Pegando o caso da Gamespot, eu não acho díficil que aconteça a mesma coisa com IGN ou outros sites similares.
Por isso eu só confio em sites como Kotaku, que alias nem nota dão e apenas levantam os lados positivos e negativos do jogo.
Mas que tem review com nota acima do devido por ai tem SIM, Ubisoft disse que quando viu reviews com nota 8/10 para Assassins Creed ela ficou com medo do jogo não vender (olhe o absurdo!!!), como se nota 8 fosse algo ruim!
Existem estudos que relacionam as notas de um jogo com suas vendas, e esses estudos concluem que para as publicadoras um jogo com nota abaixo de 8 é igual a "morte" (não vende o que deveria).
De uma olhada no gamasutra.com que você vai entender.
Dizer "Eu não acho difícil que aconteça" é diferente de afirmar que aconteceu com os sites que deram 10 a GTA IV e que receberam para isso.
Especular e ter dúvidas, vc pode ter em âmbito privado, sem evidencias, não pode afirmar. Sem evidencias não pode nem insinuar publicamente. Se levantar publicamente e chegar a prejudicar a reputação não pode. É como ir na TV e dizer que vc acha que fulano roubou um monte de dinheiro, ou que cometeu atitudes antiéticas, se ele for prejudicado e não houver provas que fez isso... processo.
Existem jogos caros que tiveram notas baixas, e existem jogos caros com notas boas que venderam mal como PSI-OPS que nem continuação teve, mesmo sendo elogiado pela critica especializada.
Quer exemplo de jogo caro que a crítica desceu a lenha? Too Human. Foi caro, demorado, e ficou com média na Gamerankigs de 66 por cento.
Que existem distorções é obvio, mas achar que a maioria dos reviews são comprados tem nome e se chama "teoria da conspiração".
Claro que é possível que aconteça, e já aconteceu, e temos evidencias disso. Mas para os que não temos evidencias, generalizar, é leviano.