O suporte aos processadores Dual Core e MultiCore decididamente chegará mais rápido do que o previsto. Um dos maiores estúdios de desenvolvimento, a Valve, pai do jogo Half-Life, acabou de anunciar que a sua engine Source futuramente suportará este tipo de processador graças à adição de capacidades multi-threading (multi-tarefas).
Os programadores criaram um sistema de gerenciamento de carga de trabalho que permite a utilização de todos os cores. Para tornar a compreensão mais simples, tenham em mente que existem n-1 threads para n cores, sendo que o último thread existe como o thread mestre responsável pela sincronização entre os diferentes cores. Este sistema permite que o thread principal faça a distribuição do trabalho com os outros cores. Em seguida, a engine utiliza algoritmos não bloqueados que permitem que todos os cores possam acessar os dados ao mesmo tempo. 95% do trabalho realizado é com a leitura e todas as cores têm acesso, mas os 5% restantes da escrita somente o core responsável por este thread pode finalizá-lo. Na teoria, o sistema desenvolvido pela Valve é capaz de suportar um número infinito de cores...
Consequentemente, a performance deverá ser proporcional a cadência e ao número de cores utilizados. O jogo Half-Life 2 Episode Two previsto para janeiro de 2007 deverá ser o primeiro a se beneficiar destas melhorias. Os jogos atuais que utilizam a engine Source (Half-Life 2, Counter-Strike, Dark Messiah, etc.) também estão programadas para se beneficiar da potência dos processadores Dual Core multicores.
Fonte: Matbe.Com
Achei interessante essa materia e resolvi postar aqui em hardware pois a materia fala sobre processadores atuando nos jogos de hoje, por isso nao postei em jogos.....
Uma coisa que me deixa indignado é o fato do mercado já estar indo pra Quad Core e os jogos e programas ainda nao se beneficiarem disso sendo que o Dual core existe a mais de 1 ano e nada foi feito ainda só agora em 2007 que teremos o primeiro jogo, sei que não deve ser facil, mas tanto a Intel como a AMD ja haviam anunciado os processadores.......
Os programadores criaram um sistema de gerenciamento de carga de trabalho que permite a utilização de todos os cores. Para tornar a compreensão mais simples, tenham em mente que existem n-1 threads para n cores, sendo que o último thread existe como o thread mestre responsável pela sincronização entre os diferentes cores. Este sistema permite que o thread principal faça a distribuição do trabalho com os outros cores. Em seguida, a engine utiliza algoritmos não bloqueados que permitem que todos os cores possam acessar os dados ao mesmo tempo. 95% do trabalho realizado é com a leitura e todas as cores têm acesso, mas os 5% restantes da escrita somente o core responsável por este thread pode finalizá-lo. Na teoria, o sistema desenvolvido pela Valve é capaz de suportar um número infinito de cores...
Consequentemente, a performance deverá ser proporcional a cadência e ao número de cores utilizados. O jogo Half-Life 2 Episode Two previsto para janeiro de 2007 deverá ser o primeiro a se beneficiar destas melhorias. Os jogos atuais que utilizam a engine Source (Half-Life 2, Counter-Strike, Dark Messiah, etc.) também estão programadas para se beneficiar da potência dos processadores Dual Core multicores.
Fonte: Matbe.Com
Achei interessante essa materia e resolvi postar aqui em hardware pois a materia fala sobre processadores atuando nos jogos de hoje, por isso nao postei em jogos.....
Uma coisa que me deixa indignado é o fato do mercado já estar indo pra Quad Core e os jogos e programas ainda nao se beneficiarem disso sendo que o Dual core existe a mais de 1 ano e nada foi feito ainda só agora em 2007 que teremos o primeiro jogo, sei que não deve ser facil, mas tanto a Intel como a AMD ja haviam anunciado os processadores.......