@Siman Cow "
Parece que a falta de suporte a FreeSync por parte das placas da Nvidia é uma decisão puramente comercial, e não uma limitação técnica."
Pode tornar isso afirmação meu amigo, a características técnicas da implementação do Gsync por parte da Nvidia provém da mesma fonte (VESA).
Tanto que até hoje ainda lembro do carinha que fez o mod de Gsync pra notebook "evaporou", e ele tinha vídeo e tudo mostrando e provando que dava na época pra habilitar via driver (já que notebook o painel funciona de forma diferente ao convencional). Logo depois o driver foi travado pra mudanças até via registro.
Poderia ter sim ou a qualquer momento liberar o uso pra quem não tem placa AMD, mas é aquilo: vendo um DRM e tenho como lucrar nisso. A AMD não tem como implementar pois é tecnologia fechada e o povo não entende isso, só critica.
E outra: a seca é tanta nessa questão de "DRM" ou fechar as tecnologias, que se implementam um novo modo com outro nome ou, apenas liberam o uso do Freesync, eles sabem que perderiam nas vendas para a AMD fácil em relação aos consumidores pelo fator preço, mas como rola um jogo de troca com os fabricantes de monitor Gsync, não tem lado que perde, todos ganhos e fica assim mesmo.
Vou dar uma opinião.
1- Sim e não.
Primeiro pois não são todos os jogos que ganham FOV, ainda mais os antigos que foram projetados pra épocas de 4:3 e 16:9. No caso atual: ainda depende de implementação por parte da softhouse. Em casos diferentes, tem patchs e modos de ajustes de hacks para funcionar o 21:9. Em casos que não, ficam as barras laterais, já que esticar pra preencher a tela ficaria bem fora de proporção.
E citando essa proporção, inclusive eu fiz testes e coloquei aqui desde o ano passado por ter pego o 1440p (mas já tinha feito nos 1080p): fica mais fácil você criar uma custom 21:9 em um monitor 16:9 de tamanho maior ou resolução maior (exemplo 4k se for 3840x1600p, ou ainda a própria resolução de 3440x1440p) ou ainda um monitor 1440p e fazer o mesmo de ir a 3440x1440p (ainda mais nos "overclockados"), já que não teriam barras verticais e sim barras horizontais, coisa bem mais aceitável na hora de jogar caso de problema em relação a FOV.
E desde que mantendo a frequência original ou descendo, ele não vai ter frameskipping (não é regra, mas é quase).
2- Pra filmes a coisa é bem mais fácil pois os ajustes e scaling tanto via software como via hardware podem fazer um milagre. Mas ainda assim, a proporção e até boa parte de filmes aceitam de boa sem ficar desproporcional, e no caso tem a mesma questão das barras laterais sim.
3- Antigamente de gente jogando em monitor 4:3 de 15 ou 17 acontecia disso, fazendo exatamente isso ai de mexer cabeça ou passar demais o olho pra um lado e pro outro... e o problema não é a tela não.
Tudo depende da distância utilizada, sempre foi e sempre será em qualquer tamanho e proporção de monitor, pois aqui é a questão ergonômica que pode fazer alguma diferença pra pior ou melhor.
E questão ergonômica nesse caso é relativo a sua mesa, da sua cadeira, e do seu posicionamento (além da tela própria tela).
E complementando: a tela quando curva e, o tipo de curvatura podem ajudar também e, talvez mais do que em televisões de polegada maior já que o raio e a proximidade é diferente (geralmente 1m~1.2 máx).
Geralmente nos UW ou acima de 1080p da linha premium ou top possuem telas curvadas, nada é a toa.