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Guia Básico sobre som, alto-falantes, potência, impedância, THD e SNR [V2.0]

Alguém poderia dizer se compensaria comprar uma placa de som offboard, dessas de entrada USB, pra dar um upgrade no som do kit 2.1 Edifier E3100?

Quero comprar essas caixas e conectar num notebook Samsung, que é de onde geralmente eu ouço musicas. Minha placa onboard é dessas Realtek High Definition Audio.

Se caso compensar, também poderiam indicar as placas offboard compativeis mais baratas que dariam esse up?

E outra pergunta: meu notebook só tem entrada p2 e hdmi, e a saída dessas caixas é rca, se não me engano. Isso poderia dar algum problema, ou aqueles cabos adaptadores p2-rca fariam o serviço sem problema? Existe alguma outra forma de conexão usando o hdmi, pra ter uma maior qualidade sonora?
 
Última edição:
Alguém poderia dizer se compensaria comprar uma placa de som offboard, dessas de entrada USB, pra dar um upgrade no som do kit 2.1 Edifier E3100?

Quero comprar essas caixas e conectar num notebook Samsung, que é de onde geralmente eu ouço musicas. Minha placa onboard é dessas Realtek High Definition Audio.

Se caso compensar, também poderiam indicar as placas offboard compativeis mais baratas que dariam esse up?

E outra pergunta: meu notebook só tem entrada p2 e hdmi, e a saída dessas caixas é rca, se não me engano. Isso poderia dar algum problema, ou aqueles cabos adaptadores p2-rca fariam o serviço sem problema? Existe alguma outra forma de conexão usando o hdmi, pra ter uma maior qualidade sonora?

Não compensa gastar em placa off pra usar nessas caixas, o P2-RCA faria o serviço, existe sim como usar o HDMI, mas um conversor seria caro e não traria melhorias no som devido as caixas
 
Alguém poderia dizer se compensaria comprar uma placa de som offboard, dessas de entrada USB, pra dar um upgrade no som do kit 2.1 Edifier E3100?

Quero comprar essas caixas e conectar num notebook Samsung, que é de onde geralmente eu ouço musicas. Minha placa onboard é dessas Realtek High Definition Audio.

Se caso compensar, também poderiam indicar as placas offboard compativeis mais baratas que dariam esse up?

E outra pergunta: meu notebook só tem entrada p2 e hdmi, e a saída dessas caixas é rca, se não me engano. Isso poderia dar algum problema, ou aqueles cabos adaptadores p2-rca fariam o serviço sem problema? Existe alguma outra forma de conexão usando o hdmi, pra ter uma maior qualidade sonora?

talvez uma uca 202 de uma melhorada e nao vai sair caro
 
Obrigado pelas respostas rafagoulart e upking! Valeu mesmo!

Essa uca 202 seria esse modelo?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-626193030-uca202-behringer-dac-usb-placa-de-som-usb-_JM


Aproveitando a deixa, na opinião de vocês há um modelo 2.1 melhor que essa E3100, pela mesma faixa de preço? Busco um som bem equilibrado, com um grave firme, claro, mas sem aquele exagero que encubra as outras frequências.

Ouvi falar muito bem desse modelo da Edifier E3100, mas também já vi em outros foruns o pessoal citar a Edifier M3400 como superior, principalmente no que diz respeito aos sons médios e agudos, que seriam mais cristalinos. Também foi citada a Logitech x-530 como tendo um som mais equilibrado. Já pensei em comprar até a Edifier R1000T4, mas por não ter sub, talvez ficasse devendo nos graves.

O que também me faz ficar atrás com a E3100 é o fato das descrições nos sites sempre apontarem como um sistema ideal pra gamers, o que não é o meu caso, e talvez sendo assim, enfatizada muito nos graves. Meu intuito é ouvir música, e quero um som de qualidade, principalmente pra ouvir rock progressivo e krautrock, estilos que tem uma complexidade instrumental maior.
 
Obrigado pelas respostas rafagoulart e upking! Valeu mesmo!

Essa uca 202 seria esse modelo?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-626193030-uca202-behringer-dac-usb-placa-de-som-usb-_JM


Aproveitando a deixa, na opinião de vocês há um modelo 2.1 melhor que essa E3100, pela mesma faixa de preço? Busco um som bem equilibrado, com um grave firme, claro, mas sem aquele exagero que encubra as outras frequências.

Ouvi falar muito bem desse modelo da Edifier E3100, mas também já vi em outros foruns o pessoal citar a Edifier M3400 como superior, principalmente no que diz respeito aos sons médios e agudos, que seriam mais cristalinos. Também foi citada a Logitech x-530 como tendo um som mais equilibrado. Já pensei em comprar até a Edifier R1000T4, mas por não ter sub, talvez ficasse devendo nos graves.

O que também me faz ficar atrás com a E3100 é o fato das descrições nos sites sempre apontarem como um sistema ideal pra gamers, o que não é o meu caso, e talvez sendo assim, enfatizada muito nos graves. Meu intuito é ouvir música, e quero um som de qualidade, principalmente pra ouvir rock progressivo e krautrock, estilos que tem uma complexidade instrumental maior.

Pelo seu objetivo, muito provavelmente a R1000T4 vai te satisfazer mais, é verdade que ela não vai ter muito grave, mas aparentemente a qualidade do driver dela é bem superior as outras, detalhamento da música e palco sonoro provavelmente serão melhores
 
A uca é essa mesmo. Se vc pedir no alli sai ainda mais barato
 
Alguém ja usou ou tem algo a dizer desses DAC chines?:hmm:

Ex:
Flying-want-DAC-X3-fiber-coaxial-USB-decoder-24BIT-192Khz-USB-DAC-separate-amp.jpg


Link
 
na duvida pegaria uma uca que eh garantido e inclusive mais barato
 
galera

Edifier m1370 ou
Logitech Z313

????
 
Como fazer um monitor caseiro com Kit 2 Vias ?
Bom pessoal o interesse já exposto no titulo do tópico, bom vou dizer o que eu tenho, eu tenho um kit 2 vias com crossover da marca HELIX alemã, nesse kit se encontra dois twiters de sedã, dois crossovers que separam os agudos dos médios, e dois médios de 5 polegas 50watts rms cada, o MDF eu tenho e só falta cortar nas medidas de um monitor estava pensando agora o seguinte, como eu iria fazer para ligar os fios + e - dos kits e como eu poderia alimenta-los na energia e mais eu precisaria de um modulo ou algo que substituao, eu teria que ter alguma outra peça, seria algo bem caseiro mesmo, mas com uma qualidade sonora e um bass de primeira, e barato visto que os falantes e twiters eu já tenho. Alguém poderia me elucidar de como eu poderia liga-los no pc por uma porta p2 ? Poxa faz muito tempo que gostaria de saber e também contribuir com algo assim para um tópico de informatica porque acredito que muitos como eu sempre tem aquele kitzinho la no canto que não esta sendo aproveitado como devia, mas que iria trazer um beneficio e tanto na hora de colocarmos aquela musica bacana no nosso pc. Fico no aguardo da resposta de alguém que já tenha tentando algo do tipo e teve sucesso.
 
acho que vc vai ter problema com impedancia
 
Pessoal comprei um monitor novo que não tem som integrado e então queria comprar uma boa caixa de som para que eu possa assistir alguns filmes.
Gostaria de gastar em torno de R$150,00 portanto gostaria de saber quais são as melhores opções para este valor.
 
Pessoal comprei um monitor novo que não tem som integrado e então queria comprar uma boa caixa de som para que eu possa assistir alguns filmes.
Gostaria de gastar em torno de R$150,00 portanto gostaria de saber quais são as melhores opções para este valor.
Procure os modelos da edifier/logitech, mas tenha em mente que nesse valor um headphone te dará maior qualidade sonora.
 
Alguém pode me explicar como funciona, para que serve e se é bom ou não a função HI-CUT (LOW PASS)?
Fiz algumas pesquisas mas fiquei um pouco confuso.
 
Olá, gostei muito do tópico. Eu tenho uma dúvida sobre o meu som LBT-A20 especificações: potência de saída RMS 40w + 40w(6 ohms; 1kHz; 5% THD; 120V CA) saídas: speaker (6 ohms a 16 ohms) e surround speaker(8 a 16 ohms; potencia mínima 20 W); caixas acústicas: sony SS-B1220 3 ways (6 ohms)[não fala o RMS nem a sensibilidade e não achei em nenhum lugar as especificações] e sony SS-S205BS GX-12 (60 RMS; 95 dB/W/m; 8 ohms). Eu quero ligar as 4 caixas no som, queria saber se posso e como fazer isso. Estava pensando em ligar as 4 em série na mesma saída do speaker ou ligar uma na speaker e a outra na surround speaker. o que você me diz? Grato desde já, abraço.
 
Pessoal, preciso de uma ajuda/conselho dos entendedores. Aqui em casa, tenho o meu micro-system da assinatura ligado ao meu PC e o som é muito bom, não posso reclamar. Porém o aparelho em si está ruim e está ocupando um espaço que quero usar, mas não quero perder as caixas, que são bem gostosas de ouvir.
Sendo assim, estava pesquisando e cheguei a conclusão de que um mini amp poderia ser uma ótima solução e achei o Audioengine N22, que além de ser bem elegante e ocupar pouco espaço, tem todas as conexões que preciso. O problema é que procurando no Google, não achei-o à venda aqui no Brasil. Alguém sabe aonde posso encontrar e tem noção de preço?
Agradeço a ajuda!
 
ATUALIZADO 11/09/2013!

Potência
Assuntos que serão abordados neste artigo:
• Potência PMPO
• Potência RMS
• Sensibilidade do alto-falante
• Potência RMS vs Volume
• Distorção Harmônica (THD)
• Relação sinal-ruído (SNR)

Potência PMPO

Tenho a certeza que vocês já viram no mercado algo como "Mini System 3600W PMPO", ou apenas o "3600W" sem especificação alguma, além dos mais variados tipos de números que só servem para lhe confundir na hora de escolher seu aparelho e que também não dizem absolutamente nada sobre a real potência ou volume máximo atingido pelo aparelho.

Essa tal de "PMPO" é uma medida criada pelos fabricantes afim de encher os olhos do consumidor com números inflados, no início eles se referiam a potência de pico, com o passar do tempo foram sendo desenvolvidas novas maneiras de se medir o "PMPO" o que acabou resultando em uma medida completamente imprecisa, pois cada fabricante poderá ter seu modo de medir os tais "Watts PMPO"

Em outras palavras, a potência PMPO não significa nada e também não é parâmetro de comparação entre sistemas.


Potência RMS

Esta sim é a verdadeira potência do seu aparelho, por diversas vezes é um número pequeno, que raramente chega ou ultrapassa dos 100W porém é aceita mundialmente como padrão ao medir a potência de amplificadores, receivers e derivados.

Ela é obtida com um sinal de uma única freqüência (60hz para subwoofers e 1khz como padrão internacional), na mesma amplitude ao ser reproduzido, o que vale aqui são os valores obtidos antes do amplificador distorcer ("clipagem").

É feito da seguinte maneira, liga-se um resistor com a impedância (ohms) desejada (de 2 à 16ohms em geral), quanto maior a impedância, menor será a potência RMS, após ligado o resistor, coloca-se o amplificador reproduzindo a freqüência para teste em onda senoidal e mede-se a tensão no resistor, com um multímetro True RMS, a fórmula é a seguinte:





Como saber se estou exagerando na potência aplicada em meu alto falante?
Existem algumas formas, uma delas é perceber se o alto falante está “batendo bobina”, ou seja a bobina está batendo no fundo do alto falante. Poderia citar também o momento quando o som começa a distorcer, mas isso nem sempre é culpa do alto falante, muitas vezes é o amplificador que está entrando na região de distorção

Agora que você já sabe os conceitos de RMS vamos para a parte prática do assunto

Sensibilidade

Todo alto-falante tem um parâmetro que se chama "Sensibilidade" que por padrão é medida a 1W e 1 metros de distância, a sensibilidade é a pressão sonora (SPL, em outras palavras, volume) em dB obtido a 1m de distância que um falante consegue gerar quanto recebe um sinal de 1W RMS

Por exemplo: Um alto-falante com sensibilidade de 86dB consegue gerar 86 dB de volume a 1 metro de distância com 1 W RMS

Impedância

Impedância é um outro parâmetro importante das caixas de som, ela muda de acordo com a frequência mas aqui abordaremos a nominal das caixas de som para melhor entendimento, que varia de 2 a 16 ohms em geral, ela deve combinar com a impedância do seu receiver/amplificador, caixas de 2 ohms ligadas em um amplificador que suporta no mínimo 4 ohms tem grandes chances de queimarem, tanto as caixas quanto os amplificadores, por outro lado não há problemas em ter caixas com impedância nominal maior do que a mínima do amplificador, porém as caixas receberão menos potência, exemplo:

Caixas de 8 ohms nominais
Receiver 4 ohms, 100W RMS
Ao ligar este falante neste receiver, no máximo ele irá receber 50W de potência RMS
Vale lembrar que nem sempre a potência dobra ao se diminuir a impedância pela metade, isso depende do projeto do amplificador.


Potência RMS vs Volume

Como sabemos, alto-falantes tem um parâmetro chamado sensibilidade, porém estes valores não são lineares, ou seja, o dobro de Watts RMS não significa o dobro de volume reproduzidos pelo alto-falante, na verdade quando dobramos a potência, temos que adicionar apenas 3dB ao alto-falante, sendo assim:



E por ai vai, agora vamos comparar alto falantes de sensibilidades diferentes:



Concluímos que ao adicionarmos 3dB a mais na sensibilidade, o segundo alto falante reproduz sons com a mesma intensidade sonora que o primeiro e com a metade da potência, isso é muito importante para sistemas que não possuem muita potência pois ao serem equipados com alto falantes de alta sensibilidade podem atingir os mesmos níveis de SPL que outros sistemas de maior potência

Mas quanto de pressão sonora significam um valor X de decibéis(dB)?

graficox.png


Agora imagine caixas com 92 dB de sensibilidade, compare com o gráfico acima e perceba o tanto de “barulho” que 1W pode fazer.

Agora que você já sabe que potência não é tudo, e que o dobro de potência não significa realmente o dobro de volume, vamos aprender sobre a qualidade do som


Resposta de Frequencia

A audição humana consegue perceber sons que variam de 20 à 20.000Hz, portanto um bom alto-falante conseguiria reproduzir toda essa faixa de freqüência, mas isso é a teoria, na prática é muito difícil para apenas 1 alto-falante reproduzir todas essas freqüências com perfeição, os chamados "fullrange" se propõe a fazer tal trabalho, porém são raros os casos que que eles conseguem.

Por isso existem vários tipos de alto-falantes especializados em faixas de freqüência, podemos dizer que existem aqueles para os graves, os médios e os agudos
Temos então as seguintes categorias, Subwoofer (graves), woofer (médios), tweeters (agudos). Gostaria de lembrar que estou generalizando pois existem várias outras subcategorias como por exemplo, sub-graves, médios-agudos e etc, que fazem parte da transição de um tom para outro

Vamos começar pelos agudos, os Tweeters são falantes em geral pequenos e se movimentam pouco, assim como movimentam pouco ar também, são responsáveis pelas freqüências agudas (altas) e por isso se movimentam muito rápido e num espaço pequeno, em geral, vão de 5.000 Hz até os 20.000 Hz.
Na faixa dos agudos as ondas sonoras são bastante direcionais, recomenda-se que o tweeter esteja na altura do ouvido de quem está ouvindo o som, para um melhor aproveitamento.

Nos médios temos os woofers, vão de 80 ou 120hz até os 5khz (5.000Hz), responsáveis pela maior parte da informação sonora e também são aqueles que reproduzem a nossa fala, com tamanho maior que os Tweeters, eles costumam movimentar mais ar, porém são menores que os subwoofers e produzem ondas menos direcionais que os tweeters porém ainda direcionais

Nos graves, de 80hz para baixo temos os subwoofers, com tamanho avantajado de 8 polegadas até alguns modelos de 18 ou mais, eles movimentam grandes quantidades de ar e requerem caixas acústicas muito maiores que os outros falantes, são eles que dão aquela impressão de que está tudo tremendo e são muito responsáveis pelas batidas de certos tipos de música, como hip-hop, eletrônica e outros, produzem as ondas menos direcionais, é muito mais difícil de perceber de onde vem os sons graves.

Unindo esses 3 tipos de alto-falantes é possível criar uma caixa que reproduza todo o nosso espectro audível, tomando cuidado apenas para que certas freqüências não fiquem mais altas que outras, pois isso poderia dar impressão de som abafado ou estridente por exemplo. Estas caixas são comumente chamadas de 3 way.

Existem também as caixas 2 way, mais comuns e mais baratas, podem atingir excelente qualidade sonora porém em geral, sacrificarão os graves mais baixos para isso.
O ideal é que a caixa de som tenha uma resposta plana sem grandes variações de pressão sonora de 20hz à 20khz.

OBS: hoje em dia é muito comum encontrar sistemas 2 way em stereo e mais uma contendo apenas o subwoofer, isto é feito para economizar espaço e porque o subwoofer requer muito mais potência do que os woofers e tweeters

Distorção Harmônica (THD)

A distorção harmônica total (THD) é medida em porcentagem, e o ideal é que esteja baixo de 1%, quanto menos melhor, a distorção faz por exemplo, o sinal senoidal ficar achatado, perdendo assim sua qualidade, equipamentos com THD menor que 1% são considerados Hi-Fi (alta fidelidade)

Portanto é sempre melhor um amplificador que te entregue por exemplo 100W à 4ohms com 1% THD do que um outro que entrega 100W à 4 ohms com 10% THD, sem falar que a distorção é um dos principais motivos para a queima dos alto-falantes.
Vale a pena ressaltar que 1% de distorção é o limite máximo aceitado pela maioria das pessoas, muitas vezes as empresas divulgam a potência com 10% de distorção, que é um número altíssimo e que com certeza irá lhe incomodar.

Signal-to-Noise ratio(SNR)

Esse é um parâmetro por vezes ignorado ou excluído mas que também é muito importante, ele mede o quanto de ruído, ou seja, interferência o sistema tem. E é responsável pelo chiado que se ouve quando o sistema está ligado, mas não está reproduzindo nada. E quanto menor, melhor, pois esse ruído será amplificado quando você aumentar o volume. (lembre-se que geralmente esse número é negativo na escala db)
Também é chamado de relação sinal-ruído e abreviado como S/N ou SNR.


Autor: Gabriel Rodríguez

FAVOR NÃO COPIAR SEM OS DEVIDOS CRÉDITOS E SEM ME AVISAR!

Espero ter abordado algo que seja útil para o vosso conhecimento e qualquer dúvida ou correção em meu texto, podem me notificar
[IMPORTANTE] Perguntas e Respostas:


É necessário que ele consuma por volta de 160 W ou mais da energia elétrica. depende da classe do amplificador.

1º Não existe mágica de multiplicação de Watts e também não existem aparelhos que tenham 100% de eficiência
2º um amplificador classe AB tem um rendimento de 50%, sendo assim, seriam 200W consumidos, existem outros tipos de amplificadores mais eficientes, e outros MENOS eficientes, mas não existe nenhum que te de 100% de eficiência
Classes: http://autosom.net/artigos/classe.htm

Afeta sim, mas depende da caixa de som, quanto maior a qualidade da caixa mais diferença o cabeamento faz e a potência também tem a ver com o diâmetro do cabo


Bem vamos la...
Relação linear entre receiver/amp/ caixa de som, não entendi direito a pergunta mas vou deduzir que seja na questão de impedancia e potência

Entenda que a maioria dos receivers tem um amplificador junto, caso não tenha ele se torna um processador que mandaria um sinal pré amplificado para um amplificador
O receiver é um aparelho que recebe o sinal pré amplificado do PC, DVD, Bluray ou seja la o que seja, interpreta e amplifica ele para os alto falantes/ caixas de som

Agora vamos relacionar quanto a impedancia, a questão da impedancia é simples, em fisica temos que V=R*I , portanto V/R=I, quanto menor a impedância ou resistencia (impedancia na verdade é a resistencia de acordo com frequencia reproduzida) maior será a corrente, portanto se componentes do amplificador/receiver não aguentarem toda essa corrente eles queimarão

Por isso que se um receiver/amplificador diz que a impedancia minima aceitada é de 8 ohms, se você usar uma caixa de som de 4 ohms o dobro de corrente irá passar e portanto componentes. Porém ao utilizar uma caixa de som de 12 ohms, menos corrente ainda irá passar e isso fará o som mais baixo, tendo em vista que Pot=V.I, se V é fixo e I abaixa teremos menos potência

Acho que o motivo do amplificador/receiver não poder se utilizado com impedancias menores do que o minimo especificado.
Quanto a 2 aparelhos de potência identica mas variam na impedância minima, isso vai depender das suas caixas de som, por exemplo

Situação:

Se o aparelho X a impedancia minima é 8ohms e a potencia em 8 ohms é Z
Se o aparelho Y a impedância mínima é 6 ohms e a potência em 6 ohms é Z
Se suas caixas são de 8 ohms, o aparelho X poderá mandar toda a potência possível para elas, porém se forem de 6 ohms, ele mandará menos do que a potência Z e o aparelho Y será o indicado.

Em relação ao controle de volume, quando você escuta o som aumentando de intensidade você está aumentando a potência mandada para as caixas de som sim.

Potência vs Volume, isto depende da sensibilidade, a caixa de 27W pode tocar bem mais alto se tiver uma sensibilidade bem maior.
Para saber quanto são 3db a mais, de uma maneira bem grosseira você pode abrir uma musica com o winamp, ir no equalizador, no lado esquerdo as barras de qualização tem uma isolada que controla o volume total do eq, coloque ela em -3db e ative o equalizador (com todas as outras frequencias em 0 db), o som ira diminuir de intensidade e você saberá quanto é que vale essa variação de 3db na prática (peço para colocar em -3db para evitar distorções)

Configurar o amplificador/receiver para aceitar impedâncias menores apenas alguns modelos mais sofisticados tem essa opção. mas basicamente pode-se utilizar qualquer impedância acima da minima especificada, nunca abaixo.

Quanto a placa de som, tudo é relativo ao chip usado na sua placa mae vs o chip das offboards, umas offboards que tem saido boas ultimamente são as Xonar da Asus. Compare as especificações e veja qual a melhor, veja também a questão dos drivers que podem dar dor de cabeça.

Vamos agora as caixas de som que você procurou, nenhuma delas vai te dar um som 5.1 realmente de qualidade, isso é trabalho de homtheaters com uma boa quantia de dinheiro
Mas um aceitavel para quem está saindo de caixas de som basicas mesmo de PC é o Logitech X-540, falo dele pois ja escutei, é aceitável.


E agora apenas para conceituar:
Receiver: Aparelho receptor de sinais pré amplificados ou digitais e emissor de sinais amplificados (para caixa de som)
Processador: Aparelho receptor de sinais pré amplificados ou digitais e emissor de sinais pré amplificados (para amplificador)
Amplificador: Receptor de sinais pré amplificados e e emissão de sinais amplificados.

Nas formulas:
V=RI
V-> Volt (v)
R-> Resistencia (ohms)
I -> Corrente (A)

Pot = potência = Watt


Espero que tenha entendido, qualquer coisa pergunte novamente
Abraços!

As imagens não estão aparecendo. Você poderia colocá-las de novo no 1º post?
 
Pessoal, tenho o sistema: HDMI (nvidia 22MP55-4) + Adaptador Extrator Hdmi Audio Toslink Spdif Stereo 2c/5.1ch + Logitech Z5500...

Tô com a ideia de mudar para um sistema estéreo, daí pergunto se gastando de R$ 1.000 a R$ 1.200 eu conseguiria dar um salto significativo na qualidade.

Aquela ideia de amp estéreo + caixas tipo bookshelf + cabos + placa de som... Pode ser usado, caso esteja em bom estado.

Grato.
 
Boa noite pessoal

Por favor, preciso da ajuda de vocês: como faço para consertar o meu headset Cooler Master?

O plugue ficou preso dentro da placa mãe, mas não tem problema, pois consigo conectar o novo plugue direto ao monitor, que recebe o som pelo HDMI.

Porém, não consigo fazer um plugue qualquer funcionar... Tentei com um cabo da Monster e não deu certo, se bem que só os enrolei, não usei solda.

Whats_App_Image_2016_10_12_at_15_28_49.jpg


Por favor, me deem uma luz. Preciso mesmo de solda?
 

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