Aos que estavam em dúvida sobre o Cougar 600/700k aqui vai um breve relato de quem adquiriu recentemente um Cougar 600k.
O teclado vem muito bem embalado em uma caixa muito grande toda forrada com espuma, ou seja, ele vem muito bem protegido.
Comparado com o meu Microsoft Wireless 3000 (que a propósito está a venda) ele chega a ser um pouco menor, mas claro, ele não tem os macros que o microsoft e o 700k tem.
O teclado é muito bem construído, robusto e com uma placa em aço escovado onde ficar apoiados os switchs, devido a isso, as teclas dão o aspecto de estarem "suspensas". O cabo é trançado com dois conectores usb para plugar no PC, os dois são necessários pois o mesmo possui uma entrada USB 2.0 na parte superior direita. O ponto negativo é que essa conexão poderia ser USB 3.0.
O apoio de pulso é removível e de fácil encaixe e acompanha um suporte extra emborrachado soft touch, preso por imã, para o pulso esquerdo, mais usado nas jogatinas de FPS (pode ser removido e usado também do lado direito). O ponto negativo é que a Cougar podia colocar outro suporte extra, assim seria possível usar os dois ao mesmo tempo (esquerdo e direito).
O teclado é full-size ABNT2 e pode vir com switchs Cherry MX Red, Blue, Brown e Black, porém aqui no Brasil só encontrei o mesmo com Switchs Cherry MX Blue e Brown sendo que no 600k apenas as teclas WASD, direcionais e multimídia são iluminadas ma cor laranja (no 700k todas são iluminadas).
As keycaps eram o único aspecto que me preocupavam nesse teclado e, apesar de não possui o conhecimento do Wetto vou falar minhas impressões sobre elas:
Como pode ser visto nas fotos, o teclado possui duas keycaps de qualidades diferentes, a da esquerda é a keycap da tecla "esc" que não é iluminada enquanto a da direita é a keycap da seta "up". Sobre a da esquerda, segundo minhas impressões, é uma keycap robusta, bem construída e resistente (tentei apertar e ela praticamente não se deforma) enquanto que a da direita é uma keycap mais frágil, maleável e não passa um bom aspecto de robustez. Como pode ser visto, a keycap da tecla "up" tem as bordas mais finas e é claramente mais "frágil" que a keycap da tecla "esc". Conclusão: Como a maior parte das teclas do Cougar 600k são as não iluminadas posso dizer que o mesmo possui boas keycaps, com exceção das keycaps iluminadas que aparentem fragilidade (mas isso só o tempo dirá). Se o Cougar 700k que possui todas as teclas iluminadas possuir keycaps com a qualidade vista nas keycaps iluminadas do 600k posso dizer que este não me parece uma boa compra e sinceramente não sei porque a OEM utilizou keycaps mais "finas" e de qualidade inferior nas teclas iluminas, talvez fosse necessário uma keycap mais "fina" para que a iluminação do teclado pudesse se propagar melhor, mas isso são só suposições.
Este é meu primeiro teclado mecânico e posso dizer que há sim uma boa diferença entre um teclado mecânico e um de membrana, entretanto, para usuários normais, não recomendo a compra devido ao elevado preço dos teclados mecânicos sendo que, apesar de mais prazerosos, não vão modificar sua performace ou lhe fazer errar menos ou digitar melhor, mas se você passa o dia em frente ao PC ou trabalha digitando muito pode ser uma boa compra, claro dependendo do que você está disposto a gastar. Sobre minhas impressões sobre o Swicth brown eu achei posso dizer que achei ele bem leve (fico imaginando quão leve deve ser o switch red) só estou precisando me acostumar melhor ao perfil "alto" de teclas pois pra quem saiu de um teclado membrado com perfil baixo a diferença é bem grande sendo modificar um pouco a forma de digitar. Qualquer possível problema que aconteça com o teclado esterei informando aqui no fórum.