• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Galaxy Note 8

Nao comentei aqui, mas comprei o meu no lancamento.

2 meses com telefone e estou totalmente apaixonado.. o telefone e um monstro pqp
 
Comprei o meu ontem. Primeiras impressões: espetacular. Olha que saí de um S7...

PS: Não sei se estão sabendo, mas abriu uma outra promoção do DeX, agora fora da pré-venda (agora é de lançamento). Fiz meu cadastro ontem e já recebi a confirmação por e-mail hoje.

"Compre um Note 8 e ganhe um DeX". Ela é válida para as compras realizadas entre os dias entre 21 de outubro a 30 de novembro de 2017. Para se cadastrar, acesse > https://goo.gl/zXnw8s Promoção da lançamento válida para compras realizadas entre 21 de outubro a 30 de novembro de 2017. Exceto para aparelhos adquiridos nas lojas físicas Samsung e Fast Shop."
 
Alguém recomenda uma boa capa/case?
 
Tou pensando seriamente em aproveitar a promo do DeX e pegar um pra mim. Bom ver que quem tem tá curtindo.
 
Comprei um note 8 novamente, depois da decepção com o Pixel 2 XL, cancelei a compra, não vi opção melhor.

Qual película vcs estão usando? No primeiro comprei uma da HPrime NanoShiel e ficou soltando as bordas, além de ser péssimo pra usar a S-Pen.
 
Como eu não tinha ainda encontrado película para o Note8, estou usando a película original da Samsung para o S8+ e encaixou perfeitamente. Não fica soltando nas bordas (como ficava no meu aparelho anterior - S7 Edge).
 
Como eu não tinha ainda encontrado película para o Note8, estou usando a película original da Samsung para o S8+ e encaixou perfeitamente. Não fica soltando nas bordas (como ficava no meu aparelho anterior - S7 Edge).
Não sabia que servia. É mais uma opção.
 
Pessoal,

Vi que tem ocorrido um bug chato em aparelhos Galaxy S7 e S8... e agora apareceu no meu Note 8 também.

Toda vez que o aparelho é reiniciando, aparece a seguinte mensagem na tela: "A rede não fornece informações de data e hora. Vá para as configurações de data e hora para específica-las manualmente".

Pelo o que andei lendo, só ocorre com chips da Vivo (que é o meu caso). Só que com meu S7 nunca tinha ocorrido...

Alguém passando pela mesma situação?
 
Estou lutando pra não trocar meu Iphone 7 Plus pelo Note 8, mas não estou resistindo. Sinceramente estou cansado da Apple ultimamente e suas tecnologias atrasadas.
 
Finalmente hj meu pedido mdou o status para processando. Logo deve sair a NF e já vou registrar pra promoção. Espero conseguir, vi pessoas com problemas.
Cheguei a encomendar a película que falei mas cancelei hj, felizmente não enviaram ainda, tão falando muito mal dela.
 
Olá pessoal! Comprei meu Galaxy Note 8 no dia em que ele abriu pra pré-venda de manhã... devo ter sido um dos primeiros a comprar... ele cehgou antes do esperado e no mesmo dia eu cadastrei o IMEI na promoção do DeX e carregador wireless no site "Samsung para Você"... o cadastro foi aprovado por eles no dia 18/10, ou seja, a quase um mês... até hoje, no entanto, ele não chegou ainda... alguém já conseguiu receber?
 
Olá pessoal! Comprei meu Galaxy Note 8 no dia em que ele abriu pra pré-venda de manhã... devo ter sido um dos primeiros a comprar... ele cehgou antes do esperado e no mesmo dia eu cadastrei o IMEI na promoção do DeX e carregador wireless no site "Samsung para Você"... o cadastro foi aprovado por eles no dia 18/10, ou seja, a quase um mês... até hoje, no entanto, ele não chegou ainda... alguém já conseguiu receber?
O meu chegou quinta feira, também comprei na pre venda e recebi antes do dia 21/10. Sou de SP capital.
 
Tou sabendo que algumas pessoas que compraram na primeira leva da promoção DeX estão enfrentando problemas.
 
Enfim tomei coragem e sai do Iphone 7 Plus e fui para o Note 8.

A anos sempre fui usuario de Iphone e nunca gostei do android, mas resolvi mudar porque quando eu vi o lançamento do Iphone 8 e X eu vi que a Apple anda cagando em cima dos produtos e cobrando um absurso.

Antes de trocar eu pensei por varios dias a seguinte questao: vou ser um mane por trocar um Iphone (status) para um samsung.

Hoje tomei coragem devido a muito estresse com o meu Iphone: IOS 11 bugado, notificacoes falhando, liberdade de algumas configuracoes e etc. Troquei e ate agora so elogio...
Tela linda, sistema de notificacoes perfeito, controle de camera pro, varias possibilidades de configuracoes, a canetinha muito legal apesar de que nao usarei muito eu acho (escolhi devido a camera). Eu estou me sentindo liberto.

Ate fui na loja ver o Iphone X e sinceramente achei horrivel, e acho que o foco hoje nao é mais status e sim a usabilidade...Vou usar por uns dias e posto avaliacao.

OBS: nao usei algumas acentuacoes porque n estou acostumado com o teclado.
 
Antes de trocar eu pensei por varios dias a seguinte questao: vou ser um mane por trocar um Iphone (status) para um samsung.

Não entendo essa mentalidade. Comprar o celular para os outros verem ao invés do seu benefício pessoal. Foda-se para os quem pensar de mim pelo aparelho que carrego.
Ao menos penso dessa forma ;)
 
Não entendo essa mentalidade. Comprar o celular para os outros verem ao invés do seu benefício pessoal. Foda-se para os quem pensar de mim pelo aparelho que carrego.
Ao menos penso dessa forma ;)
Penso exatamente como vc, o celular é pra mim, ele não é pros outros olharem. A gente compra o que mais agrada a nós, não aos outros e que vai atender às nossas necessidades.
 
Pessoal,

Vi que tem ocorrido um bug chato em aparelhos Galaxy S7 e S8... e agora apareceu no meu Note 8 também.

Toda vez que o aparelho é reiniciando, aparece a seguinte mensagem na tela: "A rede não fornece informações de data e hora. Vá para as configurações de data e hora para específica-las manualmente".

Pelo o que andei lendo, só ocorre com chips da Vivo (que é o meu caso). Só que com meu S7 nunca tinha ocorrido...

Alguém passando pela mesma situação?
sim, eu passei por isso, mas decidi não deixar a hora pelo satélite. deixei como se fosse manual, nunca mais tive o problema.
 
Enfim tomei coragem e sai do Iphone 7 Plus e fui para o Note 8.

A anos sempre fui usuario de Iphone e nunca gostei do android, mas resolvi mudar porque quando eu vi o lançamento do Iphone 8 e X eu vi que a Apple anda cagando em cima dos produtos e cobrando um absurso.

Antes de trocar eu pensei por varios dias a seguinte questao: vou ser um mane por trocar um Iphone (status) para um samsung.

Hoje tomei coragem devido a muito estresse com o meu Iphone: IOS 11 bugado, notificacoes falhando, liberdade de algumas configuracoes e etc. Troquei e ate agora so elogio...
Tela linda, sistema de notificacoes perfeito, controle de camera pro, varias possibilidades de configuracoes, a canetinha muito legal apesar de que nao usarei muito eu acho (escolhi devido a camera). Eu estou me sentindo liberto.

Ate fui na loja ver o Iphone X e sinceramente achei horrivel, e acho que o foco hoje nao é mais status e sim a usabilidade...Vou usar por uns dias e posto avaliacao.

OBS: nao usei algumas acentuacoes porque n estou acostumado com o teclado.
parabéns manolo. agora vc vai entender que não somos "menos" pq usamos Android e não iOS.
 
Não entendo essa mentalidade. Comprar o celular para os outros verem ao invés do seu benefício pessoal. Foda-se para os quem pensar de mim pelo aparelho que carrego.
Ao menos penso dessa forma ;)
isso server para nós, que entendemos mais de tecnologia. quem não entende ainda leva o iPhone como um Lamborghini. um exemplo, estava na praia neste fds, despedida de solteiro, só tinham celulares antigos, com Android ou iOS. todos com cameras horriveis, como estava bebado, nem quis pegar o meu, mas percebi que estava foda, resolvi usar o meu. a galera ficou IMPRESSIONADA com a qualidade das fotos. não queriam mais parar de tirar fotos, fora que estavam todos pagando muito pau para o celular, em especial, os únicos usuários de Apple.
 
time, vou postar minhas impressões.

levem em consideração alguns fatos, por favo: apesar de entender de tecnologia, eu me considero bem abaixo de vcs, que manjam de cada coisa de forma minuciosa. o pouco que entendo, me faz não ser enganado, e saber o que é bom ou ruim. eu vim de um S5, ou seja, o gap de tecnologia é imenso, apesar de que o S5 foi um celular extremamento show em sua época. não vou dar impressões para trocar a opinião de vcs, mas acredito que possam ser relevantes para quem tem um, ou quem pretende adquirir.

vou opinar conforme for lembrando do que eu queria escrever, pois desde que peguei o aparelho, fiquei ocupado com algumas coisas e não sei se irei me recordar do que eu quero postar, mas espero lembrar de tudo. irei postar pros e cons ao mesmo tempo.

1. botão BIXBY - totalmente inútil. sei que já tem opiniões para que o botão tenha outra função, mas não creio nessa possibilidade. eu claramente usaria para câmera, mesmo sendo em uma localização estranha. ele tb atrapalha para colocar o celular no carro no apoio para GPS. enfim. a samsung cagou.

2. desbloqueio de tela - sensacional o breve toque e pressão para acender a tela. acredito que essa feature já vinha do S6 e 7 se não me engano.
- uso de pin code, íris, ou qualquer outro tipo de desbloqueio, pra mim é inútil, eu não uso nada, meu fone é aberto. basta acender a tela e deslizar a imagem que vc já mexe nele. é o risco que eu corro pq tenho preguiça dessas coisas.

3. tela - que tela é essa minha gente? estou impressionado com a qualidade. senti tb que o brilho é excepcional. o tamanho tb me agrada, apesar de ainda sentir dificuldade de operar com uma mão, pois a parte lateral "mini-edge" tb é tátil, e se vc não tirar um pouco a mão, a tela entende como um tap ou como um press. nada que seja um con, mas nem tanto um pro. tem algo que vu dizer, que pode ser um con, ou apenas uma questão que a própria sammy não viu, e que vai deixar o time chateado. o primeiro aparelho que peguei, nas laterais, aonde o vidro ta tela encaixa com o vidro co corpo co aparelho, vazava luz. o faixo inteiro por assim dizer. praticamente em todas posições do celular dava pra ver. testei movimentando a tela com alguns apps, e o faixo de luz deslizava junto, ou seja, não era impressão minha. fui na loja para trocar, e eis que o S8 do atendente tb tinha, mas bem menos visível, de certa forma, até que só aparecia se vc olhasse com atenção. o aparelho que estou, está praticamente ao S8 do cara, vc só percebe que vaza, em apenas um lado, se parar para ficar olhando eternamente. aparentemente, isso pode estar num erro da montagem. só lembrando, eu uso a tela em 100%. tenho pavor de usar a tela apagada, pq se fosse pra usar 30% de brilho, eu usaria um celular dos anos 90.

ons.: não notei config para a feature que tinha no S5, qdo vc passar a mão em uma pequena distância do celular, ele ativava a tela, no caso para vc checar a hora ou notificações sem ter que encostar no aparelho. se alguém souber, me fale.

4. notificações - a configuração inicial do aparelho é absurda. tudo toca, tudo apita, tudo notifica. é extremamente chato. eu sou o tipo de pessoa que detesta qualquer barulho que um celular possa emitir. então as configurações de notificação pra mim são importantes. relevantes, o whatsapp não desce mais aquele popup dedo duro com a conversar enquanto o celular está aberto. massssss, a notificação de qualquer app fica na tela de bloqueio. se alguém souber como tira isso, me avise, pq a única coisa que consegui foi tirar todas notificações. uma notificação importante, o carregador avisa em quanto tempo vai carregar o que resta da bateria. isso achei show demais.

5. apps - vejo que alguns ainda sofrem por causa da tela ou talvez até pelo próprio Android. mas em geral, eles se comportam bem. inclusive a diferença é gritante do meu último aparelho para este, o que realmente não vale nem comparar, pois como disse, o gap de geração é absurdo. eu jogo Clash of Clans, e pelo amor, está muito bom. o restante é o comunzão, nada demais. gostei da unificação do player, pq o Android sempre vinha com dois, agora é apenas o Play Música. e cumpre o papel que tinha do que eu costumava usar nas versões anteriores. eu até prefiro um. e vou me acostumar com o Play.

6. armazenagem - 128gb. estou num mundo no qual eu nunca vivi. o S5 tinha 16gb. sofri viu. sei que não vou encher tudo, pq é uma desgraça aparelho cheio, eles param de funcionar, mas tenho a sensação de que estou seguro em armazenar as coisas sem necessidade de ficar apagando nada, tanto pq eu costumo colocar minhas próprias mp3 no celular. eu não curto spotify e essas parada ai de stream.

7. processamento - clicou abriu. uma delicia. tudo rola bem liso. nem tem o que reclamar.

8. câmera - feature de apertar o botão de liga/desliga duas vezes rapidamente é sensacional. usei várias vezes e me senti confortável com o atalho. as fotos são surreais, pelo menos de dia. estou impressionado. pretendo usar para fotos sempre.

9. android - sair de um L/M para um N, teve um salto enorme também. mais liso. tive a oportunidade de acompanhar muitos deles, mas sem dúvida, cada vez melhor. gostei do design, dos botões, das cores, da forma como está disposto e com algumas pequenas features adicionais facilitadoras, que talvez não seja usuais, mas mostra o avanço do sistema.
- botões virtuais, me acostumei, e não senti diferença de um botão físico.
- configurações, unificaram novamente tudo em apenas um menu, ee obviamente seus submenus. mas com todo um visual mais clean. a poluição visual está cada vez menor, e isso é um ponto em que o android não era bom. acredito até que iOS e Android estão se igualando em design, sendo mais minimal.

10. tamanho/peso/espessura - gigante, sim, em tudo. enorme. mas a sensação de insegurança ao segurá-lo logo passa. vc se acostuma. mas rola um medo de expor o celular o tempo todo, mais pela ladroagem que anda o Brasil, pq é bem chamativo. o peso é relativo, no entanto, bem distribuído. eu sinceramente não achei pesado. e tb achei bem fino comparado ao que tem no mercado para um celular deste porte. pegada não é nem um pouco insegura. essa forma mais quadrada dele, é o fator que determina como ele se comporta nas mãos. me lembro do S3, um aparalho totalmente com pegada lixo, em que vc sentia que não estava segurando direito. lembrando que mexer com uma mão não é tão fácil, mas não é difícil como parece. mas vc terá que segurá-lo sempre com o dedo mínimo na parte debaixo, ou pelo menos é uma característica da minha pegada, pois assim vc meio que livra as outras partes da mão nas laterais "mini-edge" como havia mencionado.

11. s pen - extraordinária. ela obviamente não será usada para tudo, mas as features que ela traz são inteligentes demais. e vc poderá livrar o cansaço de segurar o aparelho qdo estiver deitado, ou estiver sentado em uma mesa. é uma maravilha. mas é certo de que ela será 90% do tempo sem uso. mas não inútil. o melhor de tudo é escrever na tela, cara isso é fantástico.

12. áudio (earphone/speakerphone) - infelizmente não consigo comparar os speakers com outro aparelho, pois o S5 era bem ruim. o que posso dizer que gostei demais do som em viva voz tanto de ligações qto de áudios em geral. já os in-ear, confesso que criei expectativa demais, pois se tratando de AKG, era certo que teríamos algo superior ao que a linha já oferecia. no entanto, uma pequena equalização nas configurações eu consegui deixar mais grave e menos agudo, masssss, geralmente os fones possuem um bom grave equalizando com agudo. isso foi um chuto no saco da sammy. já mexi com áudio, pois tive banda, e notei que o fone não empurra sem a configuração. é alto, isola o ambiente, no entanto, a falta do grave de fábrica faz mal. o encaixe in-ear é bom, eu gosto, vou poder substituir para exercícios o que eu estava usando, um over-ear ou around-ear (como queiram), que é de uso apenas para meu PC da Audio Technica (ATh-M50x). voltando ao AKG, ele vem com cabo trabalhado em tecido, até que enfim, pois esses cabos de borracha são péssimos.

13. travamentos - no facebook é impossível ver vídeos, mas parece que tem a ver com a atualização para o OREO. os vídeos só rolam qdo o aparelho fica na horizontal em full screen. do contrário, vão travar a cada segundo, ou sequer irão iniciar. isso pq minhas configurações de apps são para que os vídeos só iniciem ao meu comando. houve uma trava no instagram, em que o app freezou e não voltou, por mais de 1 min. mas como quase não uso o app, isso pra mim não faz a menor diferença.

14. design - material show de bola. primeira vez que tenho um celular de "porcelana". como sou cuidadoso, vai durar na minha mão.

15. água - coloquei embaixo da torneira para apenas testar, e a água qdo batia na tela fazia o touch clicar em tudo, foi engraçado, mas já senti que não vai ser fácil usar esse celular na piscina. ainda bem que é mais para cado derrubar na água ou derrubarem a água nele.

16. bateria - até agora dura bem. pude ver isso em determinados momentos. o primeiro deles foi qdo eu estive na argentina. na sexta, sai do hotel tirando ele da tomada por volta das 11:45. fiquei no lobby do hotel para aguardar um transporte que me pegaria e me levaria ao aeroporto. o teste veio nesse momento, fiquei sem o transporte me esperando até as 16:00. durante 4 horas, usei o celular das mais variadas formas, até joguei um clash. lembrando, brilho no talo. a bateria começou a peidar apenas qdo o hotel cortou a wi-fi, lá pelas 15:30 e eu tive que usar meu 4G. tive que baixar 3 apps de taxi, configurar e usar para chamar um taxi. ele aguentou tudo isso. da 16 as 18:30 mais ou menos, tb com 4G, o celular ainda estava aguentando, no entanto, eu estava usando menos, pois peguei filas entre outras coisas que não era necessário um celular. entrei no avião por volta das 19:20. setei para modo avião, e fui escutando música na volta para o Brasil até as 23:20 mais ou menos. neste momento, no Brasil, ainda foi possível usar o 4G, fazer ligação, navegar, whatsapp, e voltar pra casa sem que a bateria acabasse. mas já estava ali no talo, acho que por volta de uns 15% ou perto disto.

17. extras
- ferramenta para abrir o SIM card, eu ainda vou perder essa porra.
- adaptadora para USB-C e a entrada comum Micro USB, outra ideia horrível, fazendo o mercado se adaptar mais uma vez. em viagem neste fds me pediram o cabo emprestado, até eu explicar para os amigos que a entrada era diferente, eu ouvi muita piada.
- adaptador minúsculo, também vou perder essa porra.
- cores pretas na caixa, no aparelho e etc, como a série S2. eu gosto, mas tem quem goste de comprar um celular rosa. eu não sou preconceituoso, mas tenho opinião.
- outro carregador não vai carregar rápido, portanto, não perca o original.
- algo irrisório no entanto para pessoas como eu que gostam de apresentação, a caixa não é aquela que desliza, e depois abre como se fosse um livro. infelizmente é só tirar a tampa e abriu. não é que nem o frufru norte americano, portanto, esqueçam os unboxing feitos antes da pré venda.
- 5 pontas extras para S pen.
- samsung always on. achei totalmente inútil pra mim, nem uso.

caso eu lembrar de algo, eu postarei. espero que seja útil apesar de uma análise gigante.
 
Não entendo essa mentalidade. Comprar o celular para os outros verem ao invés do seu benefício pessoal. Foda-se para os quem pensar de mim pelo aparelho que carrego.
Ao menos penso dessa forma ;)

Era o que eu achava, hoje ja penso na usabilidade.

Estou gostando e me acostumando aos poucos com o aparelho.
 
Depois de viajar para os EUA algumas vezes, vi que só aqui na terra das bananas ter iPhone é sinal de status, lá o pessoal tem o celular que mais lhe agrada, isso pq, celular não é um absurdo lá, eu estou mto feliz com meu Note 8.
 
Depois de viajar para os EUA algumas vezes, vi que só aqui na terra das bananas ter iPhone é sinal de status, lá o pessoal tem o celular que mais lhe agrada, isso pq, celular não é um absurdo lá, eu estou mto feliz com meu Note 8.
Acho que isso vale no mundo todo.
Os produtos da Apple realmente tem um valor a mais pela marca. Tem todo o conceito por trás. O design e usabilidade são levados em consideração também.

Mas aqui no Brasil, é outro nível.
Tanto que até quando a pessoa tem um iPhone 5S é motivo para "status" para alguns.

Não vejo problema nenhum em quem quer pagar muito caro em um smartphone da Apple. Cada um gasta com o que quiser.
O problema é que esses preços praticados pela Apple incentivam outras fabricantes a fazerem o mesmo.
 
Pessoal, vocês compraram o valor cheio? ou pegaram alguma promoção? Vi relatos de gente que comprou em pré venda no site da Tim e até hoje não receberam, e alguma situações na Claro.
 
Acho que isso vale no mundo todo.
Os produtos da Apple realmente tem um valor a mais pela marca. Tem todo o conceito por trás. O design e usabilidade são levados em consideração também.

Mas aqui no Brasil, é outro nível.
Tanto que até quando a pessoa tem um iPhone 5S é motivo para "status" para alguns.

Não vejo problema nenhum em quem quer pagar muito caro em um smartphone da Apple. Cada um gasta com o que quiser.
O problema é que esses preços praticados pela Apple incentivam outras fabricantes a fazerem o mesmo.

Tanto nos EUA quanto no Canada não vi esta diferença que existe no Brasil, celular ''status'', até porque a diferença de preço entre o Galaxy Note 8, Pixel 2 XL e iPhone X são de pouquissimos dolares.
 
to com note 8,, celular eh top e tals mas quem ta acostumado com s7 edge o note 8 eh um tijolao mano,.. tijolao pesado..

sansung pecou no hardware que deveria ser muito melhor ao s8plus e nao eh.


quem ta querendo adquirir um cel novo,,, vai de s8 plus que nao vai se arrepender. note 8 eh um tijolao pesado da porra.. eu peguei por que ficou diferença de 500 reais do s8 plus para o note,, mas teria me dado melhor com o s8plus, bem melhor.
Tenho um s8 com 1 mês e meio de uso, nenhum detalhe. Mas como saí de um galaxy note edge, estou sentindo falta da s pen. Quer trocar?
 
Acho que isso vale no mundo todo.
Os produtos da Apple realmente tem um valor a mais pela marca. Tem todo o conceito por trás. O design e usabilidade são levados em consideração também.

Mas aqui no Brasil, é outro nível.
Tanto que até quando a pessoa tem um iPhone 5S é motivo para "status" para alguns.

Não vejo problema nenhum em quem quer pagar muito caro em um smartphone da Apple. Cada um gasta com o que quiser.
O problema é que esses preços praticados pela Apple incentivam outras fabricantes a fazerem o mesmo.

Então, as pessoas sempre pagaram post status, marcas de luxo como Prada e Burberry estão aí para provar, mas a questão é que iPhone não é luxo, a diferença de preço para os seus concorrentes nem é tão alta, mas no Brasil a Apple converte o dólar em 5r$, tanto que sai mais barato comprar o iPhone lá fora, pagar frete e taxas de 60% do que comprar aqui.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo