• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

GTX 970 SLI - Problema INSOLÚVEL, Leiam com atenção e tenham cuidado!!

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Sério, tenho essa duvida, os 500MB são mais rápidos ou mais lentos que a memória ram, eu não sei.

Muito mais rápidos que a RAM, sem comparação.

All gaming systems today already have multiple pools of graphics memory – what exists on the GPU and what the system memory has to offer via the PCI Express bus. With the GTX 970 and its 3.5GB/0.5GB division, the OS now has three pools of memory to access and to utilize. Yes, the 0.5GB of memory in the second pool on the GTX 970 cards is slower than the 3.5GB of memory but it is at least 4x as fast as the memory speed available through PCI Express and system memory. The goal for NVIDIA then is that the operating system would utilize the 3.5GB of memory capacity first, then access the 0.5GB and then finally move to the system memory if necessary.

The problem and risk is that this performance difference essentially depends on the heuristics of the OS and its ability to balance the pools effectively, putting data that needs to be used less frequently or in a less latency-dependent fashion in the 0.5GB portion.

Porém mesmo mais rápida não é o suficente. Como esse trecho que mostra que essa porção (de 500 MB) tem latência alta e por isso não pode ser acessada com muita frequência e a gestão depende da heurística e administração desses dois blocos balanceando os mesmos com eficiência.

São muitas coisas envolvidas.

Fonte: http://www.pcper.com/reviews/Graphi...Full-Memory-Structure-and-Limitations-GTX-970
 
Puts, estou comprando uma GTX970, seria furada? É complicado, pois pra mim a 980 fica inviavel pelo valor e a 960 seria muito fraca. AMD nem sei qual seria compativel com a 970. E ai?
 
Puts, estou comprando uma GTX970, seria furada? É complicado, pois pra mim a 980 fica inviavel pelo valor e a 960 seria muito fraca. AMD nem sei qual seria compativel com a 970. E ai?

Nessa patamar vc tem três opções:

1 - Compra uma GTX 970 e convive com problema. Talvez vc veja apenas raramente como eu até postei um vídeo do DL em DSR.

2 - Compra uma GTX 780 e perde alguns frames.

3 - Espera o lançamento da AMD que pode ser MUITO bom e vc comprar uma delas ou fazer até as verdinhas despencarem e aproveitar uma promoção.
 
Última edição:
I’m not dismissing the idea that there may be a small group of users out there for whom this RAM allocation is an actual problem, but in most cases, the gap betweeen 3.5GB and 4GB is nonexistent. http://www.extremetech.com/extreme/...idias-penultimate-gpu-have-a-memory-problem/2

2

Tanto eu como o autor do tópico concordamos com isso!

Eu coloquei um vídeo do DL (que tomos sabemos que é pesado) rodando com DSR e usando mais de 3.5 sem problemas (ou quando aparece é algo raro).

O problema é quando se usa SLI. E é disso que estamos reclamando.
 
O que o autor não deixou bem claro (mas ocorre) é:

Simplesmente por usar o SLI e fazer duas placas se comportarem como uma a gestão de memória não funciona adequadamente e não sobe gradativamente e em pouco tempo vc chegará no limite de 3.5 e esses problemas começarão e serão intensificados por gestão incorreta de memória!

Não é difícil chegar a 3.5 em pouco tempo de jogo usando SLI e quando chega não é igual a chegar usando uma GTX 970 é um show de Slow Down como vc viu ali no ACU.

Aí vc tem que diminuir bastante os settings para evitar o máximo isso.

Isso é o que não sabíamos.




Single GPU ficará quase perfeito. SLI pelos pontos citados acima vai te dar dor de cabeça.

Eu acredito sim, ter enfatizado que o uso de VRAM, não se faz nem mesmo de forma gradativa ( em SLI ) de toda forma, gosto da forma como coloca suas interpretações. Boa parte das não críticas à VGA, se dão por conta do não conhecimento deste problema.

Talvez fosse interessante postar como "repdroduzir" o problema ( apesar dos demais links mostrarem casos de uso ).

Abraços ! :wave:
 
Ok, estou desinformado, me passe o conceito para conseguir entender que fica tudo certo.

Memória RAM DDR3 ainda é mais rápida que os 500MB separados (lentos) da 970?

Não, a segmentação de 512 MB lenta da GTX 970 ainda consegue ser de 2X a 4X mais rápida que a DDR3. Não é garantido que o pool de 512 MB lentos comprometem o desempenho... O jogo precisa ter um carregamento de escrita e leitura relativamente exigente pra pedir uma velocidade maior do que os 28 GB/s...

No SLI o problema pode ser maior justamente pelo que o autor desse tópico relatou: o SLI não compreende a segmentação lenta, não consegue sincronizar o uso das duas placas mesmo tempo quando tem que usar o pool lento.

E sobre o caso do AC Unity, eu aqui jogava com SLI ativado (antes do Patch 4) e não tinha inconstância no SLI... O único problema era que o SLI não escalava bem em 1080p. Pra dar um boost de desempenho legal, tinha que por o jogo em 4K e ver que em Single GPU, o jogo ficava a 20~25 FPS e com o SLI ativado, dava pra jogar com o SLI acima de 40 FPS... Porém era aí que o jogo talvez precisasse de mais do que 3.5 GB de VRAM. Em 1440p, ainda dava pra ver um escalamento melhor no SLI, mas nem tanto, ainda abaixo de 50% de aumento. Em 1080p o aumento do SLI era ínfimo... Papo de jogar com SLI desativado a 40~60 FPS e com o SLI ativado, entre 45~65 FPS.

Far Cry 4 dava pra por em 1620p + MSAA 2X, TXAA 2X, FXAA, SMAA e o resto tudo no extrapolado de Ultra que não dava nenhuma inconstância. Se usasse MSAA 4X nessa resolução o mundo acabava.

Não se preocupe com o uso de VRAM da sua GTX 970. Quando começar a dar problema, já vai ter lançado uma nova série de placas e talvez você já esteja longe dessa GTX 970...
 
Não, a segmentação de 512 MB lenta da GTX 970 ainda consegue ser de 2X a 4X mais rápida que a DDR3. Não é garantido que o pool de 512 MB lentos comprometem o desempenho... O jogo precisa ter um carregamento de escrita e leitura relativamente exigente pra pedir uma velocidade maior do que os 28 GB/s...

No SLI o problema pode ser maior justamente pelo que o autor desse tópico relatou: o SLI não compreende a segmentação lenta, não consegue sincronizar o uso das duas placas mesmo tempo quando tem que usar o pool lento.

E sobre o caso do AC Unity, eu aqui jogava com SLI ativado (antes do Patch 4) e não tinha inconstância no SLI... O único problema era que o SLI não escalava bem em 1080p. Pra dar um boost de desempenho legal, tinha que por o jogo em 4K e ver que em Single GPU, o jogo ficava a 20~25 FPS e com o SLI ativado, dava pra jogar com o SLI acima de 40 FPS... Porém era aí que o jogo talvez precisasse de mais do que 3.5 GB de VRAM. Em 1440p, ainda dava pra ver um escalamento melhor no SLI, mas nem tanto, ainda abaixo de 50% de aumento. Em 1080p o aumento do SLI era ínfimo... Papo de jogar com SLI desativado a 40~60 FPS e com o SLI ativado, entre 45~65 FPS.

Far Cry 4 dava pra por em 1620p + MSAA 2X, TXAA 2X, FXAA, SMAA e o resto tudo no extrapolado de Ultra que não dava nenhuma inconstância. Se usasse MSAA 4X nessa resolução o mundo acabava.

Não se preocupe com o uso de VRAM da sua GTX 970. Quando começar a dar problema, já vai ter lançado uma nova série de placas e talvez você já esteja longe dessa GTX 970...

https://www.youtube.com/watch?v=zhrkaDivReo

olha o video da chipart novamente, agora com DL em 4K, mesmo com as configurações baixas rola os "travamentos" quando beira os 3.5gb e o cara mesmo relata que isso é normal nao sendo transparente
 
https://www.youtube.com/watch?v=zhrkaDivReo

olha o video da chipart novamente, agora com DL em 4K, mesmo com as configurações baixas rola os "travamentos" quando beira os 3.5gb e o cara mesmo relata que isso é normal nao sendo transparente

Diversas vezes nesse vídeo tem dropframes. Isso pq não está setado ao máximo.
Se vc acompanhar os vídeos da ChipArt (Compra do dia), vai ver a quantidade de GTX 970 sendo vendidas. Então já sabe....
Só olhar o comentário desse video, de quantas pessoas estão tomando como base esse SLI do vídeo como compra certa ao pensar q não há problemas algum ai por trás.
Para muitos a 970 é um canhão ainda (de fato é), mas não sabem da limitação que ela tem.

Uma pena...
 
Diversas vezes nesse vídeo tem dropframes. Isso pq não está setado ao máximo.
Se vc acompanhar os vídeos da ChipArt (Compra do dia), vai ver a quantidade de GTX 970 sendo vendidas. Então já sabe....
Só olhar o comentário desse video, de quantas pessoas estão tomando como base esse SLI do vídeo como compra certa ao pensar q não há problemas algum ai por trás.
Para muitos a 970 é um canhão ainda (de fato é), mas não sabem da limitação que ela tem.





Uma pena...

E tem outra, se a pessoa falar do problema que causa esse sli, eles BANEM do canal, mais uma loja querendo enganar os "noobs", o pior que eles sao "formadores" de opiniao falam que e uma loja confiavel, que nao manipulam e etc, e nenhum momento eles falam que da "dropframes" e vendem o SLI de 970 como sendo a maravilha placa para rodar 4K, o melhor "custo-beneficio"
 
Diversas vezes nesse vídeo tem dropframes. Isso pq não está setado ao máximo.
Se vc acompanhar os vídeos da ChipArt (Compra do dia), vai ver a quantidade de GTX 970 sendo vendidas. Então já sabe....
Só olhar o comentário desse video, de quantas pessoas estão tomando como base esse SLI do vídeo como compra certa ao pensar q não há problemas algum ai por trás.
Para muitos a 970 é um canhão ainda (de fato é), mas não sabem da limitação que ela tem.

Uma pena...

Não compreendo porquê a Nvidia não lança um workaround via software limitando o uso da memória, em digamos, 3.4GB. Claro que isso seria uma confissão de que os problemas existem, mas é melhor isto do que perder os clientes indignados pelos problemas.
As placas da geração anterior tinham apenas 3GB e funcionavam normalmente. Bloquear o acesso dos 0.5GB "lentos" me parece a coisa mais simples. Provavelmente o SLI funcionaria normalmente também.
 
Em 1080p o aumento do SLI era ínfimo... Papo de jogar com SLI desativado a 40~60 FPS e com o SLI ativado, entre 45~65 FPS.

:thatfeel: Mais ou menos o que passei...

Poderia nos falar como foi a mudança de sair de um SLI GTX 970 para apenas uma GTX 980? Uso de texturas no Alto e Ultra, Filtros e Resolução (1080 e superiores) e como era o escalonamento?

Talvez fosse interessante postar como "repdroduzir" o problema ( apesar dos demais links mostrarem casos de uso ).

Nem uso mais o kit foi decepção demais.:feelbad:
 
o problema são os frametimes, pelo que li o DX12 vai melhorar muito isso.
 
coloca o windows 10 q vai somar a memoria e n vai ter mais o problema xD
 
E tem outra, se a pessoa falar do problema que causa esse sli, eles BANEM do canal, mais uma loja querendo enganar os "noobs", o pior que eles sao "formadores" de opiniao falam que e uma loja confiavel, que nao manipulam e etc, e nenhum momento eles falam que da "dropframes" e vendem o SLI de 970 como sendo a maravilha placa para rodar 4K, o melhor "custo-beneficio"

Pior é que tem um cara lá perguntando porque não setam tudo no máximo e ninguém da loja responde, postei o link do tópico pra ver o que acontece :coolface:
 
Última edição:
Pior é que tem um cara lá perguntando porque não setam tudo no máximo e ninguém da loja responde, postei o link do tópico pra ver o que acontece :coolface:

Manda o link da onde tu postou ae
 
Respondi o 5º coments lá, nem falei nada, só deixei com o link do tópico...rs!
 
Nvidia é a empresa mais safada que já vi na face da terra , eu que não gasto 1 real com ela , prefiro jogar em um One fracassado
 
Pessoal estou com uma dúvida, apareceu uma oportunidade de pegar mais uma 970, vcs acham que vale a pena? eu vi os relatos e tal, mas isso atrapalha tanto? será que com o directx 12 essa parada melhore? .. um SLI de 970 realmente me deixa tentado kkk:haha:
 
Aqui tenho jogado GTA 5 em 4K... mas mesmo em 1440p quando inicia o jogo já aloca direto 3500~3550Mb de VRam e nunca passa disso.

Não estou tendo problemas com shutering e nada do tipo... mas que é foda isso é :cereal:
Pessoal estou com uma dúvida, apareceu uma oportunidade de pegar mais uma 970, vcs acham que vale a pena? eu vi os relatos e tal, mas isso atrapalha tanto? será que com o directx 12 essa parada melhore? .. um SLI de 970 realmente me deixa tentado kkk:haha:
Sli fica legal... :megusta:
 
Putz, DE NOVO esse assunto?

O tópico tava indo bem, mas CLARO que alguns usuários têm que desviar o assunto.

Por causa deles:

29f2td5.png


Coisa mais chata, viu!
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo