God of War's 60fps upgrade for PS5: the final flourish for an incredible game
An excellent reason to revisit a last-gen classic.
God of War - a sequência de 2018 para PlayStation 4 - finalmente recebeu um patch para PlayStation 5 e, em comum com atualizações semelhantes para Days Gone e Ghost of Tsushima, abre as portas para um jogo clássico que corre a 60 quadros por segundo - e em comum com os outros juggernauts da Sony, o impacto é realmente transformador. É quase como a peça final do quebra-cabeça: o lançamento original foi extremamente impressionante com seus gráficos 4K, detalhes extremos, iluminação fenomenal e excelentes performances. Quase perfeitos 60 quadros por segundo são o floreio final para um jogo que levou o PS4 e o PS4 Pro ao seu limite.
Na verdade, antes de falarmos sobre os números brutos de desempenho, provavelmente deveríamos abordar o que você pode chamar de melhoria da qualidade de vida. Ao extrair tanto do silício de última geração, o Santa Monica Studio inadvertidamente se deparou com outro problema - o design de refrigeração do PS4 e PS4 Pro. God of War tornou-se na verdade o nosso título preferido para testar o consumo de energia, a acústica e o desempenho térmico do hardware PlayStation. Especialmente no que diz respeito ao ruído, este jogo fez com que os ventiladores girassem em um grau inoportuno, dependendo de qual iteração do hardware você tem. Além do que está acontecendo com o software, God of War no PS5 é uma experiência muito mais agradável simplesmente porque uma história cheia de nuances de profunda perda e paternidade se desenrola sem fãs agudos correndo em velocidade máxima no fundo.
E ao voltar para God of War, o que me impressionou foi o quão arriscado esse título teria sido para SIE e Santa Monica Studio. Uma série de apostas aqui compensam espetacularmente. Uma série que começou como um jogo de luta de arcade tecnologicamente avançado com chefes predefinidos desacelerou, há uma história genuína aqui e personagens totalmente desenvolvidos. Em comparação, os títulos mais antigos de God of War quase parecem lendas boca a boca exageradas. Apesar de tudo, o Santa Monica Studio mudou, a história mudou e talvez o público também mudou.
A questão é que a franquia é revigorada - não reiniciada. Digo isso porque tudo o que tornou God of War tão épico nos episódios anteriores ainda está lá em 2018 - os ambientes fantásticos, as bestas gigantes, a luta visceral e ultraviolenta - e, claro, a renderização de ponta do Santa Monica Studios . Mas enquanto o estúdio claramente mudou, God of War 2018 é um jogo que respeita seu legado tecnológico em extrair o máximo de sua geração de hardware de console. O patch de 1,35 para o jogo é fascinante - os modos 4K e 1080p da versão Pro (visando 30fps e 60fps com vários graus de sucesso) se foram, substituídos por modos diretos de 30fps e 60fps ainda usando renderização em tabuleiro de damas de 2160p. Não surpreendentemente, o modo 30 fps está totalmente bloqueado do início ao fim,
Vamos colocar desta forma, ao longo de uma hora e 45 minutos de jogo, apenas 33 frames foram perdidos de um total de mais de 378.000 - e esses estavam em uma cutscene não jogável. Para ser sincero, nem mesmo percebi, já que a câmera tipo 'portátil' usada por God of War é por natureza um pouco inconsistente. Você pode esperar que o menor desempenho caia em outra parte da aventura, mas nada que você provavelmente notará. Costumamos falar de '60 quadros por segundo travados', mas geralmente há exceções à regra - God of War é basicamente perfeito e combinado com uma apresentação como esta, é uma experiência a não perder.
Há um tempero adicional na história, no entanto, em que é realmente possível jogar God of War no tabuleiro de damas 4K 60fps desde o primeiro dia do lançamento do hardware do PlayStation 5. Em comum com um punhado de outros jogos - como The Last Guardian, por exemplo - o código master gold da versão 1.0 basicamente roda com um frame-rate desbloqueado. Não é ideal nem no PS4 nem no PS4 Pro, pois basicamente excede 30fps de qualquer maneira, e este estilo de apresentação foi corrigido em um dos patches zero do dia que Santa Monica Studio lançou durante o período de análise. Mas o código do disco master gold ainda o tem e o PlayStation 5 o explora, entregando efetivamente o mesmo resultado que você vê com o patch 1.35.
Claro, isso apresentou problemas: se seus jogos salvos vieram de um código posterior, eles não funcionaram. Além disso, você perdeu as correções de bugs e otimizações que o Santa Monica Studio fez no pós-lançamento do título. Ainda assim, o rácio de fotogramas desbloqueado também oferece alguns dados interessantes: podemos comparar com mais precisão a escalabilidade entre 1080p e o tabuleiro de damas 4K em sistemas PS4 e Pro e quão bem o programador equilibrou o desempenho em ambas as consolas. No Pro, também é possível comparar o desempenho desbloqueado de 1.0 4K com o modo 1.080p de 1.35 e ter uma ideia de escalabilidade lá. Sempre presumi que o modo de desempenho não poderia travar em 60 fps devido às limitações da CPU no hardware de última geração, mas a comparação sugere gargalos em toda a placa.