Guia do Teclado Mecânico v3 - Pergunte aqui antes de criar um novo tópico *3G Warning

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Explica aí pra mim, em qual sentido o Cherry MX facilita nas tais "customizações".
Por exemplo os estabilizadores
Cherry style stabilizers are the most common stabilizers out there. They are the preferred stabilizer type as they are easy to mod and have a lot of different options when it comes to mounting styles, colors, and material types.
e perfil de tecla
Most common keycap profile. Considered the standard. Comes with most retail mechanical keyboards you can buy.
 
Mas em que a Kailh peca no switch sendo que o padrão utilizado de encaixe das keycaps e estabilizadores também é MX. :hmm2:
Se a PCB foi construída com legítimos Cherry MX podemos ter certeza que as keycaps e estabilizadores utilizados são MX mas, no caso dos clones é duvidoso. Vou da um exemplo real:

Comprei o P731 na BF que possui Cherry MX Red. Substitui as keycaps do meu CK550 pelo P731 pois, pretendo preservar as teclas originais. Fiquei surpreso pois, as keycaps com estabilizadores não encaixaram corretamente no CK550 porém, todas as keycaps do CK550 encaixaram perfeitamente no P731.

Aém disso, tirei algumas dúvidas sobre o-ring e fui informado que nem todo Kailh é tipo MX
Tipo MX serve em todos, não serve nos Kailh Choc, Box, Romer-G, Outemu tipo Box.
 
Se a PCB foi construída com legítimos Cherry MX podemos ter certeza que as keycaps e estabilizadores utilizados são MX mas, no caso dos clones é duvidoso. Vou da um exemplo real:

Comprei o P731 na BF que possui Cherry MX Red. Substitui as keycaps do meu CK550 pelo P731 pois, pretendo preservar as teclas originais. Fiquei surpreso pois, as keycaps com estabilizadores não encaixaram corretamente no CK550 porém, todas as keycaps do CK550 encaixaram perfeitamente no P731.

Aém disso, tirei algumas dúvidas sobre o-ring e fui informado que nem todo Kailh é tipo MX
Eu não disse que todo Kailh é MX, mas na maioria dos teclados comerciais são os mais utilizados por conta do seu custo, a única ressalva fica pelos Kailh Box, que apenas não permitem o uso de o'rings, mas as keycaps é o mesmo encaixe, algumas modelos de keycaps podem sofrer interferência com o topo do switch.
 
Se a PCB foi construída com legítimos Cherry MX podemos ter certeza que as keycaps e estabilizadores utilizados são MX mas, no caso dos clones é duvidoso. Vou da um exemplo real:

Comprei o P731 na BF que possui Cherry MX Red. Substitui as keycaps do meu CK550 pelo P731 pois, pretendo preservar as teclas originais. Fiquei surpreso pois, as keycaps com estabilizadores não encaixaram corretamente no CK550 porém, todas as keycaps do CK550 encaixaram perfeitamente no P731.

Aém disso, tirei algumas dúvidas sobre o-ring e fui informado que nem todo Kailh é tipo MX

Kailh Box não serve mesmo pois o encaixe da tecla fica dentro de uma caixinha (por isso o nome box). Aliás, Kailh deixou de ser clone faz tempo. Ela está inovando nos seus switchs. Alguns dos melhores switches hoje em dia são kailh. Acho que foi a grana que eles ganharam com a razer que fizeram melhorar o processo.

Sobre não encaixar as keycaps, existe incompatibilidade em diferentes teclados prontos e também depende do estilo do estabilizador (se ele é costar ou não). Teclados prontos não são feitos para serem modificados, os fabricantes utilizam medidas específicas para cada modelo (vide corsair e etc). Eu peguei um hyper x fps alloy (cherry mx blue) e coloquei keycaps gmmk pudim (padrão cherry) e nas teclas de estabilizadores tive problema com o arame batendo na tecla e fazendo a mesma travar. Faz parte. Se utilizasse as teclas oficiais da hyper x provável que não acontecesse.
Mas é fogo ficar refém de keycaps da própria marca sendo que os switchs são cherry.
 
IMG-20201208-172806.jpg


Comprei esse Motospeed GK89 ciente que o Outemu está tendo bastante reclamação, mas, mesmo assim, decidi arriscar, visto que é o único teclado full size sem fio mecânico "blue" a venda no Brasil. Paguei R$ 300 e pouco na Black Friday.

Estou utilizando um set de keycaps da Razer, em PBT doubleshot.

Até o momento (primeiro dia), minha satisfação geral com o teclado é muito boa. Já estava com saudade dessa liberdade dos periféricos sem fio, fica tudo muito mais fácil quando vou jogar e preciso instalar o joystick... e também agora dá pra ficar de boa na sala da TV.

Em relação ao teclado em si, ainda é muito cedo, mas não tenho nada a reclamar. O ponto fraco dele são as caps originais, bem basicas e fininhas, mas agora com esse set ficou bem melhor, muito mais agradável pra digitar e o som também melhorou bastante.

Os estabilizadores (pelo menos na minha unidade) são padrões Cherry, e bem estáveis. Tem bem pouco rattle, daquele que só resolve quando lubrifica. Eu ainda não lubrifiquei, acho que no fim de semana faço isso, ai o som vai ficar bem melhor.

Enfim, se der algum problema vou atualizando, mas estou adorando o tecladinho, eu gosto muito de blue, não tem fio, é até que bonitinho e não custa tão caro.

Vamos ver até quando ele vai durar.

Teste de digitação:

 
Olá pessoal, nesta Black Friday comprei um Xanova XK400 Cherry MX Brown e já estou utilizando ele a 4 dias. O teclado é lindo e muito bom, é de fato o meu primeiro contato com teclado mecânico e sinceramente, achei que seria diferente skskksks. Não senti o "bump" do switch Brown de forma efetiva, ou eu achei que seria mais tátil a percepção dele e ainda por cima, senti algumas teclas dando uma "agarrada", como se quando eu clicasse ela não fosse de maneira lisinha. Não sei é apenas impressão, mas essa questão da agarrada nos cliques tem me incomodado um pouco.
Alguém já passou por isso com um teclado novo ou até mesmo com o XK400? Queria saber se é comum ou se é só eu que fui com uma expectativa além da conta para um teclado mecânico de qualidade kkkk.

E ainda tem a questão de que, como eu estava acostumado a usar teclado de membrana e ele ainda tinha um mini apoio para pulso, eu usando o XK400 que possui teclas flutuantes e não me parece ser um teclado baixo, já no primeiro dia de uso senti meus dedos cansarem pela altura do teclado. Recomendo improvisarem algum apoio para o pulso para aumentar o conforto de utilizar ou comprar a versão RGB dele que vem com apoio para pulso (ou comprar um a parte kkk) que parece ser uma delicinha aproposito. Eu por enquanto dei uma improvisada colocando um sueter dobrado para fazer uma espécie de apoio, mas isso é apenas provisório até eu bolar algo melhor kkkkk.

Tá aí uma foto do apoio improvisado kkkkk
130453751_708370036531098_8451286292542880537_n.jpg
 
Olá pessoal, nesta Black Friday comprei um Xanova XK400 Cherry MX Brown e já estou utilizando ele a 4 dias. O teclado é lindo e muito bom, é de fato o meu primeiro contato com teclado mecânico e sinceramente, achei que seria diferente skskksks. Não senti o "bump" do switch Brown de forma efetiva, ou eu achei que seria mais tátil a percepção dele e ainda por cima, senti algumas teclas dando uma "agarrada", como se quando eu clicasse ela não fosse de maneira lisinha. Não sei é apenas impressão, mas essa questão da agarrada nos cliques tem me incomodado um pouco.
Alguém já passou por isso com um teclado novo ou até mesmo com o XK400? Queria saber se é comum ou se é só eu que fui com uma expectativa além da conta para um teclado mecânico de qualidade kkkk.

E ainda tem a questão de que, como eu estava acostumado a usar teclado de membrana e ele ainda tinha um mini apoio para pulso, eu usando o XK400 que possui teclas flutuantes e não me parece ser um teclado baixo, já no primeiro dia de uso senti meus dedos cansarem pela altura do teclado. Recomendo improvisarem algum apoio para o pulso para aumentar o conforto de utilizar ou comprar a versão RGB dele que vem com apoio para pulso (ou comprar um a parte kkk) que parece ser uma delicinha aproposito. Eu por enquanto dei uma improvisada colocando um sueter dobrado para fazer uma espécie de apoio, mas isso é apenas provisório até eu bolar algo melhor kkkkk.

Tá aí uma foto do apoio improvisado kkkkk
130453751_708370036531098_8451286292542880537_n.jpg

Amigo, essa falta de bump é uma característica dos cherry mx brown. Não é problema do seu teclado não. Os motivos que você citou no seu relato são os motivos pelos quais eu não gosto de cherry mx brown. Ele é pouco tátil para um switch tátil, parece até um switch linear e além disso ele dá umas agarradinhas, parece que tem areia dentro dele.

Eu chamo o switch cherry brown de cherry mx red com defeito hahaha.
 
Sim, Aparentemente este HyperX Red é muito barulhento em relação aos tipo MX (Gateron e Cherry). A partir dos vídeos creio que gateron red é o mais silencioso porém, meu tímpano me diz que ele lubrificou o gateron red

Obrigado. Um teclado caro e super barulhento. Até o meu de 50 reais é super silencioso. Decepcioado com esse teclado Gamer HyperX Alloy Origins Core, RGB, Switch HyperX Red, ABNT2. Sabes um lugar de confiaça onde posso comprar esses o-rings?
 
Bom dia pessoal, gostaria de indicações dos melhores teclados reduzidos, sendo ele mecânico com RGB até o valor de R$500,00.. fico grato.
 
Bom dia pessoal, gostaria de indicações dos melhores teclados reduzidos, sendo ele mecânico com RGB até o valor de R$500,00.. fico grato.
Akko 3087, BlitzWolf® BW-KB1, Cooler Master CK530, Dazz Alpha Red, DREVO BladeMaster TE, DREVO Calibur 71-Key, Ducky One 2 RGB, DURGOD Taurus K320, Motospeed CK61 com Kailh BOX White, Keychron K1, Womier 87.



 
Última edição:

Boa lista. Desses ai eu já tive o Akko, o SK61 e o Womier tá pra chegar. Durgod e Keychron são marcas muitos boas também. Só não compro um Keychron porque é bem provável de ser taxado, já que é a própria fabricante que faz o envio e não sei se eles declaram menos de 50usd, mas queria muito um modelo daqueles 75%.

Recomendo todos.

Inclusive anunciei um SK61 no mercado livre mais barato do que comprar da china. Estou com 3 teclados 60% aqui e resolvi me desfazer dele.
 
Eu gostei MUITO desse teclado da HyperX, sei que o custo x benefício não é o dos melhores mas sou meio emocional nas compras, fora a parada de custo benefício é um bom teclado?


Se vocês conhecem algum que esteja na kabum ou em outro site de confiança nessa faixa de preço que seja melhor fico grato pela indicação.
 
Última edição:
Encontrei um Razer Hunstman full size (Purple otico) a venda no Mercado Livre por R$ 400 (usado). Achei muito estranho mas resolvi arriscar.

Pois bem, não é que chegou tudo certinho? Teclado funcionando perfeitamente, tudo ótimo. A única coisa é que ele estava meio sujo, mas já dei aquela limpeza rigorosa.

O Hunstman full size, (não Tournament) bem com caps em ABS, mas eu já troquei por um jogo da própria Razer em PBT e ficou show de bola.

Um teclado espetacular, novinho, sem nenhum detalhe, que me saiu por R$ 400.

Muito bom!

Em breve faço um pequeno review e posto algumas fotos e vídeo do teste de digitação.

Mas já de cara já percebi que ele é bem rápido, digitando de boa já bateu 120 PWM.

Aqui uma foto dele ainda sujo, recém chegado:

111.jpg
 
Última edição:
Olá pessoal, nesta Black Friday comprei um Xanova XK400 Cherry MX Brown e já estou utilizando ele a 4 dias. O teclado é lindo e muito bom, é de fato o meu primeiro contato com teclado mecânico e sinceramente, achei que seria diferente skskksks. Não senti o "bump" do switch Brown de forma efetiva, ou eu achei que seria mais tátil a percepção dele e ainda por cima, senti algumas teclas dando uma "agarrada", como se quando eu clicasse ela não fosse de maneira lisinha. Não sei é apenas impressão, mas essa questão da agarrada nos cliques tem me incomodado um pouco.
Alguém já passou por isso com um teclado novo ou até mesmo com o XK400? Queria saber se é comum ou se é só eu que fui com uma expectativa além da conta para um teclado mecânico de qualidade kkkk.

Eu comprei meu Pulsar XK400 Cherry MX Brown e deve chegar essa semana, confesso que me deu um aperto no coração ler seu post porque me encontro na mesma situação que você: acabei de sair dos teclados de membrana de notebook e estou indo pro meu primeiro mecanico. Escolhi o switch brown justamente para ter um feedback tátil e porque queria algo silencioso. Assim que eu testar o meu te dou um retorno da minha experiência, espero que seja apenas questão de adaptação!
 
Eu gostei MUITO desse teclado da HyperX, sei que o custo x benefício não é o dos melhores mas sou meio emocional nas compras, fora a parada de custo benefício é um bom teclado?


Se vocês conhecem algum que esteja na kabum ou em outro site de confiança nessa faixa de preço que seja melhor fico grato pela indicação.

Eu ganhei esse teclado Gamer HyperX Alloy Origins Core, RGB, Switch HyperX Red, ABNT2. Eu não curti pois ele faz muito barulho em relação a um teclado sem fio que veio em conjunto com um mouse sem fio, que eu devo ter pago na faixa de uns 100 reais. Fora o barulho, ele não tem as teclas numérica na extremidade direita dele, o que me prejudica muito. Mas se esses dois pontos não te incomodarem, pode pegar ele.
 
Amigo, essa falta de bump é uma característica dos cherry mx brown. Não é problema do seu teclado não. Os motivos que você citou no seu relato são os motivos pelos quais eu não gosto de cherry mx brown. Ele é pouco tátil para um switch tátil, parece até um switch linear e além disso ele dá umas agarradinhas, parece que tem areia dentro dele.

Eu chamo o switch cherry brown de cherry mx red com defeito hahaha.

Qual seu preferido quando se fala em brown?
 
IMG-20201208-172806.jpg


Comprei esse Motospeed GK89 ciente que o Outemu está tendo bastante reclamação, mas, mesmo assim, decidi arriscar, visto que é o único teclado full size sem fio mecânico "blue" a venda no Brasil. Paguei R$ 300 e pouco na Black Friday.

Estou utilizando um set de keycaps da Razer, em PBT doubleshot.

Até o momento (primeiro dia), minha satisfação geral com o teclado é muito boa. Já estava com saudade dessa liberdade dos periféricos sem fio, fica tudo muito mais fácil quando vou jogar e preciso instalar o joystick... e também agora dá pra ficar de boa na sala da TV.

Em relação ao teclado em si, ainda é muito cedo, mas não tenho nada a reclamar. O ponto fraco dele são as caps originais, bem basicas e fininhas, mas agora com esse set ficou bem melhor, muito mais agradável pra digitar e o som também melhorou bastante.

Os estabilizadores (pelo menos na minha unidade) são padrões Cherry, e bem estáveis. Tem bem pouco rattle, daquele que só resolve quando lubrifica. Eu ainda não lubrifiquei, acho que no fim de semana faço isso, ai o som vai ficar bem melhor.

Enfim, se der algum problema vou atualizando, mas estou adorando o tecladinho, eu gosto muito de blue, não tem fio, é até que bonitinho e não custa tão caro.

Vamos ver até quando ele vai durar.

Teste de digitação:



Dúvida: ele consegue configurar em mais de um dispositivo? Por exemplo, se ele tem o dongle de USB e pelo bluetooth ele consegue conectar com outro dispositivo. Pergunto pois a idéia seria deixar o dongle no PS4 e quando eu precisasse usar no PC só ativar o bluetooth (eu tenho um mouse G603 da Logitech que funciona dessa forma).
 
Dúvida: ele consegue configurar em mais de um dispositivo? Por exemplo, se ele tem o dongle de USB e pelo bluetooth ele consegue conectar com outro dispositivo. Pergunto pois a idéia seria deixar o dongle no PS4 e quando eu precisasse usar no PC só ativar o bluetooth (eu tenho um mouse G603 da Logitech que funciona dessa forma).
Não! Sem Bluetooth infelizmente.
 
Última edição:
Bom dia
Gostaria da opinião de vocês
Até 500 conto, o melhor teclado tkl, rgb, com switch red, e no br que consigo é o CK530?
Importando as portas se abrem mas sinceramente não estou afim de importar.
Aproveitando, alguém conhece os switches da marca Ajazz? São bons?
 
Última edição:
Pessoal, o que dizem sobre o redragon surara pro, Switches: Outemu V-Ópticos.

Esses Switches Ópticos são bons? vale 350 reais?

não sei se pego esse Redragon ou economizo 100 reais indo no dazz alpha red, não queria gastar muito.
 
Minhas impressões depois de quase um mês com meu 1° teclado mecânico, o Sharkoon SKG3 (ABNT Full Size, Kahil Brown).

Contras (nem tão contras assim):
-É enorme, entra no limite do compartimento maior da mochila, mas cabe, e agora ele vive lá dentro, só tiro pra usar no trampo.
-É pesado, quase 1,5 kg, mas sinceramente quase não percebo na mochila, achei que seria pior.
-As configs da iluminação (que mantenho tudo branco e no mínimo) às vezes voltam sozinhas pro padrão (padrão cabaré), e ainda não aprendi a configurar só pelos atalhos (já que não posso instalar nenhum software nas workstations do trampo).

Prós:
-É muito, mas muito tranquilizador digitar nesse teclado, pq ele sempre funciona do mesmo jeito, é previsível e estável. Eu digito muito rápido com todos os
dedos (fiz datilografia no século passado, sim tô velho), nos teclados de membrana é comum dar miss e ter que "ficar pensando" pra apertar um pouco mais forte as teclas moles, mas no teclado mecânico simplesmente me despreocupo e concentro no texto, pq sei que vai sair certinho. Não me fez digitar mais rápido mas certamente tô errando e tendo que voltar corrigir (muito) menos, e só isso faz render muito mais.
-Com exceção da patroa que reclamou do barulho quando testei em casa, no trampo ninguém disse nada (e já tinham reclamado de um colega com um Cherry Blue). Como só uso no trampo, sem conflitos conjugais portanto.
-Tô gostando demais do Kahil Brown, mas como é meu primeiro teclado mecânico não tenho base de comparação. Achei estranho no início, meio macio demais (esperava um cliquezinho ou um pouco mais de resistência), mas me adaptei e agoraq acho perfeito.
-Quando bate forte e fundo na tecla sai um barulhinho metálico (tipo uma mola vibrando) que é extremamente satisfatório, mas não é alto nem incomoda ninguém.
-Teclas iluminadas são incríveis, principalmente pra mim que trabalho na caverna do Batman. É o tipo de coisa que nunca senti falta por nunca ter usado antes, e agora me pergunto como vivi tanto tempo sem. A iluminação mínima poderia ser mais mínima do que dá pra configurar (queria só um tênue brilho), mas tá bom.
-O cabo trançado reforçado dá uma sensação de resistência ótima. É até bom ter cabo pq se fosse wireless já teria esquecido o transmissor (como já esqueci 2x em menos de 01 mês o transmissor do mouse que comprei junto).
 
Aquele meu Riotoro Prisma RGB Brown chegou e estou gostando bastante. O barulhinho e a sensação de digitação é bem agradável! :D

Como ele não é ABNT, a única coisa que me incomoda é que se estou usando o padrão BR, as teclas digitadas "não alfa-numéricas" não correspondem ao que tá "impresso".
Como sou programador, preciso usar muito as teclas '{', '[', '\', etc. Por exemplo, '\' no padrão BR é ALT + 92 e ALT GR + W para o '?'.

Acho que a solução mais simples é ficar trocando de ABNT para ENG conforme necessário. :)
Só estou preocupado que eu posso não me acostumar com nenhum padrão se ficar trocando toda hora.
 
Minhas impressões depois de quase um mês com meu 1° teclado mecânico, o Sharkoon SKG3 (ABNT Full Size, Kahil Brown).

Contras (nem tão contras assim):
-É enorme, entra no limite do compartimento maior da mochila, mas cabe, e agora ele vive lá dentro, só tiro pra usar no trampo.
-É pesado, quase 1,5 kg, mas sinceramente quase não percebo na mochila, achei que seria pior.
-As configs da iluminação (que mantenho tudo branco e no mínimo) às vezes voltam sozinhas pro padrão (padrão cabaré), e ainda não aprendi a configurar só pelos atalhos (já que não posso instalar nenhum software nas workstations do trampo).

Prós:
-É muito, mas muito tranquilizador digitar nesse teclado, pq ele sempre funciona do mesmo jeito, é previsível e estável. Eu digito muito rápido com todos os
dedos (fiz datilografia no século passado, sim tô velho), nos teclados de membrana é comum dar miss e ter que "ficar pensando" pra apertar um pouco mais forte as teclas moles, mas no teclado mecânico simplesmente me despreocupo e concentro no texto, pq sei que vai sair certinho. Não me fez digitar mais rápido mas certamente tô errando e tendo que voltar corrigir (muito) menos, e só isso faz render muito mais.
-Com exceção da patroa que reclamou do barulho quando testei em casa, no trampo ninguém disse nada (e já tinham reclamado de um colega com um Cherry Blue). Como só uso no trampo, sem conflitos conjugais portanto.
-Tô gostando demais do Kahil Brown, mas como é meu primeiro teclado mecânico não tenho base de comparação. Achei estranho no início, meio macio demais (esperava um cliquezinho ou um pouco mais de resistência), mas me adaptei e agoraq acho perfeito.
-Quando bate forte e fundo na tecla sai um barulhinho metálico (tipo uma mola vibrando) que é extremamente satisfatório, mas não é alto nem incomoda ninguém.
-Teclas iluminadas são incríveis, principalmente pra mim que trabalho na caverna do Batman. É o tipo de coisa que nunca senti falta por nunca ter usado antes, e agora me pergunto como vivi tanto tempo sem. A iluminação mínima poderia ser mais mínima do que dá pra configurar (queria só um tênue brilho), mas tá bom.
-O cabo trançado reforçado dá uma sensação de resistência ótima. É até bom ter cabo pq se fosse wireless já teria esquecido o transmissor (como já esqueci 2x em menos de 01 mês o transmissor do mouse que comprei junto).
Show de bola! Eu comecei a gostar do RGB, mas os fogos de artifício eu uso mais pra impressionar uma visita. No trabalho eu prefiro e efeito "permanente" ou com uma só cor. Existem 9 cores permanentes, mas podem ter seu RGB mudado para uma cor personalizada. No SKG3 também deve ter esse recurso.
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo