Essa questão de brilho é bem circunstancial e também subjetiva.
Circunstancial, pois depende muito do ambiente em que vai ser usado, ambiente muito iluminado ou mais escuro.
Subjetiva, pois algumas pessoas tem menos sensibilidade à luz, daí vai se importar com isso, mas outras como eu tem enorme sensibilidade à luz, para terem uma ideia eu uso aqueles óculos com lentes transition que escurecem o tempo todo, meu monitor é de apenas 300 nits e mesmo assim deixo o brilho no 15 (de 0 a 100), e trabalho em um local razoavelmente iluminado (luz ambiente mediana). Todos os monitores que tive na vida, nunca usei o brilho além do 20 ou 30, após isso fica insuportável, lembro de um monitor que eu tive que eu deixava no 5 ou 10. Além disso, ainda uso aquele filtro de luz noturna que tem tem no windows o tempo todo (de dia também), ele deixa a tela ainda um pouco mais escura e um pouco mais amarelada. Só em alguns jogos mais escuros eu coloco um perfil de brilho no 30 ou 40. O contraste e nitidez em geral deixo no 50 (padrão)
Então, pra mim a questão de brilho não tem nenhuma importância, mesmo pq nestes monitores mais baratos e de baixo brilho o HDR sempre é uma porcaria mesmo, acho que ninguém usa. Tentei usar no meu (ele tem HDR) mas fica tudo lavado, e muita gente também diz isso dos HDR de monitores mais baratos, é HDR fake news.