Com mouse capado você quis dizer teclado tenkeyless (sem numérico)? Não uso por espaço e sim por conforto. É bem mais confortável alternar a mão direita entre mouse e teclado em teclados mais compactos e utilizar o mouse esticando menos o braço. Tem até um estudo de Cornell que mostra que há maior atividade muscular no ombro ao deixar o mouse mais distanciado do teclado:
http://ergo.human.cornell.edu/ahprojects/emgpaper1.pdf
Pois é, normalmente o teclado numérico (numpad) é uma das partes menos usadas no teclado, exceto por quem TRABALHA com números. No uso do dia a dia e em especial em jogos, o numpad é apenas algo que deixa seu braço ainda mais longe do mouse.
Eu usei teclados nos formatos de 100% (full), 80% (TKL) e 60%, além de Notebook (Notebooks são o que chamam de 75%)e do TK (85%) e posso dizer isso por experiência: O numpad é totalmente dispensável para quem não o usa com uma frequência grande, ou seja, gente que ou trabalha com números ou precisa digitar uma grande quantidade de valores numéricos em sequência.
Inclusive eu digo, meu formato favorito é o 80% (TKL).
Esse estudo é sobre a atividade do deltóide, a inclinação mais acentuada que o teclado full apresenta para quem usa mouse acaba criando condições mais propícias para uma LER. Embora não seja algo atual e seja bem fraco, já dá realmente uma demonstração mínima de que o corpo se esforça menos com teclados menores.
Chamar de "capado" como se isso desvalorizasse o TKL é algo que acho bem bobo. Detalhe, nem cheguei a falar da questão de espaço dele.
Geralmente o pessoal que fica na neura com TKL é por motivo de costume/resistência a mudança, pois garanto que a maioria que não trabalha com números mal encosta no numérico a não ser para digitar senha e preencher formulário vez ou outra. Inclusive em algumas empresas que andei visitando, tive a curiosidade de verificar os teclados e os únicos setores onde o numpad apresenta desgaste igual ou maior que o desgasta do resto do teclado, são setores financeiros. De resto? Bastava posicionar o teclado com a incidência certa sobre a luz que dava pra ver as teclas brilhando pelo "polimento" causado pelo desgaste do uso comum, enquanto MUITOS dos numpads estavam praticamente em estado de novo, com superfície mutias vezes porosa até.
A parte triste é que teclados TKL quase sempre custam igual ou mais que teclados Full. Eu mesmo gostaria de achar teclado de membrana TKL pra fazer umas experiências mas não dei sorte de achar algo no Brasil e que não seja perto do valor de um teclado mecânico.
Logo, como o uso normal de internet entre outros é BEM similar na maior parte da população, o TKL é mais que o suficiente, as teclas de navegação realmente fazem diferença para quem digita, PgUp, PgDn, Home, End... mas claro, no fim das contas cada um escolhe o que acha melhor.
------------
To pensando em comprar o quickfire TK na playerid, é bom?
É um dos teclados recomendados pelo pessoal aqui. O formato dele é TK, que é diferente de TKL. Eu tenho um (ate que a NTA me contacte para fazer a devolução) e posso dizer que ele é bom, mas pessoalmente não gostei e nem me acostumei com o numpad híbrido dele.
------------
Ahahahaha... essa mágoa tava guardada
O cara comprou um razer e acha que é o melhor teclado do Brasil. ahahahah...
Edit: Eu comprei um cougar attack 2 e não trocaria nem de graça pelo chroma. E ninguém te jogou pedra não, você que foi mirim e só via seu ponto de vista(que o chroma é o melhor teclado do Brasil).
To contigo cara. O Cougar Attack 2, mesmo tendo algumas teclas já apagando, foi uma surpresa maravilhosa. Ô teclado bom e barato.
E ao contrário de você, eu aceitaria um Chroma.... para vender para outra pessoa por um preço escroto e poder importar um Ducky (ou quem sabe até um Filco
)Mentira, eu importaria meu sonhado TKL com Cherry MX Green e iluminação LED sem 16M shades of Gay(mer).
------------
Ah sim, mas comparando com as ABS da CM...
Ah KBT tem belas keycaps stock, mesmo nos iluminados, tenso é o preço.
E até meu Leopold que veio com PBT de fábrica tem problema na impressão dos "shift's", o esquema mesmo é pegar PBT dye sub ou double-shot, triste é o precinho...
To ainda no aguardo de algum review mais invasivo (romper garantia, verificar placa e tal) pra saber se invisto em um conjunto de PBT para meu Cougar Attack 2. Se a composição interna dele for de regular para boa, já acho que vale a pena.





