Amigos entendidos,
Não saco nada sobre gargalo. Nas poucas vezes que procurei sobre vejo muita gente escrevendo, porem poucos citam um dado mais objetivo com referência a um teste ou experiência prática. Então não tenho muita ideia do quanto de fato isso atrapalha mesmo ou não. No meu caso, tenho um i5 3470 e não pretendo trocar de processador no curto prazo (só na próxima geração da Intel ou quem sabe um Zen).
Diante disso, compensa pegar uma gtx 1070 agora? Ou é melhor pegar uma equivalente a gtx 970 (estou saindo de uma gtx 660) e gastar mais com vga quando trocar o conjunto proc/mb?
Imagino que possa ter mesmo um gargalo, porem 2 ou 4 fps não me preocupam. O que eu não quero é gastar na 1070 e no final das contas ter um desempenho do conjunto similar a uma 970/980 por exemplo.
A questão do gargalo, além do que o
@VeteranCommander escreveu, é que não influencia apenas na quantidade máxima de frames. A maioria das pessoas joga em 60hz, vamos supor uma situação em que você está em um game rodando perfeitamente a 60fps, em determinado momento (ou vários momentos) o game passa a demandar muitos cálculos do processador e ele não consegue calcular a tempo da placa de vídeo renderizar o próximo frame, resultado? sua placa de vídeo ficará ociosa enquanto o processador faz os cálculos necessários: problema disso ? ferra a fluidez do game, o jogo que antes estava 60fps vai ter quedas pra 57,55, dependendo do tamanho da distância de força de processamento entre cpu e placa de vídeo até pior, quedas pra 40, 45, e muito mais constantes (até não "aparecer" coisas do game pode acontecer)
Agora sobre a sua pergunta, você deve ter sim gargalo, com essas quedas de frame. Deve ser muito constante? depende do game, mas no geral creio que não, vão ser quedas grotescas? também creio que não.
Eu pegaria a 1070 e investiria em cpu/mb quando der, mas se você não for aqueles malucos que ficam monitorando mais os números do que jogando, provavelmente vai se sentir bem com essa combinação com a 1070.
Recomendo ver esse vídeo: