• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Gtx 1080 Ti + i9900k, VGA com baixo desempenho...

Jonilha

know-it-all Member
Registrado
Bom dia amigos, gostaria da ajuda de vocês para tentar resolver meu problema.
Atualmente tenho este PC:

Placa mãe: AsRock z390 Pro4 - Processador: Intel Core i9 9900K 3.6Ghz - Aircooler: PCYes Zero K Z5 - Memória: Corsair Vengeance RGB 16gb (2x8gb) DDR4 2666mhz - Placa de Vìdeo: GTX 1080 Ti Gigabyte Windforce 11GB - HD: SSD M.2 Corsair Force 480GB (4 OS) + Seagate 1,5 TB Sata2 7200 (4 Backup) - Fonte: Corsair CX-750W 80 Plus Bronze - Monitor: Benq Zowie XL2411 24" 144Hz 1Ms - Mouse: Razer DeathAdder 2013 - Teclado: Corsair K70 Lux Red - HeadSet: Hyperx Cloud II 7.1

Modesto para alguns talvez mal otimizado para outros, porém estou fazendo os upgrades aos poucos, é o que está dando por hora...

Atualmente estou jogando apenas Call of Duty Warzone e peguei o i9 para ter um pouco mais de desempenho no game, de início assim que formatei o computador meu FPS ficava bem constante na casa dos 130 a 150 em uma configuração visando performace, porém comecei a monitorar com o MSI Aftherbuner e minha VGA começou a cair o uso para 55 a 85% as vezes e isso está dropando muito FPS no game chegando de 100 a 90 FPS...

Sei que usar Air cooler em um processador desses é meio que loucura, por isso já comprei um Watercooler que está pra chegar, porém enquanto não chega, meu gabinete está aberto e ingame consigo manter a temperatura entre 60 a 80°...

A questão é a seguinte, como faço para fazer com que minha VGA trabalhe de 95 a 98% no game? Existe alguma configuração que me ajude nisso? Posso ter algum problema no hardware?

Muito obrigado amigos...
 
Última edição:
Interessante... bem interessante mesmo...
Isso quer dizer que sua 1080Ti está rodando com folga o jogo na resolução que você está usando... é bastante interessante uma 1080Ti ainda ter tanto gás mesmo após tantos anos... se você quiser usar o máximo de uso da sua GPU basta aumenta a qualidade gráfica ou a resolução. Se o que você está querendo é tentar tirar mais FPS, nesse caso só com uma GPU mais nova e mais potente, mais admito está impressionado com a 1080TI entregando 130-150fps no Warzone...
 
Interessante... bem interessante mesmo...
Isso quer dizer que sua 1080Ti está rodando com folga o jogo na resolução que você está usando... é bastante interessante uma 1080Ti ainda ter tanto gás mesmo após tantos anos... se você quiser usar o máximo de uso da sua GPU basta aumenta a qualidade gráfica ou a resolução. Se o que você está querendo é tentar tirar mais FPS, nesse caso só com uma GPU mais nova e mais potente, mais admito está impressionado com a 1080TI entregando 130-150fps no Warzone...
Então amigo, a questão é que nos 3 primeiros dias estava tudo bem rodando com FPS médio de 135 com a mesma configuração gráfica, porém meu processador estava aquecendo muito chegando a quase 100°, depois que bateu essa temperatura a performance caiu, aí aumentei a velocidade do fan do processador e tirei a tampa do gabinete ai a temperatura caiu pra 60 a 85°, porém o uso da VGA agora não está mais ficando constante no seu máximo ;(...
 
Sei que usar Air cooler em um processador desses é meio que loucura, por isso já comprei um Watercooler que está pra chegar, porém enquanto não chega, meu gabinete está aberto e ingame consigo manter a temperatura entre 60 a 80°...
Não é bem assim não, tudo vai depender dos modelos envolvidos mas um WC não é obrigatoriamente melhor que um Aircooler.

Tenho o mesmo processador combinado com um aircooler e ele não costuma passar dos 70ºC mesmo em aplicações bem pesadas.

A questão é a seguinte, como faço para fazer com que minha VGA trabalhe de 95 a 98% no game? Existe alguma configuração que me ajude nisso? Posso ter algum problema no hardware?
Se o framerate estiver adequado e com alguma estabilidade este fato por si só não é algo preocupante.

Resolva a questão da refrigeração e teste em outros jogos também, Warzone não é exatamente um primor de qualidade de programação.
 
Esqueci de comentar mas outra coisa que pode estar segurando um pouco a performance são as memórias 2666Mhz, especialmente se você estiver jogando em 1080p.

Uma busca por "intel memory scaling" no Google/Youtube pode te ajudar a entender melhor isso e analisar se compensa fazer um upgrade ou mesmo se aventurar no overclock delas.
 
Então amigo, a questão é que nos 3 primeiros dias estava tudo bem rodando com FPS médio de 135 com a mesma configuração gráfica, porém meu processador estava aquecendo muito chegando a quase 100°, depois que bateu essa temperatura a performance caiu, aí aumentei a velocidade do fan do processador e tirei a tampa do gabinete ai a temperatura caiu pra 60 a 85°, porém o uso da VGA agora não está mais ficando constante no seu máximo ;(...

Olha um processador desse nível exige uma boa solução térmica, recomendo que trate disso o mais rápido possível, essa temperatura muito elevada pode danificar seu processador...

Você deveria ficar feliz com isso amigo, o fato do uso da sua GPU não estar em 100% de uso significa que ela tem performance o bastante para te fornecer no jogo que está jogando toda essa performance e ainda sobrar... Isso acontece muito com jogos competitivos, como o CS, Valorant e etc, mais no caso do Warzone é bem dificil isso acontecer... devido ao alto nível dos gráficos, isso quer dizer que a "velhinha" ainda está uma coroa braba... kk OU pode ser problemas com os drivers, mais não é o caso... pois a media de FPS de uma boa placa é essa ai mesmo...
 
Esqueci de comentar mas outra coisa que pode estar segurando um pouco a performance são as memórias 2666Mhz, especialmente se você estiver jogando em 1080p.

Uma busca por "intel memory scaling" no Google/Youtube pode te ajudar a entender melhor isso e analisar se compensa fazer um upgrade ou mesmo se aventurar no overclock delas.
Verdade, esse seria meu próximo upgrade, quando peguei as memórias 2666 não me atentei nisso ;(...
 
Não é bem assim não, tudo vai depender dos modelos envolvidos mas um WC não é obrigatoriamente melhor que um Aircooler.

Tenho o mesmo processador combinado com um aircooler e ele não costuma passar dos 70ºC mesmo em aplicações bem pesadas.


Se o framerate estiver adequado e com alguma estabilidade este fato por si só não é algo preocupante.

Resolva a questão da refrigeração e teste em outros jogos também, Warzone não é exatamente um primor de qualidade de programação.
Nem de longe é kkkkk
Mais cara a 1080 Ti ta forte ainda hein?
 
Olha um processador desse nível exige uma boa solução térmica, recomendo que trate disso o mais rápido possível, essa temperatura muito elevada pode danificar seu processador...

Você deveria ficar feliz com isso amigo, o fato do uso da sua GPU não estar em 100% de uso significa que ela tem performance o bastante para te fornecer no jogo que está jogando toda essa performance e ainda sobrar... Isso acontece muito com jogos competitivos, como o CS, Valorant e etc, mais no caso do Warzone é bem dificil isso acontecer... devido ao alto nível dos gráficos, isso quer dizer que a "velhinha" ainda está uma coroa braba... kk OU pode ser problemas com os drivers, mais não é o caso... pois a media de FPS de uma boa placa é essa ai mesmo...
Então, taí o problema, se ela cai a porcentagem de uso eu tenho drop de FPS, se ela mantivesse o uso baixo sem drop de FPS aí sim eu poderia estar feliz rsrsrs...
 
Então, taí o problema, se ela cai a porcentagem de uso eu tenho drop de FPS, se ela mantivesse o uso baixo sem drop de FPS aí sim eu poderia estar feliz rsrsrs...

Não é bem assim mano, tem um limite que ela consegue entregar...
Estando em 100% de uso ou 80% se o limite dela for 150FPS vai ser isso ai...
e outra 150 FPS no Warzone é muita coisa... Como nosso querido MOD disse antes, o Warzone não é um bom exemplo de otimização...
 
É então, só o que me deixa intrigado é eu ter conseguido usar a VGA rodando praticamente com 100% de uso durante 3 dias e com o FPS bem estável durante esse tempo e do nada o desempenho cair...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Upei um clip que mostra o desempenho do meu PC, vejam como a VGA fica inconstante.
PS: Ignorem a loucura da call da play rsrsrs...
 
Última edição:
É então, só o que me deixa intrigado é eu ter conseguido usar a VGA rodando praticamente com 100% de uso durante 3 dias e com o FPS bem estável durante esse tempo e do nada o desempenho cair...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Upei um clip que mostra o desempenho do meu PC, vejam como a VGA fica inconstante.
PS: Ignorem a loucura da call da play rsrsrs...


Normal amigo, como dito anteriormente WARZONE, não é um jogo bem otimizado... isso é normal...
 
Verdade, esse seria meu próximo upgrade, quando peguei as memórias 2666 não me atentei nisso ;(...
Então, mas não precisa sair correndo atrás de memórias 4000Mhz+ pois às vezes o custo não vale o benefício.

O vídeo abaixo me ajudou bastante quando estava pesquisando sobre o tema:



É então, só o que me deixa intrigado é eu ter conseguido usar a VGA rodando praticamente com 100% de uso durante 3 dias e com o FPS bem estável durante esse tempo e do nada o desempenho cair...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Upei um clip que mostra o desempenho do meu PC, vejam como a VGA fica inconstante.
PS: Ignorem a loucura da call da play rsrsrs...

Não rolou nenhum update nesses 3 dias? Faz tempo que não jogo Warzone mas lembro que tinha atualização quase todo dia/semana e vez ou outra algum deles quebrava o desempenho.

Olhando seu gameplay não vi nada muito preocupante pois você está em movimento e oscilações podem ocorrer, talvez desativar o Afterburner te faça aproveitar melhor a jogatina.
 
Nessa play eu não senti muito a variação não, porém as vezes os drops são maiores chegando a 90 FPS ai fica muito perceptível... Warzone é complicado mesmo, atualizações quase que todo dia... Acho que o que me resta é esperar o Watercooler chegar e ver como vai ficar...
 
Com certeza tá rodando em 1080p? Verificou se está em 100% da resolução? Pq o Warzone é extremamente bugado em relação a isso. As vezes você seta 1080p, mas não fica nessa resolução.

Porque em relação aos FPS, está tudo totalmente dentro do esperado. 100~140FPS dependendo da área. Mas realmente me intriga a queda de uso de GPU. Até porque não está alinhado com os frames. Sinceramente tá bem esquisito. A impressão é que o jogo tá rodando bem abaixo de 1080p e por isso as quedas de % de GPU não acompanham queda de FRAMES.

É a única explicação lógica para o que está ocorrendo.

Warzone em 1080p deveria rodar a 100% de uso de GPU quase fixos nessa máquina (entre 95% e 100%). Tenho uma 3060 e um 11400F. Minhas memórias são de 3000Mhz CL14, mas 2666 CL14 não faz a menor diferença nesse jogo nesse meu conjunto. Acho que faria numa 3080 pra cima.
 
Com certeza tá rodando em 1080p? Verificou se está em 100% da resolução? Pq o Warzone é extremamente bugado em relação a isso. As vezes você seta 1080p, mas não fica nessa resolução.

Porque em relação aos FPS, está tudo totalmente dentro do esperado. 100~140FPS dependendo da área. Mas realmente me intriga a queda de uso de GPU. Até porque não está alinhado com os frames. Sinceramente tá bem esquisito. A impressão é que o jogo tá rodando bem abaixo de 1080p e por isso as quedas de % de GPU não acompanham queda de FRAMES.

É a única explicação lógica para o que está ocorrendo.

Warzone em 1080p deveria rodar a 100% de uso de GPU quase fixos nessa máquina (entre 95% e 100%). Tenho uma 3060 e um 11400F. Minhas memórias são de 3000Mhz CL14, mas 2666 CL14 não faz a menor diferença nesse jogo nesse meu conjunto. Acho que faria numa 3080 pra cima.
Está rodando em 1080p amigo, isso que é o triste...
 
Está rodando em 1080p amigo, isso que é o triste...
Então, certifica totalmente isso ai. Porque não condiz o % de GPU com os frames, saca? Eu não consigo encontrar outra explicação olhando os números.

Acontece direto de colocar 1080p e a barra de escala de resolução apontar como se estivesse em 1080p, mas na verdade não estar. Isso é comum demais no Warzone. Então vc grava, o vídeo fica em 1080p, mas na real a escala interna de resolução fica em 66% disso. O que explicaria esse baixo uso de GPU não acompanhado com aumento de frames (CPU e memória segurando, o que é NORMAL mesmo pra esse caso).
 
Eu rodaria um DDU pra limpar driver e instalaria um novo
Comigo sempre deu boa fazer isso com a GTX 1070 quando a coisa ficava meio estranha no desempenho
 
Eu rodaria um DDU pra limpar driver e instalaria um novo
Comigo sempre deu boa fazer isso com a GTX 1070 quando a coisa ficava meio estranha no desempenho
Rodei o DDU aqui e instalei o driver antigo que estava estável, parece que teve uma pequena melhora. Mas mesmo assim não fica o tempo todo no máximo da % de uso ;(...

[Midia]

Nesse vídeo a porcentagem de uso da GPU fica cravado em 98%, claro que é mais antigo e outro setup, mas mesmo assim da pra usar como base...
 
Estou rodando o Unigine Heaven Benchmark 4.0 e o uso da VGA fica em 99%... ;(
 
Rodei o DDU aqui e instalei o driver antigo que estava estável, parece que teve uma pequena melhora. Mas mesmo assim não fica o tempo todo no máximo da % de uso ;(...

[Midia]

Nesse vídeo a porcentagem de uso da GPU fica cravado em 98%, claro que é mais antigo e outro setup, mas mesmo assim da pra usar como base...

Esse vídeo é de janeiro de 2021. Eu jogo todo dia. Diria que hoje o jogo roda com 20% menos frames do que nessa época. Tranquilamente 20% menos. Então tá normal os frames. O resto já foi explicado porque.
 
Esse vídeo é de janeiro de 2021. Eu jogo todo dia. Diria que hoje o jogo roda com 20% menos frames do que nessa época. Tranquilamente 20% menos. Então tá normal os frames. O resto já foi explicado porque.
Sim meu amigo, a cada atualização o desempenho cai, ainda mais quando se trata de Warzone, porém o meu problema não é em não chegar a "altos" níveis de FPS, e sim de não manter... A minha máquina roda tranquilamente uma média de 135 FPS, a questão é que a VGA agora não trabalha mais usando sua % máxima... Esse é o problema...
 
Eu suspeito que você esteja perdendo uns bons FPS pela RAM lenta.
Mas sugiro você ir no painel de controle da Nvidia e colocar a opção de energia para máxima perfomace no Warzone. Já tive jogos que só de mudar isso melhora o desempenho.
 
Eu suspeito que você esteja perdendo uns bons FPS pela RAM lenta.
Mas sugiro você ir no painel de controle da Nvidia e colocar a opção de energia para máxima perfomace no Warzone. Já tive jogos que só de mudar isso melhora o desempenho.
Já está habilitado rsrsrs...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo