Isso depende, o freio motor é muito importante, mas para ele ter um efeito positivo (em carros RWD principalmente) é necessário o punta taco, que faz o giro levantar antes da marcha entrar, evitando assim que as rodas de tração travem e aumentando bastante a eficiencia da frenagem, ajudando tb na preservação dos freios.
Os carros de F1 por exemplo, tem punta taco automatico, cada reduzida de marcha ele da uma piscadinha no acelerador para quando a marcha entrar as rodas não travarem. O Shummacher era um dos unicos pilotos que mesmo com o punta taco automatico, ele fazia também manual, dava para ver isso quando entrava no cockpit dele e aparecia as informações.
Carros com embreagem o esquema é bem mais complicado é claro, pois ae vem o punta taco verdadeiro, onde com o msm pé que se freia, com o calcanhar da uma pisadinha leve no acelerador, em quanto ao mesmo tempo muda a marcha.
Com um MOMO por exemplo, que não se tem embreagem, fica fácil, pois se usa o pé esquerdo para freiar, o problema é pegar o tempo certo da aceleradinha, pois se acelerar antes da troca, ou depois, não vai adiantar nada, tem que acelerar bem no meio da troca e somente uma pisadinha de alguns milésimos de segundo.
bruno.said - A explicação do punta taco foi apenas para quem não sabe, acho que você já sábia. :yes: