Acho que não tem nem como comparar, pois mesmo sabendo que vgas mid e mid/high são as que mais vendem a AMD está muito, mas muito devagar para suas High End, pelo menos em mim isso dá uma certa raiva, e mesmo assim fico torcendo muito para que quando vierem não sejam um "fiasco" como foi as Fury e que seja tudo de melhor que eles conseguiram com as polaris
Bem, eu não "invisto" no mercado high-end pois sei que a depreciação ataca com muito mais ferocidade, então não ligo pro fato da Vega estar ou não estar atrasada. Porém, não dá pra negar que a Vega é uma arquitetura nova, muito mais complexa que a Pascal (tanto por causa do HBM2 como por outros fatores inerentes à essa arquitetura) e que a AMD deve ter tido alguma dificuldade na sua manufatura; devemos lembrar também que a AMD é uma empresa financeiramente muito menor que a nVidia ou a Intel, com capital de R&D muito abaixo do que as outras duas gigantes investem, então não creio que ela teria condições de "acelerar" o processo, seja no desenvolvimento do chip ou na sua manufatura.
Mesmo diante de todas as dificuldades e (supostos) atrasos, a AMD ainda tem se mostrado competitiva até mesmo para a Intel (o Ryzen, apesar de não superar os Core i7 em tudo, abalou consideravelmente o mercado do ponto de vista da relação entre performance, consumo e preço), coisa que há anos não fazia. Além disso, devemos lembrar que a AMD prometeu Vega para o segundo trimestre desse ano e ela ainda está dentro do prazo; agora, se vai valer à pena esperar pela Vega, só o tempo vai dizer...
Mas há de se concordar, tá fods esperar algum lançamento da AMD!
Jesus essa Vega já deve estar pronta desde o ano passado. Nem o "Iscorpio" aguentou esperar e pegou um Polaris mesmo.
É tudo questão de prioridades, da sua necessidade nesse momento. Se você deseja alta performance e não pode esperar de jeito nenhum, seja já por qual motivo for, então você só tem a alternativa de comprar algo da nVidia, isso é fato mais que consumado.
Agora, se a pessoa está podendo esperar, é melhor, pois mesmo que a Vega não seja o monstro em performance que alguns esperam que seja, ela pode forçar uma redução nos preços dos produtos da nVidia e isso é sempre bom para o consumidor.
Bem, o projeto do chip ficou pronto ano passado, mas o processo de refino do mesmo e da sua manufatura em massa ainda não tinha acontecido. Junte isso ao fato de que a AMD só utiliza a GoFlo para a fabricação dos seus chips e que houve, durante esse período, o lançamento das novas CPUs que tomaram por completo a linha de produção; é uma pena, mas a GoFlo não deve ter condições de produzir 2 projetos distintos ao mesmo tempo, então a AMD teve que fazer uma escolha e ela resolveu focar seus esforços primeiramente no Ryzen, a fim de acabar com o monopólio de anos da Intel no mercado de processadores.
Como disse no início, é tudo questão de prioridades, e a AMD teve que fazer uma escolha: ela escolheu priorizar o Ryzen no lugar de focar seus esforços em lançar a Vega. Se ela fez bem, só o tempo vai dizer, mas ao meu ver, mesmo a Vega mostrando pro que veio, seria muito difícil dela convencer os consumidores a fazerem outro upgrade, tomando assim uma grande fatia do mercado já saturado de 1070s, 1080s e 1080 TIs.
OFF: o Scorpio pegou a Polaris porque foi deve ter sido projetado antes mesmo da Vega poder fazer parte dos projetos de chips semicustomizados. A M$ não queria deixar o PS4 Pro reinando sozinho por muito mais tempo, então "foi forçada" a usar um chip com tecnologia Polaris. Sinceramente? Eu não vejo isso com maus olhos, até porque tirarei bom proveito disso pelo fato de ter uma RX 480, mas a M$ poderia fazer melhor seu marketing no que diz respeito à dizer que seu console "roda games 4K nativos"... Não que o console não tenha condições de fazê-lo (minha 480 roda jogos em 4K e tal), mas acredito que poucos serão os títulos capazes de rodar em 4K/
Ultra/
60 FPS, pois o boost nos compute units e na banda de memória são insuficientes para garantir isso em todos os cenários possíveis.
Falouws
