Quando eu tinha o CM trigger com MX brown eu tinha muitas dores nos dedos após algum tempo jogando. O perfil das teclas mecânicas é bem mais alto que de teclas chicletes o que obriga você fazer um pouco mais de força para acionar a tecla, e como sou programador e ainda jogo bastante ter uma lesão por esforço repetitivo é facinho.
Estou usando de quebra-galho um tecladinho wireless da apple enquanto junto grana pro DS ultimate (talvez eu pegue o expert), acho o da apple perfeito em termos de ergonomia (pelo menos pra mim), agora uma vantagem óbvia do teclado mecânico é a precisão maior em jogos ao apertar teclas, no teclado chicletes é mais fácil apertar uma tecla por engano e também da um banho em durabilidade e facilidade para limpar.
Agora um fato (reforço novamente, "para mim") que me vez mudar de teclado é que o chicletes cansa muito menos os meus dedos nos jogos e digito muito mais rápido nele, também percebi que em reações rápidas em jogos me dou melhor com o chicletes, mas esse sou eu....
Em fóruns por aí afora os teclados mecânicos são endeusados, viraram uma febre mundial, mas para mim não funcionou desta maneira e de vez enquando vejo outros "outliners" igual eu reclamando disso que comentei nestes mesmos fóruns, no caso do Deathstalker, a razer percebeu isso e viu uma possibilidade de um novo mercado, desconheço outros teclados chicletes com foco em games, mas irei procurar antes de faturar o meu.
O da apple, para um de membrana, não é ruim, assim como o deathstalker. Teclados chiclets em geral são uma merda quando são apenas rubber domes low profile, mas se forem scissor switch como os dois que citou até que dão uma bom feedback táctil, e os estabilizadores naturais do switch fazem um ótimo trabalho. Eu só acho ridículo pagar o preço que pedem num deathstalker, se gosta tanto da tecnologia desse tipo de switch, recomendo dar uma olhada no cougar 200K.
Agora, talvez sua experiência com teclados mecânicos apenas não tenha sido grande o suficiente para dizer que não gosta. O que mais tem por aí são switches mecânicos para agradar todos os gostos. Não gosta do profile alto das keycaps típicas de um teclado mecânico comum? Muitos também não. Por isso existem keycaps cherry profile, DSA ou o ainda mais baixo novo profile da cherry, presentes nos teclados cherry MX board 3.0 e 6.0.
Não gosta do travel distance alto da maioria dos switches mecânicos? Sem problemas, adicione o-rings.
Ainda não é o suficiente? Bem, tem o steelseries M800, mecânico, com switches da kailh feitos especialmente para esse caso. Linear, com travel distance minúsculo e teclas low profile, perfeito para esse perfil de usuário.
Aqui o user SouNewbie inclusive reportou a compra dele.
Eu não estou falando em termos objetivos, mas sim subjetivo...
Tipo, na sua opinião pessoal, como que tal switch (que você conhece) parece pra você. Por exemplo, a switch blue como todos sabem parece meio que apertar um botão com um click, você sente a tecla disparando o click, só que me cansou um pouco a mão, achei que precisa de mais força do que eu gostaria de fazer...
E vocês? O que pensam subjetivamente das suas switches?
Tenho muitos teclados, dos cherries tenho com browns, "vintage" brows, blues, greens, clears, Alps tenho creams e od1, tenho dois tipos de buckling springs e um com switch capacitivo da noppoo. Apesar de gostar de praticamente todos, é sempre para os browns que acabo voltando, por ser o meio termo entre todos. Apesar de gostar dos outros, acabo enjoando após alguns meses.
A única coisa que realmente não gosto são de switches lineares. Não gosto de empurrar a tecla até no fundo, e se o switch não tem bump táctil, não tenho como saber se o keypress já registrou ou não.