• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Guia PBO2 + CO / Undervolt em Ryzen 5000 / Como reduzir temperaturas e aumentar a performance

Eu tive crash em coisa banal, só resolveu quando parei de usar a curva all core e fiz a curva por núcleo.

Meus núcleos aparentemente estavam estáveis em - 25, mas tem 1 danado que precisou de -12, esse cara causava as instabilidades (especialmente ocioso/carga leve).
putz é bem capaz de ser assim aqui tb, pq eu consigo usar o -20 em todos os núcleos mas só crasha se eu for fazer o bench do aida64 em momento aleatório, passa em occt, prime95, jogando cs com fps soltos, jogando f1 em corrida de 1 hora e meia, jogando sf5 que usa pouco os núcleos, nem no pes que usa uns 3 a 4 núcleos mas 70% de cada, só dá crash no bench porcaria do aida64
 
Saiu hoje o CTR 2.1 para quem quiser testar ...

 
Meu 5900x otimizado com as informações deste tópico está marcando 83ºc após rodar o CinebenchR23 multi core (22792). Estaria ótimo, acho, só que hoje a temp ambiente aqui está meio friozinho....imagino que no verão isso aí vai para uns 90 graus? Devo me preocupar? Tomei todo cuidado e segui as instruções na montagem do cooler (Noctua NHD15).
 
Meu 5900x otimizado com as informações deste tópico está marcando 83ºc após rodar o CinebenchR23 multi core (22792). Estaria ótimo, acho, só que hoje a temp ambiente aqui está meio friozinho....imagino que no verão isso aí vai para uns 90 graus? Devo me preocupar? Tomei todo cuidado e segui as instruções na montagem do cooler (Noctua NHD15).

Quanto de PPT você configurou?
 
PPT: 128(W)
TDC: 80(A)
EDC: 125(A)

Curve optimizer -11 nos 2 melhores cores, -15 nos segundos melhores e -17 nos demais.

83 no multicore com 128W de PPT está mais alto que o meu.

O meu faz 67 graus com 142W (padrão) no CB Multi.

Mas uso um Corsair H150i.
 
83 no multicore com 128W de PPT está mais alto que o meu.

O meu faz 67 graus com 142W (padrão) no CB Multi.

Mas uso um Corsair H150i.
Pô....descobri que a alteração de limites que apliquei na bios estavam sem efeito. Se aplicar na aba "amd overclocking" da Asus não faz efeito, tem que alterar na aba "ai tweaker". Descobri isso pois olhei no Ryzen Master e estava com PPT 450. Agora deu uma melhorada, está dando 75º max no Cinebench.
 
Pô....descobri que a alteração de limites que apliquei na bios estavam sem efeito. Se aplicar na aba "amd overclocking" da Asus não faz efeito, tem que alterar na aba "ai tweaker". Descobri isso pois olhei no Ryzen Master e estava com PPT 450. Agora deu uma melhorada, está dando 75º max no Cinebench.
Exato tbm tinha feito isso, e mais tarde vim a descobrir que nada feito pela aba overclock da Asus funciona.
🤡🤡🤡🤡
 
Saiu hoje o CTR 2.1 para quem quiser testar ...


Baixei aqui e substituí o antigo RC4.

No meu 3600 ele deu valores de referência mais altos: P1 4250 1250mv e P2 4400 1350mv.

Além disso ele colocou alguns valores no PX, sendo: high 4625 1450mv, med 4550 1425mv e low 4500 1400mv.

Só não sei onde ele tirou esses valores do PX, porque no diagnóstico não apareceu eles, mas apareceram automaticamente no profile.

Edit: Esses valores do PX profile não funcionam, se coloco pra rodar o cinebench o pc reinicia.
 
Última edição:
O AiTweaker da Asus precisa estar em manual.

E tudo que que estiver habilitado ali se sobrepõe ao AMD Overclocking.
 
Estou sem tempo para fazer tudo novamente no 5900x, então para aliviar posso colocar pbo negativo em -10 ou -15 ou... qual é a forma mais eficiente, maquina esta trabalhando o dia todo não tenho como parar para afinar.
 
@RHBH quanto mais eu conseguir deixar negativo no CO e manter estável, melhor?
 
@RHBH quanto mais eu conseguir deixar negativo no CO e manter estável, melhor?

Sim, pois vai fazer o núcleo trabalhar no maior clock possível.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Estou sem tempo para fazer tudo novamente no 5900x, então para aliviar posso colocar pbo negativo em -10 ou -15 ou... qual é a forma mais eficiente, maquina esta trabalhando o dia todo não tenho como parar para afinar.

All core no valor mais negativo estável é a forma rápida.
 
Sim, pois vai fazer o núcleo trabalhar no maior clock possível.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



All core no valor mais negativo estável é a forma rápida.
Consegui colocar -20 nos cores ruins e -10 nos cores bons.

No CPU-Z, consigo pegar 666 no Single e 6750 no Multi.

Cine 23 = 15400
Cine20 = 5950

Acho que da pra melhorar, não?
 
Consegui colocar -20 nos cores ruins e -10 nos cores bons.

No CPU-Z, consigo pegar 666 no Single e 6750 no Multi.

Cine 23 = 15400
Cine20 = 5950

Acho que da pra melhorar, não?


Da pra tu esticar mais sim esse processador, consigo passar pouco mais de 16k no meu setup e usando um AIO de 240mm.
 
Consegui colocar -20 nos cores ruins e -10 nos cores bons.

No CPU-Z, consigo pegar 666 no Single e 6750 no Multi.

Cine 23 = 15400
Cine20 = 5950

Acho que da pra melhorar, não?

Provavelmente dá pra ir mais um pouco, pegar os "núcleos ruins" e testa -30.
 
Provavelmente dá pra ir mais um pouco, pegar os "núcleos ruins" e testa -30.
fera precisava de uma luz tua, estou usando há mais ou menos 1 mês aqui estável agora quando subi a ram pra 3866mhz e if em 1933mhz vc deve se lembrar do caso talvez, enfim tudo estável, sem erros, nada de whea error jogando por horas, nem em benchmarks, stress tests, occt, prime95, tudo limpo com 0 erros, porém ao rodar o benchmark do aida64 ele me dá whea errors, nada de tela azul, travar nem nada, mas o hwinfo mostra whea errors, bizarro pq não acontece em nenhuma outra situação apenas ao rodar o bench do aida, o erro que dá é o cpu bus/interconnect error, já tentei subir o vsoc e não resolveu, vddg e vddp não resolveram tb, subi a voltagem da ram e tb nada, tirei o curve optimizer e tb nada, se eu voltar a ram pra 3800mhz e if 1900mhz não dá o erro, tem idéia do que pode resolver?
 
fera precisava de uma luz tua, estou usando há mais ou menos 1 mês aqui estável agora quando subi a ram pra 3866mhz e if em 1933mhz vc deve se lembrar do caso talvez, enfim tudo estável, sem erros, nada de whea error jogando por horas, nem em benchmarks, stress tests, occt, prime95, tudo limpo com 0 erros, porém ao rodar o benchmark do aida64 ele me dá whea errors, nada de tela azul, travar nem nada, mas o hwinfo mostra whea errors, bizarro pq não acontece em nenhuma outra situação apenas ao rodar o bench do aida, o erro que dá é o cpu bus/interconnect error, já tentei subir o vsoc e não resolveu, vddg e vddp não resolveram tb, subi a voltagem da ram e tb nada, tirei o curve optimizer e tb nada, se eu voltar a ram pra 3800mhz e if 1900mhz não dá o erro, tem idéia do que pode resolver?
Aumentou a voltagem da RAM? aqui uso em 1.40v
 
fera precisava de uma luz tua, estou usando há mais ou menos 1 mês aqui estável agora quando subi a ram pra 3866mhz e if em 1933mhz vc deve se lembrar do caso talvez, enfim tudo estável, sem erros, nada de whea error jogando por horas, nem em benchmarks, stress tests, occt, prime95, tudo limpo com 0 erros, porém ao rodar o benchmark do aida64 ele me dá whea errors, nada de tela azul, travar nem nada, mas o hwinfo mostra whea errors, bizarro pq não acontece em nenhuma outra situação apenas ao rodar o bench do aida, o erro que dá é o cpu bus/interconnect error, já tentei subir o vsoc e não resolveu, vddg e vddp não resolveram tb, subi a voltagem da ram e tb nada, tirei o curve optimizer e tb nada, se eu voltar a ram pra 3800mhz e if 1900mhz não dá o erro, tem idéia do que pode resolver?

O ID do erro WHEA no visualizador de eventos do Windows.

É 18 ou 19?

18 dá pra arrumar.

19 vou te contar o rolo mais tarde.
 
sim, uso em 1.42v e cheguei a subir até 1.45v e continuou acontecendo


é erro de 19, pelo jeito complicou hehehe

Existem duas teorias circulando pelos tópicos do overclock.net.

A primeira é que se trata de um problema relacionado aos NICs da Realtek (rede on-board).

A segunda é que se trata de uma falha no design das placas mães e a AMD varreu pra baixo do tapete pois só afeta esse nicho de OC alto.

Há poucas esperanças que algum fabricante ou a AMD se pronuncie oficialmente sobre o WHEA 19 pois em ambas teorias, há pouca chance de correção por atualização de BIOS/AGESA.

Alguns users decidem desabilitar o serviço que reporta WHEA no Windows, pois o erro 19 em si aparenta não causar nenhum prejuízo ao sistema.
 
Existem duas teorias circulando pelos tópicos do overclock.net.

A primeira é que se trata de um problema relacionado aos NICs da Realtek (rede on-board).

A segunda é que se trata de uma falha no design das placas mães e a AMD varreu pra baixo do tapete pois só afeta esse nicho de OC alto.

Há poucas esperanças que algum fabricante ou a AMD se pronuncie oficialmente sobre o WHEA 19 pois em ambas teorias, há pouca chance de correção por atualização de BIOS/AGESA.

Alguns users decidem desabilitar o serviço que reporta WHEA no Windows, pois o erro 19 em si aparenta não causar nenhum prejuízo ao sistema.
putz, obrigado mesmo, ser da realtek eu não creio pelo menos fiz o teste agora e desativei na bios a placa de rede, wifi e bluetooth e refiz o teste e deu no mesmo, fico com receio de deixar assim, o foda é que até agora só no benchmark do aida64 deu o erro, o bench passa normalmente mas o hwinfo reporta o erro, e só nele mesmo, em todo o resto posso jogar por horas, fazer o bench que for que não dá o erro, tenso
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo