[TÓPICO DEDICADO] Garantia de placas de vídeo - Informações, prazos e politicas para RMA

Galera, qual é a garantia das placas de vídeo MSI hoje em dia no Brasil?
Saudações!!

O objetivo deste tópico é agrupar em um único local as informações iniciais referentes a garantia das diversas marcas que temos no mercado, para que pessoas sem experiência possam tirar dúvidas básicas de forma rápida. Deixo a critério da moderação, mas gostaria que os tópicos de garantia específicos de cada marca fossem mantidos, pois é interessante termos um feedback mais próximo dos usuários sobre como cada marca tem se portado e para isso e por uma questão de organização precisamos de seus respectivos tópicos.

Lembrando que:
1. O tópico serve para acolher relatos de casos de RMA entre consumidor e fabricante ou seus representantes.
2. Não é permitido sob qualquer hipótese:
2.1. Considerações sobre lojas (positivas ou negativas);
2.2. Questões sobre a esfera judicial (cumprimento de direitos, processos, etc);
2.3. Comentários desrespeitosos (xingamentos, ofensas) a qualquer uma das partes envolvidas no processo.

Dito isso, vamos ao que interessa.

Garantia e RMA, o que são?

RMA é a sigla referente a Return Merchandise Authorization (Ou Autorização de retorno de mercadoria), também conhecido apenas por garantia, trata-se do procedimento envolvendo a devolução de uma mercadoria defeituosa para o Lojista, fabricante ou responsável legal sobre aquele produto ou serviço para que ele possa reparar, substituir ou ressarcir o cliente. No caso deste tópico, vamos tratar especificamente das garantias referentes a placa de vídeo.

Temos então dois tipos de garantia, a garantia legal que é prevista em lei e a garantia contratual, oferecida por lojistas ou fabricantes de acordo com o produto ofertado. A garantia legal tem prazo fixo de 90 dias após o recebimento do produto e não pode ser alterada. Como pode ser observado o prazo estipulado pela garantia legal foge da realidade do tempo de vida de bens duráveis e para placas de vídeo não temos nenhuma fabricante que trabalhe apenas com o prazo legal de garantia. Já a garantia contratual trata-se de um prazo superior a garantia legal, onde um contrato é firmado entre o fornecedor do produto e o cliente e os termos daquele contrato irão se estender pelo prazo nele definido. Abaixo iremos citar diversas marcas e os prazos para garantia contratual que cada uma oferece, lembrando que caso a marca ofereça por exemplo 1 ano de garantia, esse prazo será de 3 meses da garantia legal + 9 meses contratual. Ressalto que os prazos citados são para placas adquiridas no mercado nacional por meios oficiais. Lojas locais tem o hábito de oferecer apenas a garantia legal, muitas vezes por trabalhar com produtos importados ou de origem duvidosa.

Atualmente (e até onde sei) nenhuma marca oferece garantia para produtos adquiridos fora do território nacional, nesse caso é necessário que o processo seja feito no país onde o produto foi adquirido, o que muitas vezes é inviável devido aos trâmites burocráticos e custos de transporte. Modificações em geral (como instalação de hidrocooler) também invalidam a garantia, mesmo que algumas marcas supostamente ofereçam esse agrado, todas tem em seus termos a violação do lacre como fator determinante para invalidação da garantia.

Por anos tivemos como padrão para placas de vídeo o prazo de 12 meses, mas em meados de 2018 após um movimento de vários canais do youtube questionando sobre a diferença dos prazos ofertados no Brasil e no exterior diversas marcas se reposicionaram e atualmente temos como padrão o prazo de 36 meses. Isso não significa que todas as marcas ofereçam esse prazo, mas aquelas que demonstram mais respeito pelo consumidor brasileiro já se adequaram a isso e já temos uma fabricante puxando a discussão dos 48 meses em alguns produtos, algo ótimo visto o custo de hardware no Brasil.

Sobre a cobertura para terceiros (Placas revendidas pelo comprador original), apenas duas marcas se posicionam sobre o assunto. A Galax oferece cobertura desde que o procedimento seja feito pelo comprador original e a EVGA diz ter cobertura, embora não especifique condições. Deixo claro que não sou especialista na área e meu conhecimento se resume a pesquisas na internet, mas ao que parece a garantia legal incide sobre o produto, então não poderia ser negada em caso de revenda. Já a garantia contratual tem outra abordagem, uma vez que trata-se de um contrato entre partes e uma vez que o produto seja vendido ou repassado esse novo proprietário não faria parte do contrato original, invalidando assim a garantia.

Por fim, vale destacar que há um acordo entre lojistas e fabricantes quanto a responsabilidade de atendimento dos processos de garantia, sendo que no primeiro ano o atendimento é feito pela loja onde o produto foi adquirido e no periodo restante de cobertura o atendimento é feito pela fabricante ou por seu representante nacional. Isso se aplica as principais marcas que atuam no mercado nacional, mas há marcas onde o período integral é de responsabilidade da loja, nesses casos é sempre bom consultar as informações junto a loja antes de adquirir o produto.

Vamos agora citar as principais marcas de placas de vídeo, o prazo que oferecem, se possuem representação nacional e os links de onde essas informações foram retiradas.

Asus:
Prazo de garantia: 3 Anos
Representação: Nacional
Fonte: https://www.asus.com/support/images/upload/warranty/br_Graphic Card.pdf

-->><<--


Gigabyte:
Prazo de garantia: 3 Anos
Representação: Nacional
Fonte: https://www.gigabyte.com/br/Support/Warranty/Graphics-Card

-->><<--


EVGA:
Prazo de garantia: 3 Anos*
Representação: Internacional (Necessita envio para exterior)
Fonte: https://br.evga.com/warranty/graphics-cards/

-->><<--


MSI:
Prazo de garantia: 3 Anos
Representação: Nacional
Fonte: https://br.msi.com/page/warranty/vga


-->><<--


Galax:
Prazo de garantia: 3 anos
Representação: Nacional
fonte: https://galaxbr.com/suporte/garantia

-->><<--


PcYes:
Prazo de Garantia: entre 1 e 4 anos (Varia entre modelos)
Representação: Nacional
Fonte: https://www.pcyes.com.br/politica-de-garantia/

-->><<---->><<---->><<---->><<---->><<---->><<---->><<---->><<---->><<---->><<---->><<---->><<---->><<---->><<---->><<--

E essas são as marcas que oferecem 3 anos de garantia no mercado nacional. Abaixo vou citar algumas outras marcas que oferecem 2 anos ou menos, mas que não possuem representação no Brasil e/ou que não consegui informações através de canais oficiais para o mercado nacional. Algumas marcas abaixo são as que tem o prazo estipulado pela loja, nesses casos pode acontecer de ter de 1 até 3 anos e em caso de problema a própria loja ficará responsável por prestar o RMA.

XFX: 2 Anos (necessário envio para o exterior após o primeiro ano).
Zotac: 2 Anos (necessário envio para o exterior após o primeiro ano).
Sapphire: 2 Anos (necessário envio para o exterior após o primeiro ano).
Asrock: 1 ano diretamente com a loja.
Powercolor: 1 ano diretamente com a loja.
PNY: Prazo definido pela loja.
Colorfull: Prazo definido pela loja.
Gainward: Prazo definido pela loja.
Afox: Prazo definido pela loja.

Finalizando, tentei ser o mais imparcial possível quanto as marcas. Obviamente cada um tem suas preferências, mas não posso deixar de citar o caso da Zotac, que a poucos meses rompeu o contrato com a prestadora nacional de seu RMA e desde então tem deixado seus clientes no prejuízo, sem resposta e sem atendimento. Quando a marca resolver tais problemas estou a disposição para edição deste adendo, até lá aconselho que evitem aquisições da marca, pois como viram acima temos boas opções no mercado que possuem o mínimo de respeito por seus clientes.

 
Quando fiz rma da gigabyte e da galax foi com a própria empresa. Sobre a nota fiscal, eu era o titular em ambas. Igual já mencionaram, se eles fizerem reembolso poderá será no nome que está na nota. Sugiro que entre em contato com o suporte e peguei a informação. Se puder fazer rma em nome de terceiro salve a informação em PDF caso precise um dia.

na galaxy vc criou cadastro no site deles ou tratou tudo por e-mail ?

a gigabyte vi que o site é internacional , também vi um relato aqui no forum que a gigabyte atende por um e-mail mais rapidamente, vc tratou com a gigabyte por e-mail ? se sim qual e-mail deles daqui do brasil ?
 
na galaxy vc criou cadastro no site deles ou tratou tudo por e-mail ?

a gigabyte vi que o site é internacional , também vi um relato aqui no forum que a gigabyte atende por um e-mail mais rapidamente, vc tratou com a gigabyte por e-mail ? se sim qual e-mail deles daqui do brasil ?
Da Galaxy foi pelo site https://galaxbr.com/suporte/garantia. Só ver com eles aguardar que respondam. Gigabyte foi pelo e-mail conforme. As instruções no site https://www.gigabyte.com/br/Support/Warranty/Graphics-Card email contato@gbsc.com.br
 
alguém sabe como verificar o serial number de uma placa por software ?

um colega meu tem um a placa da asus que o papel do serial number sumiu, mesmo ele tendo o serial number na caixa da placa e na nota fiscal a asus recusou o conserto, ele enviou a placa e a asus devolveu alegando que precisa do serial number colado da placa

será que existe alguma programa que mostre o serial number da placa ? a placa tem menos de 2 anos de uso, é de partir o coração
 
Galera alguém usou a garantia da gigabyte pode dizer se está boa, como funciona... Os 4 anos só funcionam se registrar até 30 dias depois da compra? Se não registrar fica só os 3 anos mesmo?

Por último a garantia para nota de terceiros eles colocam algum empecilho? Grato
 
Galera alguém usou a garantia da gigabyte pode dizer se está boa, como funciona... Os 4 anos só funcionam se registrar até 30 dias depois da compra? Se não registrar fica só os 3 anos mesmo?

Por último a garantia para nota de terceiros eles colocam algum empecilho? Grato

para usar a nota fiscal de terceiros vc tem registrar em cartório um formulário preenchido sobre a compra de terceiros.
 
Resposta da ASUS para o procedimento de transferência de RMA para terceiros, no caso de venda de placa usada.

Oi Andre , tudo bem? Primeiramente você precisa se certificar que esse produto foi adquirido através de um revendedor/distribuidor oficial ASUS e claro precisa da NF.
Além disso, como trata-se de um novo proprietário, com dados e endereço diferentes do proprietário que estão na NF de compra, você precisará ter uma declaração de venda/doação do produto com assinatura reconhecida em cartório.
Com as informações do comprador declarado na Nota Fiscal e seus dados., além de incluir os dados do novo comprador do produto, dados da NF de Compra, dados do produto, bem como fotos do Número de Série fixado ao produto.
A declaração de doação deve citar:
- Nome Completo e CPF do Comprador presente em NF de Compra original
- Nº da NF de Compra e Respectivo revendedor (Razão Social e CNPJ)
- Modelo exato do produto etiquetado e Número de Série do mesmo
- Valor do produto conforme NF de Compra (Valor unitário do produto (se houver desconto na compra citado em NF de Venda, deve desconta-lo, sem considerar frete também, pois não contempla o valor do produto) Doando para sua propriedade e constando:
- Nome Completo e CPF do novo proprietário.
 
Alguém sabe se MSI da Garantia em placa que veio direto da importadora?
 
Resposta da ASUS para o procedimento de transferência de RMA para terceiros, no caso de venda de placa usada.

Oi Andre , tudo bem? Primeiramente você precisa se certificar que esse produto foi adquirido através de um revendedor/distribuidor oficial ASUS e claro precisa da NF.
Além disso, como trata-se de um novo proprietário, com dados e endereço diferentes do proprietário que estão na NF de compra, você precisará ter uma declaração de venda/doação do produto com assinatura reconhecida em cartório.
Com as informações do comprador declarado na Nota Fiscal e seus dados., além de incluir os dados do novo comprador do produto, dados da NF de Compra, dados do produto, bem como fotos do Número de Série fixado ao produto.
A declaração de doação deve citar:
- Nome Completo e CPF do Comprador presente em NF de Compra original
- Nº da NF de Compra e Respectivo revendedor (Razão Social e CNPJ)
- Modelo exato do produto etiquetado e Número de Série do mesmo
- Valor do produto conforme NF de Compra (Valor unitário do produto (se houver desconto na compra citado em NF de Venda, deve desconta-lo, sem considerar frete também, pois não contempla o valor do produto) Doando para sua propriedade e constando:
- Nome Completo e CPF do novo proprietário.

Me deu preguiça a até de ler....foto aí ja estão forçando a amizade.
É tão chato isso que só vale se a placa estiver muito barata mesmo.
 
vou deixar a experiência que meu colega teve com a ASUS

Basicamente o vendedor passou a placa usada na caixa com a nota fiscal (nome dele) para o meu amigo , aí nisso meu amigo sem esperança entrou em contato com a asus e explicou o defeito e enviou a nota fiscal para eles. Para a surpresa de todos nós a asus deu suporte a ele (mesmo a nota fiscal não estando no nome dele) e a asus foi buscar a placa de video na casa dele

A placa de video foi para a asus e a mesma Só se negou a consertar porque a placa de video não tinha o serial number colado na parte de trás da placa (o papel descolou) . Mesmo o serial number da placa estando na caixa e na nota fiscal a asus não consertou e devolveu a placa de video ruim

RESUMO: pelo que vi parece que as empresas consertam a placa de video mesmo estando no nome da outra pessoa, o problema dá quando a empresa decide depositar o valor da nota fiscal, aí que complica pois só fazem o deposito bancário na conta do titular da nota fiscal

então caso a pessoa resolva de qualquer jeito se arriscar e comprar a placa usada achando que não tem garantia., vale a pena pegar com nota fiscal pois tem uma chance da empresa consertar a placa caso um dia precise
 
preciso da opinião de um advogado pra uma situação especifica


As fabricantes de placa de video aqui no no Brasil fornecem 3 anos de garantia em seus produtos, temos como exemplo as fabricantes gigabyte, galaxy , asus.

No site destas fabricantes elas dizem que só fornecem garantia para o titular da nota fiscal , conversando com eles me disseram que caso a pessoa que for comprar usado consiga um termo de doação do titular registrada em cartório a pessoa conseguirá ter acesso a garantia da placa de video , como eu pretendo comprar a placa de video pela internet acaba que fazer esse termo é impossivel para mim

Pretendo adquirir uma placa de video usado porém que tenha menos de 3 anos de uso e também pretendo pegar a nota fiscal da compra com a pessoa que vai me vender.

A prática das fabricantes só fornecerem a garantia dos seus produtos aos titulares da nota fiscal ou a terceiros com termo de doação registrado em cartório está dentro da lei ?

Caso eu venha adquirir um produto usado ainda na garantia com nota fiscal e eu precise da garantia e os fabricantes se neguem a me dar se eu resolver processar a marca no juizado especial civil mostrando provas da compra com print do site da compra, extrato do cartão de crédito, eu teria chances de ganhar o processo e assim receber o suporte da fabricante ou seria um caso perdido ?
 
Última edição:
vou deixar a experiência que meu colega teve com a ASUS

Basicamente o vendedor passou a placa usada na caixa com a nota fiscal (nome dele) para o meu amigo , aí nisso meu amigo sem esperança entrou em contato com a asus e explicou o defeito e enviou a nota fiscal para eles. Para a surpresa de todos nós a asus deu suporte a ele (mesmo a nota fiscal não estando no nome dele) e a asus foi buscar a placa de video na casa dele

A placa de video foi para a asus e a mesma Só se negou a consertar porque a placa de video não tinha o serial number colado na parte de trás da placa (o papel descolou) . Mesmo o serial number da placa estando na caixa e na nota fiscal a asus não consertou e devolveu a placa de video ruim

RESUMO: pelo que vi parece que as empresas consertam a placa de video mesmo estando no nome da outra pessoa, o problema dá quando a empresa decide depositar o valor da nota fiscal, aí que complica pois só fazem o deposito bancário na conta do titular da nota fiscal

então caso a pessoa resolva de qualquer jeito se arriscar e comprar a placa usada achando que não tem garantia., vale a pena pegar com nota fiscal pois tem uma chance da empresa consertar a placa caso um dia precise
Só uma questão ai. Quem decide se quer o valor ou a placa, é o consumidor, não é o fornecedor, lojista ou fabricante. Essa decisão é única e exclusiva do cliente, salvo à exceção do equipamento não estar mais disponível em estoques.

As vezes é preciso pressiona-los bastante. Meu primo, seguindo meus conselhos, conseguiu reverter a tentativa de que iriam reembolsa-lo. Isso sendo um monitor da Asus. Acabaram enviando para ele um monitor muito superior. Mas isso depois de muitas trocas de e-mails e ter colocado um advogado no circuito.
 
Só uma questão ai. Quem decide se quer o valor ou a placa, é o consumidor, não é o fornecedor, lojista ou fabricante. Essa decisão é única e exclusiva do cliente, salvo à exceção do equipamento não estar mais disponível em estoques.

As vezes é preciso pressiona-los bastante. Meu primo, seguindo meus conselhos, conseguiu reverter a tentativa de que iriam reembolsa-lo. Isso sendo um monitor da Asus. Acabaram enviando para ele um monitor muito superior. Mas isso depois de muitas trocas de e-mails e ter colocado um advogado no circuito.

boa noite !

sou o mesmo cara que pediu sua ajuda no outro tópico da zotac lá , você me disse lá que qualquer pessoa pode acionar a garantia contudo se precisar entrar com uma ação civil só o titular da nota fiscal pode

conversei com uma pessoa que fez o rma com a galaxy e outra com a asus (post acima que vc quotou) e o que descobri foi o seguinte

ASUS : um colega (que eu comentei acima) com nota fiscal de outra pessoa acionou a garantia, o problema é que se a placa não tiver conserto a asus pede um pix ou conta bancária no nome do titular da nota fiscal , aí supondo nesse caso eles não consigam consertar a placa e também se neguem a enviar outra placa boa/nova e por fim cismam de pedir uma conta bancária no titular da nota fiscal , o que a pessoa que comprou a placa e esta com a nota fiscal em nome de ou pode fazer nessa situação ? ele esta de mão atadas né ! já que como você disse a pessoa nessa situação não pode entrar com uma ação civil pela nota fiscal estar no nome de outra pessoa


GALAXY: conversando com um usuário na olx o mesmo me disse que ele comprou a placa usada, tinha nota fiscal, se cadastrou no site da galaxy (no nome dele) e quando pediu o suporte da galaxy a mesma nem sequer pegaram a placa dele pois de cara já viu que a nota fiscal não estava no nome dele e por isso nem iniciaram a tentativa de conserta/reparo da placa . Aí parece também que a galaxy pediu foto do RG do titular da nota fiscal e como ele não tinha ele não conseguiu dar prosseguimento.

OBS 1 : A asus talves só tenha deixado meu colega acionar ela porque eles enviam um link pra prencher os dados da placa, eles não possuem um site que cadastra e etc. talvês se tivesse, poderia ocorrer a mesma coisa que ocorreu na galaxy.

OBS 2: a pessoa criar uma conta na galaxy com os dados do titular seria complicado por a conta esta vinculado ao cpf, com isso caso o titular da nota fiscal resolvesse depois de anos criar um cadastro no site da galaxy por conta própria sem saber de nada de você o site vai dar recusado falando que já tem uma conta com aquele cpf, aí da ruim de vez, fora que mesmo você cadastrando com os dados do titular da nota (como você disse) caso a placa não tenha conserto a fabricante vai pedir uma conta bancária no nome do titular da nota fiscal para fazer o deposito e nisso todo o trabalho vai por água abaixo
 
boa noite !

sou o mesmo cara que pediu sua ajuda no outro tópico da zotac lá , você me disse lá que qualquer pessoa pode acionar a garantia contudo se precisar entrar com uma ação civil só o titular da nota fiscal pode

conversei com uma pessoa que fez o rma com a galaxy e outra com a asus (post acima que vc quotou) e o que descobri foi o seguinte

ASUS : um colega (que eu comentei acima) com nota fiscal de outra pessoa acionou a garantia, o problema é que se a placa não tiver conserto a asus pede um pix ou conta bancária no nome do titular da nota fiscal , aí supondo nesse caso eles não consigam consertar a placa e também se neguem a enviar outra placa boa/nova e por fim cismam de pedir uma conta bancária no titular da nota fiscal , o que a pessoa que comprou a placa e esta com a nota fiscal em nome de ou pode fazer nessa situação ? ele esta de mão atadas né ! já que como você disse a pessoa nessa situação não pode entrar com uma ação civil pela nota fiscal estar no nome de outra pessoa


GALAXY: conversando com um usuário na olx o mesmo me disse que ele comprou a placa usada, tinha nota fiscal, se cadastrou no site da galaxy (no nome dele) e quando pediu o suporte da galaxy a mesma nem sequer pegaram a placa dele pois de cara já viu que a nota fiscal não estava no nome dele e por isso nem iniciaram a tentativa de conserta/reparo da placa . Aí parece também que a galaxy pediu foto do RG do titular da nota fiscal e como ele não tinha ele não conseguiu dar prosseguimento.

OBS 1 : A asus talves só tenha deixado meu colega acionar ela porque eles enviam um link pra prencher os dados da placa, eles não possuem um site que cadastra e etc. talvês se tivesse, poderia ocorrer a mesma coisa que ocorreu na galaxy.

OBS 2: a pessoa criar uma conta na galaxy com os dados do titular seria complicado por a conta esta vinculado ao cpf, com isso caso o titular da nota fiscal resolvesse depois de anos criar um cadastro no site da galaxy por conta própria sem saber de nada de você o site vai dar recusado falando que já tem uma conta com aquele cpf, aí da ruim de vez, fora que mesmo você cadastrando com os dados do titular da nota (como você disse) caso a placa não tenha conserto a fabricante vai pedir uma conta bancária no nome do titular da nota fiscal para fazer o deposito e nisso todo o trabalho vai por água abaixo
Sim, na hora de devolver o valor, sendo que como mencionei, essa é uma opção do consumidor, não do fabricante, pode ser um complicador sério mesmo.
 
Apareceu a oportunidade de pegar uma rtx 3060ti da galax por 2500 com menos de um mês de uso, mas esse lance da garantia me desanimou demais.
 
Boa tarde.
Primeiro post aqui

Estou com uma rx 6800xt Asus TUF, toda certinha, tem o serial atrás, comprada a 1 ano e 4 meses na kabum, recentemente ela começou a apresentar um problema, se eu for jogar algum jogo leve roda de boa, quando tento abrir um jogo mais pesado em 4k (tentei com homem aranha e dying light) ela trava e preciso reiniciar o pc, depois de mto apanhar descobri que se eu abaixar o core clock ela funciona, mas em default da pau.

Acreditava que a garantia era de 1 ano(é oq tem na nf), mas na política de garantia da asus diz que se na caixa tiver mais que na nf vale a da caixa, abri um rma e a transportadora vem buscar ela entre hoje(12) e quinta(15)

Até aí tudo certo, menos para o meu irmão que ia ganhar uma 1660s que por hora está comigo.

A questão é:
1. Pensei que a garantia era de 1 ano e já abri pra limpar e trocar a pasta térmica, não tinha aqueles selos no parafuso então abri tranquilo e troquei a pasta, tomei cuidado pra não danificar os parafusos e coloquei tudo no mesmo lugar
2. Tem oxidação no dissipador, mas é pouco e é o esperado depois de mais de 1 ano de uso continuo

fora esses 2 pontos(e o defeito do core clock) ela está 100%

A dúvida que tenho, e pergunto aqui por terem mais experiencia com isso é:
Existe chance de ter o rma negado por conta da troca da pasta térmica? mesmo levando em conta que A. ela não esquenta, B. se eu colocar o core clock para o clock do modelo de referencia sem oc ela funciona suave, logo a placa em sí está ok.

Caso seja negada existe alguma forma administrativa ou judicial que posso recorrer?
 
Boa tarde.
Primeiro post aqui

Estou com uma rx 6800xt Asus TUF, toda certinha, tem o serial atrás, comprada a 1 ano e 4 meses na kabum, recentemente ela começou a apresentar um problema, se eu for jogar algum jogo leve roda de boa, quando tento abrir um jogo mais pesado em 4k (tentei com homem aranha e dying light) ela trava e preciso reiniciar o pc, depois de mto apanhar descobri que se eu abaixar o core clock ela funciona, mas em default da pau.

Acreditava que a garantia era de 1 ano(é oq tem na nf), mas na política de garantia da asus diz que se na caixa tiver mais que na nf vale a da caixa, abri um rma e a transportadora vem buscar ela entre hoje(12) e quinta(15)

Até aí tudo certo, menos para o meu irmão que ia ganhar uma 1660s que por hora está comigo.

A questão é:
1. Pensei que a garantia era de 1 ano e já abri pra limpar e trocar a pasta térmica, não tinha aqueles selos no parafuso então abri tranquilo e troquei a pasta, tomei cuidado pra não danificar os parafusos e coloquei tudo no mesmo lugar
2. Tem oxidação no dissipador, mas é pouco e é o esperado depois de mais de 1 ano de uso continuo

fora esses 2 pontos(e o defeito do core clock) ela está 100%

A dúvida que tenho, e pergunto aqui por terem mais experiencia com isso é:
Existe chance de ter o rma negado por conta da troca da pasta térmica? mesmo levando em conta que A. ela não esquenta, B. se eu colocar o core clock para o clock do modelo de referencia sem oc ela funciona suave, logo a placa em sí está ok.

Caso seja negada existe alguma forma administrativa ou judicial que posso recorrer?
Abrir a placa é praticamente assinar um termo de desistência da garantia, simples assim. Se identificarem que foi aberta é bem provável que neguem o RMA e nesse caso eu vejo pouca possibilidade de reverter isso judicialmente, afinal tá muito bem escrito nos termos da garantia. Mas como vc disse que veio sem o selo vc pode tentar algo nesse sentido, desde que tenha provas factuais disso pra apresentar. Mesmo assim seria algo bem desonesto, afinal vc de fato abriu a placa.
-------
É a mesma lógica de trocar um escapamento de um carro por outro esportivo e ainda querer garantia do motor na concessionária. Acho que não rola, mas no BR tudo é possível.
 
Abrir a placa é praticamente assinar um termo de desistência da garantia, simples assim. Se identificarem que foi aberta é bem provável que neguem o RMA e nesse caso eu vejo pouca possibilidade de reverter isso judicialmente, afinal tá muito bem escrito nos termos da garantia. Mas como vc disse que veio sem o selo vc pode tentar algo nesse sentido, desde que tenha provas factuais disso pra apresentar. Mesmo assim seria algo bem desonesto, afinal vc de fato abriu a placa.
-------
É a mesma lógica de trocar um escapamento de um carro por outro esportivo e ainda querer garantia do motor na concessionária. Acho que não rola, mas no BR tudo é possível.
Pior que onde moro tem mta maresia, tinha 2 opções, perder a garantia pq n desmontei pra limpar e a maresia comeu (oq invalida a garantia), ou desmontar pra limpar com isopropílico e perder a garantia.

É tanta maresia que chegou uma época a criar pedra de sal no pé do ventilador, aí até com filtro e configurando tudo pra só ligar os coolers quando precisava ele oxida, então com esses 2 pontos de invalidação da garantia na política da asus:
Oxidação/Ferrugem de Componentes da Placa de Circuito Impresso, Pontos de Solda, Partes Físicas Metálicas ou Componentes da mesma
e
Reparo e/ou Modificação não Autorizado do Produto, Produto Adulterado ou Desmontagem do Produto
Tendo esses 2 efetivamente eu não tenho garantia maior que 6 meses, pq se depois disso eu não desmontar pra limpar vai ter oxidação

Seguindo o exemplo do carro é o mesmo que invalidar a garantia do carro se trocar o óleo, mas invalidar se o motor bater pq não trocou
 
Seguindo o exemplo do carro é o mesmo que invalidar a garantia do carro se trocar o óleo, mas invalidar se o motor bater pq não trocou
Não, pq a troca do óleo é prevista em manual, já eu nunca vi troca de pasta ou limpeza da placa nas informações de nenhuma fabricante.
Quanto ao exemplo original, a troca de um escape pode interferir na taxa de compressão do motor, na retenção de partículas, na transferência de calor e em vários outros pontos que podem impactar no funcionamento de médio/longo prazo de um motor, por isso tal alteração pode causar perda de garantia. A mesma lógica se aplica na placa. Supostamente a placa usa um condutor térmico (pasta) adequado ao metais onde haverá contato. Os parafusos recebem torção adequada, a fim de não danificar o chip. O simples fato de abrir e fechar a placa já causa desgaste nos thermal pads por se sujeitarem a descompressão. A fabricante, que já é louca pra negar garantia por qq motivo, tem um prato cheio de argumentos técnicos e legais pra invalidar uma placa aberta.
Mas enfim, não estou dizendo que vc não deveria fazer, estou apenas elencando os argumentos que podem utilizar para negar a garantia de uma placa aberta. Ao abrir uma placa é bom que a pessoa esteja ciente do risco que assume. E o fato de haver maresia na sua região é complicado, pq realmente danifica o produto se não tiver manutenção, mas fabricante nenhuma vai assumir a bronca por isso, sobrando pro teu bolso mesmo.
 
Não, pq a troca do óleo é prevista em manual, já eu nunca vi troca de pasta ou limpeza da placa nas informações de nenhuma fabricante.
Quanto ao exemplo original, a troca de um escape pode interferir na taxa de compressão do motor, na retenção de partículas, na transferência de calor e em vários outros pontos que podem impactar no funcionamento de médio/longo prazo de um motor, por isso tal alteração pode causar perda de garantia. A mesma lógica se aplica na placa. Supostamente a placa usa um condutor térmico (pasta) adequado ao metais onde haverá contato. Os parafusos recebem torção adequada, a fim de não danificar o chip. O simples fato de abrir e fechar a placa já causa desgaste nos thermal pads por se sujeitarem a descompressão. A fabricante, que já é louca pra negar garantia por qq motivo, tem um prato cheio de argumentos técnicos e legais pra invalidar uma placa aberta.
Mas enfim, não estou dizendo que vc não deveria fazer, estou apenas elencando os argumentos que podem utilizar para negar a garantia de uma placa aberta. Ao abrir uma placa é bom que a pessoa esteja ciente do risco que assume. E o fato de haver maresia na sua região é complicado, pq realmente danifica o produto se não tiver manutenção, mas fabricante nenhuma vai assumir a bronca por isso, sobrando pro teu bolso mesmo.
Pior que oq me acalma um pouco é que a placa funciona tranquilamente, só preciso reduzir o core clock pra 95%, n lembro o num exato, mas ainda é maior que o de referencia, basicamente tirando o oc de fábrica, fazendo isso a placa funciona tranquilamente
A questão é se vale a pena enviar para a garantia, se negarem como pego a placa de volta?
pq mesmo ela como tá da pra usar, minha ideia é mais pra aproveitar que ainda está na garantia, mas se a chance de ser negada forem altas nem compensa
A unica possibilidade de saberem é vendo a pasta em sí, já que não fica igual a de fábrica, mas até os parafusos estão intactos, assim que descobrir como coloco fotos dela, pode?
 
Pior que oq me acalma um pouco é que a placa funciona tranquilamente, só preciso reduzir o core clock pra 95%, n lembro o num exato, mas ainda é maior que o de referencia, basicamente tirando o oc de fábrica, fazendo isso a placa funciona tranquilamente
A questão é se vale a pena enviar para a garantia, se negarem como pego a placa de volta?
pq mesmo ela como tá da pra usar, minha ideia é mais pra aproveitar que ainda está na garantia, mas se a chance de ser negada forem altas nem compensa
A unica possibilidade de saberem é vendo a pasta em sí, já que não fica igual a de fábrica, mas até os parafusos estão intactos, assim que descobrir como coloco fotos dela, pode?
Uai, fica a seu critério. Se a NF tá no seu nome o máximo que vai acontecer é negarem o RMA e vc ter que pagar o frete pra eles te mandarem a placa de volta. E claro, ficar sem a placa durante o tempo da garantia. Por lei é de no máximo 1 mês, mas vez ou outra aparece relato de demorarem mais, depende muito da marca.
 
Pior que oq me acalma um pouco é que a placa funciona tranquilamente, só preciso reduzir o core clock pra 95%, n lembro o num exato, mas ainda é maior que o de referencia, basicamente tirando o oc de fábrica, fazendo isso a placa funciona tranquilamente
A questão é se vale a pena enviar para a garantia, se negarem como pego a placa de volta?
pq mesmo ela como tá da pra usar, minha ideia é mais pra aproveitar que ainda está na garantia, mas se a chance de ser negada forem altas nem compensa
A unica possibilidade de saberem é vendo a pasta em sí, já que não fica igual a de fábrica, mas até os parafusos estão intactos, assim que descobrir como coloco fotos dela, pode?

então amigo vamos por parte

eu pesquisei bastante a respeito da garantia da Asus , teve um user aqui no site que abriu a placa e que a asus negou o rma por causa disso, depois disso ele achou um termo no site da asus de outro país permitindo a abertura da placa e video com e com esse termo ele convenceu a asus a lhe atender e ter o problema resolvido

link abaixo :


o maior problema pra você não é ter aberto a placa e sim a maresia, mesmo você não enxergando a maresia afeta a placa, a asus usa lentes que ampliam a visão e com isso consegue ver o corrosão que a maresia faz nas placas, sei disso porque conversei com um carinha na olx qeu estava vendendo uma placa de video da asus com defeito e ele me disse que teve a garantia da asus negada por causa disso, inclusive ele postou fotos e a conversa que teve com a asus

pelo jeito que você falou da maresia parece que você mora a menos de 1km do mar, se tivesse que chutar diria que tem pouquissimas chances de consertarem a placa pra você, deve ter uma chance de 20 ou 10 por cento porém mesmo assim tentaria pois não vai te custar nada (normalmente a asus contrata empresa privada pra buscar a placa em sua casa)
 
Fala galera, to querendo comprar uma Galax RTX 3070 usada. O rapaz disse que tem 1 ano de uso e que ela tem nota. Vocês saberiam me dizer se ela tem garantia do fabricante por 3 anos? O vendedor não soube me dizer, só disse que a garantia do vendedor já havia acabado.
 
Fala galera, to querendo comprar uma Galax RTX 3070 usada. O rapaz disse que tem 1 ano de uso e que ela tem nota. Vocês saberiam me dizer se ela tem garantia do fabricante por 3 anos? O vendedor não soube me dizer, só disse que a garantia do vendedor já havia acabado.
Se ele tiver uma nota fiscal (nao aquelas notinhas de loja da santa ifigenia ou de loja box) daquelas da pra consultar no site da receita federal e nela estiver descrito o numero de serie da placa de video, ela está coberta pelos 3 anos de garantia. Só pegue um termo de doação do titular da nota fiscal para "passar o direito" a garantia para voce.
 
Se ele tiver uma nota fiscal (nao aquelas notinhas de loja da santa ifigenia ou de loja box) daquelas da pra consultar no site da receita federal e nela estiver descrito o numero de serie da placa de video, ela está coberta pelos 3 anos de garantia. Só pegue um termo de doação do titular da nota fiscal para "passar o direito" a garantia para voce.
Entendi, valeu.

Outra dúvida, uma placa que foi usada pra mineração por 10 meses e ainda tem garantia de 3 anos, essa garantia ainda funciona? Ou placas de mineração perdem a garantia?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo