[TÓPICO DEDICADO] Google Chrome Cast com Google Tv

Gostaria de dar minhas primeiras impressões do Chromecast e o motivo de atualizar a minha "box".

Inicialmente eu tenho um sistema de home theater instalado e configurado para o Dolby Atmos (5.1.2), utilizava uma MI BOX S para os streaming (Netflix, HBOMAX, PRIME e DISNEY) e minha TV é uma Samsung Q7FN.

As TV`s Samsung não passam o Codec de Dolby Atmos, logo os APP reconheciam o HDR + áudio 5.1 ( Não aproveitando o recurso Atmos), logo não era a melhor escolha para utilizar;

Todos os meus equipamentos (TV BOX, PS5, Switch) estão conectados direto ao Receiver Onkyo NR686. Também realizei os testes plugando eles via HDMI da TV;

Em 2019 tinha como opção de compra (disponibilidade X preço) a MI BOX S que por questões de hardware seria capaz de transmitir o Dolby Atmos, porém chegam os problemas:
1) Netflix apenas o HDR e áudio 5.1 - não transmitia o Atmos;
2) Prime teve uma atualização que em alguns conteúdos manda o Atmos, porém de Agosto (após atualização do APP) não reconhecia mais;
3) Disney sempre foi áudio 2.0 (stereo) não reconhecia nem o 5.1
4) PLEX reconhecia áudio Atmos de mídias;
5) HBOMAX reconhecia do Atmos e HDR;
Desta forma, a MIBOX S mesmo sendo um bom produto não extraia ao máximo o meu sistema e nota-se que provavelmente por questões de software reconheciam a MIBOX e limitavam os recursos.

Após realizar pesquisas na net e procurar soluções escolhi o Chromecast (que chegou ontem) e depois das configurações e ajustes tenho todos os serviços de Streaming reconhecendo o HDR e Atmos quando disponível.

Sendo assim, já considero que a troca do MIBOX S para o Chromecast já resolveu meu problema na questão de transmissão de áudio/vídeos e recomendo quem sistema de home theater e precisa "compatibilizar" para aproveitar melhor os recursos dos Streaming.

Mesmo sendo minha primeira postagem nesse tópico gostaria de agradecer a todos que participam, pois as informações anteriores embasaram para minha escolha.
 
Gostaria de dar minhas primeiras impressões do Chromecast e o motivo de atualizar a minha "box".

Inicialmente eu tenho um sistema de home theater instalado e configurado para o Dolby Atmos (5.1.2), utilizava uma MI BOX S para os streaming (Netflix, HBOMAX, PRIME e DISNEY) e minha TV é uma Samsung Q7FN.

As TV`s Samsung não passam o Codec de Dolby Atmos, logo os APP reconheciam o HDR + áudio 5.1 ( Não aproveitando o recurso Atmos), logo não era a melhor escolha para utilizar;

Todos os meus equipamentos (TV BOX, PS5, Switch) estão conectados direto ao Receiver Onkyo NR686. Também realizei os testes plugando eles via HDMI da TV;

Em 2019 tinha como opção de compra (disponibilidade X preço) a MI BOX S que por questões de hardware seria capaz de transmitir o Dolby Atmos, porém chegam os problemas:
1) Netflix apenas o HDR e áudio 5.1 - não transmitia o Atmos;
2) Prime teve uma atualização que em alguns conteúdos manda o Atmos, porém de Agosto (após atualização do APP) não reconhecia mais;
3) Disney sempre foi áudio 2.0 (stereo) não reconhecia nem o 5.1
4) PLEX reconhecia áudio Atmos de mídias;
5) HBOMAX reconhecia do Atmos e HDR;
Desta forma, a MIBOX S mesmo sendo um bom produto não extraia ao máximo o meu sistema e nota-se que provavelmente por questões de software reconheciam a MIBOX e limitavam os recursos.

Após realizar pesquisas na net e procurar soluções escolhi o Chromecast (que chegou ontem) e depois das configurações e ajustes tenho todos os serviços de Streaming reconhecendo o HDR e Atmos quando disponível.

Sendo assim, já considero que a troca do MIBOX S para o Chromecast já resolveu meu problema na questão de transmissão de áudio/vídeos e recomendo quem sistema de home theater e precisa "compatibilizar" para aproveitar melhor os recursos dos Streaming.

Mesmo sendo minha primeira postagem nesse tópico gostaria de agradecer a todos que participam, pois as informações anteriores embasaram para minha escolha.
Ótima resenha...eu sabia que em hardware esse chromecast era superior só não sabia dessa diferença grande em reprodução de vídeo HDR e áudio Atmos.
 
Segue o meu relato com o app da Apple Tv+...

Nunca via um aplicativo tão ruim e bugado! Ele literalmente crash o meu chromecast e faz ele travar reiniciar se o conteúdo é dolby vision como da série Foundation :facepalm::wat::yuno:

Legendas? Não funcionam corretamente, ou seja, ligo o chromecast, abro o app e vou resumir de aonde parei, as legendas então ficam instaveis! Ou seja, hora aparecem e hora não e da para resolver isso mudando o idioma da legenda, muda para outro e volta para o qual vc quer que ai funciona.

O skip resume trava de vez enquanto e não pulo o resume.

Olhando o reddit é muita gente reclamando a meses dos mesmos problemas, parece que Apple está cagando para o APP para android, ou eles querem que as pessoas comprem a box deles para assistir series Apple Tv.

Tive que desativar o Dolby vision e usar apenas HDR.
 
Última edição:
Comprei um da Ugreen e funciona mto bem, uso no cabo e ta passando mais de 100mb, nas medições ta dando 280 mb.

Se tiver paciência da uma lida em um dos meus post aqui no tópico. Ele ficou bem grande pois tentei detalhar bastante sobre usar HUB na preocupação de utilizar a internet em gigabit.


Ao colegas que utilizando via cabo de rede perceberam alguma melhora/estabilidade? Minha rede utilizo o TENDA Mesh MW6 (gigabit) e as vezes percebo uma "engasgada" principalmente no app PerfectPlayer (IPTV). Reforço a pergunta pois tenho o cabeamento disponível que utilizava para a MIBOX S.
 
Olha, eu tive melhoras em aplicativos como por exemplo os que citei no meu exemplo (stream de jogos), sem dúvida, melhoras gritantes. Agora com stream de vídeos, mesmo com o wifi em 30-50mpbs eu já assistia tranquilamente em fullhd com ressalvas de qualidade de imagem em alguns aplicativos como o globoplay que variava muito. Hoje mesmo com o cabo, a qualidade parece nunca ser fullhd de fato, e em reclamações na internet parece ser um problema recorrente do app.
 
Eu sou dos "antigos" que prefiro sempre a conexão cabeada, deixando a WIFI apenas para dispositivos móveis mesmo.

Acho que irei investir em um hub, pois o vejo muita variação na minha WIFI.
 
Eu sou dos "antigos" que prefiro sempre a conexão cabeada, deixando a WIFI apenas para dispositivos móveis mesmo.

Acho que irei investir em um hub, pois o vejo muita variação na minha WIFI.
O problema é que dispositivos atualmente como android tv box, tv stick, smart tv e etc, são otimizados para funcionar via wifi.

A questão é que WIFI atualmente não é ruim, tirando claro a frequência 2.4 ghz que é muito saturada por tudo quanto é tipo de aparelho. Agora 5 Ghz funciona 100% contanto que você saiba montar sua rede, ou seja, primeiramente comprar um AP Wifi descente tipo ubiquiti da vida e depois montar a sua rede corretamente, ou seja, fazer o ajuste fino das configurações do wifi, posicionar o AP corretamente no ambiente, verificar a necessidade de mais de um AP e se possível ligar eles via cabo de rede! Senão, use mesh 5GHZ.

Resumidamente, WIFI é bom e confiável, contanto que:

- Você utilize AP's ou Roteadores de qualidade.
- Faça o ajuste fino das configurações do wifi.
- Use 5 GHz
- Verifique a necessidade de se ter que utilizar mais do que um AP ou roteador no local.
- Interligar múltiplos AP's ou roteador via cabo de rede, senão utilizar mesh 5 Ghz.
 
Aqui finalmente parece que foi liberada 100% o google tv agora, pois agora aparece as recomendações e aonde assistir elas, nota de avaliação das produções e etc.
 
@xShARkx vc que já tem esse aparelho a um bom tempo qual é seu "veredito" sobre o mesmo? Os prós e contras?

Vi que a empresa Realme lançou na Índia seu Stick tbm com as configurações padrões de 2gb RAM /8gb ROM. Pelo jeito é uma tendência de mercado essas specs.
 
@xShARkx vc que já tem esse aparelho a um bom tempo qual é seu "veredito" sobre o mesmo? Os prós e contras?
O aparelho é muito bom, navegação fluida, interface maneira e etc! Tirando claro quando tu reinicia o aparelho, ai tem que esperar uns 3-5 min para ele terminar de iniciar tudo e ficar fluido...

Hardware de respeito para um stick, já que o SoC dele é bem superior a todos os outros stick e tv box certificada atualmente, tirando apenas o firestick 4k max que é pau a pau e nvidia shield e firecube tv que são superiores!

E agora a interface da tela inicial está melhor, já que agora é a interface basicamente completa do google tv, antes era "capada"! A única coisa ruim da interface da tela inicial é que vc não consegue abrir a play store por assim dizer, vc consegue pesquisar apps para instalar, porém, é só a barra de pesquisa da play store e não a play store em si... A interface de configuração do aparelho é muito melhor do o android tv normal ou firestick, com seu painel duplo aonde vc tem o menu na esquerda e na direita o que tem dentro desse menu.

Único defeito até agora é a porra do app da Apple que faz o chromecast travar e reiniciar se tu vê conteúdo com dolby vision, fazendo que vc mude para HDR ou SDR. Geral reclamando com a Apple, porém, a apple diz que é defeito do aparelho! O engraçado é que só da esse problema com o App deles, isso não acontece com a netflix, amazon prime video, disney+ e etc, aonde o dolby vision funciona corretamente. Apple é muito FDP.

E a expectativa agora é do android tv 12, esse não tem como a Google não trazer já que tem melhorias significativas nele, enquanto o 11 não teve quase nada que justificasse o update!

Resumindo foi um excelente investimento, uso todo o dia, muito melhor do que a porcaria do Web OS da LG ou Tizen da samsung.

Vi que a empresa Realme lançou na Índia seu Stick tbm com as configurações padrões de 2gb RAM /8gb ROM. Pelo jeito é uma tendência de mercado essas specs.
O mercado de marcas de verdade(antes era só marca desconhecida com box não certificada usando android de celular) parece que finalmente acordou para as tv box android!


Pode ver nesse link acima que de 2020 para cá foram incontáveis lançamentos de tv stick e tv box totalmente certificadas.

Quanto a Realme sim, ela está trazendo um novo stick e sim todos os novos sticks(Realme, mecool, mi stick v2, firestick 4k max e etc) estão tudo vindo com 2gb de ram e 8gb de rom, portanto sim por enquanto pelo menos parece que o padrão para stick vai ser 2gb de ram e 8gb de rom!

Mi stick v2 - https://www.androidtv-guide.com/streaming-gaming/xiaomi-tv-stick-v2/
Realme stick - https://www.androidtv-guide.com/streaming-gaming/realme-4k-stick/
Mecool - https://www.androidtv-guide.com/streaming-gaming/mecool-kd3/
Haier - https://www.androidtv-guide.com/streaming-gaming/haier-dongle-matrix/

Outra coisa é que todos esses novos sticks certificados estão vindo com um SoC que desaponta para ser sincero, o Amlogic S905Y4 que é um SoC de baixo custo que é cortex-A35! Eu achava que era o Amlogic S905X4 cortex-A55(que é quase tão potente quando ao Amlogic S905D3 do chromecast com google tv, levemente inferior no single e multi core) que ia vir nesses stick e cheguei até comentar no tópico da mi box que esses novos sticks tomariam o lugar do Chromecast com Google tv e do firestick 4k max e ficariam em 3 lugar das tv stick\tv box certificadas, porém, esse não é o caso já que o Chromecast com google tv usa o Amlogic S905D3 que é cortex-A55 e é bem superior ao Amlogic S905Y4 cortex-A35 desses novos sticks e como o firestick 4k max novo é pau a pau do o Chromecast com google tv, ambos então permanecem em 3 lugar das tv stick\tv box certificadas(apenas atrás do nvidia shield e fire cube tv).

Comparação do geekbench do chromecast com google tv de SoC Amlogic S905D3 cortex-A55 e o Haier tv stick que é Amlogic S905Y4 cortex-A35:

Chromecast = https://browser.geekbench.com/v4/cpu/search?utf8=✓&q=Google+Chromecast
Haier = https://browser.geekbench.com/v4/cpu/search?utf8=✓&q=SEI+Robotics+Dongle+Matrix

OBS: Unica vantagem do Amlogic S905Y4 desses novos sticks sobre o Amlogic S905D3 do chromecast, é suporte ao codec AV1 via hardware.

Agora essa questão de ram a 2gb e rom a 8gb já não vai valer para as tv box, finalmente vai começar a vir tv box certificada com melhor SoC, mais ram e etc!!!!

Já está começando:

Lançamento 2021 em taiwan - https://www.androidtv-guide.com/streaming-gaming/rocktek-rt-g2/
  • Amlogic S905X4 cortex-A55
  • 4 GB de ram
  • 32 GB de rom
  • Totalmente certificada
  • Suporte a AV1
É uma dessa que eu quero, agora é esperar a xiaomi, realme, mecool e etc, trazer uma dessa, ou seja, totalmente certificado, com SoC melhor, suporte a AV1, 4GB de ram e etc
 
Última edição:
O aparelho é muito bom, navegação fluida, interface maneira e etc! Tirando claro quando tu reinicia o aparelho, ai tem que esperar uns 3-5 min para ele terminar de iniciar tudo e ficar fluido...

Hardware de respeito para um stick, já que o SoC dele é bem superior a outros stick, tirando apenas o firestick 4k max que é pau a pau!

E agora a interface da tela inicial está melhor, já que agora é a interface basicamente completa do google tv, antes era "capada"! A única coisa ruim da interface da tela inicial é que vc não consegue abrir a play store por assim dizer, vc consegue pesquisar apps para instalar, porém, é só a barra de pesquisa da play store e não a play store em si... A interface de configuração do aparelho é muito melhor do o android tv normal ou firestick, com seu painel duplo ainda vc tem o menu na esquerda e na direita o que tem dentro desse menu.

Único defeito até agora é a porra do app da Apple que faz o chromecast travar e reiniciar se tu vê conteúdo com dolby vision, fazendo que vc mude para HDR ou SDR. Geral reclamando com a Apple, porém, a apple diz que é defeito do aparelho! O engraçado é que só da esse problema com o App deles, isso não acontece com a netflix, amazon prime video, disney+ e etc, aonde o dolby vision funciona corretamente. Apple é muito FDP.

E a expectativa agora é do android tv 12, esse não tem como a Google não trazer já que tem melhorias significativas nele, enquanto o 11 não teve quase nada que justificasse o update!

Resumindo foi um excelente investimento, uso todo o dia, muito melhor do que a porcaria do Web OS da LG ou Tizen da samsung.


O mercado de marcas de verdade(antes era só marca desconhecida com box não certificada usando android de celular) parece que finalmente acordou para as tv box android!


Pode ver nesse link acima que de 2020 para cá foram incontáveis lançamentos de tv stick e tv box totalmente certificadas.

Quanto a Realme sim, ela está trazendo um novo stick e sim todos os novos sticks(Realme, mecool, mi stick v2, firestick 4k max e etc) estão tudo vindo com 2gb de ram e 8gb de rom, portanto sim por enquanto pelo menos parece que o padrão para stick vai ser 2gb de ram e 8gb de rom!

Mi stick v2 - https://www.androidtv-guide.com/streaming-gaming/xiaomi-tv-stick-v2/
Realme stick - https://www.androidtv-guide.com/streaming-gaming/realme-4k-stick/
Mecool - https://www.androidtv-guide.com/streaming-gaming/mecool-kd3/
Haier - https://www.androidtv-guide.com/streaming-gaming/haier-dongle-matrix/

Outra coisa é que todos esses novos sticks certificados estão vindo com um SoC que desaponta para ser sincero, o Amlogic S905Y4 que é um SoC de baixo custo que é cortex-A35! Eu achava que era o Amlogic S905X4 cortex-A55 que ia vir nesses stick e cheguei até comentar no tópico da mi box que esses novos sticks tomariam o lugar do Chromecast com Google tv e do firestick 4k max e ficariam em 3 lugar das tv stick\tv box certificadas, porém, esse não é o caso já que o Chromecast com google tv usa o Amlogic S905D3 que é cortex-A55 e é bem superior ao Amlogic S905Y4 cortex-A35 desses novos sticks e como o firestick 4k max novo é pau a pau do o Chromecast com google tv, ambos então permanecem em 3 lugar das tv stick\tv box certificadas(apenas atrás do nvidia shield e fire cube tv).

Comparação do geekbench do chromecast com google tv de SoC Amlogic S905D3 cortex-A55 e o Haier tv stick que é Amlogic S905Y4 cortex-A35:

Chromecast = https://browser.geekbench.com/v4/cpu/search?utf8=✓&q=Google+Chromecast
Haier = https://browser.geekbench.com/v4/cpu/search?utf8=✓&q=SEI+Robotics+Dongle+Matrix

OBS: Unica vantagem do Amlogic S905Y4 desses novos sticks sobre o Amlogic S905D3 do chromecast, é suporte ao codec AV1 via hardware.

Agora essa questão de ram a 2gb e rom a 8gb já não vai valer para as tv box, finalmente vai começar a vir tv box certificada com melhor SoC, mais ram e etc!!!!

Já está começando:

Lançamento 2021 em taiwan - https://www.androidtv-guide.com/streaming-gaming/rocktek-rt-g2/
  • Amlogic S905X4 cortex-A55
  • 4 GB de ram
  • 32 GB de rom
  • Totalmente certificada
  • Suporte a AV1
É uma dessa que eu quero, agora é esperar a xiaomi, realme, mecool e etc, trazer uma dessa, ou seja, totalmente certificado, com SoC melhor, suporte a AV1, 4GB de ram e etc
O único problema desses stick é que não tem USB para pendrive, e isso faria falta para mim.
 
O único problema desses stick é que não tem USB para pendrive, e isso faria falta para mim.
Pode se usar um hub usb C igual eu uso, tanto que eu tenho um pen drive 16GB usb 3.0 conectado no meu chromecast e um controle airmouse com teclado embutido o que facilita muito na hora de digitar rsrs.
 
Pode se usar um hub usb C igual eu uso, tanto que eu tenho um pen drive 16GB usb 3.0 conectado no meu chromecast e um controle airmouse com teclado embutido o que facilita muito na hora de digitar rsrs.
Interessante, pq com o mi stick não funciona hub USB.
 
Interessante, pq com o mi stick não funciona hub USB.
No chromecast com google tv funciona, só que não são todos e de todas as marcas e é necessário comprar um adaptador de energia mais potente já que o que vem com o chromecast é bem fraquinho 7w apenas e é feito para alimentar apenas o chromecast e ao conectar um hub precisa alimentar o próprio, ai o hub alimenta o chromecast com "pass through charging" e tbm alimenta qualquer coisa que vc plugar no hub.
 
Amigos, alguém pode me informar se é possível instalar o app do NOW (Claro/NET) no chromecast? Pq no android TV não é possível instalar o NOW (Só em celulares e tablets), mas ouvi dizer que no Google TV seria possível.
Agradeço se alguém puder me confirmar essa informação. Queria usar para assistir a programação online do NOW direto na TV.
 
Amigos, alguém pode me informar se é possível instalar o app do NOW (Claro/NET) no chromecast? Pq no android TV não é possível instalar o NOW (Só em celulares e tablets), mas ouvi dizer que no Google TV seria possível.
Agradeço se alguém puder me confirmar essa informação. Queria usar para assistir a programação online do NOW direto na TV.
Fui verificar agora e não possui como app nativo. Talvez confundiram ao te falar pois quando você pesquisa, acha um que chama NOW PlayTV da empresa EiTV. Agora teste a serem feitos que no momento não consigo te ajudar seria, assistir por algum navegador ou instalar o APK da NOW/ClaroTV. A questão é que não seria de forma oficial então, sem suporte ou compatibilidade 100% :(
 
Oque vocês estão usando pra reproduzir os conteúdos baixados? Aqui uso o Plex. Mas tem algo melhor?
 
Aqui não consigo surround 5.1 nem a pau com o CCWGT, tenho uma tv samsung e nela um home theater hb6340 ligado pelo arc, ambos são compatíveis apenas até o dolby digital, se reproduzo conteúdo direto pela tv consigo o dolby 5.1, agora no CC todo conteúdo acaba em pcm 2.0. Já tentei todo tipo de configuração diferente no CC e inclusive reproduzir através do kodi com o passthrough ligado e nada.

Update: Ligando o transcode no Kodi consegui DD, mas até agora o unico meio.
 
Última edição:
Novo update!

CCwGTV update QTS1.210311.036 changelog
  • Security update: android security patch level upgraded to october 2021.
  • Storage optimizations and management improvements.
  • Platform improvements to help with some apps with:
  • HDR HLG playing instead of converting to HDR10
  • Dolby vision playback
  • Additional bug fixes and performance improvements
 
Parece que fui um infeliz sorteado.
Há duas semanas meu Chromecast com Google TV começou a se desconectar da Wi-Fi. Quebrei a cabeça por muito tempo, sempre colocando a "culpa" na própria rede. Depois de reiniciar o Chromecast com a configuração de fábrica tudo voltou aparentemente ao normal.
Entretannto hoje, para minha tristeza, o aparelho não se conecta a mais a NENHUMA rede, mesmo as identificando e pedindo para colocar a senha.
Já tentei de tudo e nada resolve o problema.
Não sei mais o que fazer.
 
Não sei se é verdade, mas li no reedit que nao vai chegar o android 12 pro nosso aparelho por limitação de espaço pra update, alguém sabe dessa conversa ou bota fé, acho um absurdo se for verdade
 
Não sei se é verdade, mas li no reedit que nao vai chegar o android 12 pro nosso aparelho por limitação de espaço pra update, alguém sabe dessa conversa ou bota fé, acho um absurdo se for verdade
Não, essa parada de espaço que o pessoal fala é mito! Senão me engano os fabricantes já deixam espaço reservado(dentro daquele espaço utilizado pelo sistema) precisamente para updates e é por isso que o chromecast só tem 4GB de espaço para os usuários ao invés de 6 ou mais porque geralmente o android ocupa de 1 a 2gb no máximo! E caso esse não for o caso, no máximo as pessoas vão precisar fazer o reset de fabrica... E para um update importante desse que vai ser feito uma vez apenas, eu acho que vale a pena ainda mais quando vai avançar duas versões do android e é a melhor maneira de se ter um aparelho mais redondo e para evitar bugs.
 
Não, essa parada de espaço que o pessoal fala é mito! Senão me engano os fabricantes já deixam espaço reservado(dentro daquele espaço utilizado pelo sistema) precisamente para updates e é por isso que o chromecast só tem 4GB de espaço para os usuários ao invés de 6 ou mais porque geralmente o android ocupa de 1 a 2gb no máximo! E caso esse não for o caso, no máximo as pessoas vão precisar fazer o reset de fabrica... E para um update importante desse que vai ser feito uma vez apenas, eu acho que vale a pena ainda mais quando vai avançar duas versões do android e é a melhor maneira de se ter um aparelho mais redondo e para evitar bugs.
Boa notícia, o que mais espero desse novo android é poder ver os menus em 4k, pq em 1080p fica muito zuado em TV grande
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo