Gravadores de DVD

Skate

Rock 'n' Roll
Registrado
Se você anda procurando um tema confuso, seja bem-vindo ao mundo dos gravadores de DVD. Embora o preço tenha baixado de modo significativo, talvez seja preferível esperar mais algum tempo antes de comprar um gravador de DVD. O lado bom da história é que você pode armazenar até 4.7 GB num único disco.

São os formatos, no entanto, que constituem uma grande parte dos aspectos negativos. Seja como for, e tal como acontece com a maior parte das novas tecnologias, há uma diversidade de formatos, propostos pelos diversos fabricantes que lutam entre si, até que um deles acaba por se assumir como standard. É o que está acontecendo com os DVDs graváveis.

Veja os formatos:
DVD-R
DVD+R
DVD-RW
DVD+RW
DVD-RAM

O DVD-R tem sido utilizado na produção de topo de gama de DVDs, há já muitos anos, sendo apoiado pelo "DVD Forum" e por uma variedade de companhias, entre as quais se incluem a Sony e a Pioneer, entre outras. O problema é que estes discos não podem ser lidos, normalmente, nos leitores de DVD de mesa destinados ao grande consumo. O DVD Forum apóia também o DVD-RW e estes já podem ser lidos na maior parte dos sistemas de DVD. No entanto, a Microsoft, a HP, a Dell e outras empresas formaram a "DVD Alliance" (bonde do mal), que apóia uma norma concorrente chamada DVD+RW. Só de sacanagem, um drive DVD+RW não pode gravar um DVD-RW e vice-versa.

Só pra dar uma idéia da confusão. Eu comprei um gravador de DVD LG, modelo 4040B (box), por 580 reais, ainda nem testei e já me arrependi. :risadagra Até que surja um vencedor, será melhor adiar a compra de um gravador de DVD. Bem-vindo a reencenação do velho conflito Betamax contra VHS.

Foto: DVD-RW da LG Modelo GSA-4040B (Made USA)
 

Attachments

  • velky.jpg
    velky.jpg
    8.5 KB · Visitas: 331
Bom, continuando...

Imagine você, depois de meses de uma dura economia, vai até uma loja e compra o seu primeiro gravador de DVD. A primeira imagem que lhe vem à cabeça é começar a distribuir filmes para os amigos e fazer back-ups de arquivos monstruosos de uma vez só. Esqueça tudo isso. A gravação de DVD implica numa série de questões que podem muito bem tirar o seu cavalinho da chuva.

O principal problema é a incompatibilidade entre os dois formatos existentes atualmente, o DVD Forum (DVD-R) e o da DVD+RW Alliance (DVD+R). Logo depois vem a qualidade e preço das mídias para a gravação. Por último, vem com o complicado impasse do que fazer com os DVDs domésticos que foram fabricados antes de 2000. Aparelhos antigos não lêem produtos gravados fora das grandes produtoras como Vídeo Lar e Universal Music Group. Toda essa confusão só traz problemas para uma única parte, o usuário final. Sem resolver todas essas questões fica praticamente impossível produzir um DVD confiável, ou seja, alguma mídia que funcione em todos os leitores vendidos atualmente. A briga entre o DVD Forum e a DVD+RW Alliance está apenas em fase de aquecimento.

Vai vencer no final quem conseguir fechar a equação preço e confiabilidade. Por hora, apenas o primeiro grupo pode se vangloriar de ter mais gravadores vendidos. Só que ninguém pode prever o futuro e a inversão do quadro é perfeitamente possível. O formato desenvolvido pelo fórum não consiste apenas em uma extensão, o já bem conhecido DVD-R. Na realidade, é um pacotão de arquiteturas chamada de "DVD Multi". As extensões desse pacote que definem quais aparelhos ou tecnologias que devem ser utilizadas para uma determinada aplicação, seja ela vídeo ou áudio. DVD-R de autoria profissional, DVD-R para uso doméstico, DVD-R, DVD-RAM e DVD-Audio são as principais opções.

O certo mesmo, o DVD-R é a principal extensão para gravação de discos da DVD Forum. É justamente ele o mais aceito pelo mercado hoje em dia. Empresas como Pioneer, Apple, IBM, LG, Samsung e Sony já fabricam produtos para produção de mídias com o formato. Mesmo sem considerar o apoio maciço de diversas companhias, o -R realmente é o que atinge atualmente a maior compatibilidade entre os leitores de CD vendidos nas lojas.
Boa parte dos profissionais do setor já aposta suas fichas no DVD-R até mesmo por motivos econômicos. O DVD-R me dá uma garantia de 95% de compatibilidade com os leitores do mercado. Ele compensa muito mais do que o +RW até mesmo porque as mídias dele são mais baratas. Para se ter uma idéia do que a idéia de economizar uma verba e ainda garantir mais compatibilidade com as outras pessoas já fez, basta olhar o número de gravadores vendidos. De acordo com a Techno Systems Research, serão vendidos mais de 3,2 milhões de aparelhos DVD-R até o final deste ano. O arqui-rival DVD+R, que tem a HP como líder, chegará no máximo até os 1,5 milhões de dispositivos comercializados. É aquele negócio, eu quero produzir um filme, ou uma cópia dele, o DVD-R me permite fazer isso mais facilmente e isso é que define o jogo. Uma vez que a grande maioria das fabricantes já adotou o DVD-R, dificilmente o padrão não será líder do mercado. Não é questão de uma única empresa, mas de uma série de marcas que apostam muito dinheiro nisso, com certeza isso não vai ser em vão. O DVD-R indica que já é o mais utilizado pelo mercado, mas existem controvérsias. Não só na questão técnica, como também nos índices de utilização. A DVD+RW Alliance se mexe para ameaçar o domínio do formato arqui-rival. Dell, HP, Mitsubishi, Philips, Sony e Yamaha arregaçam as mangas para tal tarefa. A principal dificuldade de quem vende os gravadores da tecnologia é a questão da compatibilidade. Muito embora a aliança das companhias mostre índices de até 90% nos atuais leitores do mercado, as produtoras de DVD contam outra história. É unânime, agências de publicidade e de vídeo não utilizam a alternativa +R. Mesmo assim, as fabricantes do grupo +RW reafirmam a soberania do seu padrão. O +RW é formado pela indústria eletrônica, desenvolvemos um padrão mais abrangente ao usuário. O -RW é formado por um subgrupo da indústria. Na visão do profissional, a estratégia da HP e Philips pode virar o mercado. Veja bem, a Philips e a HP são gigantes, uma na área de consumo de vídeo e outra na de informática e isso é fundamental.

Se o -RW é um subgrupo ou não, do lado técnico, a alternativa do símbolo + começa a dar sinais que realmente pode inverter o jogo em termos de supremacia tecnológica. Logo de cara, a aliança conseguiu desenvolver gravadores que preenchem um DVD inteiro em menos de 15 minutos. Somente agora os gravadores -RW chegam a essa velocidade. Vale lembrar também que é a opção que consegue chegar mais perto da harmonia entre áudio e vídeo no DVD. O disco +RW, quando aceito, roda mais rápido no computador e quando é colocado no leitor comum, o de casa, o vídeo também fica melhor. Um fato significativo que pode virar o jogo para a DVD+RW Alliance é um suposto apoio da Microsoft. Se o Windows XP, por exemplo, definitivamente der suporte ao +RW, muitos usuários vão pensar duas vezes antes de comprar qualquer produto -RW.

A possibilidade não passa, no entanto, de rumor não-confirmado. Quando se fala de DVDs regraváveis, a história é outra. Tanto o formato da DVD Forum, quanto o da DVD+RW Alliance, estão em marcha lenta. As duas opções ainda dão muito prejuízo para os usuários. Mídias e mídias são perdidas se a gravação não for feita com muito cuidado. O problema todo se resume ao método de gravação do DVD. A mídia tem que ser "queimada" de uma forma em que o nível de reflexão do laser do aparelho leitor seja muito precisa. No caso, o CD que é lido em apenas um lado deve ter um retorno dos raios de luz na faixa dos 45 a 85%. Quando as informações são colocadas nas duas faces do disco, a proporção vai para 18 a 30%. Por menor que seja o desvio dessa faixa, já significa erro na leitura. Esta é a questão central para o formato RW. Geralmente, tanto o DVD-RW, quanto o DVD+RW, patinam nessas proporções. A grande maioria dos gravadores acaba por não respeitar essas taxas para colocar mais dados na mídia. Não importa a marca do aparelho, o problema acontece. Por hora, o mais recomendável é não utilizar nenhum tipo de RW para casos em que é necessário distribuir a mídia para os seus amigos ou clientes. Ele só pode ser utilizado em casos de back-up interno e ou fins semelhantes. Afinal de contas, o bom DVD é aquele que funciona em qualquer lugar. Fazer um regravável é pedir dor de cabeça. Pelo menos por enquanto. O preço de uma mídia de DVD (RW) perto de uma de CD comum é assustador. Um disco de marca do formato pode chegar aos seus R$ 40. Diferenças técnicas a parte, muitos usuários começam a cogitar a questão do combate a pirataria como justificativa a escalada dos valores cobrados. De qualquer forma, a idéia foi totalmente descartada pelas produtoras de DVD. O travamento antipirataria fica por conta dos softwares de autoria de DVD, não está relacionado com a mídia.

Fora o fato que o conceito de gravar mídias do gênero ainda está muito cru. A tendência é baixar o preço. Será questão de dois anos no máximo para o preço melhorar muito. :estilo:
 

Attachments

  • images-view.jpg
    images-view.jpg
    41.3 KB · Visitas: 298
O gravador de DVD Sony aqui no Rio ta mais de 1300 reais. Eu sei que Sony é Sony, mas o LG "GSA-4040B" (veja a foto) aceita todos os formatos... pelo menos é o que informa os software de gravação de DVD. Tentei copiar um DVD alugado com o Nero 6, mas devido à proteção do DVD só foi possível com o “DVD X Copy Xpress”. Ele copia todo o filme para o HD, aí é só fazer uma edição para não ultrapassar os 4.7GB. Instalei uma porrada de programas para gravação de DVD’s... Nero 6, Alcohol 120%, B's Recorder GOLD5, CloneDVD e neoDVDplus5. Mas ainda vou testar direito os softwares pra ver qual é o melhor.
 

Attachments

  • gf4r.gif
    gf4r.gif
    125.6 KB · Visitas: 315
O DVD X Copy Xpress é muito engraçado. Quando eu fui fazer uma copia para teste, ele abriu com uma pergunta muito interessante: Vai realizar uma copia de um DVD alugado ou emprestado? :risadagra

Se eu clico no “sim”, ele dar uma resposta malcriada e fecha. hahahahahahahahah
Mas se eu clico no “não”, ele grava qualquer DVD... é no mínimo cômico. Os evangélicos jamais poderão usa-lo.

veja a foto abaixo.
 

Attachments

  • fd4.gif
    fd4.gif
    166.3 KB · Visitas: 285
Originally posted by Skate_boarding
O DVD X Copy Xpress é muito engraçado. Quando eu fui fazer uma copia para teste, ele abriu com uma pergunta muito interessante: Vai realizar uma copia de um DVD alugado ou emprestado? :risadagra

Se eu clico no “sim”, ele dar uma resposta malcriada e fecha. hahahahahahahahah
Mas se eu clico no “não”, ele grava qualquer DVD... é no mínimo cômico. Os evangélicos jamais poderão usa-lo.

veja a foto abaixo.


Minha nossa....
Onde a cretinice das editoras já chegou...
 
Ah

Eu estou querendo comprar um gravador de DVD ... Mas estou na dúvida de qual comprar ...

Um amigo disse que o melhor é o Pionner ou Plextor (não estou lembrado qual deles que ele mencionou) ... Ele testou o gravador de DVD da LG e da Sony e disse que teve muitos problemas com eles ... Para serem bons, devem ter um cooler incluído junto ao gravador de DVD.

Outro amigo, comprou (por uns 200 dólares) o gravador de DVD da LG e diz ser muito bom ... Suporta DVD-R, DVD-RW, DVD+R, DVD+RW e DVD-RAM ...
http://www.lgeus.com/Product/CD/GSA_4040b.asp

Também eu encontrei (por uns 200 dólares) o gravador de DVD da Asus, mas ele só não tem suporte a DVD-RAM
http://www.asus.com/products/optical/drw-0402P-d/overview.htm

Então, alguém tem uma dica de qual comprar ???
 
Você comprou o gravador sem conhecer as especificações cara?
E como assim "já me arrependi" se pelo jeito vc nem gravou um dvd ainda? Ele não só grava DVD-R/+R e DVD-RW/+RW, como também grava dvd-ram, oq muitos gravadores não fazem.

o DVD-R ta ganhando a briga faz tempo. A maioria dos dvd players é compatível com dvd-r, e muitas empresas que haviam licensiado o dvd+r já mudaram de idéia.

Eu tinha esse 4040B (comprei logo que saiu nos eua) e depois troquei por um Pioneer A06. Isso sim fez eu me arrepender, pois não teve diferença nenhuma na hora de gravar os dvds (gravei vários nos dois e não perdi dvd em nenhum), mas não gravava dvd-ram (e lia mal os dvd-rams que eu tinha gravado, enquanto que no 4040B lia perfeitamente) e gravava cd em uma velocidade inferior.


Aliás, não use esse DVD X Copy Express, ele é o programa mais fácil de usar, mas tbm é o mais retardado, fica com a pior qualidade de imagem. Use pelo menos o Clone DVD ou o IfoEdit.
 
Valeu pela dica bakasan.
Quando disse me arrependi, era porque eu não tinha feito uma melhor pesquisa. Mas dei sorte. Fico feliz em saber que ele nunca te decepcionou. Gastei a grana que estava reservada para uma nova fonte... alias, acho que já estou no limite da minha fonte. A linha de 12 volts ta com 11.60v. já ta na hora de eu meter uma fonte parruda, pra segurar essa porrada de unidades de CD’s.

Boss, acho que pelo custo e beneficio o LG 4040B é uma ótima opção.



bakasan, você tem preferência por alguma marca de mídia?
 
Sinceramente , duvido que esse gravador grave DVD-RAM...

Você já tentou?

Os formatos DVD-ROM e DVD-RAM são completamente diferentes, sem esquecer que o DVD-RAM vem dentro de uma caixa selada, semelhante a um disquete, acho meio dificil caber numa gaveta normal de cd...
 
Já fiz varias gravações de teste com mídias DVD-R, DVD+R, DVD-RW e DVD-RAM (Maxell). Gravei DVD de vídeo alugado, fiz backup monstruosos, e tudo funcionou normalmente.

Veja na foto:
À esquerda, estão as informações sobre a mídia utilizada... no caso “DVD-RAM (RW)”, e no lado direito da foto, as informações sobre os formatos suportados pelo gravador LG GSA-4040B.
 

Attachments

  • ff3o.jpg
    ff3o.jpg
    92.1 KB · Visitas: 236
Originally posted by Lordkaos
Sinceramente , duvido que esse gravador grave DVD-RAM...

Você já tentou?

Os formatos DVD-ROM e DVD-RAM são completamente diferentes, sem esquecer que o DVD-RAM vem dentro de uma caixa selada, semelhante a um disquete, acho meio dificil caber numa gaveta normal de cd...

Nem todo dvd-ram vem dentro de uma caixinha cara, e o LG GSA 4040B grava os que vem soltos.
 
Originally posted by Skate_boarding
Valeu pela dica bakasan.
Quando disse me arrependi, era porque eu não tinha feito uma melhor pesquisa. Mas dei sorte. Fico feliz em saber que ele nunca te decepcionou. Gastei a grana que estava reservada para uma nova fonte... alias, acho que já estou no limite da minha fonte. A linha de 12 volts ta com 11.60v. já ta na hora de eu meter uma fonte parruda, pra segurar essa porrada de unidades de CD’s.

Boss, acho que pelo custo e beneficio o LG 4040B é uma ótima opção.



bakasan, você tem preferência por alguma marca de mídia?

Maxwell, Verbatim, Memorex. O PRINCO é barato mas é decente tbm.
 
Muito bom o post Skate_boarding.....
 
Tenho um Pioneer DVR-A04 e não me arrependo nem em um centavo, isso que eu paguei caro, pq comprei assim q apareceu nos EUA. Já gravei varios DVD's e perdi muito pouco comparado o quanto gravei.
Já gravei DVD de PS2, XBOX, FILME, DADOS, ETC...
Uso midia PRINCO PRINTABLE 4X (muito boa, ótima leitura), pago em média de R$ 5,50

SHOP DA MIDIA

http://www.amx.com.br/_model1/index.asp?cor=cor3&emp=shopdamidia

Compro sempre deles, bom preço e ótimo serviço, pode confiar.

Para gravar uso o NERO, STOMP e outros...
Para RIPAR filmes uso o DVD Decrypter e o DVD Shrink

Qualquer coisa entre em contato ICQ 70224711
 
Com o programa “DVD-InfoPRO” foi possível confirmar os formatos suportados pelo gravador LG 4040B. Também fiz alguns testes de velocidade de leitura.
Veja na foto: À esquerda, está o teste de desempenho do gravador DVD LG, a direita o player DVD Pioneer, e no centro, estão as informações do gravador LG GSA-4040B.

Com o LG não foi possível atingir uma extraordinária velocidade de leitura, mas em compensação, foi mais estável. O Pioneer conseguiu atingir uma velocidade surpreendente... mas ele não foi tão estável assim. Veja nos gráficos abaixo.
 

Attachments

  • ffd5.jpg
    ffd5.jpg
    146.4 KB · Visitas: 200
quanto tempo em média demora a gravação de um dvd-rom com 4.7 giga num lg 4040????
 
Boa pergunta Sergio.
A gente ta acostumado com as velocidades dos gravadores de CD’s, mas com os DVD’s, a coisa é diferente.

No universo dos DVD’s, 1x é equivalente a 1.38MB/s. isso significa que gasta-se cerca de 1 hora para completar os 4.7GB de um disco gravável. Com um gravador de DVD configurado para 2.4x , é possível queimar um DVD-RW com cerca de 4.4GB em apenas 25 minutos. A velocidade dos DVD’s é diferente dos CD’s... por exemplo: Um gravador de DVD em 2.4x é equivalente a um gravador de CD operando em 22x. ;)
 

Attachments

  • write_platinum_dvdplusr.png
    write_platinum_dvdplusr.png
    13.5 KB · Visitas: 188
Leva 14 minutos para gravar um DVD-R 4x :)


Skate_boarding, não esquece de baixar o firmware mais atualizado, o A301 acho. É ALTAMENTE recomendável.
 
Originally posted by bakasan
Leva 14 minutos para gravar um DVD-R 4x :)


Skate_boarding, não esquece de baixar o firmware mais atualizado, o A301 acho. É ALTAMENTE recomendável.
Que melhorias houve nesse firmware novo? Acrescentou novos formatos? Aliás, falando em formatos, eles são via hardware ou por firmware mesmo?
 
Valeu bakasan!!!!!

Fiz a atualização do firmware A301. É um firmware oficial da LG coreana.
O novo firmware permite usar a velocidade de gravação 4x para alguns tipos de mídias que antes não era possível.

bakasan, você é 10!!!!!!!!!
 

Attachments

  • fd3c.jpg
    fd3c.jpg
    107.1 KB · Visitas: 217

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo