E você não tá errado de forma alguma não. O princípio nosso é a tríade de "terceiro mundo", impostos excessivos e falta de variedade, que gera a síndrome de cachorro vira latas eterna, só pode revirar lixo.
O problema de qualidade é coisa que existe do momento atual e é visível em todos os setores da indústria, e aonde a coisa é feita em massa sem ter um controle de qualidade decente dá nisso.
Fora que aqui sendo a bagunça que é, o simples fato de tu querer uma coisa do jeito que ela deveria ser (no caso, boa ou funcionando da forma correta) é um PARTO.
A garantia que nós temos de produtos acaba por ser um privilégio ao invés de obrigação (coisa que lá fora processos rolam aos montes e obrigações por parte dos fabricantes devem ser cumpridas a risca).
Quando se tem uma total inversão dos valores (em todas as camadas e esferas possíveis nessa merda aqui) já sabemos que está tudo errado, essa bosta não tem conserto.
O problema é que eu, você e mais alguns não conseguimos e nem conseguiremos mudar isso, já que a maioria e massa de gado foi criada pra aceitar tudo e ponto, é muito maior e já vem de berço doutrinada pra isso, nem todo mundo se liberta...
Enfim, parando os desabafos

e sobre o Asus que tu citou: sim ele é um bom monitor apesar do custo de sempre ser exagerado.
Mas pelo que me lembro, esse modelo era um pouco problemático, bem mais que o modelo com Freesync (que pelo visto usam painéis bem diferentes). Mas, eu não sei como anda agora e só procurando informações de como estão as novas revisões.
Um modelo que seria intermediário mas quase impossível de achar (até com preço razoável), seria o Philips 272G5DYE, era monitor que já teve preço beirando R$ 1800 à vista em épocas de XL2420Z custar R$ 1200.
Mas, hoje está nos 2.3K, e dai aquela "matemática de sempre de se for pagar isso nele", se junta mais um trocado e pega o S2716DG que agrega a resolução 1440p também, sabendo que ambos são TN.
Não é de hoje que o marketing exagerado existe em relação aos Benq, e o preço do marketing então nem se fala.... quantas vezes é batido essa tecla por aqui? Já tem bons anos.
A garantia de 3 anos que existe lá fora não existe no Brasil, assim como diversos fabricantes excluem a garantia que existe nos outros países... umas nem 1 ano dão e apenas a loja dá como caso da Asus.
Pois claro, nós somos seres diferentes como citei acima, somos o lixo...
Agora a questão é que o fabricante não tem responsabilidade sozinho nessa bosta toda não e isso temos que reconhecer, qualquer um que leu ou entende um pouco, acompanha ou já fez, sabe da dificuldade de que é de se fazer um RMA com fabricantes que dão suporte por aqui.
E o pior de tudo: é triste ver o que os que tentam dar suporte aqui no Brasil tem que pagar uma porrada de taxas também em produto de troca, tem casos de RMA custar o dobro ou triplo do produto comercializado.... é surreal.