• Assim como acontece todos os anos, abrimos a seção Black Friday: ACESSE CLICANDO AQUI. Portanto o For Sale ficará fechado durante a Black Friday e Cyber Monday.

GP4 é o jogo mais mal programado de todos os tempos!

amachado

Marechal
Troquei minha placa TNT 2 M64 por uma GeForce 2 TI e para meu espanto a taxa de FPS no GP4 quase não mudou. A GeForce 2 TI é em media 5 vezes mais rápida do que a TNT 2 M64, mas no GP4 elas são equivalentes. Com a TNT 2 M64 eu rodava em 640x480 16 bits com todos as opções em low a 20 FPS. Com a GeForce 2 TI eu aumentei a resolução para 800x600 (16 e 32 bits) e para 1024x768 (16 e 32 bits) e o jogo não ficou rápido em nenhuma configuração (mesmo com todos as opções em low). No final, para eu conseguir 25 FPS (mínimo aceitável) tive que colocar em 640x480 16 bits com todos as opções em low. Tive que colocar a “desqualidade” da imagem na mesma “desqualidade” que eu usava na TNT 2 M64, e isso para conseguir um acréscimo de somente 5 FPS! A única conclusão que eu posso chegar é que ou é um problema do driver da placa (29.42) com GP4 ou o jogo simplesmente não usa a placa de vídeo (a impressão que eu tenho é que GP4 depende muito mais de processador do que de placa de vídeo). Talvez essa dependência quase exclusiva do processador explique aquele “processor occupancy” que é mostrado quando vc aperta a tecla “O”. No meu caso, em 640x480 16 bits com todos as opções em low ele da 90%. Só um processador de 10 GHz para roda-lo com tudo no máximo em 30 FPS com 100% de “PO”.

Já em outros jogos como MOHAA e GTA 3, o ganho de desempenho foi extraordinário. No benchmark do demo do UT2003 os resultados foram:

TNT 2 M64:

Flyby : 9,332088
Botmatch : 7,789316
Resolution : 1024x768

GeForce 2 TI:

Flyby : 50.470901
Botmatch : 26.743647
Resolution : 1024x768

Parece que Geoff Crammond só entende de F1 (e olhe lá). Sempre fui fã da serie GP, mas ela já está ultrapassada! Instalei o demo do F12002 e achei muito melhor que GP4. Resolvi parar jogar GP4 e mudar para F12002, que apesar de ter alguns defeitos (colisões irreais, IA), é muito mais leve (eu joquei o demo dele a 1024x768 32 bits com tudo no máximo a uma media de 30 FPS). Quase não houve evolução de GP3 para GP4, sendo que a serie GP continua com os velhos problemas de sempre: volante único sem a mão do piloto, bandeiras pretas, menus ultrapassados, som fuleiro, etc. F12002 tem um cockpit muito mais realista (volante igual ao dos F1 de verdade e diferente para cada carro e com a mão do piloto), um som muito melhor, gráficos melhores (cores mais vivas e reais), stop and go, liberdade para andar nos boxes, telemetria mais abrangente, ajuste (setup) mais completo, etc.

Quem tiver GP4 e estiver com problemas de lentidão (se é que existe alguém que consegue roda-lo de forma rápida) coloque sua opinião.

HackteK

Paz para nosso tempo!

eu tinha uma geforce 2 mx200 antes desta e eu rodava em 800X600 com tudo no maximo e era uma bala!!

qual a configuracao do teu PC?

£

-=|£µ¡z|=-

Guest
minha review do GP4 vai entrar provavelmente hoje...
tu vai ve como eu chinguei eles :)

Demetrius

New Member
eu tenho gp4, comprei no dia do lancamento aqui, porra mas me arrependi, porra eh um dos jogos mais mal feitos em questao de grafico desde o tempo da voodoo 1, na moral, meu pc abaixo, nao da sensacao de velocidade, apesar de ter uma ia boa, nao sinto velocidade dirigindo, quase nao mudou do gp3 pro gp4, soh a temporada, o resto eh tudo mesma merda, os graficos identicos, cockpit motor, por isso q a microprose, q foi pra hasbro essa pra infogrames, faliu, gp2 foi excelente, gp3 conseguiu manter (melhor q gp4), mas gp4 foi um fracasso o pior da serie isso garanto, qto f1 2002, a ea conseguiu nome nos simuladores de f1 agora, no f1 2003, ou no proximo, c ela conseguir melhorar a ia e as colisoes, com certeza vai derrubar a serie gp em todos os sentidos pq no f1 2002, tem graficos otimos, otima sensacao de velocidade, excelente som, boa jogabilidade, e opcoes extras, soh falta a ia e as colisoes, mas eu tenho um patch, soh nao sei onde ta, q melhora a ia e as colisoes, ficava perfeito, depois procuro e ponho aqui :) , alem do f1 2002, ter a temporada atual, carros fieis e os cockpits tb.
nota 10 pro f1 2002 e nota 0 pro gp4, por isso q na epoca q comprei os reviews internacionais, esvaziaram mto a bola do gp4, mas eu fui e comprei o original, foi deprimente :( , reviews nacionais tb nao foram os melhores, e ja vi votacao em um site esqueci qual agora, dos melhores games lancado ate julho, era warcraft 1º f1 2002 em 2º e gp4 em 4º sendo q eram 5 opcoes ou 4 c nao me engano, gp4 foi decepcionante.
agora um jogo de f1 q achei excelente foi f1 racing championship da ubisoft, eu tenho ele, soh q eh da temp de 99, mas vai sair o 2, deve ser r0x a jogabilidade dele, axo q eh a melhor dos 3, ai eh boa tb, soh perdia nos graficos, mas ja vi as fotos do novo, ta mto bom os graficos :)

£

-=|£µ¡z|=-

Guest
com certeza, F1 2002 acaba com o GP4, eu peguei os 2 pra fazer review, em breve vai sair a do GP4 e depois a do F1 2002 :p

só q as vezes no F1 2002 parece q o carro ta flutuando, eu só nao gosto disso....

Aurus

Powered by 64bits
Uma coisa que provavelmente vai ajudar vcs: o GP3 tinha um limitador de frames: o maximo era 25fps. No meu computador, quando eu rodava o GP3 a 1024x768, o processador ficava a 60-70% mas os frames a 25. Talvez o GP4 tambem tenha isso, apesar de ser uma coisa de retardado.

Demetrius

New Member
com certeza, F1 2002 acaba com o GP4, eu peguei os 2 pra fazer review, em breve vai sair a do GP4 e depois a do F1 2002 :p

só q as vezes no F1 2002 parece q o carro ta flutuando, eu só nao gosto disso....
sim, mas tem um patch q tira essa sensacao de flutuando, o carro fica mais rente ao chao.

L0GAN

fuck the law
Jogo o GP4 desde que saiu, e admito, é um saco configurar ele direitinho para um bom desempenho, mas ai vao algumas dicas:
- Habilitar o TnL no config.ini do game (IMPORTANTISSIMO isso)
- Tirar baboseiras de som Surround 3D que só tiram desempenho do jogo no geral e não fazem diferença nenhuma a menos que vc esteja jogando num home-theater :)

Mas alguns detalhezinhos aqui e ali, vou ver a minha config do GP4 depois.... só sei que, rodo liso a 1024x768 32bit *Quincunx* antialiasing ativado e dá uns 40 FPS média... numa GF3Ti500/AMD 1700+
Eu sei que o jogo é pesado, mas não tem nenhum jogo que se compare em detalhes, olha o circuito de Monaco! A sensaçao de velocidade que eu tenho nesse circuito é demais!
Bote o F1 2002 e carregue o mesmo circuito, Monaco... parece que tá em reformas! :D Falta tudo, tem menos de um terço das construçoes, árvores, placas... não se parece nem um pouco com a realidade.
Na boa, F1 2002 é uma merda comparado com o GP4 :cool:
Só presta pra quem tem GeForce 2 pra baixo, porque fica nessas máquinas... e infelizmente GP4 só presta de GF3 pra cima e depois de muito configurar.

L0GAN

fuck the law
Jogo o GP4 desde que saiu, e admito, é um saco configurar ele direitinho para um bom desempenho, mas ai vao algumas dicas:
- Habilitar o TnL no config.ini do game (IMPORTANTISSIMO isso)
- Tirar baboseiras de som Surround 3D que só tiram desempenho do jogo no geral e não fazem diferença nenhuma a menos que vc esteja jogando num home-theater :)

Mas alguns detalhezinhos aqui e ali, vou ver a minha config do GP4 depois.... só sei que, rodo liso a 1024x768 32bit *Quincunx* antialiasing ativado e dá uns 40 FPS média... numa GF3Ti500/AMD 1700+
Eu sei que o jogo é pesado, mas não tem nenhum jogo que se compare em detalhes, olha o circuito de Monaco! A sensaçao de velocidade que eu tenho nesse circuito é demais!
Bote o F1 2002 e carregue o mesmo circuito, Monaco... parece que tá em reformas! :D Falta tudo, tem menos de um terço das construçoes, árvores, placas... não se parece nem um pouco com a realidade.
Na boa, F1 2002 é uma merda comparado com o GP4 :cool:
Só presta pra quem tem GeForce 2 pra baixo, porque fica rapidinho nessas máquinas... e infelizmente GP4 só presta de GF3 pra cima e depois de muito configurar.

Comanche

New Member
Comprei gp4 porque achei que é melhor jogabilidade, mas decidi comprar outro jogo de corrida "f1 2002" porque no gp4, é dificil configurar o volante e minimizar o resolução.

Diablo

Since 2001
aqui em casa é assim... 640x400 fica 25fps... 1280x1024 fica 22fps... porra.. é foda esse negócio de fps nesse jog... :confused:

amachado

Marechal
O forista “Cara-de-Pau” da Hardmob postou o seguinte na pasta http://forum.hardmob.com.br/showthread.php?s=&threadid=147995:

“Rpz, eu tava cum Duron 1,2 e GF3 Ti e jogava o F12002 exatamente por isso. Não dava pra jogar legal o GP4 mesmo, enquanto o F1 ficava rox. Mas peguei um XP1600+ e o GP4 ficou legal pakas. Prefiro ele agora.
Não que os gráficos do GP4 sejam melhores. F12002 é muito mais bonito e usa melhor os recursos da placa de vídeo.Mas jogar F12002 é legal sozinho, treinando. Nas corridas a IA é ruim e prejudica muito as disputas.
Já no GP4 é tudo legal nesse sentido: vácuo, disputa nas freadas, pontos de ultrapassagem realmente nos pontos reais da F1... em suma, GP4 é mais divertido e os gráficos são suficientes. F1 tem gráficos mais realistas, mas as disputas são surreais.
GP4, assim como os jogos anteriores da série, exige mais CPU do que GPU, por isso um PC com um Athlon XP e gf3 deve rodar melhor q um PC com Duron e GF4 Ti.”

Essa é a prova de que o GP4 usa muito mais o processador do que a placa de vídeo, sub-aproveitando-a. Como meu processador é um Atlhon de 1 GHz, o jogo deve estar lento por causa dele. Só que em outros jogos o ganho de FPS foi muito grande, no GTA 3 mesmo, que todo mundo fala que é mal programado, eu estou surpreso até agora!

Com a TNT 2 M64 eu rodava GTA 3 em 640x480 16 bits com:

20 FPS de media na 1º ilha com draw distance no mínimo
15 FPS de media na 1º ilha com draw distance no máximo

15 FPS de media na 2º ilha com draw distance no mínimo
10 FPS de media na 2º ilha com draw distance no máximo

Com a GeForce 2 TI eu estou rodando GTA 3 em 1024x768 32 bits com:

30 FPS de media na 1º ilha com draw distance no mínimo
25 FPS de media na 1º ilha com draw distance no máximo

25 FPS de media na 2º ilha com draw distance no mínimo
20 FPS de media na 2º ilha com draw distance no máximo

Eu nunca esperava da Geforce 2 TI rodar GTA 3 nessa qualidade com tanta rapidez! É uma excelente placa de vídeo e sem duvida a melhor em custo beneficio (custa em media R$ 200,00). GTA 3 pode até ser mal programado, mas pelo menos ele sabe diferenciar uma TNT 2 M64 de uma GeForce 2 TI. E GTA 3 não é tão pesado assim não: qualquer GeForce 3 TI 200 com um Atlhon XP 1500+ roda-o com tudo no máximo a 30 FPS de media.

F12002 ainda tem alguns defeitos como as colisões, danos e a IA, mas a verdade é que a serie F1 da EA evoluiu mais que a serie GP. GP3 só evoluiu graficamente em relação a GP2 e GP4 evoluiu pouco em relação a GP3. O que GP4 inovou em relação a GP3 foram os gráficos melhores (como era de se esperar), o nível de detalhe dos circuitos (como era de se esperar), T-cam (visão que pode ser colocada no GP3 com o GP3edit), carros com formatos diferentes e as paradas nos boxes (pit stop animado, carro entrando na garagem), embora isso já devesse existir desde GP3. A única coisa que GP4 realmente supera GP3 é nas paradas de boxes (se tivesse um patch que fizesse GP3 ter as paradas de boxes como em GP4 eu voltaria a jogar GP3). GP4 só supera F12002 no nível de detalhe dos circuitos, pois em F12002 não existem muitos prédios, casas, arvores, placas, etc. Mais a tendência é a serie F1 superar a serie GP para ano, com a chegada de F12003.

BlackSilver

Usuário Registrado
Nem a pau que do Gp2 para o Gp3 só evoluio os gráficos

"Só" mudou com a introdução de chuva, melhorias na Ia, melhorou a jogabilidade de manejo do carro, aumentou um pouco as opções de ajuste do carro e de telemetria, lógico que sem falar nos ótimos gráficos que deram um salto estratosférico

E só o Gp3 ganha do F12002 em gráficos e olha que é dois anos mais antigo e o gp4 nem jogei ainda...........

Diablo

Since 2001
GP2 era em 1280 tudo ativado high.. o jogo ficava LISO... agora o GP4.. 1024 tudo normal pra da uma travadinhas de ves em quanto.. o gpf4 eu jogo em 640x480 com fsaa4x :)

Usuários que está vendo este tópico