• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Geração canguru: quem são os culpados? Tem algo de errado?

Esse caso, de sair cedo para estudar em universidade pública em outra cidade ou estado acho que é bem diferente do foco geral do tópico.


Sair de casa com total apoio financeiro dos pais, para poder estudar em uma universidade pública em outra cidade é totalmente diferente de sair de casa dos pais para viver com um subemprego, sem perspectiva nenhuma de melhora profissional.

Mas o apoio financeiro eu tive apenas até encontrar meu emprego que no caso foram uns 2 meses, eu trabalhei de caixa em um posto de gasolina por um ano e meio até conseguir um estagio e me virei com esse salário, morava na residência estudantil da universidade e ia dando meu jeito pras coisas, sempre tive vergonha em ficar pedindo dinheiro aos meus pais.

E não sei porque é diferente do foco geral do tópico, aqui mesmo é citado pessoas já com estabilidade financeira e que ainda moram com os pais
 
Mas o apoio financeiro eu tive apenas até encontrar meu emprego que no caso foram uns 2 meses, eu trabalhei de caixa em um posto de gasolina por um ano e meio até conseguir um estagio e me virei com esse salário, morava na residência estudantil da universidade e ia dando meu jeito pras coisas, sempre tive vergonha em ficar pedindo dinheiro aos meus pais.

E não sei porque é diferente do foco geral do tópico, aqui mesmo é citado pessoas já com estabilidade financeira e que ainda moram com os pais
E precisava fazer tudo isso pra aprender a se virar?
Falo isso pq eu mesmo só aprendi muita coisa quando casei e me mudei, coisa que meus pais falharam em ensinar e cobrar que eu fizesse.
 
E precisava fazer tudo isso pra aprender a se virar?
Falo isso pq eu mesmo só aprendi muita coisa quando casei e me mudei, coisa que meus pais falharam em ensinar e cobrar que eu fizesse.

Mas eu não fiz porque queria aprender a me virar, eu fiz porque era o que precisava ser feito, eu queria estudar em uma federal e queria ganhar meu próprio dinheiro, como consequência aprendi a me virar. Enquanto muitos amigos escolheram estudar numa faculdade perto de casa e morar com os pais aquela foi a minha escolha, acho que cada caso é um caso, nem por isso hoje me considero melhor ou pior que eles.

Vejo que neste tópico tem aquela visão que se a pessoa sair de casa cedo nunca vai conseguir nada na vida, que vai passar o resto da vida em subemprego, eu tive colegas que saíram de casa bem cedo e praticamente todos se deram bem, acredito que isso vai muito da cabeça de cada um, se o cara não tem vontade de crescer e quer ficar o dia todo fumando maconha e jogando videogame ele vai fazer isso independente de morar com os pais ou não.
 
O pessoal está batendo muito na tecla "financeiro" pra explicar o "canguru" mas acho que dinheiro não explica totalmente esse fenômeno.

Conheço gente que casou, tem filhos e apesar de não depender financeiramente mas continua emocionalmente dependentes dos pais até hoje... não consegue resolver até dilemas mais corriqueiros que a vida nos apresenta.

O ser humano tem um ciclo de vida: nasce, cresce com ajuda dos pais, forma a sua própria família, educa seus filhos e depois morre.
Eu acredito que todo esse ciclo tem um tempo determinado e que se atrasamos ou adiantarmos muito algumas dessas etapas vai causar alguns danos.

"Preparar os filhos para o mundo" também inclui o emocional, como a minha esposa diz "cortar o cordão umbilical pra valer mesmo"... prepara-los para viver sem nós.
 
Eu gostaria muito de morar sozinho, muuuuuuito mesmo, mas 1400 mérréis por mês, sem chance :fail:
 
O pessoal está batendo muito na tecla "financeiro" pra explicar o "canguru" mas acho que dinheiro não explica totalmente esse fenômeno.

Conheço gente que casou, tem filhos e apesar de não depender financeiramente mas continua emocionalmente dependentes dos pais até hoje... não consegue resolver até dilemas mais corriqueiros que a vida nos apresenta.

O ser humano tem um ciclo de vida: nasce, cresce com ajuda dos pais, forma a sua própria família, educa seus filhos e depois morre.
Eu acredito que todo esse ciclo tem um tempo determinado e que se atrasamos ou adiantarmos muito algumas dessas etapas vai causar alguns danos.

"Preparar os filhos para o mundo" também inclui o emocional, como a minha esposa diz "cortar o cordão umbilical pra valer mesmo"... prepara-los para viver sem nós.

Esse é um ponto muito válido.

Mas acho que entrar na parte emocional da discussão, por mais importante que seja, depende muito da realidade de cada um.

Da realidade de onde eu venho, a maioria das pessoas, se quer possuem o luxo de olhar para o lado emocional ao tomar decisões como essa.

O que vejo na maioria das vezes, é que os jovens brasileiros não saem da casa dos pais, não é porque não querem, e muito menos porque não se setem preparados emocionalmente.

A grande maioria dos jovens brasileiros não saem de casa dos pais porque precisam ajudar financeiramente nos seus lares, independente de estarem estudando ou não. E diante dessa realidade, uma minoria, tentando driblar o subemprego e com o objetivo de conseguir uma condição melhor para sí e para pessoas próximas, procuram trabalhar com algo que lhe permita evoluir profissionalmente, enquanto cursam uma boa faculdade e ainda ajudam financeiramente em casa.

O grande problema é importar essa falsa narrativa de cultura americana, onde os winners e losers são divididos de acordo com o quão cedo saem da casa dos pais e para o quão longe vão "com as próprias pernas". Narrativa essa, que lá fora já é uma falácia, e quando é importada para o Brasil torna-se uma falácia ainda maior.

Eu digo e repito, na realidade brasileira, sair da casa dos pais cedo, sem o minimo de condição financeira (que é o caso da maioria) é a receita certa para passar a vida fudido. Isso levando em consideração o caso do jovem que é solteiro e não tem um periquito pra cuidar.

O que acontece na maiorias das vezes, é que o jovem sai cedo de casa, arruma um filho, e logo volta pra dentro da casa dos pais, mais despreparados e fudidos financeiramente do que estavam quando tinha saido.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mas eu não fiz porque queria aprender a me virar, eu fiz porque era o que precisava ser feito, eu queria estudar em uma federal e queria ganhar meu próprio dinheiro, como consequência aprendi a me virar. Enquanto muitos amigos escolheram estudar numa faculdade perto de casa e morar com os pais aquela foi a minha escolha, acho que cada caso é um caso, nem por isso hoje me considero melhor ou pior que eles.

Vejo que neste tópico tem aquela visão que se a pessoa sair de casa cedo nunca vai conseguir nada na vida, que vai passar o resto da vida em subemprego, eu tive colegas que saíram de casa bem cedo e praticamente todos se deram bem, acredito que isso vai muito da cabeça de cada um, se o cara não tem vontade de crescer e quer ficar o dia todo fumando maconha e jogando videogame ele vai fazer isso independente de morar com os pais ou não.

Cara com todo respeito. Respeito seu ponto e experiência. Mas morar em moradia estudantil de universidade ou em republica universitária não é nem de longe o que eu considero aprender a se virar.

Aprender a se virar pra mim é vc chegar em casa e saber que tem conta de energia elétrica, agua, e aluguel para serem pagos, que as compras do mercado precisam ser feitas, que sua mãe precisa comprar remédio e não tem dinheiro pra pagar, que seu pai já está velho e não aguenta mais continuar trabalhando. A realidade que o jovem brasileiro enfrenta é essa, e esses, são ao meu ver, os principais problemas que dificultam a saída dos jovens brasileiros da casa dos pais. A geração canguro, antes de mais nada, é um sintoma do problema da realidade socioeconômica do país.
 
Última edição:
Esse é um ponto muito válido.

Mas acho que entrar na parte emocional da discussão, por mais importante que seja, depende muito da realidade de cada um.

Da realidade de onde eu venho, a maioria das pessoas, se quer possuem o luxo de olhar para o lado emocional ao tomar decisões como essa.

O que vejo na maioria das vezes, é que os jovens brasileiros não saem da casa dos pais, não é porque não querem, e muito menos porque não se setem preparados emocionalmente.

A grande maioria dos jovens brasileiros não saem de casa dos pais porque precisam ajudar financeiramente nos seus lares, independente de estarem estudando ou não. E diante dessa realidade, uma minoria, tentando driblar o subemprego e com o objetivo de conseguir uma condição melhor para sí e para pessoas próximas, procuram trabalhar com algo que lhe permita evoluir profissionalmente, enquanto cursam uma boa faculdade e ainda ajudam financeiramente em casa.

O grande problema é importar essa falsa narrativa de cultura americana, onde os winners e losers são divididos de acordo com o quão cedo saem da casa dos pais e para o quão longe vão "com as próprias pernas". Narrativa essa, que lá fora já é uma falácia, e quando é importada para o Brasil torna-se uma falácia ainda maior.

Eu digo e repito, na realidade brasileira, sair da casa dos pais cedo, sem o minimo de condição financeira (que é o caso da maioria) é a receita certa para passar a vida fudido. Isso levando em consideração o caso do jovem que é solteiro e não tem um periquito pra cuidar.

O que acontece na maiorias das vezes, é que o jovem sai cedo de casa, arruma um filho, e logo volta pra dentro da casa dos pais, mais despreparados e fudidos financeiramente do que estavam quando tinha saido.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Cara com todo respeito. Respeito seu ponto e experiência. Mas morar em moradia estudantil de universidade ou em republica universitária não é nem de longe o que eu considero aprender a se virar.

Aprender a se virar pra mim é vc chegar em casa e saber que tem conta de energia elétrica, agua, e aluguel para serem pagos, que as compras do mercado precisam ser feitas, que sua mãe precisa comprar remédio e não tem dinheiro pra pagar, que seu pai já está velho e não aguenta mais continuar trabalhando. A realidade que o jovem brasileiro enfrenta é essa, e esses, são ao meu ver, os principais problemas que dificultam a saída dos jovens brasileiros da casa dos pais. A geração canguro, antes de mais nada, é um sintoma do problema da realidade socioeconômica do país.
Isso acontece muito em países desenvolvidos também, não é questão apenas de pobreza.
 
Eu moro com os meus pais não pq eu amo eles, mas sim por conta de eu não ter renda o suficiente para poder comprar a minha própria casa, fora o fato do preço de um AP (ao menos em SP) ser um absurdo e nem espaço decente possuir.

O problema do brasileiro morar com seus pais é justamente este, não ter como se sustentar sozinho. Acha que é legal morar ainda dependendo dos pais? Isso é horrível e constrangedor quando vc se torna adulto. Pode ter ctz que se o povo tivesse um salário decentemente bom para conseguir ter o seu próprio lugar, sobrando ainda uma graninha boa ele não estaria com os pais e o ato natural dos próprios pais em já pressionar o filho a procurar um emprego cedo e viver sozinho aumentaria mais. Além de trazer mais um desafio e experiência na sua vida.
 
Eu moro com os meus pais não pq eu amo eles, mas sim por conta de eu não ter renda o suficiente para poder comprar a minha própria casa, fora o fato do preço de um AP (ao menos em SP) ser um absurdo e nem espaço decente possuir.

O problema do brasileiro morar com seus pais é justamente este, não ter como se sustentar sozinho. Acha que é legal morar ainda dependendo dos pais? Isso é horrível e constrangedor quando vc se torna adulto. Pode ter ctz que se o povo tivesse um salário decentemente bom para conseguir ter o seu próprio lugar, sobrando ainda uma graninha boa ele não estaria com os pais e o ato natural dos próprios pais em já pressionar o filho a procurar um emprego cedo e viver sozinho aumentaria mais. Além de trazer mais um desafio e experiência na sua vida.
Horrível e constrangedor na sua interpretação.
 
Horrível e constrangedor na sua interpretação.
Não é minha interpretação, o normal é vc sair da casa dos seus pais cedo e ganhar maturidade se virando sozinho. Quem em sã consciência já adulto com mais de trinta anos sem emprego estaria adorando ficar na casa dos pais e ainda sendo sustentado por eles? O cara que tem um emprego certamente adoraria morar sozinho, antes dando um melhor lar para os seus pais, mas na esmagadora população brasileira isso é quase uma utopia, visto que o salário do caboclo não o permite fazer tal ato, sendo praticamente obrigado a continuar na casa dos pais por necessidade, pois sabe que o seu salário não o sustenta pagando aluguel + despesas.

Existem os que gostam de morar com os pais? Claro que existe, mas garanto que mtos destes se tivessem condições e oportunidades estariam morando sozinho e ainda sim continuando dando apoio para os pais.
 
Não é minha interpretação, o normal é vc sair da casa dos seus pais cedo e ganhar maturidade se virando sozinho. Quem em sã consciência já adulto com mais de trinta anos sem emprego estaria adorando ficar na casa dos pais e ainda sendo sustentado por eles? O cara que tem um emprego certamente adoraria morar sozinho, antes dando um melhor lar para os seus pais, mas na esmagadora população brasileira isso é quase uma utopia, visto que o salário do caboclo não o permite fazer tal ato, sendo praticamente obrigado a continuar na casa dos pais por necessidade, pois sabe que o seu salário não o sustenta pagando aluguel + despesas.

Existem os que gostam de morar com os pais? Claro que existe, mas garanto que mtos destes se tivessem condições e oportunidades estariam morando sozinho e ainda sim continuando dando apoio para os pais.
Concordo para os que estão desempregados,apesar que tem uns que não querem trabalhat mesmo e tem pais que ainda aceitam.
Mas isso não é exclusividade daqui, está acontecendo muito no Canadá, Espanha,provavelmente pelos altos preços de moradia e aluguel nas grandes cidades.
 
Uma coisa que eu noto também, pelo menos em cidades do interior, é que os filhos estão montando casa no terreno dos pais também (que normalmente eram maiores do que os vendidos atualmente)
 
Do jeito que o pessoal aqui tá comentando me dá a impressão que a geração dos nossos pais e avós eram todos mais ricos do que a atual geração.
Os dados estatísticos contradizem isso, ou seja, o Brasil subiu de patamar economicamente falando nos últimos 100 anos.
Não podemos nos basear em casos isolados, temos que pegar a sociedade como um todo para analisar.

Ademais quanto mais rica for a família, mais aumentam as chances do "canguru" dar as caras.
O filhinho de papai que sempre teve tudo do bom e do melhor sem grandes esforços tem mais chances de tentar esticar essa bela vida por mais tempo possível :p

Agora o coitado que nasceu já na pobreza na maioria dos casos vai tentar sair daquele inferno o mais rápido possível nem que seja pra ser tornar um traficantes nos morros da vida :rolleyes:

Eu entendo o fenômeno canguru como o filho se tornar independente dos pais em todos os sentido da vida, não é simplesmente morar em outra casa.
 
Na verdade a mortalidade infantil.que era alta e reduzia a expectativa de vida,quem sobrevivia a infância costumava viver mais de 50,60 anos fácil.
Bem lembrado. Esse negocio de que viviamos 40 anos é o maior mito.

Essa era a idade média justamente porque você morria ou com 6 ou com 60.
 
Adrenaline é uma bolha que faz parte de um mundinho paralelo que precisa ser estudado, INACREDITÁVEL.

Galerinha dizendo que os filhos demoram sair de casa por causa de "superproteção dos pais", "muito amor", e que não deve ser assim, porque os "pais devem criar os filhos para o mundo".

Todo tiozão que conheci, que repetiam a máxima: "os pais devem criar os filhos para o mundo". Não passavam de velhos frustrados, que projetavam nos filhos, as expectativas que eles não foram capazes de alcançar para sí mesmo.

E no final, não foram capazes de criar filhos para o mundo, criaram filhos ainda mais frustrados, com excesso de expectativa e quase nenhum senso de responsabilidade e noção da realidade a qual estavam inseridos socioeconomicamente.

Todos os meus tios e tias que diziam que iam "criar os filhos para o mundo", hoje, aos 50 e 60 anos, estão tendo que ajudar bancar marmanjos de 30 anos e tendo que cuidar de netos.

O motivo da geração canguru, principalmente no Brasil, é simples e óbvio: o custo de vida é muito ALTO para um jovem de 20 anos, sem formação profissional, que não sabe nada da vida, que não sabe nada de sí mesmo e nada do mundo real.

Um muleque de 20 anos que ganha R$ 1000 ou R$ 1500 reais, sai de casa achando que vai "conquistar o mundo, provar que é macho, viver a vida a sua própria maneira, pegar geral, viver o hoje sem pensar no futuro". E em menos de 6 meses a realidade chega dando voadora nos peitos e logo logo ele descobre que a realidade, principalmente no Brasil, é bem diferente das séries que ele assistia na Netflix.

Em um ano fora de casa: esse mesmo jovem, agora com 21 anos, está preso em um emprego de merda, e ganhando um salário de merda, o qual ele não pode abrir mão porque precisa pagar aluguel. Está cheio de dídivas no cartão de crédito e está cursando administração ou ciências contábeis financiado pelo FIES em alguma uniesquina. Ele sai de casa às 07:00h e volta pra casa às 23:00h. O emprego de merda que ele é obrigado a manter não possui perspectiva nenhuma de possibilitar qualquer tipo de melhoria profissional e a faculdade que ele faz muito menos.

Cinco anos depois, o mesmo jovem, que ia conquistar o mundo aos 20 anos, agora com 25 anos, ainda com mais dívidas, se pergunta: "O que é que deu errado ? Eu sai da casa dos meus pais com 20 anos"... O jovem segue com a vida...

Aos 27 anos o jovem conhece uma moça formosa.

Aos 29 (ainda com um emprego de merda, ganhando um salário de merda e tendo que pagar aluguel) ele é se torna pai. E como o custo de pagar o aluguel e criar um filho é muito alto, o jovem optar por voltar para casa dos pais (para os avós poder ajudar a bancar e criar o filho).

Aos 30 anos, quando seu filho faz 1 ano, ele olha para o seu filho e diz "com você vai ser diferente filho, eu vou te criar para o mundo".

E o loop se repete mais uma vez.

Um problema muito grande atualmente é a geração que está com a idade entre 5 e 15 anos e são superprotegidos. Por exemplo:
Pai, não quero ir para a escola hoje: ok filhinho, fique em casa no celular;
Mãe, eu quero um suco de morango, trás aqui no sofá pra mim: ok já vou fazer;
e aí claro, a questão de ganhar tudo que quer, quando quer, vai em tal lugar compram isso, compram aquilo, tudo que pede, se não ganha faz escândalo. Vai brincar, deixar tudo jogado, não arruma nada. aí com 14 anos nunca lavou uma louça. Nunca varreu uma casa....

Medo do que se tornarão esse tipo de crianças no futuro... não que nunca existiu, mas agora ta muuuito pior.
 
A pergunta do título do tópico é:

quem são os culpados? Tem algo de errado?​

Os culpados são os próprios pais.

Se os filhos não tem capacidade de administrarem suas vidas e se sustentarem sozinhos isso é o resultado do fracasso dos pais em prepará-los para a vida real.
 
Vocês vivem no mesmo país que eu? Um ou dois salário mínimos neste país vc não faz nada, quase não consegue pagar aluguel de um lugar decente no RJ. Sair da casa dos pais para morar em favela e passar perrengue é algo normal e deve ser escolhido? Eu sai com 25, mas só sai pq posso pagar por um bom lugar e viver de forma decente.
 
Tenho 31, morei 1 ano e meio fora da casa dos meus pais e acabei me separando de uma uniao estável e voltei pra casa dos pais novamente. Agora, pretendo ficar aqui por mais 1 ou 2 anos pra juntar dinheiro e continuar fazendo aplicações financeiras. Sem falar que curto um pouco mais meus pais, que já são idosos e que estão começando a ter problemas de saúde.
Só pago aluguel agora quando eu tiver rendimentos que o cubram, o que espero que aconteça nesse prazo acima q falei. SE nao conseguir, acho q vou dar entrada numa casa.
 
esse fórum é 99% geração canguru, os caras com 40 anos na cara acham que tem 16 pra ficar falando de jogos, console e sem pensar em filhos.
 
Morei na casa dos meus pais até os 29, foi quando me casei e sai da casa dos meus pais.
Hoje eu teria saído da casa dos meus pais mais cedo, nada te da uma sensação de urgência que saber que não tem pra onde correr no caso de necessidade. Isso lhe traz um senso de responsabilidade e urgência.
Sabendo que caso seu salario não cubra as despeças é você que vai passar fome, você vai se virar pra arrumar dinheiro, sendo uma segunda fonte de renda ou se qualificando pra uma vaga melhor.
Pessoa amadurece muito com isso, então algo que no primeiro momento pode parecer uma loucura, na verdade vai fazer você se dedicar
como você jamais imaginou conseguir.

Mas isso é minha opinião.

Porem o que eu vejo muito no meu circulo social e acho vergonhoso é o camarada com 30 e poucos, trabalhando num emprego medíocre ou nem mesmo trabalhando, sem qualificação alguma, que vive uma adolescência eterna, andando com pessoas de 20 anos e posando de pegador, baladeiro e bem sucedido.
Tenho uma filha, jamais vou deixar ela seguir esse caminho.
Esse tipo de gente pra min é muleque, literalmente.
 
Última edição:
Você vive no mesmo Brasil que eu? Hoje mais do que nunca é mais sensato morar com os pais e rachar em mais pessoas as despesas.

Na pandemia estou com eles (tenho 34) por questão de home office, mas em épocas normais moro sozinho. Com a situação desse lixo chamado Brasil, não culpo ninguém de morar com os pais.

o adm depois dessa resposta podia trancar o post
 
esse fórum é 99% geração canguru, os caras com 40 anos na cara acham que tem 16 pra ficar falando de jogos, console e sem pensar em filhos.
Tenho 39, casado, casa própria e filha de 7 anos.
Falo de jogos até hoje, jogo arpg no hardcore inclusive. Me animo mais com major de csgo que copa do mundo.

:sei:
 
Vai por ela pra cuidar de si mesma com uns 20 pra "sentir senso de urgência"?
Depende, mas se ela falar que vai cursar humanas, principalmente historia ou sociologia com certeza. :conte:
 
Depende, mas se ela falar que vai cursar humanas, principalmente historia ou sociologia com certeza. :conte:
Acho justo.
É que o discurso tá meio polarizado (aqui no tópico) . Até parece que pra ser uma pessoa responsável e melhor você tem que comer o pão que o diabo amassou.
Viver algumas coisas pode ser bom, claro. Depende de cada situação e pessoa.

Eu mesmo morei quase um ano num lugar horrível quando mais novo (sai quase 1 ano da casa dos pais) e nem por isso fico discursando que isso me fez melhor, que me fez dar valor e não sei o quê. E nem quero isso pro meu filho (se eu tiver algum um dia).
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo