• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Guia PBO2 + CO / Undervolt em Ryzen 5000 / Como reduzir temperaturas e aumentar a performance

Sim, eu recomendo começar pelo CO e depois ajustar os limites do PBO.

Se você aumentar o boost override, pode ser necessário diminuir o CO em alguns ticks nos melhores núcleos, o PBO vai tentar dar um boost maior e portanto o núcleo pode precisar de mais tensão (o undervolt pode "segurar" o núcleo).

No caso o PBO você testa como? Prime95 exatamente como o CO, nucleo por nucleo?

Está ficando sensacional... outro processador em termos de eficiência, acabar os testes posto aqui os resultados.
 
No caso o PBO você testa como? Prime95 exatamente como o CO, nucleo por nucleo?

Está ficando sensacional... outro processador em termos de eficiência, acabar os testes posto aqui os resultados.

O ideal é testar por núcleo, (1 thread), o thread switcher vai ajudar a trocar o thread de tempos em tempos caso não esteja acompanhando o teste (interessante para deixar na madruga enquanto dorme).
 
Eu fiz a config do CO no 5600x + Crosshair VII X470 em NEGATIVE 15 bate 4840Mhz nos cores no teste de estabilidade, eu fiquei em dúvida nas temps, no velho H45 bateu 72~75º está tranquilo ?
 
Eu fiz a config do CO no 5600x + Crosshair VII X470 em NEGATIVE 15 bate 4840Mhz nos cores no teste de estabilidade, eu fiquei em dúvida nas temps, no velho H45 bateu 72~75º está tranquilo ?

Imagino que sim, se você aumentou o limite do PBO a temperatura está maior que só com undervolt.
 
Opa, primeiramente, parabéns pelo tópico de extrema valia!
Tenho uma dúvida. Fiz a config do CO em -25 para todos os cores e não alterei, por enquanto, o PBO. Nesse caso, o processador irá atingir a maior frequência possível e as voltagens teoricamente ficarão em que patamar? Verifiquei no HWMonitor que as voltagens batem até 1,49v, mas na realidade esse valor não deveria ser limitado em razão do CO estar setado para -25?
 
Opa, primeiramente, parabéns pelo tópico de extrema valia!
Tenho uma dúvida. Fiz a config do CO em -25 para todos os cores e não alterei, por enquanto, o PBO. Nesse caso, o processador irá atingir a maior frequência possível e as voltagens teoricamente ficarão em que patamar? Verifiquei no HWMonitor que as voltagens batem até 1,49v, mas na realidade esse valor não deveria ser limitado em razão do CO estar setado para -25?

A tensão não diminui em cargas de trabalho.

Ele tenta atingir um clock maior usando a mesma tensão, ou seja, moveu a curva.
 
A tensão não diminui em cargas de trabalho.

Ele tenta atingir um clock maior usando a mesma tensão, ou seja, moveu a curva.
Mas nesse caso, onde tenho o undervolt já que a tensão não diminui? Enfim que a ideia para o meu caso era rodar em menores tensões possíveis, obtendo desempenho similar à stock. Antes de configurar o PBO2, usava o processador fixo em 4.6ghz à 1,15v e era meu sweet spot para o dia a dia... Vou ter que pesquisar mais sobre o assunto pra entender melhor essa dinâmica do PBO2.
 
Mas nesse caso, onde tenho o undervolt já que a tensão não diminui? Enfim que a ideia para o meu caso era rodar em menores tensões possíveis, obtendo desempenho similar à stock. Antes de configurar o PBO2, usava o processador fixo em 4.6ghz à 1,15v e era meu sweet spot para o dia a dia... Vou ter que pesquisar mais sobre o assunto pra entender melhor essa dinâmica do PBO2.

Você consegue reduzir temperaturas reduzindo os limites da CPU (PPT/TDC/EDC).
 
Boa noite to utilizando meu 5600x no automatico alterando apenas aquelas settings 10x e 150 de aumento essa e a melhor forma ou colocando manual nele ???
 
Boa noite to utilizando meu 5600x no automatico alterando apenas aquelas settings 10x e 150 de aumento essa e a melhor forma ou colocando manual nele ???

Só PBO sem usar CO é o cenário 2.
 
Só PBO sem usar CO é o cenário 2.
amigo queria testar manual mais não sei por onde começar tem que deixar PBO e a outros no automatico ou desativar ? Dai coloco 4.7 r vcore manual 1.40 para começar e vou testando e baixando o vcore aos poucos???
 
amigo queria testar manual mais não sei por onde começar tem que deixar PBO e a outros no automatico ou desativar ? Dai coloco 4.7 r vcore manual 1.40 para começar e vou testando e baixando o vcore aos poucos???

Overclock fixo e PBO são coisas diferentes, não tem como fazer os dois.

Voce leu o guia com calma?
 
To utilizando meu 5800x com -25 nos dois melhores núcleos e -30 nos demais núcleos e +150mhz. Até agora estável, estou medindo estabilidade no dia a dia por pura preguiça mesmo rsrsrs. Pegando 5ghz em todos os núcleos enquanto jogo, percebi que minha média nas frequências aumentaram bastante também e minha temperatura se manteve, mesmo com um WC de 120ML em push and pull em um processador esquentadinho to tendo bons resultados.
 
To utilizando meu 5800x com -25 nos dois melhores núcleos e -30 nos demais núcleos e +150mhz. Até agora estável, estou medindo estabilidade no dia a dia por pura preguiça mesmo rsrsrs. Pegando 5ghz em todos os núcleos enquanto jogo, percebi que minha média nas frequências aumentaram bastante também e minha temperatura se manteve, mesmo com um WC de 120ML em push and pull em um processador esquentadinho to tendo bons resultados.

Nos melhores núcleos vc não aplicaria valores negativos mais agressivos? E quando vc seta o PBO em +150Mhz a tendência é que em boost o CPU trabalhe acima do patamar em 150Mhz ou vc "limita" em +150Mhz o boost?
 
Nos melhores núcleos vc não aplicaria valores negativos mais agressivos? E quando vc seta o PBO em +150Mhz a tendência é que em boost o CPU trabalhe acima do patamar em 150Mhz ou vc "limita" em +150Mhz o boost?

Então, no começo eu e até o próprio RHBH criador do tutorial e desse tópico também achavamos isso, afinal o seu melhor núcleo é aquele que deveria fazer "mais com menos". Mas não é assim que funciona no CO e eu até agora não entendo muito o porquê. Quanto ao +150mhz diria que é um "boost" extra a cima do boost em stock. Ou seja, antes estava pegando aproximadamente 4,85ghz em todos os nucleos jogando, por exemplo. Agora estou pegando 5ghz e uns quebradinhos.
 
Então, no começo eu e até o próprio RHBH criador do tutorial e desse tópico também achavamos isso, afinal o seu melhor núcleo é aquele que deveria fazer "mais com menos". Mas não é assim que funciona no CO e eu até agora não entendo muito o porquê. Quanto ao +150mhz diria que é um "boost" extra a cima do boost em stock. Ou seja, antes estava pegando aproximadamente 4,85ghz em todos os nucleos jogando, por exemplo. Agora estou pegando 5ghz e uns quebradinhos.

O boost da AMD tenta alcançar um clock maior no melhor núcleo (por isso os piores núcleos tem clock mais baixo).

Justamente por esse clock maior ele trabalha com mais tensão (undervolt menos agressivo).

Portanto os melhores núcleos devem ficar com menos ticks.
 
Aqui fiz override + offset em vez de vcore louco em automatico, baixou temperatura para maximos 76 / 78 tem feito em torno de 15.7k no R23 e pouco mais de 6k no R20.
 
Aqui fiz override + offset em vez de vcore louco em automatico, baixou temperatura para maximos 76 / 78 tem feito em torno de 15.7k no R23 e pouco mais de 6k no R20.

Sobre o "vcore louco em automático".

Offset negativo vai reduzir a tensão que no automático é 1.50v no regulador de tensão da CPU.

O regulador de tensão não fornece 1.50v para todos os núcleos ao mesmo tempo.

1.50v jamais será usado em todos os núcleos numa carga de alta corrente, por exemplo cinebench.

1.50v é algo usado esporadicamente nos núcleos, em cargas que requerem baixa / média corrente (burst e jogos).

Offset negativo pode reduzir o boost single core e consequentemente um pouco de desempenho em jogos. Os núcleos precisam de 1.50v para alcançar aquele boost alto de 4.7GHz+
 
Sobre o "vcore louco em automático".

Offset negativo vai reduzir a tensão que no automático é 1.50v no regulador de tensão da CPU.

O regulador de tensão não fornece 1.50v para todos os núcleos ao mesmo tempo.

1.50v jamais será usado em todos os núcleos numa carga de alta corrente, por exemplo cinebench.

1.50v é algo usado esporadicamente nos núcleos, em cargas que requerem baixa / média corrente (burst e jogos).

Offset negativo pode reduzir o boost single core e consequentemente um pouco de desempenho em jogos. Os núcleos precisam de 1.50v para alcançar aquele boost alto de 4.7GHz+

Exatamente, aqui fixei 1,31 + offset de 0.125 algo assim o que na carga alta cai para 1,29 fica frio com 5025mhz em single e 4.675 em alta carga.
 
Exatamente, aqui fixei 1,31 + offset de 0.125 algo assim o que na carga alta cai para 1,29 fica frio com 5025mhz em single e 4.675 em alta carga.

Recomendo que tente usar o CO descrito no tópico com a tensão em automático.

É provável que consiga espremer mais uns 50 a 150MHz em multi core.
 
 


"Improve L3$ bandwidth in AIDA64"

Realmente era um bug então.

Quando se aumenta o EDC no PBO, o Aida64 media bem mais banda no cache L3 no benchmark.
 
Acho que meu Thread Switcher tem algum problema, baixei do link do tópico, quando executo ele, na tela do CMD que mostra quantia de core e thread, fica core 6/6 e thread 12/12, tenho um 5800x, então acredito que teria que ser core 8/8 e thread 16/16, não consegui achar outra versão para testar, não sei se algo que não estou configurando certo? A principio, baixei thread switcher daqui, baixei o python 3.9.2, coloquei o switcher na pasta do python, executo o prime e em seguida o run, abre o cmd, mas fica rolando 6/6 e 12/12.
 
Acho que meu Thread Switcher tem algum problema, baixei do link do tópico, quando executo ele, na tela do CMD que mostra quantia de core e thread, fica core 6/6 e thread 12/12, tenho um 5800x, então acredito que teria que ser core 8/8 e thread 16/16, não consegui achar outra versão para testar, não sei se algo que não estou configurando certo? A principio, baixei thread switcher daqui, baixei o python 3.9.2, coloquei o switcher na pasta do python, executo o prime e em seguida o run, abre o cmd, mas fica rolando 6/6 e 12/12.

Você editou o arquivo informando a quantidade de núcleos do processador?
 
Você editou o arquivo informando a quantidade de núcleos do processador?
Não, era esse o problema :haha:. Agora 16/16 e 8/8, obrigado.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo