Estou usando o Monittor Pichau Centauri CR27 (27 Pol IPS, QHD, 1ms, 165Hz, HDR, FreeSync, HDMI/DP). Aqui vai uma breve análise. Com perdão, não vou explicar o que faz o ips, hdr e etc... para isso recomendo pesquisar na internet. Vou falar sobre o monitor em si, qualidade da tela, estrutura e etc.
Primeiro ponto é que se você quer algo premium, com acabamento impecável, qualidade de encher os olhos e pensar " que incrível, não tinha conmo ser melhor", você só vai encontrar isso em monitores mais caros. Ah mais brasileiro é troxa, paga caro e não exige nada... bom, vendo que mais barato que esse não tem, se for deixar de comprar, só vai conseguir deixar de ter o produto, porque sinceramente, não vai ter revolução alguma nesse sentido.
Ele é um monitor de entrada mas que possui recursos bem interessantes, como, painel IPS, resolução 1440p, 1ms de tempo de resposta, 165Hz, FreeSync, e HDR, diria que por 1.600 reais tá ok. Mais que isso recomendo fazer um esforço e procurar alguns na faixa dos 2 mil reais. Esse monitor é pra quem quer realmente pagar pouco sem deixar de ter cosias legais.
Ele atenderá muito bem quem curti jogos que exigem fps alto, mas que também encara jogos de campanha que priorizam gráficos. Eu mesmo jogo basicamente campanhas e exigo mais gráfico que outras coisas. Mesmo tendo 165hz, deixei ele setado em 60hz e é de boa.
Quanto a estrutura dele, possui um bom acabamento, fácil de instalar, a base fica bem firme, tem um visual bacana. Peca por não ter a posição dele inclinável lateralmente, apenas verticalmente. Os leds atrás é pra quem gosta, eu deixei desligado. A tela dele (IPS) é boa, nota-se alguns vazamentos de luz (só se deixar a tela toda preta), pelo que eu pesquisei é dificil pra não dizer impossível não ter em monitores desse calibre. Ghost deve ter pouco, não notei a olho nu, então foda-se, não vou jogar em zoom +10 nem em camera lenta. O menu é bem simples de mexer mas é bem completo, da pra ajustar brilho, nitidez, contraste, nivel de preto, saturação, cor, tempo de resposta, hdr, freesync (que também funciona em placas Nvidia) . Ao ligar pela primeira vez, da um medinho, de tipo "hmm, a imagem não tá legal", mas ajustando as coisas, principalmente nivel de preto, gamma e temperatura da cor, a imagem fica ótima. Uso ele no Pc praticamente apenas pra jogar, e fiquei realmente satisfeito com ele. No começo, em jogos que tem partes mais escuras, como Resident Evil por exemplo, você vai estranhar, porque ao contrário dos monitores básicos, ligando o HDR e ajustando o nivel de preto e gamma "corretamente", o preto vai ficar bem mais preto, não vai ficar aquela cor lavada que permite enxergar tudo mesmo no breu. A imersão é bem maior assim, pelo menos na minha opnião. No fim das contas, eu recomendo o monitor sim. Mas tem que ter plena noção que ele é de entrada, fazendo aqui uma comparação, não tem como exigir de um carro popular o mesmo de um carro topo. Aqui acontece o mesmo. Mas pense que será um "carro" popular bem digno, que vai fazer você pensar que valeu até mais que o que custou (no máximo 1.600 reais).
Bom, acho que isso é tudo. Vou deixar aqui embaixo um link com as fotos de como eu deixei ajustado as cosias no monitor. Quem sabe ajude alguém a deixar ele no ponto que gosta.
https://drive.google.com/drive/folders/1G96O1arJXoUWXgQIOVBaCIr_foEDqxhf?usp=share_link