Sim, mas a plate tem que ser modificada para que isso seja possível, com as plates padrão é impossível mover os tabs que prendem o switch para as laterais o suficiente para que eles destravem e saia o top, com essas plates modificadas torna-se possível pois elas tem espaço extra para esse procedimento, exemplos:
Plate tradicional, note que o quadrado é perfeito e só dá espaço para encaixar o switch. Todos os teclados comerciais padrão seguem esse estilo de buraco pois é mais barato para se produzir em grande escala:
![]()
Plate modificada, essa geralmente é vendida a parte ou em kits DIY para montagem, é possível encontrá-la também vindo de "fábrica" em alguns projetos de entusiástas e/ou teclados mais específicos pra esse público pois o foco é a facilidade na modificação. Repare nos espaços extra que tornam possível a desmontagem do switch:
![]()
Um exemplo do procedimento:
Complementando o que o amigo Harisson disse, o Strafe é ABNT com switches lineares (se estiver comprando ele aqui no Brasil) e o G610 vem em layout ANSI americano e com switches Brown.
O Strafe mesmo o antigo ainda acho um pouco caro. Curti o Masterkeys por ser abnt2 e o modelo compacto, não tem software pra customização mas não ligo muito pra isso. Agora de curiosidade qual o motivo de fazer esse procedimento todo? Quais seriam os benefícios?







