@realmister no seu tuto vc fala que o slider de tensão/voltagem no max. é totalmente seguro pois a placa suporta aquela tensão naturalmente,certo ? Eu n mexo na voltagem pois sempre ouvi falar que a unica coisa que pode danificar a placa é aumentar a voltagem demasiado ou temperaturas altas,mas se o slider de voltagem no max. dos programas de oc n causa nenhum dano pois ela suporta ja, da onde vem isso de "n aumenta muito a voltagem pois pode danificar ou diminuir a vida util da placa" ? Isso n se aplica as Pascal é isso ?
O ponto máximo de voltagem da barra do Afterburner é igual de outros programas de oc como o GPU Tweak por exemplo,todos aumentam (segundo vc seguramente) a mesma quantidade ?
Fala Rick, para responder essa pergunta vou colocar aqui duas fotos do Afterburner. Uma versão antiga com um gpu Maxwell e uma versão nova com as Pascal. Observe o Core Voltage.
Percebeu a diferença? Antigamente o ajuste de tensão era feito em valores específicos de mV, tipo +10mV, +25mV, +50mV, etc. Claro que também existia um limite máximo na BIOS, porém com esse controle mais perfeito da tensão jogada na GPU permitido pelas arquiteturas antigas, ele era mais facilmente conhecido e as ferramentas tinham muito mais liberdade em liberar sliders que permitiam os caras subirem a valores perigosos de tensão, por "caras" entenda-se overclockers veteranos. Um exemplo dessas ferramentas é o Sapphire TriXx. Bastava editar a BIOS, aumentar o slider até onde a ferramenta deixa, meter LN2 e bater recordes no 3DMark.
Com as Pascal, e mais especificamente devido ao modo como o Boost 3.0 funciona, a Nvidia acabou com isso. Agora vc define a sua tensão em frações do valor máximo de tensão que a sua BIOS suporta. O Boost 3.0 é quem decide em qual step de voltagem vc vai estar em um determinado momento, não você. Tudo o que vc pode fazer é dizer para o Boost até onde vc deixa ele chegar, mas se ele vai chegar lá, é ele quem vai decidir.
Quando digo que é seguro, falo isso pq o Boost 3.0 é feito pra fazer a GPU operar em limites bem definidos e conservadores impostos pela própria Nvidia, graças à campanha de marketing forte dela com relação à eficiência energética e baixas temperaturas. Assim basicamente a Nvidia garante que vc sempre vai estar na "melhor performance com as temps mais baixas possíveis".
Na prática isso irritou bastante os overclockers hardcore, pq agora eles tem menos controle sobre a placa. Por outro lado, para os usuários comuns que só querem espetar a placa e jogar, isso é uma maravilha. Pq como um cara com mestrado em Ciência da Computação eu preciso admitir que o Boost 3.0 é uma solução fantástica. A prova disso são os ganhos pequenos que os caras tem overclockando as Pascal, em grande parte pelo fato o Boost já trazer de fábrica excelentes overclocks com base nos vários limits que ele utiliza.
OBS: Caso vc esteja fazendo benchmark e n queria o Boost atrapalhando, ainda existem maneiras de travar em um ponto, p. ex. no Afterbuner vc pode apertar "L" com qualquer ponto selecionado e a placa vai travar nele. No EVGA PrecisionOCX, vc pode apertar o botão "K-boost" e ele trava em sempre no máximo. Mas assim vc perder o throttling que é a melhor feature do Boost.
Acho q sou muito burro pois ainda está confuso pra mim haha um video acho que seria mais explicativo,lendo apenas não da muita noção,mas mesmo assim valeu pelo tutorial.
Pois é cara, realmente aquele texto eu escrevi um pouco na pressa. Vou tentar arrumar os erros de português e tornar ele mais inteligível com o tempo. A ideia do vídeo realmente é muito boa, pq um lance complicado assim é dificil de descrever. Talvez esse fds eu tente fazer um, mas n tenho mt experiência com isso.
Mas diz aí cara, qual sua dúvida? Tem alguma parte específica que vc tentou e n rolou?