[CITAR][/CITAR]
Pessoal, esses teclados full mecanico não pode ver nenhuma gota de água né? Isso porque logo abaixo da chapa tem uma placa de circuitos, é isso mesmo?
Se ocorrer qualquer acidente, quais são os procedimentos para tentar salva-lo?
Complementando a resposta do
Mortalzeraa, sim dá pra um teclado sobreviver ao derramamento de líquidos porém três fatores determinam o destino final: quantidade, composição e local afetado. Primeiramente
caso aconteça isso desconecte o teclado imediatamente para então tentar outras coisas.
-----------
Como pode ver a maioria dos teclados mecânicos atuais é composta internamente por keycaps, switches, backplate e enfim a PCB, são várias camadas para se ultrapassar mas todos sabemos que os líquidos gostam de "desafios", especialmente no que se trata de eletrônicos.
Se for tipo um suco ou refrigerante será uma bebida menos salina portanto menos propensa a curtos diretos, provavelmente a pior coisa será limpar os switches que ficarão grudentos.
Caso tenha caído uma quantidade razoável é interessante deixar o teclado "escorrer e pingar" para sair o máximo possível do teclado virando ele de acordo para livrar o líquido e então deixá-lo secar para então tomar as medidas de limpeza.
Mesmo que tenha-se derramado bem pouco porém no lugar errado, pode ser fatal.
No caso acima o lugar mais vulnerável fica próximo as setas direcionais.
Dá pra observar que existe a parte "morta" do teclado onde só tem os switches e seus pontos de contato e uma pequena parte "viva" onde se localiza a controladora. Essa região é muito sensível a curtos, muito mais que a dos switches pois se pensar bem ao apertar um switch você está nada mais que fechando um curto entre uma linha e uma coluna na matriz (derrubar água nessas partes só com switches certamente não é bom pela oxidação mas não é catastrófico), na controladora a história é bem diferente e pode ser até explosiva!
Na maioria, teclados mecânicos que tiveram algum líquido de natureza doce derramado em pequena quantidade podem ser recuperados sem maiores problemas, agora se derrubar água salgada especificamente na região da controladora do teclado, daí terá sorte se sua porta USB não queimar.
Pessoal, me tirem uma duvida de leigo, pf:
Se eu comprar um teclado o qual possui um software pra modificar suas teclas (Tipo um K70), eu conseguiria "transformar" ele ABNT2?? tipo altero a tecla de acentos para "ç"
Tem alguns software de teclados programáveis que só permitem atribuir teclas que já estejam no layout default (por ex. em um ANSI não teria opção de ç).
O que dá pra fazer não precisa nem ter um teclado programável, basta mudar diretamente na configuração regional do Windows o idioma do teclado:
Pode mudar para o inverso do teclado pra você ver o que acontece, a "posição original" das teclas não muda só porque o teclado é internacional, no caso ao usar o ABNT com um teclado americano, o botão "; :" se transforma no "ç", o "{ [" vira o acento agudo " ´ ` ", o contrário também funciona, tendo um teclado ABNT e com o Windows configurado para Inglês, nesse caso se apertar o "ç" vai sair "; :".