf e o acrobat reader junto. Se vc por acaso não achar um acrobat reader por ae vai em www.tucows.com.br que com certeza tem. ;)
E vc consegue sim fsb de 166 (333mhz DDR) na A7N8X mas se vc não tiver um processador destravado ele vai pegar um puta over quando vc colocar o FSB em 166, se tiver destravado é só baixar o multiplicador.
[]´s

Flávio

Fenris

Que fofo =)
Meu deus fenris, se mata! :D :D :D Vai dizer que tu nunca pegou um arquivo em pdf? Em qualquer canto deve ter um "Acrobat Reader", qualquer CD de placa mãe, placa de video, qualquer coisa vem sempre arquivos em pdf e o acrobat reader junto. Se vc por acaso não achar um acrobat reader por ae vai em www.tucows.com.br que com certeza tem. ;)

Ué, só pq eu não uso a porra do programa quer dizer que eu um idiota? Meu c tá parecendo o deker...

Originally posted by Fla3DMadness E vc consegue sim fsb de 166 (333mhz DDR) na A7N8X mas se vc não tiver um processador destravado ele vai pegar um puta over quando vc colocar o FSB em 166, se tiver destravado é só baixar o multiplicador.

Como assim? Um processador destravado vai com o fsb lá em cima?

[]s

Jj - Sc

New Member
CAra... Se eu não me engano o XP2100+ Tem um multiplicador de 13*133=1729+-, se tu tascar 166 de FSB ele irá rodar a 2158Mhz... Oque e muio dificil um para ele... pra não dizer impossivel... se tu conseguir destravar... tu podes mecher no multiplicador... assim tu abaixa ele e aumenta o fsb ;)

Abraços
te mais

Fenris

Que fofo =)
Já conseguiu o acrobat reader? :D :D :D

Não... Não to a fim de pegar... :eek:

[]s

Darkssssss

Opa! hehehe

_RickCs_

É ISSO AE
To afim de pega um NF7 - S, mas nao queria trocar as memorias do meu pc, q são dois pentes de 256 DDR 266Mhz....eu queria saber se pra usa o DUAL DDR eu preciso ter no minimo 333Mhz nas memorias.... ????

flw

Fla3DMadness

Active Member
To afim de pega um NF7 - S, mas nao queria trocar as memorias do meu pc, q são dois pentes de 256 DDR 266Mhz....eu queria saber se pra usa o DUAL DDR eu preciso ter no minimo 333Mhz nas memorias.... ????

flw
Pelo contrário, ele trabalha bem mesmo é com a memória em sincronismo com o processador... se vc tem um processador rodando com fsb em 266 mesmo não vale pegar memórias 333, ele tem performance melhor usando memórias 266. ;)

Fenris: relaxa tua carcaça... :D :D :D
[]´s

Flávio

_RickCs_

É ISSO AE
Pelo contrário, ele trabalha bem mesmo é com a memória em sincronismo com o processador... se vc tem um processador rodando com fsb em 266 mesmo não vale pegar memórias 333, ele tem performance melhor usando memórias 266. ;)

Fenris: relaxa tua carcaça... :D :D :D
[]´s

Flávio

Ta blz... Então se eu pegar uma NF7- S vai funcionar direitinho, com o processador a 266 e as memorias a 266??
mas a placa tem slot pra 266Mhz, ou isso não importa??

flw

Darkssssss

Opa! hehehe
Ta blz... Então se eu pegar uma NF7- S vai funcionar direitinho, com o processador a 266 e as memorias a 266??
mas a placa tem slot pra 266Mhz, ou isso não importa??

flw

Isso não importa.

Fenris

Que fofo =)
Originally posted by Dark
E aí Fenris, chego tua A7N8X?

Ainda não chegou...
:( :( :( :( :( :( :( :( :( :(
=õ(

[]s

Jab's

vBulletin Staff
alguem me explica como se destrava o xp 2100+.....tanto o palomino como o puro sangue ( o t-bnaum sei das kantas).....

SeuMadruga

Usuário Registrado
tipo, se eu pegar 2 pentes de 256 ddr333 tem jeito de eu colocar eles em sincronismo com o proc? so com as mobo's novas tem jeito de fazer isso?

so + uma pergunta: qual a relacao de FSB e Mhz?

VLW

Jj - Sc

New Member
alguem me explica como se destrava o xp 2100+.....tanto o palomino como o puro sangue ( o t-bnaum sei das kantas).....

Xii cara... Tava procurando isso tb hj... Lá no tomshardware tem um videozinho que mostra como se faz... porém não me arrisco :p

Abraços
te mais

Fla3DMadness

Active Member
tipo, se eu pegar 2 pentes de 256 ddr333 tem jeito de eu colocar eles em sincronismo com o proc? so com as mobo's novas tem jeito de fazer isso?

so + uma pergunta: qual a relacao de FSB e Mhz?

VLW
Olha minha assinatura. ;) Vc precisa de uma placa mãe com divisor 1/5 da frequencia do PCI e um processador destravado pra poder colocar o processador em 166 sem problemas.
A tua segunda pergunta eu não entendi direito... mas acho que o Mhz que vc quer dizer é o clock do processador... se for isso, a relação é que o clock do processador vem de multiplos do FSB, por isso que um processador travado não aguenta subir muito o FSB pois coloca ele em over. Um exemplo: um XP 1700+ travado tem o multiplicador em 11x e por padrão ele tem o clock de 1.47ghz que é multiplicando o FSB 133mhz por 11. Se vc aumenta o FSB sem mudar o multiplicador, ele ficaria em 11x166 o que gera um clock de 1.83ghz... se tiver um bom cooler e um bom processador que aguente esse over tudo bem, mas em geral é muito e tem que dar uma reduzida no multiplicador, por isso precisa de um processador destravado.
[]´s

Flávio

Usuários que está vendo este tópico