Google Spreadsheet - Importar dados .TXT e .XLS

Rafaeladren

Comfortably numb
Registrado
Pessoal,

Estou montando uma planilha pra fazer acompanhamento dos meus investimentos e estou precisando, no momento, pegar duas informações da internet.

A primeira: O índice DI do site do Cetip. Esse índice fica localizado nesse link: ftp://ftp.cetip.com.br/IndiceDI/
Como você podem observar é uma lista com vários documentos .TXT, dentro desses documentos está a infomação que eu preciso, para fazer isso precisaria de alguma função que acesse esse documento e extraia essa informação. Já tentei com todas as modalidades dos "IMPORT"s que tem dentro do spreadsheet, mas como a informação está dentro do .TXT ele não funciona.

A URL é sempre nesse formato: ftp://ftp.cetip.com.br/IndiceDI/AAAAMMDD.txt
Onde AAAA é o ano, MM o mês e DD o dia, então fica fácil fazer uma função passando como parâmetro a URL, porém não sei como escrevê-la.

A segunda: Dados do tesouro direto do site do Tesouro Nacional deste link: https://sisweb.tesouro.gov.br/apex/f?p=2031:2
Como podem ver, cada modalidade de tesouro está numa planilha e cada planilha é referente a um ano corrente. Ainda, dentro dessas planilhas tem abas para os tesouros que possuem mais de um tipo. A ideia é acessar essas planilha, de acordo com o ano e modelo do tesouro nacional, dentro dela, acessar a aba correta e buscar a informação de cotação, retornar essa informação.

Não sei se é possível fazer isso, principalmente a segunda informação. Eu preciso ter acesso aos históricos, senão seria fácil utilizar a função IMPORTHTML e pegar a tabela do dia do site do Tesouro Nacional, por exemplo. Os únicos lugares que encontrei as informações por dia foram nesses dois =/

Para ações estou usando o GOOGLEFINANCE e está perfeito.

Espero que possam ajudar, valeu!
 
Talvez, a parte do FTP você pode fazer à parte, e inserir os dados coletados usando a API REST e um script que você criou. Algo mais ou menos assim:

- Uma aplicação (java, go, bash etc.) pega o arquivo do site FTP;
- Essa mesma aplicação abre o arquivo e parseia os dados ali, identificando o que deve ser inserido em cada célula do arquivo no Google Docs;
- Essa mesma aplicação envia um pedido via a interface REST para um script, contendo o dado parseado e a localização onde ele deve ser inserido;
- O script deve ser capaz de ler os argumentos passados e atualizar o documento corretamente.

Use o link que o guitavares passou, e mais este aqui: https://developers.google.com/apps-script/execution/rest/v1/scripts/run

Eu nunca fiz isso, mas acho que funcionaria...
 
Oi!

Desculpa reviver esse tópico, só queria dizer que fiz alguns complementos pro Google Sheets que faz exatamente o que vocês precisavam:

- Tesouro Direto Sheets (puxa as infos do tesouro direto)
- Indicadores Sheets (puxa infos como CDI, IPCA, IGPM, Bitcoin, etc..)
- Renda Fixa Sheets (funções para atualizar valor de CDBs usando infos da Cetip)

Mais infos no site https://grana.io

Abraço
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo