Vc ta partindo de um pressuposto falso, que as notas dos reviews refletem uma média( o que não é verdade na maioria dos reviews basta ler na IGN, diz lá “Not a average’). E tb que qualquer imperfeição implica necessariamente em uma nota menor que 10.
Se fosse assim teríamos dois resultados. Uma coisa(1), os reviews teriam que dar nota independente para cada setor do jogo, gráficos, jogabilidade, e fazer uma média. Não é isso que eles fazem, eles tomam em conta o jogo como um todo e comparam com outros.Talvez vc tenha dificuldade de entender vou usar uma analogia. Em provas na universidade, é comum o uso do seguinte sistema. A melhor resposta para uma questão (que vale 2) ganha a nota máxima, e as bem próximas a ela tb, e em seguida vem as outras. Caso nenhuma resposta satisfaça os pré-requisitos, a nota máxima cai para 1.8 por exemplo e assim em diante. Como quase sempre alguém ou alguns conseguem atingir, ganham dois. A resposta foi perfeita? Não, então pq ganhou a nota máxima? Pq foi melhor que as demais.
Ou seja, se leva em conta o conjunto da resposta, se compara com o conjunto das outras, a melhor recebe a nota máxima. Foi o que aconteceu com GTA IV. Os reviews avaliaram que ele era muito melhor do que havia disponível, com isso, por comparação, ele superou o que se esperava dele, e minimizou suas falhas. Espero que tenha entendido, independente de concordar ou não é um método legitimo de avaliação, que inclusive coloca a nota máxima dentro do universo do possível, e não em um ideal de perfeição, que simplesmente nem pode existir.
Uma segunda(2) conseqüência da sua forma de pensar é que jogo algum poderia receber nota máxima, obviamente, já que em qualquer jogo, é possível achar imperfeições, o que pela sua lógica seria suficiente para evitar o 10. Logo o 10 passaria a ser um mero ideal inatingível, algo fora da realidade possível. Voltando ao que de fato é utilizado pelo pessoal que faz review e concordo. Eles levam em conta não apenas as partes, gráficos, jogabilidade, estória, eles levam em conta não apenas a soma das partes, mas o jogo como um todo, e comparam com o que existe, e não com um ideal fictício da cabeça deles. Eles comparam com o mundo de jogos atual. Nessa comparação é avaliação deles, e minha, e de muitos, que GTA IV faz muitas coisas, além da atual geração de jogos, e minimiza suas poucas falhas, e nos VGS são poucas.
Veja que foram mais de 38 revistas que deram nota máxima nos VGs e poucas na versão de PC. Isso pq os bugs da versão de PC impediram. O método é valido, e se baseia em critério claros, e exprime uma opinião. Vc pode não concordar, mas deve respeitar. Se conseguir entender o critério, verá que dentro dele, não há qualquer absurdo.
Sendo que mesmo usando esse critério a IGN por exemplo , dá 10 bem raramente, antes de GTA IV a ultima vez foi em 1999. Leia e perceba como o cara da IGN foi preciso e justificou o 10 de forma exemplar. Seguem as conclusões finais.
“Grand Theft Auto III foi um revolucionário título, que inspirou uma toda uma nova geração de jogos 3D ação. Grand Theft Auto IV é como um grande salto em frente, embora talvez em formas sutis, e estabelece um novo marco para o mundo open-games. Tudo em GTA IV trabalha em harmonia. A história seria nada sem a cidade, a cidade ganha realismo do motor de física; a física complementa a AI, a AI não faria sentido sem o novo sistema de cobertura. E assim em diante. Não há um grande aspecto fraco.
Um "10" não é uma nota que damos forma muito freqüente. De fato, a última vez que nos deu um 10 para um console jogo foi Soul Calibur em 1999. O 10 não significa que o jogo é perfeito - isso significa que um jogo está empurrando fronteiras, expandindo um gênero, e fazendo muitas coisas a um nível tão longe para além das suas concorrentes que estes ofusca quaisquer falhas. Certamente, GTA IV tem alguns problemas, sendo o mais notável o ocasional falha no sistema de cobertura, mas existem muitas mais peças de GTA IV, que são melhores que qualquer coisa que eu tenha visto a partir de um jogo na última década. Nós não damos 10 muitas vezes - só para jogos que merecem a nota.”
Retirado
http://xbox360.ign.com/articles/869/869381p7.html
Traduzido em parte pelo Google e eu revisei.
Entendeu? Ele foi além do que já existia, faz muitas coisas em um nível superior ao que já havia, com isso ofusca sua pequenas falhas. Somente jogos assim, capazes de fazer isso, levam 10, e isso é para poucos.
A Team Xbox revela meu ponto ainda de forma mais clara
http://www.gamerankings.com/itemrankings/launchreview.asp?reviewid=935624
Dando 9.9 em jogabilidade e 9.8 em gráficos e dando 10 no geral. Nota que, seguindo a linha de raciocinio do que leva um game a 10( que não é a média de suas notas particulares mas uma avaliação geral do que o jogo foi capaz de ir além), é totalmente, lógica