Google irá lançar SO - Oficializado

Micheltpd

Well-Known Member
Registrado
Esse blog no blogspot é do google mesmo?? E um anuncio desse porte deveria ser feito dentro de algum site da google e não num blog de terceiros.

Sei lá, acho que enquanto não tiver uma noticia oficial direto da google, isso tudo não passa de boato.

mas em ultimo caso, o google deve pegar um linux e customizar ele, e depois usar todo o seu poder pra populariizar ele ao maximo.
 
É, não dá para confiar mto nessas fontes..mais se for verdade, mais um passo do Google para conquistar o mundo!! uehuehueu seria um passo grande para o software livre..
 
Tem fonte mais oficial do que o blog que normalmente eles usam pra fazer anúncios?

Notícia no Br-Linux:

"Google Chrome OS: sistema operacional do Google para netbooks (agora o anúncio é oficial)

O Google anunciou o Google Chrome OS, seu sistema operacional voltado para netbooks, e surpreendeu quem estava apostando suas fichas em uma possível intenção firme e oficial de expandir o Android em direção aos netbooks.

Mas o Chrome OS, recém-anunciado, tem algumas características em comum com o Android, incluindo o uso do Linux como kernel, e o minimalismo no design - que aparentemente irá ainda mais longe dessa vez, uma vez que ele está sendo projetado especificamente para o suporte ao navegador, e o anúncio esclarece que os desenvolvedores de aplicações para o Chrome OS devem mesmo se concentrar nas plataformas web, pois é isso que ele irá suportar.

Detalhes técnicos ainda são escassos, mas o anúncio oficial publicado já esclarece que o novo sistema será open source (com disponibilização do código ainda este ano), vai rodar em x86 e ARM, e sua arquitetura será baseada no navegador Chrome rodando sobre um novo sistema de janelas, por sua vez sobre o kernel Linux.

E acho que o anúncio tem razão sobre muitas das coisas que os usuários querem, como o boot rápido, o desejo de que o computador não vá ficando mais lento ao longo dos meses após a compra, de não gastar horas configurando o sistema - e sempre que os usuários estão mais satisfeitos, eles dedicam mais tempo a navegar na web, e o Google sai ganhando ;-)

O anúncio avisa que novidades virão na primavera, portanto ficaremos atentos (e desde já)."
 
acho pouco provavel, nenhum sofware do google é pego, tirando o google earth fodão la...
 
excelente noticia !

so acho que as distros deveriam buscar uma padronizacao , apenas oferecendo recursos amigaveis diferentes ou programas pre-instalados ou ainda melhorias de desempenho ao invez de mudar muitas coisas de uma para outra logo quando digo padrozinação me refiro as diversas maneiras de instalar drivers e programas entre as distros que podem confundir a maioria dos usuarios leigos/intermediarios
 
Estava muito contente com essa notícia do OS do Google porém essa notícia que saio no site da Info me deixou um pouco triste, pois, nela o Morais fala que o OS vai ser todo na Nuvem, ou seja, se agente ficar sem internet não vamos poder nem editar um texto, ouvir música ou ver um vídeo. Espero que criem um sistema de abrir o OS mesmo estando OffLine.
 
Estava muito contente com essa notícia do OS do Google porém essa notícia que saio no site da Info me deixou um pouco triste, pois, nela o Morais fala que o OS vai ser todo na Nuvem, ou seja, se agente ficar sem internet não vamos poder nem editar um texto, ouvir música ou ver um vídeo. Espero que criem um sistema de abrir o OS mesmo estando OffLine.
O Chrome OS deve ser todo na nuvem mesmo, mas deve usar e abusar da dupla Google Chrome + Google Gears pra permitir o uso do Google Apps offline (usei durante um tempo essa dupla pra usar o Gmail offline num netbook).
 
Chrome pode ser rival verdadeiro para Windows

Miguel Helft e Ashlee Vance

Se há momentos em que você se sente frustrado com o seu computador pessoal - e quem nunca passou por um momento como esse? -, o Google afirma que está trabalhando em uma solução.

» Google desafia Windows e anuncia sistema operacional
» Gazelle pode ser resposta da Microsoft ao Google Chrome OS
» Microsoft vai anunciar versão online do Office, diz site

Muita gente perde a paciência facilmente com computadores que demoram demais para ser acionados e são propensos a quedas, vulneráveis a ataques por vírus e vivem em constante necessidade de atualizações complicadas. Na esperança de transformar essa irritação em uma forma de ganhar vantagem sobre os concorrentes, o Google decidiu desenvolver seu próprio sistema operacional - o software básico que aciona as mais básicas funções de um computador.

Ao se dedicar a produzir esse tipo de software, o Google está apresentando um desafio aberto ao domínio do mercado pela Microsoft, cujo sistema operacional Windows está em uso em cerca de 95% dos computadores pessoais do planeta. O Google promete que o seu sistema operacional Chrome, que estará disponível como parte de alguns computadores já no segundo semestre do ano que vem, enfatizará a velocidade, a simplicidade e a segurança.

Para isso, a empresa terá de superar imensos obstáculos. Gigantes da computação como a IBM e a Sun Microsystems passaram anos batalhando para derrubar a Microsoft de sua posição de mercado dominante, e não têm muitos resultados a apresentar por todo esse esforço.

Mas caso o projeto venha a ganhar ímpeto, o plano do Google poderia não só solapar a posição do Windows como a o do outro pilar de mercado multibilionário da Microsoft, o pacote de aplicativos Office. O Google está tentando fazer do navegador de internet a peça central na vida digital dos usuários de computadores, e isso relegaria sistemas operacionais de alta complexidade, como o Windows, a um papel secundário.

"Não estou dizendo que os acionistas da empresa deveriam tirar seu dinheiro de lá correndo, mas esse é o começo do fim para a Microsoft, pelo menos na forma em que costumávamos conhecê-la", disse Jean-Louis Gasseee, um executivo de capital para empreendimentos que já combateu a Microsoft dos cargos que exerceu na Apple e em uma empresa de computação que ele mesmo fundou, a Be.

Um porta-voz da Microsoft, Frank Shaw, se recusou a comentar sobre o anúncio feito pelo Google ou sobre a ameaça que isso poderia representar em termos de competição.

A missão primordial do novo sistema operacional será acionar o navegador Google Chrome, que servirá como plataforma de lançamento rápida para acessos a sites e aplicativos online como o Gmail e o Facebook.

"Estamos projetando um sistema operacional cujo objetivo será a leveza e a rapidez, para permitir acesso à web em questão de segundos", afirmaram Sundar Pinchai, vice-presidente de administração de produtos, e Linus Upson, diretor de engenharia, em um post no blog do Google no qual anunciavam o novo projeto, na terça-feira. "Nós conversamos bastante com os nossos usuários, e a mensagem que recebemos deles é bastante clara: os computadores precisam melhorar muito".

O plano é parte da aposta do Google em que uma imensa virada na computação já está em curso. Na opinião do Google, as conexões com a internet se tornarão tão rápidas e os navegadores tão poderosos que a maioria dos programas hoje executados nos computadores poderão ser substituídos por aplicativos disponíveis online. Isso eliminaria a necessidade de instalar, atualizar e de realizar backups de software em cada máquina.

Os analistas afirmam que os avanços na tecnologia tornam essa visão de mercado muito mais realista hoje do que costumava ser o caso quando a Netscape, a pioneira nos navegadores comerciais para a internet, propôs cenário semelhante, uma década atrás.

Mas a Microsoft continua a desfrutar de muitas vantagens. A empresa conseguiu convencer seus parceiros no ramo do software a continuar produzindo jogos, programas de mídia, software para declaração de impostos e outros aplicativos que funcionam exclusivamente com o Windows. E dedica seu tempo e dinheiro a garantir que uma ampla variedade de dispositivos, tais como câmeras e impressoras, funcionem bem com o seu software.

Embora o novo software do Google deva ser oferecido gratuitamente aos usuários, outros programas gratuitos já tentaram desafiar o domínio da Microsoft, sem grande êxito. Algumas poucas companhias oferecem o sistema operacional de fonte aberta Linux como alternativa ao Windows, mas o Linux não conseguiu conquistar mercado suficiente para enfraquecer a Microsoft. (O sistema operacional Chrome terá o Linux como parte de seu núcleo, e, como o Linux, será um software de fonte aberta, o que significa que programadores externos terão a capacidade de modificá-lo como preferirem.)

Além disso, o sistema operacional do Google por enquanto está apenas em estágio inicial de desenvolvimento, e não existe garantia alguma de que a empresa seja capaz de cumprir as promessas que está fazendo. Outros projetos de software do Google, como o do sistema operacional Android para celulares, até o momento obtiveram sucesso apenas limitado no mercado.

No entanto, no caso do mais recente esforço do Google há quem argumente que a empresa certa enfim desenvolveu a ideia certa no momento certo.

"O Google tem uma oportunidade razoável de redefinir o paradigma para os computadores", disse Mark Shuttleworth, presidente-executivo da Canonical, produtora de uma versão do Linux chamada Ubuntu.

Em lugar de comprar computadores de mesa grandes e dispendiosos, nos últimos meses os consumidores têm se voltado cada vez mais a pequenos laptops de baixo custo conhecidos como netbooks, que servem essencialmente como ferramentas de acesso à web. O Google diz que seu sistema operacional será dirigido inicialmente aos netbooks, os quais em geral não têm potência suficiente para operar com a mais recente versão do Windows.

O modelo de negócios fundamental do Google também funciona de maneira que beneficia o novo projeto. A empresa afirma acreditar que oferecer o Chrome de maneira gratuita aos fabricantes de computadores valerá a pena porque isso levará mais usuários a dedicar mais tempo à internet, e com isso ao uso do serviço de busca do Google e aos seus demais aplicativos disponíveis via web, tais como o Google Docs, que serve como rival online para o Microsoft Office. Isso, por sua vez, ajudaria o Google a faturar mais com publicidade, a fonte que responde por praticamente toda a sua receita anual de US$ 22 bilhões.

Essa abordagem praticamente coloca de cabeça para baixo a dinâmica que a Microsoft explorou para esmagar a Netscape. Na época, a Netscape vendia o seu navegador para por US$ 50, e a Microsoft solapou a liderança da companhia no mercado ao oferecer gratuitamente o seu navegador de internet, o Internet Explorer. Agora, é a Microsoft que precisa enfrentar novos rivais gratuitos ao domínio do Windows e do Office, suas duas maiores fontes de receita.

Sob o modelo proposto, o Google poderia até mesmo pagar os fabricantes de computadores para que instalem seu software nas máquinas que vendem, essencialmente subsidiando os custos das companhias.

"Caso o hardware seja gratuito e o software seja gratuito, a única maneira de ganhar dinheiro seria com os serviços, e é isso que oferece o Google", disse Jim Zemlin, diretor executivo da Linux Foundation.

A Microsoft, embora tenha reagido com lentidão, não está imobilizada. A empresa está desenvolvendo muitos aplicativos semelhantes aos oferecidos pelo Google, embora até o momento venha relutando em oferecê-los gratuitamente.

Além disso, a Microsoft agiu de maneira a conter o ganho de popularidade do Linux no mercado de netbooks. Quando primeiro surgiram, dois anos atrás, a vasta maioria dos netbooks chegou ao mercado equipada com o Linux. Hoje, o Windows XP, um sistema operacional mais antigo da Microsoft, equipa mais de 90% dos netbooks dos Estados Unidos, de acordo com o grupo de pesquisa de mercado NPD.

Mas nenhum desses esforços será capaz de propiciar o nível de lucro de que a Microsoft desfrutou enquanto o dominava o mundo da computação, ao longo das duas últimas décadas.

"Existem respostas para a Microsoft, mas todas elas envolvem um modelo de negócios significativamente menos lucrativo", disse David Yoffie, professor da escola de administração de empresas da Universidade Harvard.

Tradução: Paulo Migliacci ME

outra matéria

http://www.baixaki.com.br/info/2385...operacional-para-a-segunda-metade-de-2010.htm
 
No forumpcs tem uma lista de parceiros do google.
• Acer
• Adobe
• ASUS
• Freescale
• Hewlett-Packard
• Lenovo
• Qualcomm
• Texas Intruments

O estranho é que ate pouco tempo atras a ASUS trocou o linux de seus netbooks.
 
No forumpcs tem uma lista de parceiros do google.
• Acer
• Adobe
• ASUS
• Freescale
• Hewlett-Packard
• Lenovo
• Qualcomm
• Texas Intruments

O estranho é que ate pouco tempo atras a ASUS trocou o linux de seus netbooks.

A ASUS só vê números mais nada :) se der problemas nos seus netbooks eles fazem outro site barato a recomendar o XP SP3

Umas Screenshots do OS da Google

chromeleak-002.jpg

chromeleak-003.jpg
chromeleak-004.jpg


Abraços.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo