• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Guia para iniciantes/discussões sobre mineração - Regras no 1º post

Boa tarde!

Também sou novo na mineração e vim pelos mesmos motivos que você apresentou.

Estou com uma RX 6600 (não é a XT) e estou conseguindo 28 mh/s com ela, ou seja, a sua pode melhorar...

261243294_4194994163940550_8617905618962424696_n.jpg


261988800_4706221162828273_5190154792676704161_n.jpg


Uma coisa que percebi, é que diminuindo a frequencia máxima (MHz) para 1200 conforme consta na imagem, diminuiu bem o consumo e a temperatura e não impactou no hashrate... Isso é normal?

Então, na verdade seu resultado não está igual ao meu. O que acontece é que vc também tá minerando usando o processador, o que NÃO compensa de forma alguma (muito consumo pra pouca velocidade de mineração). Esse gerenciador do Nicehash automaticamente inicia a mineração com o processador e placa de vídeo. O resultado que falei é usando apenas a placa de vídeo. Provavelmente se vc parar a mineração com o processador, seu resultado vai baixar uns 2 mh/s. mais ou menos
Aliás, te recomendo fazer isso, a não ser que vc não pague a conta de luz e esteja cagando para quem paga. :haha:

Ueh o macete é justamente ajustar um overclock, ou pelo menos ajustar o core clock da placa para diminuir consumo/temperatura, minerar ETH com a GPU em stock em 90% das vezes você vai estar forçando a placa de graça, é só olhar o exemplo do colega acima, agora para ganhar desempenho tem que fazer overclock na memória.

@Alexandre B T N Sim, isso é normal e é uma caracteristica do algoritmo ethash, ele não depende tanto de core clock alto, porem usa muito a memória e seu controlador.
Editando o post pra retirar uma besteira que falei do exemplo do colega....

Só não entendi uma coisa... Deixando a VGA em stock eu tô forçando mais do que fazendo overclock (ou seja, clocks acima do normal)? Não me parece fazer muito sentido. O Nicehash quando minera ele faz algum tipo de overclock automático?
A mineração não sofre muito efeito pela velocidade da GPU? Eu poderia diminuir e fazer undervolt na GPU e concentrar os esforços na memória? Seria melhor?

O ruim é que sou meio medroso pra overclockar memória da VGA. Já fiz muito em processador e até em memória ram no passado. Agora, em VGA eu nunca fui muito adepto até pelos ganhos na prática (me refiro a jogos agora) serem muito baixos.
 
Última edição:
Então, na verdade seu resultado não está igual ao meu. O que acontece é que vc também tá minerando usando o processador, o que NÃO compensa de forma alguma (muito consumo pra pouca velocidade de mineração). Esse gerenciador do Nicehash automaticamente inicia a mineração com o processador e placa de vídeo. O resultado que falei é usando apenas a placa de vídeo. Provavelmente se vc parar a mineração com o processador, seu resultado vai baixar uns 2 mh/s. mais ou menos
Aliás, te recomendo fazer isso, a não ser que vc não pague a conta de luz e esteja cagando para quem paga. :haha:



Então, o exemplo do colega acima não é muito referência porque o processador dele também tá sendo usado na mineração. O meu resultado aqui é apenas da VGA.

Só não entendi uma coisa... Deixando a VGA em stock eu tô forçando mais do que fazendo overclock (ou seja, clocks acima do normal)? Não me parece fazer muito sentido. O Nicehash quando minera ele faz algum tipo de overclock automático?
A mineração não sofre muito efeito pela velocidade da GPU? Eu poderia diminuir e fazer undervolt na GPU e concentrar os esforços na memória?

O ruim é que sou meio medroso pra overclockar memória da VGA. Já fiz muito em processador e até em memória ram no passado. Agora, em VGA eu nunca fui muito adepto até pelos ganhos na prática (me refiro a jogos agora) serem muito baixos.
Meu processador não tá sendo usado. Os 29MH/s são só da placa msm.

Na verdade terá que fazer o contrário do que faria para jogos. Terá que diminuir o core clock (isso por si só já reduz muito o consumo / temperatura da placa), porém terá que aumentar o uso da memória da placa para melhorar o MH/s.

Caso não mexa em nenhuma configuração da placa, ela trabalhará com o clock normal dela e isso por si só fará ela gastar muita energia e essa energia gasta não será transformada em MH/s.
 
Última edição:
Meu processador não tá sendo usado. Os 29MH/s são só da placa msm.

Na verdade terá que fazer o contrário do que faria para jogos. Terá que diminuir o core clock (isso por si só já reduz muito o consumo / temperatura da placa), porém terá que aumentar o uso da memória da placa para melhorar o MH/s.

Caso não mexa em nenhuma configuração da placa, ela trabalhará com o clock normal dela e isso por si só fará ela gastar muita energia e essa energia gasta não será transformada em MH/s.

Ah, desculpa então. Tive essa impressão porque apareceu ali no dashboard, mas fui conferir aqui e aparece o CPU, mesmo que ele não esteja minerando. Foi mal...:feelbad:

Aumentar o uso da memória que vc fala é o clock? Vc aumentou em quanto aí em relação a configuração original?
 
Ah, desculpa então. Tive essa impressão porque apareceu ali no dashboard, mas fui conferir aqui e aparece o CPU, mesmo que ele não esteja minerando. Foi mal...:feelbad:

Aumentar o uso da memória que vc fala é o clock? Vc aumentou em quanto aí em relação a configuração original?
Isso msm. A configuração inicial da memória na minha RX 6600 veio 1750 e eu setei a 1900 e melhorou bastante.

Já o core clock que stock é 1792 eu baixei pra 900. (Essa parte pra mim que é a crucial, pois é onde baixa consumo e temperatura da placa.)
 
Pra quem é bem amador (só 1 pc normal ligado com 1 placa de vídeo), até que ponto o consumo das demais peças impactariam o rendimento do processo.

A RX 6600 com média de 28,6 MH/s deve render uma média de R$300,00 mensais;

Analisando unicamente pelo cenário da placa (consumo de 60w), fica favorável. Mas meu receio é do restante do kit acabar consumindo muito e os R$300,00 ficarem na conta de energia...

Alguém saberia me dizer qual seria o consumo dos demais itens praticamente em iddle enquanto a VGA minera? (Ryzen 5 3600, B450m Aorus, SSD NVME 1tb, HD 2tb, 16gb ddr4, 12 fans no gabinete e uma fonte CX 550W);

to mineirando faz uns 10 dias no maximo e tinha esse medo tb. Comecei mineirando CPU e GPU e logo deixei de lado CPU pq prejudica as temps da placa de video..

Comprei um plug de tomada Positivo 10A que mostra o consumo na parede

105W só a placa (medido no hiveOS ou limitando Power Limit no Windows pro app nicehash) e Total no App tá batendo 185W na parede

Acho que todo o resto do hardware puxa uns 60W (PC da assinatura) e uns 20W fica variando pra mais ou menos no app da positivo e é perdido pela fonte pela carga ser muito baixa/calor/etc

Leitura do app:

Consumo 1576 (mA)
Potencia 186.6 (W)
Tensao 119 (V)

O ryzen é muito eficiente em termos de energia, talvez se fosse um intel antigo "K" desbloqueado vc devesse se preocupar com ele em idle
 
Isso msm. A configuração inicial da memória na minha RX 6600 veio 1750 e eu setei a 1900 e melhorou bastante.

Já o core clock que stock é 1792 eu baixei pra 900. (Essa parte pra mim que é a crucial, pois é onde baixa consumo e temperatura da placa.)

Entendi... Bom, se é a única solução, preciso tomar coragem e fazer overclock nas memórias então ou deixar como está mesmo.
Só de curiosidade, vc chegou a verificar a temperatura do hotspot com e sem overclock nas memórias?

O ryzen é muito eficiente em termos de energia, talvez se fosse um intel antigo "K" desbloqueado vc devesse se preocupar com ele em idle

Pois eu acho o Ryzen uma porcaria nisso (sem comparar com os Intel modernos porque não sei como são) que vc falou. O meu aqui sempre fica com clocks altos em idle. Aqui uso o Ryzen Master pra obrigar o processador a ficar com clock baixo. Uso o PC com os núcleos limitados em 600mhz com undervolt quando não estou fazendo nada ou mesmo navegando, enquanto minero.
 
to mineirando faz uns 10 dias no maximo e tinha esse medo tb. Comecei mineirando CPU e GPU e logo deixei de lado CPU pq prejudica as temps da placa de video..

Comprei um plug de tomada Positivo 10A que mostra o consumo na parede

105W só a placa (medido no hiveOS ou limitando Power Limit no Windows pro app nicehash) e Total no App tá batendo 185W na parede

Acho que todo o resto do hardware puxa uns 60W (PC da assinatura) e uns 20W fica variando pra mais ou menos no app da positivo e é perdido pela fonte pela carga ser muito baixa/calor/etc

Leitura do app:

Consumo 1576 (mA)
Potencia 186.6 (W)
Tensao 119 (V)

O ryzen é muito eficiente em termos de energia, talvez se fosse um intel antigo "K" desbloqueado vc devesse se preocupar com ele em idle
Muito obrigado pela contribuição. Imaginei nessa faixa de 60w a 90w pro PC em idle TB.

Como minha placa mãe e gabinete tem espaço para duas placas, resolvi "investir" e peguei uma 6700 XT na Black Friday. Daí esse consumo em idle fica com o custo diluído para as duas placas trabalhando.

Pelas minhas contas vai ficar:

*90w idle do sistema como um todo (as vezes uso o PC para atividades do trabalho, principalmente word);
*60w RX 6600;
*100w RX 6700 XT;

Total 250w para minha CX 550w trabalhar.
 
Muito obrigado pela contribuição. Imaginei nessa faixa de 60w a 90w pro PC em idle TB.

Como minha placa mãe e gabinete tem espaço para duas placas, resolvi "investir" e peguei uma 6700 XT na Black Friday. Daí esse consumo em idle fica com o custo diluído para as duas placas trabalhando.

Pelas minhas contas vai ficar:

*90w idle do sistema como um todo (as vezes uso o PC para atividades do trabalho, principalmente word);
*60w RX 6600;
*100w RX 6700 XT;

Total 250w para minha CX 550w trabalhar.

é bem isso msm...

Pegando uma carga de 50% da potencia nominal da fonte começa a trabalhar melhor em eficiencia e não perde tanto como em carga baixa

Se você fosse pro hiveOS ou outro mineirador de linux daria pra botar undervolt em Core/Memoria mais agressivo e diminuir um pouco o consumo e temperaturas, mas daí fica sem computador pra mexer rs

Aqui eu nem monitor conecto mais, ligando no hiveOS pra mineirar
 
Entendi... Bom, se é a única solução, preciso tomar coragem e fazer overclock nas memórias então ou deixar como está mesmo.
Só de curiosidade, vc chegou a verificar a temperatura do hotspot com e sem overclock nas memórias?
Na prática aqui não mudou a temperatura se ficar a 1750 ou 1900;

O que observei q altera bem a temperatura das memórias é a velocidade da Fan;

Quando deixei no automático a placa marcava que estava abaixo de 60 graus mas as memórias ficavam acima de 90 graus; Depois q setei para as fans trabalharem fixas a 50% de rotação a temperatura da placa caiu para 50 graus e as memórias 82 graus. Daí mudei as fans para 60%, a placa manteve 50 graus, mas as memórias caíram pra 78 graus. Fiquei nessa última configuração.
 
Na prática aqui não mudou a temperatura se ficar a 1750 ou 1900;

O que observei q altera bem a temperatura das memórias é a velocidade da Fan;

Quando deixei no automático a placa marcava que estava abaixo de 60 graus mas as memórias ficavam acima de 90 graus; Depois q setei para as fans trabalharem fixas a 50% de rotação a temperatura da placa caiu para 50 graus e as memórias 82 graus. Daí mudei as fans para 60%, a placa manteve 50 graus, mas as memórias caíram pra 78 graus. Fiquei nessa última configuração.

É, as temperaturas ficam bem altas em relação ao que fica aqui com minha placa em stock. Mas tá perfeitamente dentro do aceitável, ainda mais com overclock.
 
É, as temperaturas ficam bem altas em relação ao que fica aqui com minha placa em stock. Mas tá perfeitamente dentro do aceitável, ainda mais com overclock.
Faça um teste de desempenho e temperatura usando a configuração recomendada no site da Nicehash para o modelo RX 6600 XT:



Modelo Core ClockMemory ClockPerformance Esperada (DaggerHashimoto)

RX 6600 XT1250 2150 or 1075**76531 MH/s

 
Então, na verdade seu resultado não está igual ao meu. O que acontece é que vc também tá minerando usando o processador, o que NÃO compensa de forma alguma (muito consumo pra pouca velocidade de mineração). Esse gerenciador do Nicehash automaticamente inicia a mineração com o processador e placa de vídeo. O resultado que falei é usando apenas a placa de vídeo. Provavelmente se vc parar a mineração com o processador, seu resultado vai baixar uns 2 mh/s. mais ou menos
Aliás, te recomendo fazer isso, a não ser que vc não pague a conta de luz e esteja cagando para quem paga. :haha:


Editando o post pra retirar uma besteira que falei do exemplo do colega....

Só não entendi uma coisa... Deixando a VGA em stock eu tô forçando mais do que fazendo overclock (ou seja, clocks acima do normal)? Não me parece fazer muito sentido. O Nicehash quando minera ele faz algum tipo de overclock automático?
A mineração não sofre muito efeito pela velocidade da GPU? Eu poderia diminuir e fazer undervolt na GPU e concentrar os esforços na memória? Seria melhor?

O ruim é que sou meio medroso pra overclockar memória da VGA. Já fiz muito em processador e até em memória ram no passado. Agora, em VGA eu nunca fui muito adepto até pelos ganhos na prática (me refiro a jogos agora) serem muito baixos.

Overclock seria uma palavra não 100% correta quando se fala em ajustar a placa para minerar um certo algoritmo, talvez o correto seria mais ajuste mesmo, porque tirando o overclock de memória, o mais importante para eficiência da GPU é achar no core clock/undervolt certo, assim tu economiza energia e diminui consideravelmente o calor gerado e dissipado pela GPU, ou seja melhorando a eficiência e diminuindo por consequência o desgaste da placa.

E sim, cada algoritmo é de um jeito, mas, como falei anteriormente, o ethash, que é o que usamos para o Ethereum não necessita de core clock basicamente, ele usa e abusa das memórias, mas faz pouco uso o core da placa, então, você por não fazer overclock nas memórias da placa, mas, underclock/undervolt não tem motivos para não fazer, são só vantagens, você pode tentar seguir o site do Juliano Caju, ele faz um bom trabalho de testes de placas e overclocks (ajustes) básicos de cada uma delas, se tem medo, não mexa na memória num primeiro momento, vá testando apenas diminuir o consumo da placa.


NiceHash só faz overclock automático se usar o Quickminer.
 
Valeu pessoal. Fiz uns ajustes aqui e acho que cheguei num bom ponto. Underclock de quase 70% na GPU e overclock de 10% nas memórias.

Faça um teste de desempenho e temperatura usando a configuração recomendada no site da Nicehash para o modelo RX 6600 XT:



Modelo Core ClockMemory ClockPerformance Esperada (DaggerHashimoto)

RX 6600 XT1250 2150 or 1075**76531 MH/s


Ajustei aqui pelo Catalyst e coloquei o mínimo possível que o programa permite na GPU (782mhz ou 31% da velocidade máxima ) e tomando coragem fiz um over de 10% nas memórias. A velocidade pulou dos 28.7 para 31.5mh/s. O consumo da placa pelo programa que era de 100w caiu para 63 w.

Overclock seria uma palavra não 100% correta quando se fala em ajustar a placa para minerar um certo algoritmo, talvez o correto seria mais ajuste mesmo, porque tirando o overclock de memória, o mais importante para eficiência da GPU é achar no core clock/undervolt certo, assim tu economiza energia e diminui consideravelmente o calor gerado e dissipado pela GPU, ou seja melhorando a eficiência e diminuindo por consequência o desgaste da placa.

E sim, cada algoritmo é de um jeito, mas, como falei anteriormente, o ethash, que é o que usamos para o Ethereum não necessita de core clock basicamente, ele usa e abusa das memórias, mas faz pouco uso o core da placa, então, você por não fazer overclock nas memórias da placa, mas, underclock/undervolt não tem motivos para não fazer, são só vantagens, você pode tentar seguir o site do Juliano Caju, ele faz um bom trabalho de testes de placas e overclocks (ajustes) básicos de cada uma delas, se tem medo, não mexa na memória num primeiro momento, vá testando apenas diminuir o consumo da placa.


NiceHash só faz overclock automático se usar o Quickminer.

Sim, underclock eu sei que não tem problema. Meu medo é overclock mesmo. Mas fiz... Fiz um underclock pra frequência mínima permitida da GPU (que é 31% da máxima). Tentei baixar mais, mas o programa não deixou. Depois, tomei coragem aqui e fiz um overclock de 10% nas memórias. Tudo isso pelo Catalyst mesmo. O programa permite até 20% de overclock nas memórias, mas prefiro não arriscar.

Se os dados do programa da AMD estão corretos, o consumo da placa caiu de 100w para 63w e a velocidade de mineração pelo Nicehash subiu de 28.7 para 31.5 mh/s. Não sabia que só contava as memórias pra minerar ETH e BTC. Quando apenas baixei o clock da GPU, realmente não mudou nada a velocidade de mineração.
Acho que agora não tenho mais o que fazer, a não ser overclockar as memórias em 20% (máximo que o programa da AMD permite) ou deixar em 10% como está (que é o que irei fazer por enquanto).

Fazendo tudo isso as temperaturas baixaram ainda mais. 51 graus na GPU e 54 graus no hotspot e olha que tá um dia meio abafado aqui.
 
to mineirando faz uns 10 dias no maximo e tinha esse medo tb. Comecei mineirando CPU e GPU e logo deixei de lado CPU pq prejudica as temps da placa de video..

Comprei um plug de tomada Positivo 10A que mostra o consumo na parede

105W só a placa (medido no hiveOS ou limitando Power Limit no Windows pro app nicehash) e Total no App tá batendo 185W na parede

Acho que todo o resto do hardware puxa uns 60W (PC da assinatura) e uns 20W fica variando pra mais ou menos no app da positivo e é perdido pela fonte pela carga ser muito baixa/calor/etc

Leitura do app:

Consumo 1576 (mA)
Potencia 186.6 (W)
Tensao 119 (V)

O ryzen é muito eficiente em termos de energia, talvez se fosse um intel antigo "K" desbloqueado vc devesse se preocupar com ele em idle
Hoje peguei um medidor de consumo na parede emprestado e cheguei aos seguintes resultados:

PC idle sem minerar com as 12 Fans trabalhando com led desligado: +/- 80W;

PC Minerando com as 12 Fans trabalhando com led desligado: +/- 140W;

A placa RX 6600 pelo Radeon Software está marcando uso de 57W na mineração, então os resultados estão bem condizentes.

Cheguei a desligar as Fans e reduziu cerca de 20W, porém a temperatura das memórias subiram consideravelmente, daí achei que não valia a pena a redução no consumo x aumento da temperatura do gabinete; (Esse resultado com todos os leds das Fans já desligados, pois com eles funcionando o consumo aumentava uns 30W);

Essa diferença de 60W full time gasta pela placa, fica correspondente a 43,2 kWh/mês. Aqui em MG o kWh está na faixa de R$1,2 para cada kWh, portanto, a RX 6600 consumiria cerca de R$51,84; A placa minerando tá fazendo pouco mais de R$10,00 por dia; Fazendo uma conta simples, descontando R$300,00 da mineração por R$50,00 da energia elétrica, ficaria um saldo de R$250,00 mensais para cada RX6600 minerando;

Porém, se analisarmos a máquina como um todo e embutirmos o custo do PC todo minerando, os 140W no final do mês representaria 100,8 kWh/mês, calculando com o R$1,2 por kWh, totalizaria cerca de R$120,96 na conta de luz no final do mês. Daí subtraindo esse valor do arrecadado na mineração (R$300 - R$120), chegaríamos ao saldo de R$180,00 mensais;

A minha meta é que a placa se pague, portanto a matemática que fiz é a seguinte:

R$3372,12 (valor da placa) / R$180,00 mensais = 18,73

A placa terá que minerar cerca de 19 meses para recuperar o valor gasto nela.


Adendo:

Como o valor do PC ligado seria, em tese, o mesmo para 1 ou mais placas e na blackfriday consegui boletar uma R$6700XT por R$5300,00 na Pichau, acabei decidindo comprar ela e colocar para minerar também, daí a expectativa é que essa placa se pague com bem menos tempo:

A RX6700 XT consome cerca de 100W (72kWh/mês) e rende cerca de R$16,00/dia. Daí no final do mês ficaria R$480,00 da mineração - R$86,40 da conta de luz (72kWh x R$1,2) = R$393,60

R$5300 (valor da placa) / R$393,60 mensais = 13,46

A placa se pagaria após cerca de 13 meses;


Enfim, se a mineração não entrar em colapso nos próximos 18 meses eu devo recuperar a grana que investi e terei a disposição um baita PC Gamer. Caso dê tudo errado eu vendo o Ps5 para abater o prejuízo e volto a jogar no PC, rsrs.
 
Hoje peguei um medidor de consumo na parede emprestado e cheguei aos seguintes resultados:

PC idle sem minerar com as 12 Fans trabalhando com led desligado: +/- 80W;

PC Minerando com as 12 Fans trabalhando com led desligado: +/- 140W;

A placa RX 6600 pelo Radeon Software está marcando uso de 57W na mineração, então os resultados estão bem condizentes.

Cheguei a desligar as Fans e reduziu cerca de 20W, porém a temperatura das memórias subiram consideravelmente, daí achei que não valia a pena a redução no consumo x aumento da temperatura do gabinete; (Esse resultado com todos os leds das Fans já desligados, pois com eles funcionando o consumo aumentava uns 30W);

Essa diferença de 60W full time gasta pela placa, fica correspondente a 43,2 kWh/mês. Aqui em MG o kWh está na faixa de R$1,2 para cada kWh, portanto, a RX 6600 consumiria cerca de R$51,84; A placa minerando tá fazendo pouco mais de R$10,00 por dia; Fazendo uma conta simples, descontando R$300,00 da mineração por R$50,00 da energia elétrica, ficaria um saldo de R$250,00 mensais para cada RX6600 minerando;

Porém, se analisarmos a máquina como um todo e embutirmos o custo do PC todo minerando, os 140W no final do mês representaria 100,8 kWh/mês, calculando com o R$1,2 por kWh, totalizaria cerca de R$120,96 na conta de luz no final do mês. Daí subtraindo esse valor do arrecadado na mineração (R$300 - R$120), chegaríamos ao saldo de R$180,00 mensais;

A minha meta é que a placa se pague, portanto a matemática que fiz é a seguinte:

R$3372,12 (valor da placa) / R$180,00 mensais = 18,73

A placa terá que minerar cerca de 19 meses para recuperar o valor gasto nela.


Adendo:

Como o valor do PC ligado seria, em tese, o mesmo para 1 ou mais placas e na blackfriday consegui boletar uma R$6700XT por R$5300,00 na Pichau, acabei decidindo comprar ela e colocar para minerar também, daí a expectativa é que essa placa se pague com bem menos tempo:

A RX6700 XT consome cerca de 100W (72kWh/mês) e rende cerca de R$16,00/dia. Daí no final do mês ficaria R$480,00 da mineração - R$86,40 da conta de luz (72kWh x R$1,2) = R$393,60

R$5300 (valor da placa) / R$393,60 mensais = 13,46

A placa se pagaria após cerca de 13 meses;


Enfim, se a mineração não entrar em colapso nos próximos 18 meses eu devo recuperar a grana que investi e terei a disposição um baita PC Gamer. Caso dê tudo errado eu vendo o Ps5 para abater o prejuízo e volto a jogar no PC, rsrs.

não poe fans na conta de energia porque o beneficio delas é muito maior... nos testes deixando só 1 fan eu acabava ligando ventilador emcima do gabinete no desespero da junction da VRAM em 90ºC vemelho no GUI do hiveos - e o ventilador é mais de 100W kkkkk

Aqui eu já tinha 2 fans de 14cm pra socar ar frio embaixo da placa de video e pus um noctua 1700 rpm puxando ar do FUMA2 pra exaustão. Em 61% dá pra ver que passa mais ar na traseira da GPU do que na fan traseira de exaustao do gabinete, então tá bem direcionado

só não posso deixar muito alto o RPM das 2x14cm porque sem ar condicionado tem dias que joga ar quente pra dentro e a CPU esquentando esquenta tudo junto ao msm tempo

--

Sobre a conta de Energia: Aqui em SP eu economizei 2 meses e paguei, sei lá, 60 reais... na verdade foi uns dias que eu nem parei em casa, entao já era previsto vir baixo. O que aconteceu pra vir tão baixa? O governo dá isenção de ICMS se vc economizar. Jà recebi SMS aqui que vou voltar a pagar 10% ou sei la quanto de ICMS pelo aumento de consumo kkkk. Vem facil, vai facil
 
Última edição:
Existe algum ranking/planilha de placa de vídeo que avalia a melhor compra de VGA levando o custo no Brasil, o hash rate e consumo ?
Por exemplo, o compensaria mais, uma 3060 ou 6600XT ? e se fossem 2x 3060 vs 2x 6600XT ? e se fossem 6x 3060 vs 6x 6600XT ?
 
Existe algum ranking/planilha de placa de vídeo que avalia a melhor compra de VGA levando o custo no Brasil, o hash rate e consumo ?
Por exemplo, o compensaria mais, uma 3060 ou 6600XT ? e se fossem 2x 3060 vs 2x 6600XT ? e se fossem 6x 3060 vs 6x 6600XT ?
Divide o valor da placa pelo hash, valor próximo de R$100(ou menos) esta barato(para os dias atuais), até 120( mais ou menos) e acima disso caro.
 
Galera, tive problemas com meu kit xeon, vou tentar devolver.

Esse kit é de boa pra minerar?

Athlon 200GE + MSI A320M-A PRO MAX (quero mobo MSI pela garantia de 3 anos)

Quero aproveitar que tenho um r5 1600 + asus a320mk + 2x8gb crucial ballistix pra aproveitar algumas peças: no caso uma memória e fazer a 'troca' das placas-mãe, a nova ia pro meu pc principal com o r5 1600 e a asus (velha) ia pro kit mineracao com o 200ge.

Queria comprar só o processador, mas não acho pra vender por um preço interessante individualmente, então acho que vou no kit direto já que minha a320mk já ta capenga(entenda isso dificuldade para ligar às vezes que tiro/boto alguma memória/pv - como se fosse um mal-contato) faz tempo.

O que acham? Acho que é o melhor que posso fazer no momento sem gastar tanto, por incrível que pareça...
 
Galera, tive problemas com meu kit xeon, vou tentar devolver.

Esse kit é de boa pra minerar?

Athlon 200GE + MSI A320M-A PRO MAX (quero mobo MSI pela garantia de 3 anos)

Quero aproveitar que tenho um r5 1600 + asus a320mk + 2x8gb crucial ballistix pra aproveitar algumas peças: no caso uma memória e fazer a 'troca' das placas-mãe, a nova ia pro meu pc principal com o r5 1600 e a asus (velha) ia pro kit mineracao com o 200ge.

Queria comprar só o processador, mas não acho pra vender por um preço interessante individualmente, então acho que vou no kit direto já que minha a320mk já ta capenga(entenda isso dificuldade para ligar às vezes que tiro/boto alguma memória/pv - como se fosse um mal-contato) faz tempo.

O que acham? Acho que é o melhor que posso fazer no momento sem gastar tanto, por incrível que pareça...
Já tive esse 200ge, ele é vai suprir sua demanda tranquilamente. Eu só pensaria em deixar a A320 (3 anos de garantia), na atividade onde ela vai ser mais exigida (mais chance de dar problema e justamente precisar da garantia), ou seja, na mineração.
 
Já tive esse 200ge, ele é vai suprir sua demanda tranquilamente. Eu só pensaria em deixar a A320 (3 anos de garantia), na atividade onde ela vai ser mais exigida (mais chance de dar problema e justamente precisar da garantia), ou seja, na mineração.
Obrigado pela dica! Tambem estava considerando esse caso! Obrigado, realizarei o pedido aqui.
 
to mineirando faz uns 10 dias no maximo e tinha esse medo tb. Comecei mineirando CPU e GPU e logo deixei de lado CPU pq prejudica as temps da placa de video..

Comprei um plug de tomada Positivo 10A que mostra o consumo na parede

105W só a placa (medido no hiveOS ou limitando Power Limit no Windows pro app nicehash) e Total no App tá batendo 185W na parede

Acho que todo o resto do hardware puxa uns 60W (PC da assinatura) e uns 20W fica variando pra mais ou menos no app da positivo e é perdido pela fonte pela carga ser muito baixa/calor/etc

Leitura do app:

Consumo 1576 (mA)
Potencia 186.6 (W)
Tensao 119 (V)

O ryzen é muito eficiente em termos de energia, talvez se fosse um intel antigo "K" desbloqueado vc devesse se preocupar com ele em idle

a minha fonte antiga devia estar bem zoada porque com o mesmo perfil de overclock aqui na fonte nova - Leadex III RGB Pro 650W Gold da promo do terabyte no BF - agora tá medindo 168W max na parede. Quase 20W de diferença em carga bem baixa, slk
 
Hoje peguei um medidor de consumo na parede emprestado e cheguei aos seguintes resultados:

PC idle sem minerar com as 12 Fans trabalhando com led desligado: +/- 80W;

PC Minerando com as 12 Fans trabalhando com led desligado: +/- 140W;

eita porra. 12 Fans?
:ohh:

teu gabinete é aqueles de 4x140mm na frente e 2x120 atrás da CPU?


no Q500L eu diminui bem as temps da 5700 não-XT que batiam 90ºC na junção da memoria usando 55% rpm - jogando pro 2º slot de placa de video colado em 2 fans de 140mm intake. Agora fica em torno de 80~82ºC a 44% rpm

tinha 2x ssd m2, tive que tirar o de 250gb e jogar o maior de 500gb pra baixo na função SATA senão a "entrada 2" de placa de video não funcionaria na b450 steel legend :pepe:

mas agora a 5700 tá coladinha nas fans 2x14cm intake do gabinete e fazendo menos barulho de noite

Foto de cima - o gabinete (coolermaster Q500L) fica deitado, com a placa mae na horizontal



------------------
Foto do lado dele


chegando a 6700XT Pulse vou tentar jogar a fonte mais pra cima e colocar uma fan do lado direito das 2 GPUs... só espero que a 6700 não fique espremida sem de onde ter que puxar ar, pq eu não quero deixar em frame de mineração pra manter um silencio relativo

Na foto aí tá sem a tampa do gabinete, mas eu uso ela. Tampa de Acrilico achei o unico defeito mais grave desse gabinete, não dá pra tirar umas fotos legais rs
 
eita porra. 12 Fans?
:ohh:

teu gabinete é aqueles de 4x140mm na frente e 2x120 atrás da CPU?


no Q500L eu diminui bem as temps da 5700 não-XT que batiam 90ºC na junção da memoria usando 55% rpm - jogando pro 2º slot de placa de video colado em 2 fans de 140mm intake. Agora fica em torno de 80~82ºC a 44% rpm



chegando a 6700XT Pulse vou tentar jogar a fonte mais pra cima e colocar uma fan do lado direito das 2 GPUs... só espero que a 6700 não fique espremida sem de onde ter que puxar ar, pq eu não quero deixar em frame de mineração pra manter um silencio relativo

Na foto aí tá sem a tampa do gabinete, mas eu uso ela. Tampa de Acrilico achei o unico defeito mais grave desse gabinete, não dá pra tirar umas fotos legais rs
267243961_4644712562287623_7206341127749260754_n.jpg

266220702_4879891298708063_1604780444939299812_n.jpg


268509145_4605733562828756_4208365144669021187_n.jpg


267543868_5272483942765832_8850098462866809934_n.jpg

O gabinete é esse daí da foto.

Com a chegada da RX 6700 XT que é monstra no tamanho eu tive que retirar 2 fans que ficavam na lateral da placa mãe (mais de enfeite pelo RGB que qualquer outra coisa, rsrs);

Enfim, 3 frontais, 3 na parte de baixo, 3 na parte de cima e 1 traseira, totalizando 10 fans;


Sobre a disposição das placas, a RX 6600 ocupa 2 slots, já a RX 6700 XT ocupa 2,7 slots; Inicialmente eu deixei a RX 6600 na parte de cima e a RX 6700 XT na parte de baixo, dessa forma eu não perdi mais um slot PCI-E e a distância entre as placas era melhor, contudo a RX 6700 XT sugava totalmente as Fans da parte de baixo e seu backplate era uma parede para a RX 6600. Nesse cenário as memórias da RX 6700 XT ficavam na média de 66 graus, já as memórias da RX 6600 chegava a bater 84 graus (as duas placas com as FANS 70%);

Depois que inverti, a RX 6600 fica quase colada na RX 6700 XT, porém como ela é bem menor, não impacta tanto na temperatura da RX 6700 XT. Elas estão assim desde ontem na parte da manhã e as memórias da RX 6700 XT está com média de 70 graus, já as memórias da RX 6600 está com média de 74 graus (as duas placas com as FANS 70%); O único ponto ruim é que dessa forma eu perdi a outra saída PCI-E e não vou poder usar o kit Riser que comprei para quando aparecesse outra promoção boa.
 
eu vi que a 6700 é gordinha em slots pci, mas a tua sendo 3 fans realmente deve ser uma dureza encaixar no slot lá com CPU cooler rs. Aqui não caberia qq versao 3x, tá limitado pela fonte estar bem na frente da GPU onde normalmente ficam as fans intake de outros cases
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo