• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Gargalo é só quando está em 100%?

RenanGMN

Well-Known Member
Registrado
Bom dia galera. Eu já fiz alguns posts aqui no grupo dizendo que sempre tive stutterigns em todos os jogos e eu literalmente já tentei fazer de tudo para tentar arrumar, mas nunca deu certo. E cada vez mais eu acabo tendo certeza de que pode ser alguma coisa no meu Hardware, mesmo tendo trocado Placa-mãe, Fonte, HD, SSD. E até mesmo formatando o PC diversas vezes. Mas nada nunca conseguiu me ajudar a melhorar isso. Tenho stutterings desde Warzone, até mesmo em Uno. E então eu comecei a pensar se poderia ser gargalo do processador, mas eu tenho uma dúvida um pouco besta sobre isso. Gargalo ocorre quando o processador ou a VGA não são potentes o suficiente um para o outro certo? No meu caso, o gargalo estaria no processador, mas ele dá stutterings nos jogos mesmo quando está tudo em 40% de uso, e temperatura entre 60 e 70 Graus. O gargalo não ocorre somente quando o processador chegaria a 100% e a placa estar em uns 60% de uso?

OBS: Antes eu usava uma GTX 1650 e os jogos rodavam tudo normalmente, claro, dentro das possibilidades da placa.

Meu PC:
Placa-mãe - MSI B360M Mortar
Placa de vídeo - MSI RTX 3060 Gaming X
RAM - 2x8 2666 Vulkan
Processador - i5 9400f
SSD - 500Gb NVME Kingston (Para o Windows e alguns jogos)
HDD - 2Tb Seagate (Arquivos grandes e a maioria dos jogos)
Fonte - EVGA 600w 80 Plus White
Windows 10 e drivers gerais devidamente sempre atualizados, inclusive a BIOS.
 
Última edição:
CPU não precisa estar a 100% de uso pra ter gargalo. Tem que ver os jogos que vc está jogando. Warzone não é parâmetro pra muita coisa pq é um dos jogos mais mal otimizados que existe atualmente, e com esse CPU é que não vai rodar direito mesmo. Recomendo pelo menos um r5 5600/i5 12400f e memorias 3200 cl16 pro setup ficar equilibrado.
 
CPU não precisa estar a 100% de uso pra ter gargalo. Tem que ver os jogos que vc está jogando. Warzone não é parâmetro pra muita coisa pq é um dos jogos mais mal otimizados que existe atualmente, e com esse CPU é que não vai rodar direito mesmo. Recomendo pelo menos um r5 5600/i5 12400f e memorias 3200 cl16 pro setup ficar equilibrado.
Então, eu tenho praticamente stutterings em todos os jogos. Só em alguns que são menos do que outros, tipo o Forza Horizon 5 e Call of Duty Vanguard.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

CPU não precisa estar a 100% de uso pra ter gargalo. Tem que ver os jogos que vc está jogando. Warzone não é parâmetro pra muita coisa pq é um dos jogos mais mal otimizados que existe atualmente, e com esse CPU é que não vai rodar direito mesmo. Recomendo pelo menos um r5 5600/i5 12400f e memorias 3200 cl16 pro setup ficar equilibrado.
E o soquete da minha placa mãe só aceita processadores de 8° e 9° Geração. No caso, um i9 9900 seria uma boa pra dar um equilíbrio? Ou até mesmo o i7 9700?
 
Então, eu tenho praticamente stutterings em todos os jogos. Só em alguns que são menos do que outros, tipo o Forza Horizon 5 e Call of Duty Vanguard.
Então cara, essa CPU é fraquinha e não tem muito pra onde correr... eu já havia te alertado sobre esse gargalo num tópico antigo que vc fez, onde vc achava que a culpada era a 6600: https://forum.adrenaline.com.br/threads/rx-6600-travando-em-tudo.690691/


Repare que vc já trocou tudo, inclusive a GPU e não resolveu o problema. Na verdade agora a tendencia é ficar pior, visto que nvidia tem overhead de CPU no driver e a GPU tende a não render muito bem se a CPU for fraca.

Recomendo ir juntando uma grana e colocar um R5 5600 + 16gb (8x2) 3200cl16. Teu setup vai ficar mais equilibrado e esses sttuterings vão diminuir bastante.
 
Cara, eu estava pesquisando e achei alguns Kit Upgrades bem interessantes. Já tinha até escolhido um, mas vi um kit com o i5 12400f por praticamente o mesmo valor do R5 5600, e cheguei a ver comparativo dos dois no YouTube. Nos que eu vi, parece que o i5 se saiu melhor. Então, no fim das contas, qual seria a última opção? E eu nunca tive um processador Ryzen, então eu não posso fazer comparativo pessoal, pois só tive o i5 9400f.
 
Cara, eu estava pesquisando e achei alguns Kit Upgrades bem interessantes. Já tinha até escolhido um, mas vi um kit com o i5 12400f por praticamente o mesmo valor do R5 5600, e cheguei a ver comparativo dos dois no YouTube. Nos que eu vi, parece que o i5 se saiu melhor. Então, no fim das contas, qual seria a última opção? E eu nunca tive um processador Ryzen, então eu não posso fazer comparativo pessoal, pois só tive o i5 9400f.
O i5 é superior ao 5600 sim, se o valor está próximo pode ir nele sem medo
 
"Gargalo" é um termo meio errado.

Muita gente acha que se a CPU entrega 100FPS e a GPU 60FPS, então o jogo rodará a 60FPS. Ou vice-versa. Mas não é assim que funciona a performance do PC. Um setup pode estar alcançando 50FPS, mas com um upgrade tanto de CPU como de GPU pode começar a alcançar 70FPS.

A melhor forma de interpretar esse termo (gargalo) é: qual componente dará mais performance com um custo menor.

Dito isso, o comum é que a GPU esteja sendo usada 100% para que tenha um custo benefício melhor. Já a CPU não segue a mesma lógica.

Sobre seus stutterings, é difícil saber o motivo. Precisamos de mais informações como grafico de frametime, vídeo dos stutterings, quais jogos está travando, temperaturas, uso de CPU/GPU/VRAM...

Minhas as recomendações padrão são:
- Atualizar driver de vídeo
- Desliga Vsync ou habilita VRR se o jogo roda dentro do range suportado pelo seu monitor
- Fechar todos os programas rodando no background
- Desinstala aplicativo de banco
- Confere se as configurações de energia não estão no modo economia
 
dependendo do jogo e do target ai vc vai ter gargalo no hd, em vram e em processador. Conhecendo bem o warzone, vc vai ter gargalo, principalmente em processador, Criar o arquivo adv_config na pasta players, vai minimizar mas quando vc tiver jogando, vc não pode ter nada aberto, se abrir uma página em navegador, vc vai ter gargalos e stutter. Também recomendo, manter um framerate com 15% de folga para o processador.

Exemplo grotesco: com 85% vc consegue 117fps estáveis e 100% vc consegue 135. Mantenha os 117fps. As vezes apenas aumentando certos ítens gráficos, vc consegue manter esse target sem nerfar a qualidade visual, do reduzindo o gráfico o que aumentaria a carga na CPU.

Gargalo nem sempre é algo ruim, é questão da pessoa ser inteligente e otimizar as configurações para casar com o target de frame e resolução escolhidos.
 
Existem outros fatores que fazem o processador não entregar frames para a GPU, desde programação até a própria arquitetura do processador, um exemplo é BF2042 que por falta de otimização e por conta da programação mal feita, vc pode por um 9900K a 5,2ghz com memorias voando acima dos 3200mhz e ele continua não entregando o maximo possível, o processador nao bate nem 70% de uso, sobra GPU e os frames não sobem, o unico processador que consegue entregar tudo nesse jogo cagado são os i7 e i9 Gen 12 pelo que vi. Ryzen 5 e 7 de primeira e segunda geração tb gargalam frames por questões de arquitetura, mas carregam tranquilamente os jogos com folga, apenas não conseguem cuspir frames como fazem os intel concorrentes.
Se o sujeito for louco por frames e vai jogar competitivo em FHD pra ter tudo na casa dos 180fps ou mais, melhor pensar bem no processador que vai comprar, ?Ryzen já não é uma boa opção, acho que sobra so intel Gen 11 e 12 e dos mais parrudos com clock la no talo!
 
Stutter em uno é foda. É complicado eu dalazer alguma coisa pq não estou aí pra ver qual é a desse stutter, e se realmente é algo severo e stutter de fato (não é por nada não, mas já vi gente dizendo que tinha stutter, mas era tearing+ judder de jogar com vsync off em monitor 60 hz). Trocar pra 3060 deveria ter aliviado isso em alguns jogos mais problemáticos. Se não o fez, recomendaria uma formatada. Se um vídeo apontando o problema, ou seria isso ou trocar o kit todo prum 12400 ou 5600 mesmo. Minha recomendação seria o 12400 devido a ser igual ou melhor o 5600 em vários jogos, e a longevidade, já que a placa mãe que você for escolher, vai ter como usar na série nova da intel. Usaria ele com uma b660 legal e memórias 3600 cl16-18 se possível (na ali sempre tem muito barato).
 
Stutter em uno é foda. É complicado eu dalazer alguma coisa pq não estou aí pra ver qual é a desse stutter, e se realmente é algo severo e stutter de fato (não é por nada não, mas já vi gente dizendo que tinha stutter, mas era tearing+ judder de jogar com vsync off em monitor 60 hz). Trocar pra 3060 deveria ter aliviado isso em alguns jogos mais problemáticos. Se não o fez, recomendaria uma formatada. Se um vídeo apontando o problema, ou seria isso ou trocar o kit todo prum 12400 ou 5600 mesmo. Minha recomendação seria o 12400 devido a ser igual ou melhor o 5600 em vários jogos, e a longevidade, já que a placa mãe que você for escolher, vai ter como usar na série nova da intel. Usaria ele com uma b660 legal e memórias 3600 cl16-18 se possível (na ali sempre tem muito barato).
Então, meu monitor é de 165Hz. Mas o uno eu uso travado em 60, porque nem se precisa mais do que isso. E a tela congela em alguns momentos, são realmente stutterings, e isso acaba dando em vários e vários games. Só que alguns ficam mais jogáveis do que outros. Mesmo com o processador em 60 ou até mesmo em 40% de uso. Dá alguma travada de vez em quando.
 
Então, meu monitor é de 165Hz. Mas o uno eu uso travado em 60, porque nem se precisa mais do que isso. E a tela congela em alguns momentos, são realmente stutterings, e isso acaba dando em vários e vários games. Só que alguns ficam mais jogáveis do que outros. Mesmo com o processador em 60 ou até mesmo em 40% de uso. Dá alguma travada de vez em quando.
É complicado. Pode ser muita coisa, pq na real, um 9400f não é porcaria não. Falta hyper threading, mas em muitos jogos o uso desses cores seria mais que o suficiente pra fps relativamente alto e sem stutter. Se travar o fps pra 60 num jogo mais pesado, continuam os stutters? Tipo travar em 60 fps um jogo que roda de boa em 100+ fps sempre. São stutters que ocorrem muito, ou é algo que tu nota a cada, sei lá, 10m por hora ou algo assim? Pq cara, tem jogo que realmente às vezes vai dar umas travadinhas por alguma razão ou outra. PC gaming é bizarro assim. Eu só me estressaria se fosse algo chatíssimo, tipo stutter de shader cache que tem em vários jogos, tipo elden ring quando saiu, pra citar um exemplo mais recente.
 
É complicado. Pode ser muita coisa, pq na real, um 9400f não é porcaria não. Falta hyper threading, mas em muitos jogos o uso desses cores seria mais que o suficiente pra fps relativamente alto e sem stutter. Se travar o fps pra 60 num jogo mais pesado, continuam os stutters? Tipo travar em 60 fps um jogo que roda de boa em 100+ fps sempre. São stutters que ocorrem muito, ou é algo que tu nota a cada, sei lá, 10m por hora ou algo assim? Pq cara, tem jogo que realmente às vezes vai dar umas travadinhas por alguma razão ou outra. PC gaming é bizarro assim. Eu só me estressaria se fosse algo chatíssimo, tipo stutter de shader cache que tem em vários jogos, tipo elden ring quando saiu, pra citar um exemplo mais recente.
Então, todos os jogos que eu jogo, eu sempre travei eles a 60 pra ver se as travadas sumiam. Mas nada, elas sempre continuam, pode ser em qualquer jogo, até nos que pegar 200 fps por exemplo. E os stutterings são chatos sim porque são bem perceptíveis e são bem aleatórios. Como eu disse, tem jogos em que o processador está em 50/60% de uso e a GPU em 70%, ambos com essa média e temperaturas aceitáveis, mas o jogo acaba dando stuttering.
 
Eu uso um i5 9600k stock que é pouca coisa superior ao 9400F, com uma 3060 e não tenho problemas de stuttering.

Mesmo em casos que chega no teto do processador, como Warzone, fica próximo dos 100% de uso porém frametime liso.

Como você alega ter stutterings mesmo com o processador em baixo uso... até jogando UNO, ele não pode ser o culpado.
 
seu monitor é Freesync/Gsync? se não experimenta travar o fps 1~2 quadros abaixo do limite de atualização do seu monitor e veja se para.
 
Sim, ele tem freesync e é 165, no caso eu teria que travar o fps em 163?
sim, apesar que provavelmente não seja o monitor, eu perguntei pq um amigo(kit dele é um 3800x + 1080ti) com monitor 60hz estava com problema de stuttering e resolveu dessa maneira(deixou em 59), então achei que poderia ser o mesmo caso.
 
Bom dia galera. Eu já fiz alguns posts aqui no grupo dizendo que sempre tive stutterigns em todos os jogos e eu literalmente já tentei fazer de tudo para tentar arrumar, mas nunca deu certo. E cada vez mais eu acabo tendo certeza de que pode ser alguma coisa no meu Hardware, mesmo tendo trocado Placa-mãe, Fonte, HD, SSD. E até mesmo formatando o PC diversas vezes. Mas nada nunca conseguiu me ajudar a melhorar isso. Tenho stutterings desde Warzone, até mesmo em Uno. E então eu comecei a pensar se poderia ser gargalo do processador, mas eu tenho uma dúvida um pouco besta sobre isso. Gargalo ocorre quando o processador ou a VGA não são potentes o suficiente um para o outro certo? No meu caso, o gargalo estaria no processador, mas ele dá stutterings nos jogos mesmo quando está tudo em 40% de uso, e temperatura entre 60 e 70 Graus. O gargalo não ocorre somente quando o processador chegaria a 100% e a placa estar em uns 60% de uso?

OBS: Antes eu usava uma GTX 1650 e os jogos rodavam tudo normalmente, claro, dentro das possibilidades da placa.

Meu PC:
Placa-mãe - MSI B360M Mortar
Placa de vídeo - MSI RTX 3060 Gaming X
RAM - 2x8 2666 Vulkan
Processador - i5 9400f
SSD - 500Gb NVME Kingston (Para o Windows e alguns jogos)
HDD - 2Tb Seagate (Arquivos grandes e a maioria dos jogos)
Fonte - EVGA 600w 80 Plus White
Windows 10 e drivers gerais devidamente sempre atualizados, inclusive a BIOS.
Gargalo de CPU/memória é mto simples. Basta a placa de vídeo não alcançar 100%. Esquece uso de CPU. É irrelevante à discussão.

As vezes esse gargalo é ocasionado pelo driver overhead, geralmente mto comum em DX11, então não há tanto que os processadores possam fazer.

No caso do Warzone, não cai nessa ladainha. Embora seja um jogo com otimizações questionáveis, a 3060 alcança facilmente 100% de uso de GPU sem gargalos em 1080p. A 3060TI que realmente não consegue, por melhor que seja a CPU.

O 9400F tá claramente segurando sua performance. 6 núcleos é absolutamente impossível jogar Warzone com o máximo de frames que se pode oferecer pela placa de vídeo. Vc precisa melhorar isso se quiser resolver os problemas. Outra coisa. 16GB e Warzone esquece totalmente. Pode upar isso tb. Eu jogo com uma galera todo santo dia. Todos nós tivemos que subir a memória para acabar de vez com stuttering.

Sim, existem algumas mudanças de configurações que podem reduzir os problemas. Mas o 9400F é pouca CPU para o 3060. 40% de uso acho estranho. Aqui com 12 threads bate facilmente 70%~80% de uso no Warzone. Mesmo quando eu tinha a 3060 (hoje estou com a 3070). Então tem algo errado ai além do próprio 9400F ser um limitador grave tb.
 
Gargalo de CPU/memória é mto simples. Basta a placa de vídeo não alcançar 100%. Esquece uso de CPU. É irrelevante à discussão.

As vezes esse gargalo é ocasionado pelo driver overhead, geralmente mto comum em DX11, então não há tanto que os processadores possam fazer.

No caso do Warzone, não cai nessa ladainha. Embora seja um jogo com otimizações questionáveis, a 3060 alcança facilmente 100% de uso de GPU sem gargalos em 1080p. A 3060TI que realmente não consegue, por melhor que seja a CPU.

O 9400F tá claramente segurando sua performance. 6 núcleos é absolutamente impossível jogar Warzone com o máximo de frames que se pode oferecer pela placa de vídeo. Vc precisa melhorar isso se quiser resolver os problemas. Outra coisa. 16GB e Warzone esquece totalmente. Pode upar isso tb. Eu jogo com uma galera todo santo dia. Todos nós tivemos que subir a memória para acabar de vez com stuttering.

Sim, existem algumas mudanças de configurações que podem reduzir os problemas. Mas o 9400F é pouca CPU para o 3060. 40% de uso acho estranho. Aqui com 12 threads bate facilmente 70%~80% de uso no Warzone. Mesmo quando eu tinha a 3060 (hoje estou com a 3070). Então tem algo errado ai além do próprio 9400F ser um limitador grave tb.
É o que o colega falou aqui, se a GPU não tá batendo 95-100% gargalo tá em outro lugar.
E a engine e programação do jogo tbm é responsável por gargalos. Exemplo ridículo mas serve para ilustrar : Quake 1 de 1996, vai ficar com fps baixo se vc não usar os ports mais modernos.
Vale lembrar que mesmo que seu setup esteja balanceado, pode ter momentos/cenas em jogos que sobrecarregam a cpu e gera um gargalo momentâneo.
 
As vezes o problema não é nem vc, nem seu processador, nem seu windows, nem nada.
Tem game que tem engine torta e bugada e a única solução é trocar de jogo.

Respondendo a sua pergunta, gargalo é quando um componente está em 100% de uso.
Você sempre terá um gargalo, o ideal é vc não ter mais de um.

Exemplos de gargalo:
CPU I9 12900KS
Nvidia 3090ti
2GB memória RAM <<< gargalo
128 TB NVME PCIE gen 8 3d

CPU Xiaoxin Z3 << gargalo
RX 6950 XT
Memória 256GB DDR4
22 TB NVME

Ryzen 7650 XT 3D V2 (32C 64T @ 6,45Ghz cooler a nitrogênio numa base na Antártida onde a temperatura é -20ºC)
Nvidia 4090TI
48GB DDR6
160GB SATA 1 <<< gargalo

Pentium 3 800Mhz
Nvidia 1630 <<< Gargalo
4GB RAM DDR3
128 GB SSD
 
Gargalo de CPU/memória é mto simples. Basta a placa de vídeo não alcançar 100%. Esquece uso de CPU. É irrelevante à discussão.

As vezes esse gargalo é ocasionado pelo driver overhead, geralmente mto comum em DX11, então não há tanto que os processadores possam fazer.

No caso do Warzone, não cai nessa ladainha. Embora seja um jogo com otimizações questionáveis, a 3060 alcança facilmente 100% de uso de GPU sem gargalos em 1080p. A 3060TI que realmente não consegue, por melhor que seja a CPU.

O 9400F tá claramente segurando sua performance. 6 núcleos é absolutamente impossível jogar Warzone com o máximo de frames que se pode oferecer pela placa de vídeo. Vc precisa melhorar isso se quiser resolver os problemas. Outra coisa. 16GB e Warzone esquece totalmente. Pode upar isso tb. Eu jogo com uma galera todo santo dia. Todos nós tivemos que subir a memória para acabar de vez com stuttering.

Sim, existem algumas mudanças de configurações que podem reduzir os problemas. Mas o 9400F é pouca CPU para o 3060. 40% de uso acho estranho. Aqui com 12 threads bate facilmente 70%~80% de uso no Warzone. Mesmo quando eu tinha a 3060 (hoje estou com a 3070). Então tem algo errado ai além do próprio 9400F ser um limitador grave tb.
Sim, eu nãos costumo jogar muito Warzone. Na verdade eu dei ele mais de exemplo como um jogo pesado mesmo, dizendo que tenho travamentos desde o Uno que é um jogo super leve, até mesmo Warzone, que é pesado. Mas eu atualmente estou costumando a jogar mais o multiplayer do Vanguard do que o próprio Warzone. No caso do Vanguard, eu consigo rodar ele numa boa, porém, bem de vez em quando ele da umas travadas e aparece uma mensagem em vermelho alertando sobre carregamento de dados.
O que eu basicamente quis dizer, é que eu tenho stutterings em literalmente todos os jogos, não importa qual seja, e mesmo se a cpu e placa de vídeo estiverem a 40% de uso ambos, com FPS travado, eu tenho mesmo assim travamentos.
 
Sim, eu nãos costumo jogar muito Warzone. Na verdade eu dei ele mais de exemplo como um jogo pesado mesmo, dizendo que tenho travamentos desde o Uno que é um jogo super leve, até mesmo Warzone, que é pesado. Mas eu atualmente estou costumando a jogar mais o multiplayer do Vanguard do que o próprio Warzone. No caso do Vanguard, eu consigo rodar ele numa boa, porém, bem de vez em quando ele da umas travadas e aparece uma mensagem em vermelho alertando sobre carregamento de dados.
O que eu basicamente quis dizer, é que eu tenho stutterings em literalmente todos os jogos, não importa qual seja, e mesmo se a cpu e placa de vídeo estiverem a 40% de uso ambos, com FPS travado, eu tenho mesmo assim travamentos.
Então tem algo errado na config que não é simplesmente o gargalo de CPU. Isso ai pode ser armazenamento, software ou em último caso até fonte. Enfim, tem que buscar.
 
Então tem algo errado na config que não é simplesmente o gargalo de CPU. Isso ai pode ser armazenamento, software ou em último caso até fonte. Enfim, tem que buscar.
Pior que esses 3 eu já troquei. Antes eu usava um SSD Sata, e agora um NVME. O HD é novo, tem uns 3 meses que comprei ele. E a fonte eu tinha uma de 500w e agora coloquei essa de 600w da EVGA.
 
Pior que esses 3 eu já troquei. Antes eu usava um SSD Sata, e agora um NVME. O HD é novo, tem uns 3 meses que comprei ele. E a fonte eu tinha uma de 500w e agora coloquei essa de 600w da EVGA.
Vc altera configurações do Windows ou usa Windows alterado? Por exemplo paginação? Ou aqueles Windows modificados que andam por ai? Seu monitor tem freesync/gsync?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo