• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

GeForce 3D Vision - Tudo sobre a tecnologia

antoniopinak

Hungry Member
Registrado
Olá pessoal,

Esta é a versão atualizada do post original, escrita quando o tópico tinha 31 páginas. Última atualização feita no dia 10/10/2009. (atualização vai continuar)

Fiz um mini-review do sistema GeForce 3D Vision em outro forum e agora vou postar aqui. (aqui vai ser a versão 3 porque dei uma atualizada no texto)

O sistema:
http://www.nvidia.com/object/GeForce_3D_Vision_Main.html

Fui aos EUA a trabalho e aproveitei e trouxe o KIT 3D Vision, composto pelo monitor Samsung 2233RZ e os oculos 3D da Nvidia.

Para quem não sabe ainda existem poucos monitores no mercado capazes de trabalhar com 120hz de entrada. As atuais televisões LCD Full HD 120hz não são 120hz de entrada, mas apenas uma interporlação simples de 60hz transformada em saída 120hz ou 240hz. No mês de outubro de 2009 a Sony e Samsung anunciaram TVs LCD a partir de 40" com entrada de 120 a 200hz com o selo 3D Ready, estas TVs devem entrar no mercado no início de 2010. A Asus demonstrou também um monitor LCD 24" 120hz 3D Ready, alem disso existem pequenos rumores que a ATI estaria preparando um sistema 3D também.

Montei o sistema no final de maio e desde então tenho testado toneladas de jogos e configurações para ver como fica o efeito S3D (Stereo 3D) em cada um dos jogos. Desde este post inicial ninguem tinha postado maiores impressões sobre o sistema em nenhun forum, só aqueles press releases genéricos. Foi supreendente a quantidade de pessoas deste forum que moravam na mesma cidade que eu e que acabaram vindo aqui em casa para conhecer, destas, 5 compraram o sistema. Fora estas, outras várias compraram o sistema por causa deste post inicial e o desenrolar do mesmo.

Uma coisa que sempre me perguntam é se o tamanho do monitor, 22" não estraga um pouco o efeito, bom pense da seguinte forma, ao invés de olhar para uma tela de 22" o efeito é como olhar para uma janela de 22" com profundidade regulável, ou seja, não parece um monitor 22". Inclusive se você jogar no escuro ai que o monitor parece ter 100" porque o cerebro automaticamente se foca na imagem, e como ver em 3D real exige muito mais processamento do cerebro, todo o ambiente em volta, incluindo o frame do monitor, é sistematicamente ignorado. Todo mundo que veio aqui a noite pode atestar este efeito interessante.

Outra coisa é a resolução, de 1680x1050, meu monitor principal é um 24' que sempre uso em 1920x1200 então imaginei que sentiria falta desta resolução mas me enganei, ao renderizar 2 frames ligeiramente diferentes de 1680x1050, um para cada olho, o cerebro funde os frames e "soma" esta resolução, então todo mundo que viu o sistema concordou que a resolução em S3D (Stereo 3D) parece ser MUITO maior que a resolução original de 1680 x 1050, e isso é uma das coisas que mais impressiona as pessoas. No forum oficial 3D Vision se fala em resolução aparente de cerca de 2800 x 1780. Esta é uma coisa dificil de explicar por aqui, só vendo.

E por último, algumas pessoas me perguntaram se parecia com aqueles filmes S3D em cinema, segue minha resposta:

Já fui em IMAX 3D e nestes 3D Real-D brasileiros. No cinema a profundidade (efeito janela) e convergencia (efeito pop-out, ou fora da tela em direção ao usuário) são integrados e fixos no filme ainda na produção e são feitos para que pelo menos 99% das pessoas possam assistir confortavelmente 90 minutos de projeção S3D sem problemas como o efeito cross-eyes, dores de cabeça etc, então o 3D destes filmes geralmente são bem sutis para acomodar estes requisitos.

No forum oficial 3D Vision vi um post onde se fala 10-15% de profundidade para cinema, o 3D Vision default vem 15% e eu jogo entre 50%-75% na maioria dos jogos. É BEM mais que um cinema 3D. Fora que no jogo você pode controlar a convergência, que é o efeito pop-out, ou o que SAI para fora da tela. O cinema é para todos e precisa atender a todos, no 3D vision é ao gosto do fregues, muito mais refinado o efeito 3D.


Segue alguns dos jogos que testei e gostei:

Resident Evil 5 - Como acabou de sair e estava-se falando muito neste jogo em S3D eu naturalmente peguei ele imediatamente após sair e o resultado em S3D não decepciona, profundidade incrível com nitidez impressionante. embora a convergência seja fixa, ela não pode ser modificada pelo usuário, ela é automática e muda de acordo com a cena. É um jogo que deve ser jogado novamente só para se ver as cenas em S3D. É outro jogo. Este sem dúvida é um jogo obrigatório no repertório de qualquer um que possua o sistema.

Prototype - É um dos jogos obrigatorios do meu tour de demonstração para amigos, tem excelente profundidade e com alguns ajustes tem alguns efeitos pop-out. É como um colega que veio aqui em casa falou em outro forum, parece um monte de bonequinho andando dentro do vidro. Imperdível. Subir em prédios altos e olhar para baixo também é outra coisa que todo mundo que vem aqui gosta de fazer. E as palavras "olhar para baixo" são EXATAS neste caso.

Batman Arkhan Asylum - - Outro título 3D Vision, para mim e para várias pessoas do forum oficial este é O JOGO 3D Vision até o momento, se você gostou dele em 2D não imagina como ele se encaixa como uma luva em S3D. Toda a ilha Arkhan ganha vida, profundidade e riqueza de detalhes impossíveis de serem percebidas na versão 2D. Jogos preparados para 3D Vision tem outra vantagem também, proporção, ao contrário de jogos que não são preparados para 3D Vision, os jogos preparados tem proporções e distâncias corretas, ou seja, se você olha em um corredor do batman é possível estimar a distância com a mesma precisão que você teria olhando um corredor na vida real. Isso só é possível com algumas correções dos quadros gerados para cada olho.

Assassin's Creed - Ótimo jogo para se testar em S3D. O resultado não me decepcionou, correr a cavalo e ver as cidades de longe fica maravilhoso em 3D, aquela noção de profundidade adiciona um realismo incrível neste jogo que já é muito bem feito, subir nas torres e olhar para a cidade é um espetáculo a parte em 3D, cada prédio, cada torre, tudo você tem uma noção de distancia perfeita. Altamente recomendado.

Call of Duty - World at War - TOTALMENTE IMPERDÍVEL este que é para mim o segundo melhor título em S3D que eu testei, todo mundo quando olha este jogo fala que não dá para jogar mais ele sem ser em 3D. A sensação de distância e proporção neste jogo é perfeita, o que gera um realismo incrível. As armas são um espetáculo a parte em S3D, quando coloca elas em zoom parece que a parte de trás da arma está na sua cara. Você olha para os aviões e tem a noção exata da altura que eles estão e várias vezes no jogo você se depara olhando detalhes que jamais olharia sem ser em S3D (alias isso vem acontecendo com TODAS as pessoas que eu demonstrei o sistema) Mesmo que você tenha jogado em 3D varias vezes, dá vontade de jogar de novo até o final em S3D...

Mirror's Edge - Este tem alguns poucos glitches (alguns chatos devo dizer) mas é daqueles jogos que facilita MUITO jogar em S3D porque como você tem noção exata da distancia depois de um tempo de jogo você sabe onde dá e onde não dá para pular, fora que jogar sentindo a altura dos prédios é bem mais emocionante em 3D, olhe para baixo e você vai "ver" a altura real daqueles prédios.

Dead Space - Não constumo ficar tenso em jogos de "terror" mas em S3D tem dois jogos que isso é impossível, imagino que vendo as imagens em S3D o cerebro interprete bem mais informações que o normal e "conclua" que aquilo ali é um pouco mais do que um videogame, e esta é uma sensação compartilhada por MUITA gente no forum oficial da nvidia, 10 minutos em um jogo S3D as vezes você realmente tem a sensação que está no jogo e não olhando para ele.. isso é bem interessante. Como o personagem do Dead Space ocupa uma bom tamanho no seu campo de visão, regulando um pouco dá para fazer ele parecer estar fora da tela, o que intensifica o efeito "claustrofobico"

Racer Driver: GRID - Nunca gostei de jogos de carro, mas ver um jogo de carro em S3D é uma experiência realmente diferente, a primeira (e mais impressionante) coisa que se nota é a sensação de velocidade, que é ABSOLUTAMENTE nada a ver com olhar para uma tela 2D.. o cokpit do carro fica totalmente com volume, dá para ver até a profundidade de cada gauge individual do carro. Este é um jogo obrigatório de demonstração, convence qualquer um que o Stereo 3D adiciona realmente alguma coisa a mais a experiência de jogar.

Left 4 Dead - Isso vai parecer um chiché mas... é o melhor jogo em S3D de todos, mas isso não é uma coincidência já que a Valve trabalhou de perto com a Nvidia para o jogo ficar realmente perfeito em S3D, e ficou, e dá medo... joguei dezenas e dezenas de horas este jogo em 2D quando lançou, então hordas e mais hordas de zumbis eram normais para mim, mas em S3D... você toma sustos e isso não tem como evitar.. o jogo tem a melhor profundidade de todos que testei, (não incluo o Resident Evil 5) o sangue que voa na tela fica no plano mais perto do seus olhos e isso realmente incomoda, a fumaça das armas que antes a gente nem dá bola em 2D em S3D parecem flutuar perto da gente, resumindo é um jogo impressionanto e OBRIGATÓRIO para qualquer um que tenha o KIT.. quando você olha a hora de zumbis chegando em S3D dá uma tensão que não existe em 2D. Totalmente imperdível este.

Estes são alguns dos melhores jogos que testei. Estou muito satisfeito com o S3D que a Nvidia conseguiu desenvolver e melhorar, eu já tinha testado aqueles eDIMENSIONAL e o da Nvidia é infinitamente superior. Claro, a maioria dos jogos tem "glitches" dos mais variados, alguns inviabilizam a jogabilidade, mas a maioria esmagadora são glitches menores que não impedem a diversão.

Nvidia está a cada driver corrigindo estes problemas individualmente, mas nos foruns eles dizem que os fabricantes de jogos estão cientes do 3D Vision e vão testas seus jogos com o sistema antes de lançar os mesmos, isso é uma boa notícia claro.


FOTOS: (brinquedos espalhados são dos meus filhos)

A primeira foto mostra todo o meu sistema.. ahh como eu gostaria que TUDO fosse sem fio.. hehe. Na foto dá para ver 2 monitores, um na frente do outro. O da frente é o da Samsung de 22" o 2233rz, que é o para 3D, o de trás é um Dell de 24"o 2408WFP. Em cima do teclado está o óculos.

computador001.jpg



Na segunda foto bem mais ou menos do óculos, o que na foto não dá para ver é que o S3D dá uma escurecida na imagem.
http://img269.imageshack.us/i/computador002.jpg/


A terceira foto é o transmissor infravermelho, eu deveria ter desligado ele para tirar a foto, ele com certeza interferiu com a medição de foco da minha camera.
http://img20.imageshack.us/i/computador005.jpg/
 
Última edição:
como funciona isso exatamente? o oculos é a tela ou vc usa o oculos somado a imagem do monitor?
 
belo "mini-review", imagino como deve ser divertido jogar L4D com isso. :lol:
 
Deve ser mesmo impressionante... testou o Tomb Raider Underworld? Esse deve ser um dos melhores para testar tb!
 
como funciona isso exatamente? o oculos é a tela ou vc usa o oculos somado a imagem do monitor?

Óculos+monitor.

Eu queria muito experimentar, mas não vou trocar de monitor tão cedo. E esses óculos são bem carinhos.
 
Óculos+monitor.

Eu queria muito experimentar, mas não vou trocar de monitor tão cedo. E esses óculos são bem carinhos.

mas qq acontece se o monitor nao for 120hz? o oculos nem liga?

tb deu vontade de testar isso, mas mudar de monitor outra vez nem rola
 
Ele simplesmente não funciona com monitores de 60Hz??
 
como funciona isso exatamente? o oculos é a tela ou vc usa o oculos somado a imagem do monitor?

É a soma, o monitor LCD é 120hz, o óculos é um Active Shutter, um transmissor infravermelho sincroniza cada olho com a tela e pisca 60 vezes por segundo (60hz)

testou o Tomb Raider Underworld? Esse deve ser um dos melhores para testar tb!

Testei sim, realmente fica excelente, este inclusive é um dos preferidos do pessoal.

mas qq acontece se o monitor nao for 120hz? o oculos nem liga?

Nem ativa, o driver 3D Vision tem que detectar 120hz.

Alguns monitores CRT aceitam o sistema porque são 120hz, mas poucas pessoas tem CRT atualmente...

Aliás, quem for aqui de Brasilia e quiser dar uma olhada, podemos marcar sem problemas.

[]s
 
Putz dave ser show....
Deve ficar igaul aqueles filme do cinema com oculos polarizado
 
e quanto q custa isso ai? o kit inteiro?
deve ser legal...
 
muito bom sabe que desta tecnologia
eu nao a conhecia e a partir de qual gforce que pode usa ela ???
 
Eu não devia ter visto isso... Agora vou ter que comprar! rsrsrs
Me responda uma coisa, Antônio: e o desempenho? Muda alguma coisa ou se mantém o mesmo com a diferença da imersão 3D e todos os efeitos extras?

5ª-feira foi assistir o meu primeiro filme 3D, A Era do Gelo 3, e achei um espetáculo! Melhor que ele, só os trailers das outras animações que tinham efeitos bem melhores. Comentei com minha esposa que iria pesquisar mais e hoje me deparo com seu tópico. Agora lá vou eu gastar dinheiro! rsrsrs

Abraço.
 
agora é penar para achar o monitor 120hz e o oculos aqui no brasil, tem ideia de preço dos oculos ???? ou estimativa de qual o valor quando chegar por aqui
 
eu nao a conhecia e a partir de qual gforce que pode usa ela ???

Teoricamente funciona a partir da 8800GT mas o pessoal do forum não recomenda nada menor que uma 9600GT. O grande detalhe é que para cada frame que você vê, a placa de video tem que gerar 2 frames, 1 para o olho direito e outro para o olho esquerdo. Então em geral a performance sofre um impacto de 40-50% dos frames com o 3D Vision ativado.

e o desempenho? Muda alguma coisa ou se mantém o mesmo com a diferença da imersão 3D e todos os efeitos extras?

Resposta acima :thumbs_up

De qualquer forma é muito melhor que cinema 3D, principalmente a profundidade.

O preço do kit lá fora é US$599,00 - sendo o monitor US$399,00 e o óculos US$199,00. Aqui no Brasil a samsung está colocando o monitor a venda em breve, vai custar em torno de R$870,00. O óculos acho que só importando mesmo.

[]s
 
Teoricamente funciona a partir da 8800GT mas o pessoal do forum não recomenda nada menor que uma 9600GT. O grande detalhe é que para cada frame que você vê, a placa de video tem que gerar 2 frames, 1 para o olho direito e outro para o olho esquerdo. Então em geral a performance sofre um impacto de 40-50% dos frames com o 3D Vision ativado.



Resposta acima :thumbs_up

De qualquer forma é muito melhor que cinema 3D, principalmente a profundidade.

O preço do kit lá fora é US$599,00 - sendo o monitor US$399,00 e o óculos US$199,00. Aqui no Brasil a samsung está colocando o monitor a venda em breve, vai custar em torno de R$870,00. O óculos acho que só importando mesmo.

[]s

O monitor lançado no Brasil a esse preço dava pra encarar. O problema é que precisa de placa de vídeo muito forte...daí o pacote inteiro fica caro :( Mas deve ser muito legal.
 
Agora fiquei em duvida sobre uma coisa, esse oculos 3d é grande ou pequeno ?

Fazendo uma logica, 90% dos nerds usam oculos de grau, 90% de quem compra esse produtos voltados para jogos é nerd, logo como um nerd que usa oculos fundo de garrafa vai fazer pr usar essa nova tecnologia ?

Ou vai ficar jogando todo cego ?
 
muito bom o review, só não entendi pra que serve o transmissor infra vermelho. onde coloca ele? e pra que serve exatamente?
 
Puxa, belo review amigo, pena ainda nao estar tão acessivel para a maioria das pessoas! =x
 
Agora fiquei em duvida sobre uma coisa, esse oculos 3d é grande ou pequeno ?

Eu não uso óculos mas algumas pessoas que testaram aqui em casa usam, o óculos tem um bom tamanho para acomodar vários tamanhos de óculos.

só não entendi pra que serve o transmissor infra vermelho. onde coloca ele? e pra que serve exatamente?

Ele é ligado na USB e faz a sincronização com os óculos, ele que faz "piscar" em sincronia os óculos com o que está sendo "desenhado" na tela. Ele comando os óculos.

[]s
 
Bela aquisição! E ótimo review! Uma pena ser tão caro... mas o futuro é isso aí... se preparem! Chuto q os próximos consoles já virão com óculos 3D. E acho q esse ano já vão começar a lançar televisores q rodam a 120hz e filmes q utilizam desse efeito. Ou seja, futuro é 3D q nem os cinemas.
 
Puxa, belo review amigo, pena ainda nao estar tão acessivel para a maioria das pessoas! =x

Quem sabe um dia...tomara que essa tecnologia pegue...porque eu quero muitoooooo testar...
Deve ser demais...
 
Bela aquisição! E ótimo review! Uma pena ser tão caro... mas o futuro é isso aí... se preparem! Chuto q os próximos consoles já virão com óculos 3D. E acho q esse ano já vão começar a lançar televisores q rodam a 120hz e filmes q utilizam desse efeito. Ou seja, futuro é 3D q nem os cinemas.
o futuro é isso ai e mais aquele Project Natal do X360. :p
imagina toda aquela interação com o video-game em 3D, seria muito louco.
 
No futuro as pessoas serão cegas, hehe, brincadeira (será?), mas depois desse review eu já tenho um novo sonho de consumo.....
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo