fx2 OU core 2

Eu tenho um pé atrás com intel...

Eles tem o maldito hábito de lançar um processador novo e junto lançar um chipset novo, deixando as placas mães antigas obsoletas, mesmo q usem um mesmo socket.... Vide quase toda a linha de chipsets 9XX da intel (915,925,945,955,975). Boa parte das placas mães vendidas com estes chipsets não suporta os conroe, e os dois primeiros nem dual core suportam!!!!!

Já com a AMD a coisa está um pouco mais clara. Eu, em fevereiro de 2005, comprei essa DFI nF4 da assinatura, junto com um a64 3500+ Newcastle (velharia). Depois coloquei um venice 3200+ nervoso. Recentemente, coloquei um X2 3800+, e fiz um overzinho básico pra 2400MHz e tô de boa. Isso com uma placa mãe que daqui a pouco vai fazer dois anos de vida e de over diário!

Detalhe, a plataforma não está nada defasada! Se eu colocar, por exemplo, duas 7900GTX no pc, em SLI, quero ver algum micro bater o meu em performance...

A intel proporciona essa longevidade???? Não proporcionava...

Essa é a minha dúvida quanto a enbarcar num core2...

Rafael
 
Eu tenho um pé atrás com intel...

Eles tem o maldito hábito de lançar um processador novo e junto lançar um chipset novo, deixando as placas mães antigas obsoletas, mesmo q usem um mesmo socket.... Vide quase toda a linha de chipsets 9XX da intel (915,925,945,955,975). Boa parte das placas mães vendidas com estes chipsets não suporta os conroe, e os dois primeiros nem dual core suportam!!!!!

Já com a AMD a coisa está um pouco mais clara. Eu, em fevereiro de 2005, comprei essa DFI nF4 da assinatura, junto com um a64 3500+ Newcastle (velharia). Depois coloquei um venice 3200+ nervoso. Recentemente, coloquei um X2 3800+, e fiz um overzinho básico pra 2400MHz e tô de boa. Isso com uma placa mãe que daqui a pouco vai fazer dois anos de vida e de over diário!

Detalhe, a plataforma não está nada defasada! Se eu colocar, por exemplo, duas 7900GTX no pc, em SLI, quero ver algum micro bater o meu em performance...

A intel proporciona essa longevidade???? Não proporcionava...

Essa é a minha dúvida quanto a enbarcar num core2...

Rafael


Exatamente isso é o principal sobre os LGA 775 e ninguem percebe... Quando vier os quad-cores ai é outro chipset...

Poxa vai de AM2, e fique na boa por um bom tempo.. AM3 só em 2008

A não ser que vc não queira fazer um Upgrade Tão breve, ai sim vá de Conroe.
 
Exatamente isso é o principal sobre os LGA 775 e ninguem percebe... Quando vier os quad-cores ai é outro chipset...

Poxa vai de AM2, e fique na boa por um bom tempo.. AM3 só em 2008

A não ser que vc não queira fazer um Upgrade Tão breve, ai sim vá de Conroe.
E fazer up de processador é uma das coisas mais fáceis de se fazer....

Agora, trocar placa mãe... boa sorte..... reinstalando o windows, etc... etc...

Sem falar que os AM3 funcionarão muito provavelmente em placas mães socket AM2
 
Sem falar que os AM3 funcionarão muito provavelmente em placas mães socket AM2

Eu não confiaria tanto nisso... :cry:

Mas torço pra que estejas certo. ;)

Abraço.
 
(...)

Sem falar que os AM3 funcionarão muito provavelmente em placas mães socket AM2

Não existe isso. Memória nova (DDR3) = novo controlador "on-die" + adição de mais links Hyper Transport (v 3.0) = novo soquete. Sem falar que pelo próprio nome do soquete já diz, é AM3! Ou seja, um novo encapsulamento. Se fosse assim, que continuassem com o soquete e nomeclatura AM2.

[]'s,
Bruno Inf.

Exatamente isso é o principal sobre os LGA 775 e ninguem percebe... Quando vier os quad-cores ai é outro chipset...

(...)

Negativo. O Kentsfield será produzido com uma total compatibilidade com as placas-mães que atualmente suportam o processador de codinome Conroe. Ou seja, as que atualmente fazem uso do i965 Series e i975X. O VRM (regulador de tensões pelo MCH e PCB) será o mesmo, o FSB idem. Então, qual a necessidade de mudança de chipset ?

Para o pleno funcionamento e reconhecimento do Core 2 Quad, basta uma atualização na BIOS.

[]'s,
Bruno Inf.
 
Negativo. O Kentsfield será produzido com uma total compatibilidade com as placas-mães que atualmente suportam o processador de codinome Conroe. Ou seja, as que atualmente fazem uso do i965 Series e i975X. O VRM (regulador de tensões pelo MCH e PCB) será o mesmo, o FSB idem. Então, qual a necessidade de mudança de chipset ?

Para o pleno funcionamento e reconhecimento do Core 2 Quad, basta uma atualização na BIOS.

[]'s,
Bruno Inf.
Isso é verdade, os primeiros testes preliminares que tem saído as placas estão funcionando com os quad core, até no novo mac funcionou. ;)

Quanto à longevidade, isso é chato mesmo, mas trocar tudo é o preço que se paga se quiser ter o melhor processador atual. Assim como quem comprou socket 754, ou até o 939 comparado com o AM2, vai saindo plataforma nova e quem quer o mais novo acaba trocando tudo. Mas o 939 talvez seja a que mais rendeu, eu comecei em um winchester 3000+, passei por venice 3200+ e 3500+ e vou pra um X2 com a mesma DFI. Mas quando puder vou migrar pro core 2 sem reclamar de trocar tudo. :yes:
 
Não existe isso. Memória nova (DDR3) = novo controlador "on-die" + adição de mais links Hyper Transport (v 3.0) = novo soquete. Sem falar que pelo próprio nome do soquete já diz, é AM3! Ou seja, um novo encapsulamento. Se fosse assim, que continuassem com o soquete e nomeclatura AM2.

[]'s,
Bruno Inf.
Segundo o que saiu na net de boatos, a controladora de memória de um CPU AM3 será compatível com DDR2, possibilitando que seja utilizado em placas mães AM2...

Boatos né....
 
Isso é verdade, os primeiros testes preliminares que tem saído as placas estão funcionando com os quad core, até no novo mac funcionou. ;)

Quanto à longevidade, isso é chato mesmo, mas trocar tudo é o preço que se paga se quiser ter o melhor processador atual. Assim como quem comprou socket 754, ou até o 939 comparado com o AM2, vai saindo plataforma nova e quem quer o mais novo acaba trocando tudo. Mas o 939 talvez seja a que mais rendeu, eu comecei em um winchester 3000+, passei por venice 3200+ e 3500+ e vou pra um X2 com a mesma DFI. Mas quando puder vou migrar pro core 2 sem reclamar de trocar tudo. :yes:

Rendeu e ainda vai render mais pelo menos 1 anoa pra mim e pra maioria que tem 939, pq sair de 939 e ir pra AM2 é mudar de 6 pra meia dúzia!
Segundo o que saiu na net de boatos, a controladora de memória de um CPU AM3 será compatível com DDR2, possibilitando que seja utilizado em placas mães AM2...

Boatos né....

Os boatos que eu ouvi dizem que ele vai ser compatível com DDR3!:D
 
mas esse quad-core vai lançar pra AMD quando?E vai ser o mesmo soquete AM2?
 
mas esse quad-core vai lançar pra AMD quando?E vai ser o mesmo soquete AM2?
a amd nem sbe como fazer para bater o Conroe, imagina o quad-core, AUShuHAShASHHASHAS, vao terle suar mto, mais pela demora de resposta, espero q o proximo processador da amd, seja cabuloso msmo, hehehehehe
 
mas esse quad-core vai lançar pra AMD quando?E vai ser o mesmo soquete AM2?
Os quad-core da AMD só ano que vem no segundo bimestre e sim, será para o mesmo soket, Já para o da Intel virá este fim de ano ou primeiro bimestre do proximo ano.

Mas no caso da Intel, parece que os quad-core serão compativeis com os chipsets 965/975 apenas. (não tenho certeza disso - quem disse isso foi o Tom's Hardware).

Os AM3 virão em 2008 e funcionarão (é uma previsão) no soket AM2 (mas terão que usar DDR2.

Uma boa dica, nos AMD's o soket A durou muito tempo.... por isso a volta ao soket A... AM2

https://www.theinquirer.net/default.aspx?article=34369
 
Se vier para o 975 virá tb para o 955 devido as extremas semelhanças técnicas.
O 945 tb funciona com Core 2.

Os sockets que mais valeram foram os 478 e o A (462), entretanto quantos chipsets novos foram lançados para eles? Vários! No início nem suportavam DDR...

Já em relação a longevidade, a AMD perdeu esta proposta desde que lançou a plataforma 64 bits...virou uma patifaria assim como a Intel, que com seu socket 775 conseguiu manter melhor as plataformas...

Agora custo x benefício nem se fala: core 2 veio com tudo pra arrebentar...entretanto os dual-core tanto da intel qto da amd são muito sub-utilizados. Logo os Quad-cores não são "necessários" nesse momento...

Mas sacumé, os caras querem ganhar dinheiro em cima da gente...e a gente paga! Velha lei da oferta e da procura...

Agora AM2 nasceu morto...na minha opnião!

A seguir: Vejam a chuva de pedras que irei tomar!
 
A seguir: Vejam a chuva de pedras que irei tomar!

Pô não tô achando nenhuma pedra aqui!

Tem uma garrafa de Coca-cola aqui de 500ml (acabaram com as de 600ml:no:) vou jogar ela mesma! risos...

Segura ela ae!

Brincadeiras a parte... bons tempos estes em que se tem boa concorrência (ao menos nos nos low e mid-end) - Já para os HI-end já é da Intel (até amanhã risos).
 
(...)
Agora AM2 nasceu morto...na minha opnião!

A seguir: Vejam a chuva de pedras que irei tomar!

Edit: Nascer morto, creio que isso não aconteceu (P.S.: veja motivos abaixo). Mas tem o pior... Lembra quantos usuários em qualquer fórum do Brasil falavam e especulavam que os processadores do soquete AM2 seriam isso, aquilo, que iriam arrebentar a Intel de vez, que mais isso e acolá, e etc...? Eu me cansava de explicar que o processador não teria praticamente nada de novidades em sua micro-arquitetura, esse soquete só viria para se adaptar ao tempos atuais e etc... Naquela época de especulação eu já falava p/ o pessoal que por fim das contas o processador em certos casos poderia ser até pior em comparação aos processadores do soquete 939 pelas altas latências proporcionadas pelas DDRII e etc...

Mas... quando eu explicava isso, o pessoal só faltava me banir dos fórums de tanta raiva defendendo a ferro e fogo que a AMD viria p/ tomar de vez o lugar da Intel e etc... Eu falava p/ olharem a proposta da Intel, que no IDF 2005 a mesma já tinha apresentado que sua próxima geração, até então conhecida como next-gen, se basearia na micro-arquitetura Móvel da Intel, que a Intel iria pegar o melhor da NetBurst e juntar com a PM, incrementando com novidades até se formar a até então futura micro-arquitetura que serviria para os três segmentos do mercado, que logo mais tarde veio a se chamar micro-arquitetura Core.

Naquela época todos já sabiamos que qualquer Pentium M de núcleo Dothan com um overclock para 2.5~2.6GHz já arrebentava o processador que até então era o top de linha da AMD, o Athlon FX-57. Ainda mononuclear.

Com isso, já deveriamos saber e raciocinar que a proposta que a Intel tinha apresentado no IDF 2005 seria uma boa idéia. Mas, os fanáticos armados com suas pedras atiravam por todas direções, até porque nessa época o fanatismo pela AMD estava no auge. Diziam que essa proposta era fake, boicote e coisas do gênero... que a Intel não tinha mais solução, o futuro seria da AMD com os processadores do soquete AM2, conhecido na época, ainda com a nomeclatura "M2".

Bom, os tempos se passaram, até surgir a primeira prévia do AM2. Me lembro exatamente como isso aconteceu, o processador não era de uma versão e revisão final, mas mesmo assim deu as caras no Toms Hardware, o primeiro site a realmente ter acesso neste processador (outros sites já tinham alegado que obtiveram acesso ao mesmo, mas era mentira, pois os mesmos sites possuiam informações desencontradas). Como se tratava de uma versão não finalizada, os resultados foram ainda mais broxantes, o Athlon que testaram era um X2 com 2.4GHz e colocaram frente à um Athlon X2 4800+ do soquete 939, os resultados foram vergonhosos, o novo processador tinha tomado um pau do antigo... Mas isso não tinha sido suficiente para os apaixonados pela AMD, começaram argumentar que não era valido o teste pois o processador não era de uma versão final (nisso até concordo), porém, o que viria pela frente não poderia ser bem melhor, no meu pensamento, pois já se tratava de um processador em fase de tape-out da AMD, pouca coisa poderia ser aperfeiçoada nesse período.

Passa-se um tempo e o soquete é lançado oficialmente no mercado, após isso, começam a aparecer uma chuva de testes por todo planeta... e não tinha jeito mesmo, o processador apresentava ganhos miseráveis em comparação à geração antiga da AMD.

Após isso vimos o entusiamo dos AMD-lovers desaparecer. Não pude fazer nada a não ser rir de tal situação, pois pelo menos eu, estava informando.

Muitos falam que a AMD deu um tiro no pé com essa plataforma. Eu discordo, isso foi uma forma de se adaptar e agregar-se às novas tendências de mercado. A AMD fez muito bem em lançar essa plataforma. ;)

[]'s,
Bruno Inf.
 
Nasceu morto, e, o pior... Lembra quantos usuários em qualquer fórum do Brasil falavam e especulavam que os processadores do soquete AM2 seriam isso, aquilo, que iriam arrebentar a Intel de vez, que mais isso e acolá, e etc...? Eu me cansava de explicar que o processador não teria praticamente nada de novidades em sua micro-arquitetura, esse soquete só viria para se adaptar ao tempos atuais e etc... Naquela época de especulação eu já falava p/ o pessoal que por fim das contas o processador em certos casos poderia ser até pior em comparação aos processadores do soquete 939 pelas altas latências proporcionadas pelas DDRII e etc...

Mas... quando eu explicava isso, o pessoal só faltava me banir dos fórums de tanta raiva defendendo a ferro e fogo que a AMD viria p/ tomar de vez o lugar da Intel e etc... Eu falava p/ olharem a proposta da Intel, que no IDF 2005 a mesma já tinha apresentado que sua próxima geração, até então conhecida como next-gen, se basearia na micro-arquitetura Móvel da Intel, que a Intel iria pegar o melhor da NetBurst e juntar com a PM, incrementando com novidades até se formar a até então futura micro-arquitetura que serviria para os três segmentos do mercado, que logo mais tarde veio a se chamar micro-arquitetura Core.

Naquela época todos já sabiamos que qualquer Pentium M de núcleo Dothan com um overclock para 2.5~2.6GHz já arrebentava o processador que até então era o top de linha da AMD, o Athlon FX-57. Ainda mononuclear.

Com isso, já deveriamos saber e raciocinar que a proposta que a Intel tinha apresentado no IDF 2005 seria uma boa idéia. Mas, os fanáticos armados com suas pedras atiravam por todas direções, até porque nessa época o fanatismo pela AMD estava no auge. Diziam que essa proposta era fake, boicote e coisas do gênero... que a Intel não tinha mais solução, o futuro seria da AMD com os processadores do soquete AM2, conhecido na época, ainda com a nomeclatura "M2".

Bom, os tempos se passaram, até surgir a primeira prévia do AM2. Me lembro exatamente como isso aconteceu, o processador não era de uma versão e revisão final, mas mesmo assim deu as caras no Toms Hardware, o primeiro site a realmente ter acesso neste processador (outros sites já tinham alegado que obtiveram acesso ao mesmo, mas era mentira, pois os mesmos sites possuiam informações desencontradas). Como se tratava de uma versão não finalizada, os resultados foram ainda mais broxantes, o Athlon que testaram era um X2 com 2.4GHz e colocaram frente à um Athlon X2 4800+ do soquete 939, os resultados foram vergonhosos, o novo processador tinha tomado um pau do antigo... Mas isso não tinha sido suficiente para os apaixonados pela AMD, começaram argumentar que não era valido o teste pois o processador não era de uma versão final (nisso até concordo), porém, o que viria pela frente não poderia ser bem melhor, no meu pensamento, pois já se tratava de um processador em fase de tape-out da AMD, pouca coisa poderia ser aperfeiçoada nesse período.

Passa-se um tempo e o soquete é lançado oficialmente no mercado, após isso, começam a aparecer uma chuva de testes por todo planeta... e não tinha jeito mesmo, o processador apresentava ganhos miseráveis em comparação à geração antiga da AMD.

Após isso vimos o entusiamo dos AMD-lovers desaparecer. Não pude fazer nada a não ser rir de tal situação, pois pelo menos eu, estava informando.

Muitos falam que a AMD deu um tiro no pé com essa plataforma. Eu discordo, isso foi uma forma de se adaptar e agregar-se às novas tendências de mercado. A AMD fez muito bem em lançar essa plataforma. ;)

[]'s,
Bruno Inf.

tenho que concordar plenamente com o que voce falou.
soh nao acho que ela nasceu morta.
eu acho que, tudo eh uma questao de amadurecimento.
eu nao sou AMD-fanatic, eu sou "O_QUE_TEM_DE_MELHOR_NO MERCADO-fanatic" xD
Conroe hoje eh, de fato uma boa pedida.. mas nao sei ateh onde
procede essas informacoes de que, AGORA, havera a tal compatiblidade.
dos futuros processadores com os atuais chipstes, na linha intel.
quanto a AMD, eh mais provavel de se acredita, devido ao historico.
mas vamos lah =X
bs nas compras pra todos..
abraços.. Flw.
 
(...)soh nao acho que ela nasceu morta.
eu acho que, tudo eh uma questao de amadurecimento.
(...)

Exatamente. Revogo minhas palavras, você completou minha expressão. Realmente não nasceu morta, sempre haverá tempo para se aperfeiçoar, pois, como aconteceu com o soquete FC-LGA5 775 da Intel, que iniciou sua jornada em um fraco Pentium 4 e derivados e agora está em uma brilhante fase com um potente Core 2 e derivados. Pode acontecer a mesma coisa com a AMD e seu AM2. Como eu já disse, é uma questão de adaptação, e como você já citou, também por falta de amadurecimento. O amanhã nunca se sabe.

[]'s.
 
Olha, dadas as informações da própria amd de um socket m3, dá para se perceber que o AM2 nascerá morto, memo porquê a DDR 3 estará logo logo aih...E quem for fazer upgrade não irá querer DDR2...mesmo porquê limitará futuros upgrades...

No meu ver, o K8L será um "respiro" ou talvez ultimo suspiro...

E as escolhas de socket da AMD foram muito erradas, vejam por exemplo o socket A como conseguiu agregar muito mais tecnologias, desde a SDRAM até a DDR, PATA e SATA, Dual channel e etc...

Vejam, não é uma proposta de novo chipset, mas sim de novo socket, fazendo com que seja necessária a troca de placa-mãe.

A opção de o AM2 suportar os novos processadores mas de maneira provisória, só torna a plataforma menos interessante...E outra, como bem citado, os ganhos em relação ao socket 939 foram ínfimos, não justificando a migração para DDR2...
 
PQP se eu for ficar esperando pra comprar um processador em conta nunca vou trocar meu K6-II 500, powww SHAFT quad core vai demorar ainda, ou estou enganado?
 
Affffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffff!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Num disse ja tão falando que é pra 2007, fala sério os caras dão passos a frente das pernas. nem rola!
 
Eu hein, FX-62 com bom custo x benefício? viagem total...
FX-62 com a queda de preço da AMD foi pra US$811.00
X6800 baixou um pouco e tá US$975.00
O ganho de performance de um X6800 encima de um FX-62 é absurdo. A diferença de US$184,00 nem pesa nessa balança...
 
Desde quando um processador que custa mil dolares tem custo x benefício? :slap:

Quem vai pra FX ou extreme é pq ta com grana sobrando e não ta muito preocupado com custo. :rolleyes:

Faço das suas as minhas palavras....





Ps: tava procurando uma resposta assim :p :p
 
Eu hein, FX-62 com bom custo x benefício? viagem total...
FX-62 com a queda de preço da AMD foi pra US$811.00
X6800 baixou um pouco e tá US$975.00
O ganho de performance de um X6800 encima de um FX-62 é absurdo. A diferença de US$184,00 nem pesa nessa balança...

Lembrando que um Conroe 6600 já ganha de um FX-62:yes:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo