• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Geração canguru: quem são os culpados? Tem algo de errado?

Morei na casa dos meus pais até os 29, foi quando me casei e sai da casa dos meus pais.
Hoje eu teria saído da casa dos meus pais mais cedo, nada te da uma sensação de urgência que saber que não tem pra onde correr no caso de necessidade. Isso lhe traz um senso de responsabilidade e urgência.
Sabendo que caso seu salario não cubra as despeças é você que vai passar fome, você vai se virar pra arrumar dinheiro, sendo uma segunda fonte de renda ou se qualificando pra uma vaga melhor.
Pessoa amadurece muito com isso, então algo que no primeiro momento pode parecer uma loucura, na verdade vai fazer você se dedicar
como você jamais imaginou conseguir.

Mas isso é minha opinião.

Porem o que eu vejo muito no meu circulo social e acho vergonhoso é o camarada com 30 e poucos, trabalhando num emprego medíocre ou nem mesmo trabalhando, sem qualificação alguma, que vive uma adolescência eterna, andando com pessoas de 20 anos e posando de pegador, baladeiro e bem sucedido.
Tenho uma filha, jamais vou deixar ela seguir esse caminho.
Esse tipo de gente pra min é muleque, literalmente.
Ok,mas poderia explicar objetivamente,porque na sua opinião não é possível amadurecer e se qualificar morando com os pais?
Tirando casos extremos e necessários, quem sai com poucas condições costuma morar mal e/ou longe,come mal, sobra pouco tempo pra se qualificar e pros serviços de casa,mal tem tempo pra lazer. Só não é tão ruim se morar com amigos responsaveis,mas é muito raro. O senso de urgência aparece,mas com todo esse estresse vai ser mais facil mesmo melhorar o padrão de vida? Sem saúde mental, não da pra render no trabalho ou faculdade.
Morando com os pais, fica tudo mais facil, só não pode ser parasita. Trabalhe pra ajudar,ou estude que nem um condenado em coisas que realmente agregam dinheiro. Se os pais não forem idiotas,podem muito bem desde a adolescencia ensinar tudo isso que se aprenderia passando sufoco.
 
Ok,mas poderia explicar objetivamente,porque na sua opinião não é possível amadurecer e se qualificar morando com os pais?
Tirando casos extremos e necessários, quem sai com poucas condições costuma morar mal e/ou longe,come mal, sobra pouco tempo pra se qualificar e pros serviços de casa,mal tem tempo pra lazer. Só não é tão ruim se morar com amigos responsaveis,mas é muito raro. O senso de urgência aparece,mas com todo esse estresse vai ser mais facil mesmo melhorar o padrão de vida? Sem saúde mental, não da pra render no trabalho ou faculdade.
Morando com os pais, fica tudo mais facil, só não pode ser parasita. Trabalhe pra ajudar,ou estude que nem um condenado em coisas que realmente agregam dinheiro. Se os pais não forem idiotas,podem muito bem desde a adolescencia ensinar tudo isso que se aprenderia passando sufoco.
Engraçado, tenho alguns africanos e indianos no linkedin que pelo seu prisma deveriam ser uns miseráveis, mas são profissionais absurdamente qualificados.
Claro, existe pessoas que conseguem se focar, mesmo estando no conforto.
Mas é igual ser autodidata, todo mundo fala é autodidata, mas na hora do vamos ver poucos realmente são.
É natural do ser humano ficar acomodado numa situação de mais conforto, isso é histórico. Se você olhar as civilizações de locais que passavam por condições climáticas mais duras comparado com civilizações de países tropicais as primeiras sempre são mais avançadas.

Agora você acha mesmo que o camarada vai se focar ao maximo com leitinho com pera, traquinas e internet banda larga gratis.
Um ou outro vai continuar se focando, mas a maioria fica mole.
 
Ok,mas poderia explicar objetivamente,porque na sua opinião não é possível amadurecer e se qualificar morando com os pais?
Tirando casos extremos e necessários, quem sai com poucas condições costuma morar mal e/ou longe,come mal, sobra pouco tempo pra se qualificar e pros serviços de casa,mal tem tempo pra lazer. Só não é tão ruim se morar com amigos responsaveis,mas é muito raro. O senso de urgência aparece,mas com todo esse estresse vai ser mais facil mesmo melhorar o padrão de vida? Sem saúde mental, não da pra render no trabalho ou faculdade.
Morando com os pais, fica tudo mais facil, só não pode ser parasita. Trabalhe pra ajudar,ou estude que nem um condenado em coisas que realmente agregam dinheiro. Se os pais não forem idiotas,podem muito bem desde a adolescencia ensinar tudo isso que se aprenderia passando sufoco.

É extamente esse o ponto.

Essa ideia de sair de casa cedo para aprender a se virar, assumir responsabilidade, se virar com os perrengues da vida é pura balela! Tipo de exemplo de superação dado por coach motivacional do Youtube.

Se vc observar na sociedade brasileira os jovens que realmente se desenvolvem profissionalmente até o ponto de conseguirem se bancar sozinhos, são dois tipos:
(1) - Jovens de classe média alta que saem de casa cedo para estudar em uma boa universidade ou iniciar carreira profissional em outra cidade. E que são totalmente bancados pelos pais durante o período da faculdade e primeiros meses da carreira profissional.

(2) - Jovens de classe média baixa que continuam morando junto com os pais por mais tempo, que se viram para estudar em uma boa faculdade, para obter um estágio ou emprego que permita se desenvolver profissionalmente, e que ainda precisam ajudar financeiramente nas despesas de casa.

As excessões costumam ser os casos onde alguns jovens saem cedo de casa para poder cursar universidade pública em outra cidade e conseguem algum tipo de ajuda do governo, como moradia estudantil, bolsa de permanencia e por ae vai..

No geral, a tendência de todo jovem brasileiro que sae cedo de casa, sem formação profissional e sem capacidade de se desenvolver profissionalmente, é que fique preso em um loop eterno de subemprego.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Engraçado, tenho alguns africanos e indianos no linkedin que pelo seu prisma deveriam ser uns miseráveis, mas são profissionais absurdamente qualificados.
Claro, existe pessoas que conseguem se focar, mesmo estando no conforto.
Mas é igual ser autodidata, todo mundo fala é autodidata, mas na hora do vamos ver poucos realmente são.
É natural do ser humano ficar acomodado numa situação de mais conforto, isso é histórico. Se você olhar as civilizações de locais que passavam por condições climáticas mais duras comparado com civilizações de países tropicais as primeiras sempre são mais avançadas.

Agora você acha mesmo que o camarada vai se focar ao maximo com leitinho com pera, traquinas e internet banda larga gratis.
Um ou outro vai continuar se focando, mas a maioria fica mole.

Esse é o problema desse tipo de discussão, sempre pegam as excessões e fazem acreditar que são a regra.

Conhecer alguns africanos e indianos que são super qualificados nada diz a respeito dos milhares de jovens indianos que continuam na merda na india sem perspectiva nenhuma de futuro (assim como aqui no Brasil).

Não existe milagre, nem história de superação, se voce quando muito jovem precisa se apegar a um subemprego pra ter um teto e não passar fome, é bem provável que você passe o resto da sua vida em subempregos parecidos como esse. Se você arrumar filho cedo então, já era.

As excessões, sempre serão excessões.
 
Última edição:
É extamente esse o ponto.

Essa ideia de sair de casa cedo para aprender a se virar, assumir responsabilidade, se virar com os perrengues da vida é pura balela! Tipo de exemplo de superação dado por coach motivacional do Youtube.

Se vc observar na sociedade brasileira os jovens que realmente se desenvolvem profissionalmente até o ponto de conseguirem se bancar sozinhos, são dois tipos:
(1) - Jovens de classe média alta que saem de casa cedo para estudar em uma boa universidade ou iniciar carreira profissional em outra cidade. E que são totalmente bancados pelos pais durante o período da faculdade e primeiros meses da carreira profissional.

(2) - Jovens de classe média baixa que continuam morando junto com os pais por mais tempo, que se viram para estudar em uma boa faculdade, para obter um estágio ou emprego que permita se desenvolver profissionalmente, e que ainda precisam ajudar financeiramente nas despesas de casa.

As excessões costumam ser os casos onde alguns jovens saem cedo de casa para poder cursar universidade pública em outra cidade e conseguem algum tipo de ajuda do governo, como moradia estudantil, bolsa de permanencia e por ae vai..

No geral, a tendência de todo jovem brasileiro que sae cedo de casa, sem formação profissional e sem capacidade de se desenvolver profissionalmente, é que fique preso em um loop eterno de subemprego.
Talvez esse choque de realidade funcione pra quem não aprende a se virar de jeito nenhum,mas é a minoria. Se bem educado desde a infância ( o que não tem a ver com dinheiro) o jovem não será um mimado que vai acabar precisando de um choque pra parar de ser.
 
Talvez esse choque de realidade funcione pra quem não aprende a se virar de jeito nenhum,mas é a minoria. Se bem educado desde a infância ( o que não tem a ver com dinheiro) o jovem não será um mimado que vai acabar precisando de um choque pra parar de ser.
Minoria?
Melhor coisa que ficar velho é você ter perspectiva, porque eu pensava como você aos 20. Daqui 20 anos você pega as pessoas que ficaram 20 anos se preparando na casa da mamãe e os outros que resolveram sair do ninho e tentar a sorte, olha como vai estar a vida dos dois grupos de pessoas.
 
Minoria?
Melhor coisa que ficar velho é você ter perspectiva, porque eu pensava como você aos 20. Daqui 20 anos você pega as pessoas que ficaram 20 anos se preparando na casa da mamãe e os outros que resolveram sair do ninho e tentar a sorte, olha como vai estar a vida dos dois grupos de pessoas.
Bom, não sei em relação a jovens que saem cedo,mas o mesmo raciocínio se aplica pra imigrar e sair do país. Inúmeros foram tentar a sorte,com ou sem planejamento, legalmente ou ilegalmente. A maioria que não planejou se deu mal. Dos que planejaram também teve os que se deram mal.
Então acho meio improvavel que um jovem tentar a sorte,sem planejamento nenhum, vai melhorar seu padrão só porque acendeu a "chama da motivação,do senso de urgência".
Perspectiva só tem o jovem que está num bom emprego ou num curso com reais chances de ganhar bem, o que está num subemprego ou cursando algo inútil e tenta a sorte, é um ciclo de pobreza e estresse.
 
Apesar de eu gostar de cachorros (meu pai tem vários e sempre que visito eles passo uma parte com os cachorros), não consigo mais ter um, já tentei ter no apartamento e parecia mais que tava torturando o bicho do que ajudando ele, pois não tinha lugar para ele correr e eu não tinha tempo para brincar com ele...acabei doando ele pra um conhecido que tinham várias crianças em casa e principalmente um pátio pro cachorro correr...

Pode ser que quanto eu tiver uma casa arranje outro, mas para apartamento acho muita sacanagem com o bicho...nessa época de home office vejo direto os cachorros dos vizinhos uivando possivelmente por falta de atenção/presença de alguém, já que quando tem alguém em casa isso raramente ocorre...
 
Apesar de eu gostar de cachorros (meu pai tem vários e sempre que visito eles passo uma parte com os cachorros), não consigo mais ter um, já tentei ter no apartamento e parecia mais que tava torturando o bicho do que ajudando ele, pois não tinha lugar para ele correr e eu não tinha tempo para brincar com ele...acabei doando ele pra um conhecido que tinham várias crianças em casa e principalmente um pátio pro cachorro correr...

Pode ser que quanto eu tiver uma casa arranje outro, mas para apartamento acho muita sacanagem com o bicho...nessa época de home office vejo direto os cachorros dos vizinhos uivando possivelmente por falta de atenção/presença de alguém, já que quando tem alguém em casa isso raramente ocorre...
eu tenho cachorro no AP e fico o dia inteiro em casa com ele e ele corre bastante, pula do sofá pros quartos. não acho que sinta falta de algo. As vezes levo ele na casa de parentes e pode correr na grama. ou em épocas melhores tem um espaço pet no condomínio com grama que tbm dá pra levar, ou no terraço do prédio q tbm tem um bom espaço. brinco com o cachorro praticamente o dia inteiro. se ele quer brincar traz algum brinquedo ou chama e eu dou atenção.

é diferente o cachorro dos outros e o cachorro que vc criou desde filhote. o apego é outro.
 
Em 3 páginas uma coisa passou batida, e tem muito haver com as razões do discutido aqui.

ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA!!!!

Casas e terrenos estão com preços irreais, graças a especulação, tornando muito dificil a vida dos trabalhadores.

Vc vai pra inglaterra, lá mesmos ganhando £1,3k compra financiada uma casa de +150m², casa que aqui vc não acha por menos de 600mil, e a parcela lá de £500.

Aqui manola pra pega uma gaveta num predio, 200k, renda exigida de 3~4k.

E terreno é até pior, em sp 200k, meio lote, se garimpar pega um com casa no mesmo preço.

Vcs acham mesmo que temos menos terreno vazios que os ingleses, para essas diferenças?

Muita gente falando de geração canguro.

Mas sair de casa casado, pra mulher lavar roupa e fazer comida, não é grande sinal de independencia, só trocou a mãe.

Morar sozinho é se bancar sozinho com sua renda, coisa que nos anos 80~90 era barbada, se o kra ficava só morava sozinho e tinha muita qualidade de vida, agora é contrario sem a renda da mulher, não se consegue financiar nada.
 
Em 3 páginas uma coisa passou batida, e tem muito haver com as razões do discutido aqui.

ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA!!!!

Casas e terrenos estão com preços irreais, graças a especulação, tornando muito dificil a vida dos trabalhadores.

Vc vai pra inglaterra, lá mesmos ganhando £1,3k compra financiada uma casa de +150m², casa que aqui vc não acha por menos de 600mil, e a parcela lá de £500.

Aqui manola pra pega uma gaveta num predio, 200k, renda exigida de 3~4k.

E terreno é até pior, em sp 200k, meio lote, se garimpar pega um com casa no mesmo preço.

Vcs acham mesmo que temos menos terreno vazios que os ingleses, para essas diferenças?

Muita gente falando de geração canguro.

Mas sair de casa casado, pra mulher lavar roupa e fazer comida, não é grande sinal de independencia, só trocou a mãe.

Morar sozinho é se bancar sozinho com sua renda, coisa que nos anos 80~90 era barbada, se o kra ficava só morava sozinho e tinha muita qualidade de vida, agora é contrario sem a renda da mulher, não se consegue financiar nada.
Olha,eu concordo em partes. Imagino que vc está falando do interior da Inglaterra,pq em Londres está um delírio completo, especulação e lavagem de dinheiro ferrou com os preços. Mas o mesmo raciocinio serve pra cá,no interior de qualquer estado será bem mais.barato, fora o tamanho do país,tem muito lote barato fora das capitais, seja em condomínio ou não. Não use são paulo como parâmetro, o país é imenso, e até mesmo no estado de sp se acha terreno barato, claro que não tem milagre,vai ser afastado ou em cidade pouco estruturada. Obviamente que um jovem da capital talvez perca muito indo pro interior, mas qualquer jovem que mora em qualquer metrópole do mundo vai sofrer pra conseguir moradia.
 
Em 3 páginas uma coisa passou batida, e tem muito haver com as razões do discutido aqui.

ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA!!!!

Casas e terrenos estão com preços irreais, graças a especulação, tornando muito dificil a vida dos trabalhadores.

Vc vai pra inglaterra, lá mesmos ganhando £1,3k compra financiada uma casa de +150m², casa que aqui vc não acha por menos de 600mil, e a parcela lá de £500.

Aqui manola pra pega uma gaveta num predio, 200k, renda exigida de 3~4k.

E terreno é até pior, em sp 200k, meio lote, se garimpar pega um com casa no mesmo preço.

Vcs acham mesmo que temos menos terreno vazios que os ingleses, para essas diferenças?

Muita gente falando de geração canguro.

Mas sair de casa casado, pra mulher lavar roupa e fazer comida, não é grande sinal de independencia, só trocou a mãe.

Morar sozinho é se bancar sozinho com sua renda, coisa que nos anos 80~90 era barbada, se o kra ficava só morava sozinho e tinha muita qualidade de vida, agora é contrario sem a renda da mulher, não se consegue financiar nada.
Faz um paralelo entre o aumento dos preços dos imóveis com o aumento do salario mínimo, vai ver que não foi tanta coisa assim.
Porem que detonou o preço de imóvel foi o minha casa minha divida, com isso encheram os bolsos de construtoras e o credito fácil fez os preços dispararem.
 
Olha,eu concordo em partes. Imagino que vc está falando do interior da Inglaterra,pq em Londres está um delírio completo, especulação e lavagem de dinheiro ferrou com os preços. Mas o mesmo raciocinio serve pra cá,no interior de qualquer estado será bem mais.barato, fora o tamanho do país,tem muito lote barato fora das capitais, seja em condomínio ou não. Não use são paulo como parâmetro, o país é imenso, e até mesmo no estado de sp se acha terreno barato, claro que não tem milagre,vai ser afastado ou em cidade pouco estruturada. Obviamente que um jovem da capital talvez perca muito indo pro interior, mas qualquer jovem que mora em qualquer metrópole do mundo vai sofrer pra conseguir moradia.

Olha eu vi terrenos que em 2016 de 1mil metros eram vendidos a 30 a vista, 5k de entrada, hoje os mesmos terrenos, é 30mil de entrada, financiamento de 15 anos, 100k financiado.
Não existe crescimento economico no local, nem na sociedade em geral para embasar esse aumento de preços, é pura especulação, nem dá pra justificar a queda do real pq isso tb é preço de 2019, não mudou muito de lá pra cá.

Hoje mesmo ouvi , que a pessoa comprou terreno pra investir, ou seja tucanaram a especulação, comprar terreno pra vender depois não é investimento, é especulação.

Tentam minimizar o ato com outras palavras, as pessoas entram nessa sem entender,basicamente quem especula não gera nenhum valor pra sociedade só phode com a vida de quem vai efetivamente precisar/usar a casa/terreno, não passa DE UM CAMBISTA!!!

Mas a pessoa quer ser chamado da investidor, investidor investe em algo que agrega valor.

Mesmo os supostos mimados, já teriam saido de casa se fosse fácil, sair da casa dos pais pra ir pro aluguel, é uma enrascada tremenda, pq a pessoa fica presa no aluguel, e única solução para depois conseguir financiar é voltar a morar com os pais, claro digo isso pros subemprego(que atualmente dominam o mercado).

Faz um paralelo entre o aumento dos preços dos imóveis com o aumento do salario mínimo, vai ver que não foi tanta coisa assim.
Porem que detonou o preço de imóvel foi o minha casa minha divida, com isso encheram os bolsos de construtoras e o credito fácil fez os preços subirem.

O minimo foi de 2016 880 pra 1100 em 2021, 25%, e os terreno que eu via de 30k pra acima de 120k, 400% de aumento.
 
Olha eu vi terrenos que em 2016 de 1mil metros eram vendidos a 30 a vista, 5k de entrada, hoje os mesmos terrenos, é 30mil de entrada, financiamento de 15 anos, 100k financiado.
Não existe crescimento economico no local, nem na sociedade em geral para embasar esse aumento de preços, é pura especulação, nem dá pra justificar a queda do real pq isso tb é preço de 2019, não mudou muito de lá pra cá.

Hoje mesmo ouvi , que a pessoa comprou terreno pra investir, ou seja tucanaram a especulação, comprar terreno pra vender depois não é investimento, é especulação.

Tentam minimizar o ato com outras palavras, as pessoas entram nessa sem entender,basicamente quem especula não gera nenhum valor pra sociedade só phode com a vida de quem vai efetivamente precisar/usar a casa/terreno, não passa DE UM CAMBISTA!!!

Mas a pessoa quer ser chamado da investidor, investidor investe em algo que agrega valor.

Mesmo os supostos mimados, já teriam saido de casa se fosse fácil, sair da casa dos pais pra ir pro aluguel, é uma enrascada tremenda, pq a pessoa fica presa no aluguel, e única solução para depois conseguir financiar é voltar a morar com os pais, claro digo isso pros subemprego(que atualmente dominam o mercado).



O minimo foi de 2016 880 pra 1100 em 2021, 25%, e os terreno que eu via de 30k pra acima de 120k, 400% de aumento.
Essa valorização imensa dos imoveis e terrenos nao passam de mito. A unica época em que houve realmente valorização muito acima da inflação foi quando O MCMV começou, a facilidade de financiamento, crédito fácil e subsidios aumentou enormemente os preços.
Não creio muito nesse poder todo da especulação também. Pode fazer algum sentido em metropoles,mas é tudo oferta e demanda. Se fosse facil assim eu poderia comprar terreno por 20k no interior do interior, e daqui 15 anos achar que vale 120k. Se nao tiver quem comprar,azar o meu, e ainda tive os gastos fixos e risco de invadirem. O mesmo com imóveis ja construidos.
 
Essa valorização imensa dos imoveis e terrenos nao passam de mito. A unica época em que houve realmente valorização muito acima da inflação foi quando O MCMV começou, a facilidade de financiamento, crédito fácil e subsidios aumentou enormemente os preços.
Não creio muito nesse poder todo da especulação também. Pode fazer algum sentido em metropoles,mas é tudo oferta e demanda. Se fosse facil assim eu poderia comprar terreno por 20k no interior do interior, e daqui 15 anos achar que vale 120k. Se nao tiver quem comprar,azar o meu, e ainda tive os gastos fixos e risco de invadirem. O mesmo com imóveis ja construidos.

Parece que vc não entendeu ou não entende como uma valorização natural é de um terreno acontece, isso se dá pelo crescimento economico , e pelo maior interesse na região, exemplo um lugar afastado, fizeram uma fábrica, ai como vai ter muitos funcionários pra querer morar perto ou até mesmo comerciantes querendo vender pra esses funcionarios, ai o interesse do terreno cresce.

Agora local sem motivo nenhum em 5 anos triplica o preço, é pura especulação.

E tem usuário aqui mesmo falando que o pai falou compra terreno que tava 25k e hoje o mesmo terreno tá 200k.

É justamente a especulação que aumenta o preço, melhor do que especulação podemos chamar de cambismo imobiliário.

É bom salientar que o cambista apesar de odiado atua no livre comercio, na base da oferta e demanda, ou seja essas palavras não significam que são negociações justas ,éticas e morais.

E que nem tudo que é livre comerciao que atende esses requisitos é de oferta x demanda é o melhor pro funcionamento da sociedade, e até mesmo recomendado que o estado atue, para intevir a especulação.

E pra conter essa loucura insana dos especuladores que seu criou todo conceito de função social da propriedade.

Claro que 2020 pra cá muita coisa diminuiu de preço, mas obviamente muito menos que subiu e estamos numa crise das piores possíveis, nem guerra afetaria tanto a economia como essa pandemia está afetando, na realidade deveria estar mais barato que os 30k do exemplo, mas como estão nas mãos de especuladores eles não vão vender por menos.
 
Parece que vc não entendeu ou não entende como uma valorização natural é de um terreno acontece, isso se dá pelo crescimento economico , e pelo maior interesse na região, exemplo um lugar afastado, fizeram uma fábrica, ai como vai ter muitos funcionários pra querer morar perto ou até mesmo comerciantes querendo vender pra esses funcionarios, ai o interesse do terreno cresce.

Agora local sem motivo nenhum em 5 anos triplica o preço, é pura especulação.

E tem usuário aqui mesmo falando que o pai falou compra terreno que tava 25k e hoje o mesmo terreno tá 200k.

É justamente a especulação que aumenta o preço, melhor do que especulação podemos chamar de cambismo imobiliário.

É bom salientar que o cambista apesar de odiado atua no livre comercio, na base da oferta e demanda, ou seja essas palavras não significam que são negociações justas ,éticas e morais.

E que nem tudo que é livre comerciao que atende esses requisitos é de oferta x demanda é o melhor pro funcionamento da sociedade, e até mesmo recomendado que o estado atue, para intevir a especulação.

E pra conter essa loucura insana dos especuladores que seu criou todo conceito de função social da propriedade.

Claro que 2020 pra cá muita coisa diminuiu de preço, mas obviamente muito menos que subiu e estamos numa crise das piores possíveis, nem guerra afetaria tanto a economia como essa pandemia está afetando, na realidade deveria estar mais barato que os 30k do exemplo, mas como estão nas mãos de especuladores eles não vão vender por menos.


Vc está pegando um exemplo de terreno que custa 200k,mas é onde? Melhorou o entorno nos últimos anos? Eu consigo achar terreno por 50k em sorocaba por exemplo. O Estado é imenso, a grande sp é horrivel e nada aqui vale o que custa, não é parâmetro.
E especular não é tão facil assim, a pessoa tem que prever que daqui a 10 anos ou mais toda a cidade,o entorno vai melhorar,isso é tendência Em qualquer lugar, mas não é garantido. Fora o custo fixo de manter casa,terreno, risco de invasão e etc
 


Vc está pegando um exemplo de terreno que custa 200k,mas é onde? Melhorou o entorno nos últimos anos? Eu consigo achar terreno por 50k em sorocaba por exemplo. O Estado é imenso, a grande sp é horrivel e nada aqui vale o que custa, não é parâmetro.
E especular não é tão facil assim, a pessoa tem que prever que daqui a 10 anos ou mais toda a cidade,o entorno vai melhorar,isso é tendência Em qualquer lugar, mas não é garantido. Fora o custo fixo de manter casa,terreno, risco de invasão e etc

Uá mas pq vc acha que nada vale o que custa ? é justamente onde a especulação está mais forte, e esse é o resultado as coisas custarem mais do que valem para o especulador ganhar dinheiro.

A pessoa tem o terreno, não tem dinheiro , nem intenção de construir, como vai vender com se fosse ouro? deveria estar se livrando de algo inútil para ela.
 
Uá mas pq vc acha que nada vale o que custa ? é justamente onde a especulação está mais forte, e esse é o resultado as coisas custarem mais do que valem para o especulador ganhar dinheiro.

A pessoa tem o terreno, não tem dinheiro , nem intenção de construir, como vai vender com se fosse ouro? deveria estar se livrando de algo inútil para ela.
Porque é um fenômeno comum em metrópoles do mundo todo. Uma hora se perde o controle e vira delírio coletivo, tudo fica tão caro que só uma minoria dos habitantes da capital/metrópole vive bem, embora muita gente tente morar nela por acreditar que vai melhorar de vida e viver bem. Acontece em sp,rj, nova york,sao francisco, Toronto, Vancouver, Londres e por aí vai.
 
Antigamente eram bem diferente as coisas... por sorte meu pai é muito consciente disso.
Com 18 anos ele já tinha comprado casa própria (financiada), moto, carro e alguns anos depois estava se casando. Com 27 anos teve o primeiro filho, no caso eu.
Eu tenho 26 anos, mudei de carreira agora, tô fazendo estágio e com zero pressa de sair daqui. Tô juntando minha graninha pra poder comprar um carro de uns 10~15k, já que vou usar apenas no fds, e o máximo de coisas que puder pra mobiliar um apê sem fazer parcela no cartão.
Provavelmente eu vou alugar um apê pq quero me mudar pra cidade onde fica a sede da empresa que trabalho (100% remoto) e, no meu caso, meu irmão estuda nessa mesma cidade.
Ele precisa fazer um monte de aulas práticas que estão sem fazer por conta da pandemia, aí iríamos morar junto e rachar as despesas, com meu pai dando um auxílio.
Depois eu ficaria sozinho no ape e meu irmão voltaria pra cá, até ver onde vai trabalhar.
Pra minha sorte o timing tá sendo bom nisso, porque eu devo ser efetivado no trabalho em uns 3 meses, e meu irmão se forma no 1º semestre do ano que vem.
Por sorte, com meu pai ajudando consigo deixar no jeito o apartamento e ficar confortável pra assumir as contas sozinho depois da formatura do meu irmão.
Só não pretendo comprar imóvel agora, nem sei pra qual cidade eu irei e tenho vontade de mudar para o exterior.
 
Não vejo nada de errado no fato de um filho ainda morar com os pais, independentemente de idade, mas, claro, desde que não seja um parasita acomodado, que não ajuda em nada, não estuda, não trabalha, fica só coçando e sugando dos pais. Se mora com os pais, entendo que tem que somar em algo, ajudar no custeio da casa, na administração etc.

Eu tenho 27 anos e ainda moro com meus pais, pois estou aproveitando esse período para juntar uma grana para poder comprar o meu imóvel e no futuro ir morar sozinho em um bairro melhor e mais próximo de onde trabalho, mas sempre corri atrás de estudar/trabalhar para melhorar de vida e não ficar dependendo dos pais pra tudo.

Desde o meu segundo emprego formal lá com 19 anos de idade, sempre ajudei mensalmente nas despesas da casa, mesmo ganhando pouco (R$620,00 líquido) e desde o início de 2015 (21 anos de idade), época em que consegui meu primeiro emprego com um salário decente, passei a bancar 100% as minhas despesas, não gerando um centavo de gasto a mais para os meus pais e passei a ajudar um pouco mais nas despesas da casa.

Antes da pandemia, mesmo passando o dia fora de casa trabalhando (saindo de casa cedo e chegando somente a noite devido à distância e tempo de deslocamento), eu já ajudava nas despesas da casa com 850 reais mensais. Agora, devido à pandemia e o trabalho remoto, o que, claro, gerou mais gastos em casa, passei a ajudar com 1200 ~ 1300 reais mensais.

Como tenho um bom relacionamento com meus pais, nunca houve essa cobrança para eu sair de casa, muito pelo contrário, eles não veem com bons olhos quando falo que quero sair pra morar sozinho. Acaba que no meu caso a cobrança é mais interna (eu mesmo me cobrando para comprar o meu canto em uma localização melhor, gastar menos tempo com deslocamento diário etc).
 
Última edição:
Parece que vc não entendeu ou não entende como uma valorização natural é de um terreno acontece, isso se dá pelo crescimento economico , e pelo maior interesse na região, exemplo um lugar afastado, fizeram uma fábrica, ai como vai ter muitos funcionários pra querer morar perto ou até mesmo comerciantes querendo vender pra esses funcionarios, ai o interesse do terreno cresce.

Agora local sem motivo nenhum em 5 anos triplica o preço, é pura especulação.

E tem usuário aqui mesmo falando que o pai falou compra terreno que tava 25k e hoje o mesmo terreno tá 200k.

É justamente a especulação que aumenta o preço, melhor do que especulação podemos chamar de cambismo imobiliário.

É bom salientar que o cambista apesar de odiado atua no livre comercio, na base da oferta e demanda, ou seja essas palavras não significam que são negociações justas ,éticas e morais.

E que nem tudo que é livre comerciao que atende esses requisitos é de oferta x demanda é o melhor pro funcionamento da sociedade, e até mesmo recomendado que o estado atue, para intevir a especulação.

E pra conter essa loucura insana dos especuladores que seu criou todo conceito de função social da propriedade.

Claro que 2020 pra cá muita coisa diminuiu de preço, mas obviamente muito menos que subiu e estamos numa crise das piores possíveis, nem guerra afetaria tanto a economia como essa pandemia está afetando, na realidade deveria estar mais barato que os 30k do exemplo, mas como estão nas mãos de especuladores eles não vão vender por menos.

Foi eu mesmo que falei do terreno de 25k, porem isso foi quando eu comecei trabalhar, por volta de 2005, salario minimo na epoca era R$300 reais.
Ainda acho que não foi somente especulação, isso eu concordo com você em alguns lugares no centro de SP por exemplo, mas em outros acho que o credito fácil é mais culpado que especulação.
Fora alguns financiamentos bizarros, quando estava procurando casa pra comprar vi alguns, era loucuras onde você começa pagando R$600 no terreno, mas em 5 anos o preço subiria da prestação sairia R$2k. Ou seja o dono nunca perde, porque a pessoa nao vai conseguir pagar e ele pega o terreno de volta depois. Vi muito essa "modalidade" por volta de 2012-2014
 
Moro com minha mãe e por enquanto está muito bom assim nada a reclamar.
PS: já passei dos 30 :)
 
Quanto pior é a infraestrutura pública de um país, mais tempo jovens demoram a sair da casa dos pais, e maior é a quantidade de jovens que moram com os pais.

Se você tem mais mobilidade, você gasta menos com transporte, você tem mais qualidade de vida e mais incentivo para morar só.
 
Quanto pior é a infraestrutura pública de um país, mais tempo jovens demoram a sair da casa dos pais, e maior é a quantidade de jovens que moram com os pais.

Se você tem mais mobilidade, você gasta menos com transporte, você tem mais qualidade de vida e mais incentivo para morar só.
Errado, é um fenômeno global.
 
Errado, é um fenômeno global.
Tem várias vertentes para esse fenômeno. No Brasil, é comum uma pessoa viver com os pais até os 30 e sempre foi assim. Em alguns países do sudeste Asiático, é comum uma pessoa viver com os pais a vida toda, até depois de casado.

Tem elementos de cultura mas também tem muita correlação com o grau de desenvolvimento do país porque o quão mais pobre é uma família, mais importante é a união dos membros familiares para sustentar a família.
 
háháhá... pelos comentários dá pra perceber que a grande maioria aqui é da geração canguru :D
Vcs tem um longo caminho pela frente... daqui 20/30 anos quando estiverem realmente independentes com filhos/esposas totalmente dependentes terão uma visão um "pouquinho" diferente do mundo.

Repito, ser totalmente independente dos pais não é só morar em outra casa.
Morar em outra casa é mais como uma coisa simbólica, marca o início do "abandono do ninho" e quando os nossos pais falecerem será a conclusão dessa jornada que todos nós faremos.

Independente da idade com que saírem da casa dos pais desejo sinceramente que todos aqui estejam bem preparados financeiramente e principalmente emocionalmente quando o último capítulo dessa jornada chegar.

PS: eu já superei a última fase da jornada e por mais bem preparado que eu julgava estar, a pancada forte :cool:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo