[AJUDA] Gargalo em uma 1660 com i5 8400?

Kaio Marques

Member
Registrado
Olá pessoal, desde já agradeço a ajuda de vocês.



Placa de Vídeo: GeForce GTX 1660 6GB Galax OC

Processador: Intel Core i5-8400 Hexa-Core 2.8GHz (4GHz Turbo) 9MB

Memória: -Force Vulcan 8GB (1x8) 2666MHz DDR4

Placa-mãe: Asus Prime H310M-E/BR DDR4

Fonte: Pichau Gaming Nidus 500W Bronze 80 Plus, PG-5001-BR

HD: Toshiba 1TB



Comprei essa máquina e ela chegou há 4 dias, comprei na Pichau para jogar praticamente bastante GTA V, um pouco de BF1 e PUBG. Tive um problema que eu comprei a 1060 6GB e veio a 1660 pois no estoque não tinha a 1060, Eu fiquei até feliz, porém a placa não veio conectada na placa-mãe, ela veio conectada no cabo de 6 pinos porém não estava encaixada na placa-mãe, eu fiquei pensando que poderia ter sido a viagem ou outro fator..., e fui fazer os testes.

Testei no jogo UNTURNED, que falam que é muito mal otimizado, e rodei a 140 fps. Testei também no PUBG Lite, e rodei a insanos 300 FPS, sim cravado, só abaixava em alguns momentos pra 180/200 mas era bem tranquilinho.



Porém após baixar o GTA V e entrar nele, percebi algo estranho, em alguns minutos ou até mesmo de imediato começam a acontecer pequenas travadinhas que incomodam muito e o FPS que normalmente se mantém maior que 90 desce na casa dos 30, 20 e depois volta e então fica ocorrendo com uma certa frequência isso indiferente de como está configurado os gráficos, eu Usei tudo no Muito Alto, e quando inicio o ONLINE fica em 80/90, tranquilo mas passando 10 minutos o fps cai pra 70 e as vezes ocorrem essas travadas que cai pra 0, e as vezes o JOGO ATÉ FECHA.



Baixei o MSI Afterburner e a temperatura está normal da GPU e CPU assim como o uso de RAM que se mantém em torno de 6500 MB e 7000 MB, lembrando que é uma máquina nova com 4 dias de uso e só esses três jogos instalados, aléem Google Chrome, não instalei mais nada (só os drivers é claro que foi só o de vídeo o resto o Windows mesmo instalou) nem anti vírus instalei que está só no Windows Defender mesmo.



Vejo tópicos e vídeos de pessoas que falam que um pouco mais de RAM (tipo mais uns 4GB) resolve ou que o problema está em meu HD, queria ser assertivo porque não estou com dinheiro sobrando após gastar R$ 3.500,00 nessa maquina e pensar em comprar mais RAM (R$ 200,00 em 4GB) ou um novo HD (R$ 200,00) é complicado, porém se resolver meu problema o terei de fazer né a máquina é nova e estou desanimado por gastar nela e não conseguir rodar.



Queria saber a opnião de vocês amigos, pois SOU LEIGO NESSES ASSUNTOS, primeiro PC que montei na vida, então não sei muito sobre isso, tem como eu otimizar a placa de video pelo Geforce? ou algo relacionado, não sei me AJUDEM PELO AMOR DE DEUS, não quero mandar ele de VOLTA pra Pichau, esperei uns 3 anos pra poder comprar um e quando compro dá esse problema, to bem triste, mas vida que segue.



Obrigado a todos que me ajudarem...
 
Durante muito tempo eu joguei o GTA V. No começo eu tive problemas devido ao HD, que no caso fazia com que as texturas não carregasse direito depois de um tempo, eu via os carros flutando pois as pontes e o chão não carregava, principalmente se eu estava dirigindo, nesse caso mudar o HD funcionou. Esse jogo é bem otimozado, mas não é tarefa facil roda lo, tanto que ainda hoje ele é usado para parametros de FPS.
Dito isto e somado ao seu relato, eu realmente levaria a crer na quetão de RAM. Veja que o você tem 8gbs e eja esta em 7 de uso. Mesmo sendo uma maquina nova o Win pesa pelo menos uns 4m e com isso apenas sobra outros 4 para o processador trabalhar. Não é apenas o GTA. mas para muitos jogos hoje, para não ter maiores problemas necessita de mais de 8gb de ram
 
Pergunta boba, Sistema Operacional 64bits ?
Bem GTA V usa bastante ram, levando em consideração que você tem 1x8gb "Dual Channel desativado" sim é a memória ramo seu problema no GTA "se tivesse 2x4gb não sentiria tanto em quedas de fps.
Colocar mais 4gb vai ajudar " já coloca mais 8gb de uma vez e só dale"
Quando você adicionar mais ram vai perceber que até mesmo o windows vai usar mais no inicializar sem fazer nada "isso é normal".
Boa Sorte!
 
Sempre quando for comprar algum tipo de hardware ou um pc inteiro que foi o caso aqui, sempre crie um tópico no fórum pra tirar dúvidas e ter dicas de usuários mais experientes pra ajudá-lo. Com R$3500 daria pra pegar um AMD melhor que esse. Intel não está valendo a pena no momento pelos ryzen lançados. Enfim...

Quanto ao seu problema, não é a placa de video porque ela é excelente pro uso que vai fazer. Claramente me parece ser a quantidade de memória em single channel. O HD não me parece causar essas quedas de FPS. Um SSD seria melhor. Só o windows já usa 3gb no mínimo, então seria o caso de pôr mais 8gb, lembrando que sempre colocar memória de marcas, modelos, frequências e tamanhos iguais. Nunca instalar tipo 2+4, 4+8, 8+16 e assim por diante. Veja também no gerenciador de tarefas se o windows 10 não está usando 100% do disco já que ele apresenta esse problema com muita gente. :confused:
 
É bem isso que o pessoal falou acima. É indicado que você compre mais um pente de 8gb de ram IDENTICO (tamanho, frequencia, marca, modelo) ao seu atual e instale na placa mãe. Se tiver algum dinheiro sobrando e tempo livre, vc ainda poderia colocar um SSD na máquina e instalar o windows nele junto com algum jogo mais demorado pra carregar, como é o caso do GTA V, e deixar o HD normal pra outros jogos, downloads, séries, etc.
Tem loja que um pente 1x8gb dessa mesma ram aí tá saindo 178 à vista no boleto, é um investimento necessário.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo