Gray Fox disse:
Sli eh o sistema de se por duas placas (da nVidia somente por enkuanto) em 2 slots de PCI-E e fazê-las trabalhar em conjuntoi para rodar aplicações graficas em geral, o desempenho eh realmente de cair o queixo e d falir o bolso xD
SM3 significa Smart Shader 3, que esta implantado apenas nas placas da nVidia por enkuanto =P
Só uma pequena retificação. SM3 significa Shaders Model 3, ou seja, modelo de shaders de terceira geração, presente nas 6xxx e no futuro FUDO, que engloba pixel shaders 3 (ps3) e vertex shaders 3 (vs3). As X800 possuem SM2, que proporcionam a elas uma invejável força bruta muito importante para quem valoriza mais o desempenho. Por um outro lado, esse modelo tem sido considerado ultrapassado por alguns desenvolvedores, como podemos observar no Splinter Cell: Chaos Theory, onde há prevalência no uso do SM3.
Pra quem tem muita grana sobrando (e pouco juízo
), um sistema com A64+duas 6800u (em SLI)+PCI-E é a solução mais eficiente que o mercado pode oferecer. Uma alternativa mais sensata, seria o uso de uma X850xt PE, com a ressalva da ausência de SM3. Abaixo dessa opção, acho a 6800gt uma boa pedida, pois é bastante "overclocável" e ultrapassa com um pé nas costas os clocks uma 6800u em stock (subi a minha GT, que é AGP, para 425/1100). Por fim, vale lembrar que uma 6600gt PCI-E é uma excelente pedida para aqueles que no momento estão sem capital mas no futuro pretendem comprar outra placa igual pra rodarem em SLI, solução que tem ultrapassado em performance uma 6800gt sozinha.
Agora, eu não troco o NFORCE 2 antes de 2006 nem morto, pois apaixonei por este chipset a tal ponto que só quando PCI-E e a plataforma de 64bits tiverem drivers mais evoluídos eu migrarei. Antes disso, curto o SoundStorm e o máximo que o FSB 400, assim como o barramento AGP ainda podem oferecer, o que em números não é pouco.
Abraço.