O LG 27UD59-B está bem tentador pelo que custa ao meu ver, problema é que não encontro opiniões a respeito do scaling pra 1440p. Agora a respeito dos 1440p 27", por no máx 2,5k dráculas qual melhor cxb? Devido aos custos, não sei se é melhor pegar um 4k e fazendo scalling p/ 1440p ou se pego um nativo direto

. Vlw e malz pela insistência, é que queria acertar logo de 1ª

.
CxB em 27 1440p atual eu considero o AG272QCX, mesmo não sendo IPS, mas vira e mexe tá off na loja que explode, e até mesmo o S2716DG pelo que agrega.
Apareceram também alguns MSI.
O XB27 seria o monitor a indicar pra muita gente mesmo, porém o preço dele infelizmente foge e muito do que deveria ser.
Me ajudem com essas duvidas, por favor:
Ouvi falar que Monitor Freesync 144hz 1440p com GPU nvidia GTX 1080 funciona como Adaptive Sync. Isso é verdade? Na pratica mesmo quais serão minhas limitações? So terei problema se meu FPS ultrapassar 144hz ou for muito abaixo? Estou confuso.....
E sobre placa de captura, o que muda se a placa suportar HDR? Até onde eu sei o HDR só influencia se vc tiver um monitor com essa tecnologia, ou tem como vc "gravar com HDR"? Não entendi o porque a Avermedia ta anunciando a nova placa 4K com o slogan HDR.
Mais uma vez: o Adaptive Sync citado nos monitores nos anúncios por aqui (e em vários la fora), significa o mesmo que Freesync.
Infelizmente, ao meu ver, isso acaba por confundir uma coisa a outra, tá certo que o nome é sincronização adaptativa, mas.... existem dois tipos de sincronizações adaptativas no momento (Gsync e Freesync), coisas distintas e que não funcionam sem o hardware estar "casado.
Qualquer monitor com "Adaptive Sync" funcionará com qualquer VGA, qualquer monitor com Gsync ou Freesync funcionará com qualquer VGA, independentemente de taxa de atualização utilizada.
A única coisa é que justamente a sincronização adaptativa só funcionará se casada com a tecnologia "Adaptative Sync" presente no monitor, quer seja Freesync, quer seja Gsync.
Sobre HDR, nesse caso das placas OFF é isso sim que tu falou e precisa ter conteúdo sendo gerado / jogado para "fora" com o recurso ativado pra "transmitir", e claro ter hardware para encoder / decoder a altura disso, mesmo caso de capturar com taxas de atualização altas, banda muito alta...
O slogan HDR nessa placa ai que ainda vai aparecer, acaba por ser diferencial pois quer dizer que tem processador / hardware capaz pra isso, e mesmo nas placas 4k basta ver o preço delas que mesmo sem HDR já custa valor quase de uma 1070 de entrada.
Pessoal, queria saber se alguém pode me ajudar a tomar a decisão correta aqui e não fazer besteira.
Há uns meses atrás eu usava um Dell U2718Q. Era legal, mas o blur dele me incomodava demais. Eu não sou do tipo que joga online competitivo, eu nem online jogo, mas certos cenários, tipo com vegetação, a imagem em movimento ficavam horríveis, pois as bordas as folhas se misturavam. A imagem nele só era boa quando estática! Não achei nenhum teste de blur desse modelo exato, somente o do U2717Q (mesmo modelo mas 2K), mas deve ser mais ou menos a mesma coisa:
Dell U2717D (meu antigo que me incomodava):
Decidi então vender o monitor e pegar um 4K mais voltado para jogos, foi quando vi a promoção do Samsung UE590 por 1.2k e abracei. Logo de cara percebi que o blur melhorou demais, o monitor é muito mais "ágil", os jogos ficaram incríveis!
Samsung UE590 (meu atual). Observação: essa foto foi tirada com brilho baixo e flicker on, com brilho alto tem menos blur ainda:
No entanto, esse monitor sofre demais com ângulo de visão. O negócio é tão ruim que é, literalmente, impossível ter uma visão uniforme vertical, pois, independente da posição que em você esteja do monitor, a parte superior será SEMPRE mais escura que a parte inferior. Como isso me incomoda bastante, pensei a respeito do 27UD58. Porém, me parece que o blur dele é o pior dos 3:
LG 27UD58-B (tô pensando em comprar)
Eu queria ouvir a opinião de vocês sobre esses dois monitores (Samsung vs LG), quem sabe até se eu tiver sorte o relato de alguém que teve os dois. Me ajudaria bastante a parar de ficar perdendo dinheiro comprando monitor e depois ficar devolvendo.
Review dos 3:
Dell U2717D (meu antigo que me incomodava):
https://www.rtings.com/monitor/reviews/dell/u2717d
Samsung UE590 (meu atual):
https://www.rtings.com/monitor/reviews/samsung/ue590
LG 27UD58-B (tô pensando em comprar):
https://www.rtings.com/monitor/reviews/lg/27ud58-b
U2717D é diferente do U2718Q, ficou confuso a questão e não é a mesma coisa não (painéis muito diferentes, recursos agregados inclusive que aumentam o tempo de resposta e input lag de forma diferente), infelizmente não é. O que seria um pouco mais próximo é o UP2718Q, com review.
Mas de qualquer forma, sendo UQHD ou QHD, nesse sentido de blur não iria mudar tanto, tempos de resposta similares demais que é justamente o que mudaria o problema que te afeta..
Sobre blur: monitor de 60hz, monitor com painel VA / IPS / TN, nessa ordem de mais para menos blur, todos eles vão ter blur e por isso no Samsung tu notou menos.
Não tem jeito por fatores inerentes até, nem com recursos de overdrive existe milagre, a questão é que em uns são mais outros menos, mas não dá pra falar que muda a ponto de que um seja muito menos que outros, basta ver N testes de monitores 60hz, e lembrando o óbvio: todos os testes de blur são fotos estáticas com câmeras de FPS altos, então se nessa forma já é notável o blur sempre, imagina sem ser estático que a coisa é justamente de forma quadro a quadro.
Se você tá enxergando tanto assim, realmente você é mais sensível que a maior parcela dos users em geral, e se fosse avaliar tecnicamente pelo exemplo que tu citou, eu acho que dificilmente um monitor dessa leva de "60hz / 75hz" atual vai mudar tanto assim pra você, é caso de partir pra monitor com taxas de atualização mais altas.
Sobre a questão da visão no Samsung, coisa inerentes do painel TN até certo ponto, pois esse sentido por mais que o painel TN seja terrível em ângulo de visão, se ajustar altura e o ângulo dele a altura correta dos olhos, isso não deveria acontecer.
Pessoal estou com uma duvida, Alguém sabe me dizer se a resolução 3.840 x 1.600 Ela tem muita diferente para o 4k (3.840 x 2.160) ? nunca tive acesso a um monitor nesta resolução será que terei muito problema de compatibilidade com esta resolução ? ( o monitor que estou analisando comprar é Ultrawide)
Não importa muito a questão da resolução em vários jogos, desde que eles estejam a enxergar tal resolução na seleção, coisa que se não for via driver instalado de padrão, tu pode forçar de modo custom, e em ambos os jogos devem detectar (além claro, de outras resoluções que tu pode usar nele, menores que essa sem problema algum).
A questão toda maior é a proporção, e como é 21:9, também não haveria problema nenhum, tirando a questão de ganhos mesmo de FOV, já citada em posts (relativas aos jogos e se permitem isso ou foram projetados pra isso).