Mas aí que tá, relevando os defeitos e enaltecendo as virtudes, todo o jogo é nota 10, o jogo do ano. E começo a acreditar que dos os 100 milhões de dólares investido no jogo, a parte destinada à publicidade influenciam nos resultados das análises iniciais como uma bola de neve dos principais canais do meio, passando pelos demais canais, até os consumidores.
GTA IV tem suas virtudes, como o mapa enorme e cheio de vida. Uma temática praticamente única sobre o mundo do crime que desperta no jogador a fantasia da liberdade da transgressão. A chamada diversão!
Mas a diversão é uma ótica muito abrangente e assim como outras virtudes não podem interferir em resultados dos demais quesitos sob analise de um produto que concorre com outros.
Desconsiderando a avaliação da versão PC com problemas de desempenho, gráficos e suporte a tecnologias que não podem ou poderiam passar despercebidos em uma avaliação, não compreendo como as avaliações sobre a jogabilidade em relação à ação do jogo, que nunca foi acima de mediana desde sua primeira versão 3D, puderam receber nota 10. A ação em GTA IV não trouxe nenhuma distinção relevante das versões anteriores, continuando tão primitiva e problemática quanto às demais versões. A ausência de saves próximos a missão é algo que jamais pude compreender e assim continuam. Ter de percorrer meia cidade para buscar uma missão, depois mais meia para buscar um item, mas meia para chegar ao local da missão, perder e retornar ao primeiro ponto de partida, com ou sem taxi, só se justifica para aumentar o tempo que alguns jogadores “pensam” estarem jogando, o que na verdade não estão, pois não existe nenhuma dificuldade ou proposta nesses caminhos percorridos, apenas perda de tempo. O famoso enche lingüiça.
Também não compreendo como pode ser nota 10 em relação a gráficos em comparação a outros games produzidos para serem exuberantes a esse respeito. Embora tenha seus méritos externos, não existe grande preocupação com os interiores. A modelagem dos elementos internos como a própria composição do ambiente muitas vezes são inexistentes, vazios. Compreendo que gráficos não sejam o carro chefe em GTA, e realmente não são, então porque nota 10 neste quesito também? E outros tantos mais, que dariam um post maior ainda, mas isso já seria um review.
Não quero dizer que não seja um bom jogo, que não tenha suas virtudes, que não divirta, que não mereceria boas notas. Nada disso. Como a maioria, estou jogando, me divertindo, etc. Mas acho curioso, em realidade, escancarado, como 100 milhões podem pesar em uma avaliação e o que foi investido tem que ser retornado. E como a industria dos games em consoles que movimenta bilhões por ano, ultrapassando inclusive o faturamento de Hollywood avalia seus produtos.
Se em "análises" tudo é nota 10 fica decidido que sua jogabilidade em ação 3ª pessoa é tão boa ou melhor quanto os melhores jogos de ação. Que os gráficos são tão bons ou melhores quanto os dedicados a este quesito. A estória, o som e por ai vai........
100 milhões foram investidos para se tornar o jogo do século, e como disse no começo do post, enaltecendo as virtudes e desconsiderando suas falhas e defeitos, assim será!!!